Legião

Legião William Peter Blatty

Resenhas - Legião

Pedro_nos_Rins 20/04/2020

Legião
Um livro bom, está mais pra investigação policial do que pra terror, mas mesmo assim não tirou a minha vontade de ler

Cinara... 17/04/2020

" "Sabe, nós falamos sobre o mal neste mundo e de onde ele vem", disse Kinderman. "Mas como podemos explicar todo o bem? Se não fôssemos nada além de moléculas, estaríamos sempre pensando em nós mesmos... "

Minha nossa que leitura!!!
O Exorcista já tinha se tornado um dos meus livros favoritos da vida, então ja fui com expectativa baixa em Legião por não acreditar que poderia ser tão bom quanto...
Prende do início ao fim e minha nossa que fim!!! Que fimmm!!!!!!! Agora tá tudo explicado !! Hahaha acho q sempre soube ;) hahaha
Tantas passagens que facilmente Saramago podia ter escrito. Livro perfeito!!!!!!!
Nossa! Nossa!!!!!!
Acho besteira querer comparar os dois livros como muitos fazem, são enredos completamente diferentes!!! Esse é totalmente polícial...
André 12/07/2021minha estante
Estou amando, amei O Exorcista e estou amando Legião, os conceitos trabalhados são incríveis, Kindermam é de longe um dos melhores personagens literários que eu já vi, inteligente, filosófico, irônico, que personagem incrível, nunca imaginei que eu fosse refletir e rir tanto nesse livro. Só se decepciona com esse livro quem esperar terror puro, porque o livro traz um ótimo enredo e várias histórias interessantes. Incrível que tanto em O Exorcista quanto em Legião temos muitas referências a artigos científicos, me pergunto se ele pegou exemplos reais ou os criou para exemplificar os conceitos.

Cinara... 13/07/2021minha estante
André livros incríveis mesmo né?! O autor se inspirou em uma história real que também tem livro chamado O Exorcismo sai pela editora Darkside... Eu acho incrível como ele trabalha com o psicológico do ser humano. O livro o exorcista é um dos que definitivamente mudaram minha vida e visão que tenho sobre as pessoas.

ArthurmalariA 13/04/2020

MEU NOME É LEGIÃO, PORQUE SOMOS MUITOS.
"Continuação" de o exorcista, escrito pelo William Peter Blatty e lançado em 1983.
Foi difícil, afinal, a escrita desse livro não é tão primorosa quanto a de o exorcista. Na verdade, pensei várias vezes em parar, mas a terceira parte do livro fez valer a pena a parte tão chata das primeiras 200 páginas. Entre crucificação, decapitação, muito sangue e mistério, esse livro se trata de um romance policial, segue o tenente Kinderman desvendando uma série de bizarros assassinatos, cópias de um M.O. de um serial killer há mito tempo morto. Esse plot é o suficiente pra te prender interessado no livro, mas quando você vai ler a sequência de o exorcista, você espera um livro de terror e essa expectativa estraga um pouco a experiência do começo do livro, que se perde muitas vezes entre as divagações e comparações entre o mundo judeu e o cristão, usando termos iídiches, desnecessários. Quando, enfim, o terceiro ato se revela, é bastante satisfatório seguir com a história.

GUIIZAL 12/04/2020

O livro Legião (Legion), previamente publicado como O Espírito do Mal, do William Peter Blatty, é  a continuação de O Exorcista.
O livro começa com o detetive refletindo sobre a maldade que acontece no mundo.
Logo descobrimos o que deixou Kinderman tão perturbado mesmo após tantos anos de experiência como policial investigando crimes. O ASSINATO brutal de um menino mudo, que foi crucificado vivo, e as unicas evidências são as digitais de várias pessoas diferentes, que levam o detetive a ir atrás de antigos casos de assassinatos cometidos por um serial killer.
É um livro que continua na pegada do bizarro, muito facinate, mas a pegada não é tão eletrizante e envolvente como a do Exorcista..

