Inteligência humilhada

Inteligência humilhada Jonas Madureira

Resenhas - Inteligência humilhada

KesiaSeles 27/03/2021

Um livro humilde e de muito conteúdo
Foi uma jornada muito rica, e com certeza merece uma releitura, o pastor Jonas apresenta vários argumentos que nos fazem compreender que nossa mente e inteligência pertencem ao Senhor. O livro é concluído com uma belíssima oração de entrega e humildade.

mateus.biazin 17/03/2021

Jonas explica de forma acadêmica quem somos nós, qual nosso estado de humilhação e a quem devemos nos submeter. Dos 5 capítulos, gostei muito dos 4 primeiros e confesso que não gostei muito do último pois é mais teológico e histórico, o que não invalida a obra, do contrário, a enriquece. Li em 6 dias!

Shirley.Sousa 27/02/2021

Inteligência Humilhada
Belo, simples e instigante, tudo ao mesmo tempo.

O livro de Jonas Madureira trás um grande questionamento para minha alma: como reconhecer minha inteligência humilhada como ela é, sem rodeios e mimimi?

Dá medo, causa conflito e me faz afundar. Mas depois liberta, trás alívio e, principalmente, confiança no que é mais confiável.

Esse livro não vem mostrar como desenvolver uma inteligência humilhada, mas sim te fazer saber que todos temos a humilhação como regra, sem exceções, mas que alguns percebem ela mais do que outros. Que aceitemos nosso ser e razão onde o próprio Deus os colocou!

Fabiano Diniz 16/02/2021

Estou humilhado
Impactante em todos os sentidos, nunca pensei que poderia encontra tanto conhecimento sobre teologia e filosofia em um só livro , o tipo de livro essencial para um cristão e um não cristão. Quer ser humilhado leia esse livro e veras que não somos nada sem Deus. Parabéns Jonas Madureira.

Douglas 12/02/2021

Que livro
Uma das obras que devem ser lidas por aqueles que não se contentam com o simplismo que ocorre em grande parte da igreja evangélica brasileira, uma obra que trás a tona não somente nossa vocação para o estudo sério e dedicado da palavra de Deus, mas também que nos leva a pensar o efeito que ela deve ter diariamente nos nossos corações e atitudes

Mah 28/01/2021

INTELIGÊNCIA HUMILHADA

Deus nos criou como uma flecha, lançada em sua própria direção, com a queda o homem teve uma mudança fatal no direcionamento do seu coração, nos tornamos completamente cegos, de tal forma que é impossível conhecermos a Deus por conta própria. A única maneira de o conhecermos verdadeiramente é com Ele nos curando de nossa cegueira, o Espírito Santo penetra em nossa mente e somente assim podemos ver com clareza o que a Palavra nos diz.

?O verdadeiro conhecimento de Deus ultrapassa todo o pensamento teórico. Ele pode apenas ser adquirido pela operação da palavra de Deus e o Espírito Santo no coração? pag 65

A inteligência humilhada se trata de uma fé que não tem medo de pensar, duvidar ou questionar e, ao mesmo tempo, é uma razão que se sujeita a Deus.

?É a consciência ferida pela Palavra, é o coração ferido, porém grato, pela dádiva da revelação, é o intelecto estendido a ponto de encontrar Deus quando sobe aos céus e quando faz a cama no mais profundo abismo.?

Que venhamos fazer uma teologia Coram Deo (diante de Deus), e por meio dela nós se acheguemos cada vez mais a Cristo, com humildade, sabendo que somos pecadores e que necessitamos de sua graça. E que nosso conhecimento não venha ser motivo de vanglória e superioridade, mas que ao contrário disso, nos humilhe e nos faça se submeter a Deus.

?O propósito último da Palavra de Deus não é informação teológica, mas transformação de coração e vida. O conhecimento bíblico e a perícia teológica não são, portanto, o fim da Palavra, mas um meio ordenado por Deus para um fim, e o fim é uma vida radicalmente transformada.? pag. 321

Esse livro deve ser leitura obrigatória para todos cristãos!

CaioHFelipetto 27/12/2020

Expandiu muito minha visão
Essa obra traz luz sobre algumas questões que são essenciais à fé, mas que costumamos negligenciar muito. Com muita sabedoria, o autor nos guia pelos seus pensamentos sobre a possibilidade de se aliar fé e razão, estando esta sempre submissa àquela.
Um livro excelente, mas de leitura um tanto pesada, pois é necessário certo conhecimento teológico e histórico. Além disso, você precisa ler com um dicionário ao lado.