Tah_marques 29/03/2020

Legião - Willian Peter Blatty
A historia acompanha o detetive Kinderman dez anos depois dos acontecimentos do livro anterior, na investigação de uma série de assassinatos que envolvem símbolos religiosos.
Infelizmente foi uma decepção, tudo que O exorcista tem de bom Legião simplesmente falha, uma historia desnecessariamente arrastada em pensamentos do protagonista que levam do nada para lugar nenhum, protagonista que alias é impossível ter lá grande empatia(já não gostava dele desde o primeiro livro).
A história segue como um romance policial mas parece tão indeciso sobre o que realmente é, pq joga varias pontas soltas e da explicações nada satisfatórias, como por exemplo um certo personagem que fazia uma pesquisa que parecia importante e é largado de lado com uma explicação sem pé nem cabeça.
Até agora foi a pior leitura do ano, talvez o problema tenha sido a expectativa que criei por causa do primeiro livro que é um dos meus favoritos, mas esse livro simplesmente nem precisava existir.

Gra 24/03/2020

Legião_ William Peter Blatty
No começo é um pouco cansativo, o tenente Kinderman é cheio de pensamentos e acaba sendo chato, mas na reta final anima bastante, mas o final também deixou a desejar.

Canal Rayssa Lemos 30/10/2019

Livro: Legião (William Peter Blatty)

Terminada mais uma leitura para o nosso outubro dark, o mês do Halloween.
Livro que me despertou vários sentimentos, como:
Curiosidade, carinho, depois tédio, um medinho básico e pra fechar com chave de ouro, uma insatisfação com o final!!!
Puxa vida, esperava mais, só não digo que detestei, por que simplesmente amo três personagens que estão nele, mais que vem do outro livro, "O Exorcista".
Importante:
Essa obra foi adaptada para o cinema com o nome de: "O Exorcista 3", assisti e devo confessar que, apesar do filme não ser lá essas coisas mesmo sendo bastante fiel ao texto, mesmo assim, ainda consegue ser melhor que o livro!
Minha opinião é essa, infelizmente, achei que ia amar mais de 1 a 10, dou nota 3!!!
Só não me desfasso dessa edição, por que é da Darkside, e eu sou muito fã da editora e coleciono, não fosse isso, ia sumir da minha estante hoje mesmo!!!

Emilia Yumi 14/10/2019

Legião (continuação de O Exorcista...)
Neste romance, o mesmo personagem, o policial Kinderman, terá que investigar quem poderia estar cometendo uma série de assassinatos. Todos tem a mesma assinatura de um serial killer, conhecido como Geminiano, porém, ele já fora executado a mais de 10 anos. Então, seria um imitador? Haveria ligação entre as mortes? Da morte de um menino até a morte de padres?
As investigações levam o policial até um hospital psiquiátrico, lá ele terá uma pequena surpresa...
Sim, realmente é bom já ter lido O Exorcista, muitos dos fatos aqui terão ligação com o caso da pequena Regan. Não há nada de assustador (apenas a capa, rsrs) mas a história me prendeu do começo ao fim. Para os fãs do gênero, recomendo!! ;)

Dany 02/10/2019

LEGIÃO de William Peter Blatty
Não se deixe enganar pela capa, muito menos por ser a continuação do Exorcista. Legião não tem nada de assustador como a história anterior, mas é muito envolvente e me deixou grudada na história de tal forma que não conseguia desgrudar tão facilmente.
Legião é um livro de investigação policial. Porém, conta também com o elemento fantástico de terror. Mas que só é apresentado quando a história já foi desenvolvida e apresentada.
O detetive William Kinderman está de volta, e passa a investigar casos de assassinatos que num primeiro momento não tem ligação nenhuma, a não ser do modus operandi e que conforme a investigação vai avançando outros elementos e descobertas vão surgindo.
Legião é diferente do Exorcista em vários pontos. Mesmo assim não deixa de ser um livro bom, viciante e envolvente.
Enquanto o Exorcista apresenta em sua totalidade o terror/horror, Legião primeiro trás o thriller policial, com tudo o que uma investigação oferece. Além também de apresentar melhor como o Kinderman é, mostrar sua vida e como de certa forma ele foi afetado pelo ocorrido em O Exorcista. Depois, Legião apresenta o elemento fantástico. Que aí sim tem uma ligação com o outro livro, porém como já é apresentado no final, logo mais chega o desfecho.
Eu particularmente amei o livro. Apesar de ser uma continuação do personagem e não necessariamente uma continuação do livro O Exorcista.
Alguns temas como religião, sobrenatural, fé, são debatidos. Minhas passagens favoritas é justamente quando Kinderman está em seu monólogo divagando sobre esses assuntos. Me proporcionou reflexão e fiquei querendo mais, saber mais. Fiquei também com muita vontade de reler O Exorcista e talvez farei isso futuramente.
É um livro que pode ser lido independente de ter lido ou não o primeiro, porém, acho interessante ter lido o outro para pegar as referências e compreender melhor a história. Mas lembre-se, é uma continuação do personagem e não necessariamente da história de O Exorcista.

Siga: @recolhendo_palavras

Jeferson.Gomes 17/06/2019

EM MEIO AOS ASSASSINATOS, EXISTE UMA LEGIÃO DE DILEMAS DO SR. KINDERMAN.
Quem achou que "O Exorcista" não teria uma continuação? E que um dos dois filmes subsequentes não teria o dedo de William Peter Blatty? A história de possessão dá continuidade a uma série de assassinatos misteriosos que só uma investigação policial para desvendar "Legião".

Depois que o mundo ficou conhecendo o horror em "O Exorcista", o mesmo autor escreveu uma continuação que não chega na magnitude do primeiro sucesso. Em Legião William briga com a ciência e a crença através de investigações que até então não passa de uma série de assassinatos premeditados.

A Ciência, a Crença e a Fé são questionados pelo personagem principal, o Sr Kinderman, que deu o ar de sua graça no primeiro livro. Em meio ao seu trabalho como Detetive e seu fanatismo por filmes, em "Legião", seus dilemas se tornam mais frequentes e o princípio de uma descoberta pessoal e profissional.

Dilemas estes que levanta várias teorias sobre a existência de tudo e de todos e que acaba virando uma filosofia de vida que na qual o personagem acaba vivendo sem mesmo se dar conta do real problema. O Sr Kinderman vive em mundos paralelos, no seu mundo consciente e subconsciente.

Entre ser, estar e viver, o personagem se torna cansativo, embora ele seja um ótimo colega de trabalho e amigo. Seu senso de humor é ótimo mesmo na pior situação que se encontra. A insegurança que as dúvidas gera, faz parecer que o personagem se encontra mesmo em um filme ou que ele é um Nerd tentando decifrar os mistérios do mundo.

Kinderman se daria muito bem em uma análise e até faria amizade com seu terapeuta. Mas no livro ele se torna maior que o problema, que se arrasta do início do livro até sua metade. O Autor lembra mesmo que tem uma investigação pendente do meio para o final, quando o livro de fato se torna interessante.

Legião não é um clássico como seu antecessor. Mas nos faz pensar além da nossa própria existência.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

DeiaMolder 13/06/2019

Esse livro é continuação do Exorcista e começa 12 anos adiante na história. O livro começa morno, com muitas reflexões filosóficas do detetive Kinderman . O livro vai assim até 70%, daí que começam as verdadeiras bizarrices, mas com um demônio muito manso, ninguém merece. O livro termino como começou, morno.
É bom, mas faltou o fogo do inferno pra ficar ótimo.

Ely 13/03/2019

Decepcionante
Eu esperava muito e acabei me decepcionando. O final poderia ser muito melhor do que aquele sem graça e sem criatividade, oh ceus!

vbitazi 21/02/2019

Mas que livro mais chato, cansativo, um tédio total.
Fácil colocar dois personagens que nem aparecem tanto no exorcista e falar que é continuação. Talvez se tivesse lido sem a expectativa de estar lendo uma continuação eu teria curtido um pouco mais.
A única coisa que posso falar é ler sem expectativa de um livro de terror, está mais para uma trama policial bem ruim e com muita reflexão.
Não foi a pior leitura que já fiz, mas a expectativa gerada não deixou eu dar mais do que uma estrela.

Jonathan 17/02/2019

Divagações do Detetive
O que o Exorcista tem de rápido, direto e aterrorizante, Legião tem de lento, chato e cansativo.
Achei o livro extremamente difícil de engatar, a primeira parte dele é muito sofrida, fixamos praticamente 90% do livro lendo as divagações do detetive, o foco principal se perde muito rápido e se torna uma leitura cansativa.
O que salva - muito pouco - o livro é a sua segunda parte onde de fato fala sobre o tema proposto e ainda assim é vago - principalmente o final -.
Depois de ler o excelente Exorcista, fui em uma vontade absurda de devorar Legião, mas não me cativou, uma pena, pois esta com uma edição maravilhosa vindo da DarkSide Books, é um daqueles livros lindos pra se ter na estante e um livro horrível pra se ler.