Sarah 27/04/2021

Para os teólogos humilhados
Oh, Senhor, não nos deixe achar que sabemos o que sabemos por mero acaso, e que sempre ponhamos razão de joelhos, pois Tu é quem iluminaste a nós para que soubéssemos o que sabemos.
Se você ama teologia, esse livro pode te ajudar a expandir seus horizontes e te lembrar que devemos tudo ao Pai, tendo uma inteligência humilhada.
O livro trata sobre diversos assuntos teológicos, mas resumi o que o título quer dizer.

Sarah 08/10/2020

Ótimo livro!
Este livro traz muitos conceitos e idéias importantes , apesar da leitura ser um tanto densa ela é de fácil compreensão .Sem dúvida , este é um livro que deve ser consultado de tempos em tempos ,pois é um ótimo complemento para algumas questões levantadas no estudo e propagação da teologia.

V 07/09/2020

Quando a fé e a racionalidade de mãos dadas, para compreensão do transcendente.

LetiLu 07/09/2020

"Que eu Te conheça, oh conhecedor de mim!"
"... Quão miserável é aquele que, desprovido dos Teus recursos, busca saber quem Tu és! (...) Conforme a Tua Palavra, ensina-me a Te conhecer como Tu queres ser conhecido, e só assim saberei realmente quem sou. (...) Minha alma suspira só de pensar que nada me impede, a não ser a minha indolência, de me alimentar todos os dias da Tua Palavra."
...
Uma verdadeira elucidação do conceito de teologia coram Deo!
Esta foi uma leitura complexa, por ter uma argumentação maestralmente elaborada, mas valeu todo o esforço. Oro para que todos os quem lerem este livro sejam exortados em amor, assim como estou sendo.
Soli Deo glória.

Lucas Soares 03/09/2020

Muito bom!
Livro excelente em que o autor vai nos falar acerca de como o cristão deve lidar com o intelecto e com a razão. Depois ele perpassa alguns dilemas (como o problema do mal) e questões mais específicas do tema (sobre autoconhecimento, por exemplo).

No geral, achei a leitura bem agradável e fácil, mesmo quando o autor está tratando de temas mais complexos. Às vezes, na ânsia de deixar tudo muito bem explicado e compreensível, o autor até acaba sendo um pouco prolixo e repetitivo em algumas falas, mas nada que prejudique a experiência literária.

Recomendo a leitura.

Viviane.Dias 27/08/2020

Didática da humilhação sacrificial
Inteligência Humilhada é uma obra incrível, de um autor ainda mais incrível, que me fez companhia nas últimas semanas. Destrinchando a ideia de que diante de Deus não há pensamento algum relevante o suficiente para que seja dito, Jonas nos apresenta uma série de razões para entendermos que sendo nossa inteligência proveniente de Deus, é apenas Ele quem pode nos dar acesso a todo tido de conhecimento racional que seja verdadeiro. Como universitária, é um tema que me chama muita atenção, pois sempre enxerguei o conhecimento acadêmico distante do conhecimento de Deus e isso é um grande engano! Amante do entendimento, senti-me muito atraída por todos os pontos abordados e um deles trarei aqui para que lhe sirva de estímulo.
Madureira explora a origem da palavra cosmo, do grego “ordem”, que significa “tudo o que ornamenta, embeleza, organiza, oculta ou esconde o caos”. E ele faz uma analogia bastante interessante desse conceito com o termo “cosmético”, que designa “os produtos de beleza que prometem esconder o “caos” dos rostos mais tristes”. Fazendo esse tipo de conexão com a vida real, essa obra nos leva a pensar em diversos lugares de nossa humanidade que podem – e devem – ser submetidas a uma obediência absoluta. Mesmo sabendo que essa obediência leva a rupturas, ou seja, a sofrimentos.
Uma das conclusões a que se chega nessa leitura é a de que a esperança gerada por uma inteligência que se humilha ao domínio e senhorio de Jesus, nos leva a paz. No entanto, sem o conhecimento adequado de Deus, não podemos sair da ignorância de nós mesmos. Então como entregarmos nossa vida, que não conhecemos, a alguém que não sabemos quem é? E é através da revelação bíblica que temos explicações antropológicas adequadas relativas a nossa realidade. Somente Deus nos enxerga face a face, nós só o podemos fazer mediante utilização de outros recursos, como um espelho ou uma fotografia. E a busca pela verdade é uma coisa que o próprio Deus coloca me nosso coração para que O busquemos.
Portanto, para que nosso mundo interior esteja em ordem, em paz, é importante que sejamos feridos pela Palavra, que tenhamos em nossa carne um espinho que nos lembre a todo momento a graça que nos coloca de joelhos, nos humilha.

AnaPaula 06/08/2020

Simples e intensamente: UAU!
É um tratado sobre o único modo de sermos fieis a Deus em nossa jornada de conhecimento cristão.
Um livro que deve ser lido lentamente, pois traz conceitos densos. Recomendo a todos que amam o conhecimento.