O mal-estar na civilização

O mal-estar na civilização Sigmund Freud

Resenhas - O Mal-Estar na Civilização

nat 13/12/2023

Obrigada p me lembrar q a gente não se contenta nem com a felicidade seu cretino vou ter q levar tudo p analista querendo um sentimento oceânico

Vivi 30/11/2023

Ego e superego
Li esse livro para a faculdade e não gostei muito. Acho o tipo de livro que não me interessa e como não sei alguns conceitos como ego e superego eu fiquei um pouco perdida na explicação. Acredito que para quem faz psicologia deva ser mais fácil e interessante.

AnaP14 10/11/2023

O livro faz uma análise sobre o motivo do mal-estar na civilização, analisando as pulsões de vida e de morte, as pulsões recalcadas e os sentimentos que não podem ser colocados em prática para que a vida em sociedade seja possível. É uma obra que exige algum conhecimento prévio de psicologia, porém não é difícil.

joseaugusto.lara 19/10/2023

Mal-estar em si e na civilização
Nesse livro Freud faz uma análise das pulsões humanas da infância à formação da cultura elucidando o duelo da libido (Eros) e a pulsão de morte (Thanatos) o que gera o mal-estar tanto no indivíduo perante suas escolhas quanto na sociedade.

Lorena 27/09/2023

A sociedade nos impede de sermos felizes (?)
Nesta obra de tom pessimista/realista (escolha seu ponto de vista), Freud dá uma sacudida na sociedade pra nos dizer que a civilização nos torna *levemente* reprimidos e *um pouquinho* neuróticos. Reflexões que eram chocantes para a época de seu lançamento, mas permanecem relevantes até hoje (principalmente hoje, eu acrescentaria, nestes tempos de fingimento eterno de felicidades artificiais).

Ariane335 26/09/2023

É uma leitura muito complexa e relata a dificuldade que o ser humano tem em se relacionar com os demais.
?A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.?

Sara Pimentel 21/09/2023

Muito bom, faz uma breve ?análise social? a partir de conceitos psicanalíticos, é bem introdutório e fácil de ler

Giovanna.Charrone 27/08/2023

O Mal-Estar na Civilização - Sigmund Freud
- Freud ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
- nota Freud/10 ?

malu 28/07/2023

Freud se tornou um grande nome e não é atoa. Para alguém que é apenas um curioso, o Mal-estar na civilização é um ótimo livro para começar. Não é uma leitura fácil, mas muito engrandecedora.

Ellifreitas_ 13/07/2023

O mal estar na civilização
Sem palavras para descrever essa obra.
É de fato curta, porém com muita informação. Em certos pontos a leitura se torna maçante, mas a atenção é extremamente necessária para o entendimento das informações relatadas e os questionamentos feitos.
Sem sombra de dúvidas é um livro para análise não apenas da cultura e o desenvolvimento dos os outros seres, mas também de si próprio. Autoconhecimento dos próprios instintos e desejos.

Ainda estou processando todas as informações, é de fato muita coisa para digerir e entender.

Italo145 13/07/2023

Do impacto que isso causa...
Do impacto que isso causa, mesmo quase 100 anos depois. É um livro fulminante, didático, bem explicado. Há uma riqueza de exemplos. Há digressões, às vezes, aos montes (o autor inclusive se desculpa por isso) e muitas explicações (Freud, de fato, explica).

A proposta central do livro é uma hipótese: a de que a civilização se constrói a partir de impulsos suprimidos (impulsos libidinais - referentes ao prazer sexual - e impulsos de morte - referentes à agressividade). Morte e vida, para Freud, estão em constante luta e agonia. No centro dessa luta está a humanidade, que busca segurança e só consegue sob pena de não ter liberdade. No centro dessa luta está o sujeito, que busca a felicidade sob pena de só conseguir ser reprimido.

Cada uma das páginas é ilustrada com exemplos e com os conceitos próprios da psicanálise, que Freud revisita à exaustão. O próprio autor percebe isso: "Nenhum outro trabalho me deu a sensação, como este, de expor algo conhecido, de gastar papel e tinta e fazer trabalhar o tipógrafo, para falar de coisas evidentes". Evidentes para quem já conhece os antigos trabalhos do autor. Neste trabalho, os conceitos, repetindo-se, são tão bem explicados que a presente leitura prescinde do conhecimento de seus outros trabalhos.

Finalizando, ele não se coloca como um profeta, mas como um indagador: dessa relação agonística entre Eros e morte, "quem pode prever o sucesso e o desenlace?". Há quase cem anos, ele não o sabia. Nós, hoje, tampouco o sabemos.

Renato 04/07/2023

Livro sensacional, gostei muito!!!

foi um pouco complicado, primeiro livro que eu li da área psicologia, mas consegui interpretar bem.

FREUD ERA BRABO

Lu_prim 01/07/2023

Leitura para a Faculdade
Tive que ler o livro para um debate da faculdade. Apesar de várias passagens e reflexões me incomodarem, seja porque eu discordo delas ou seja porque são só extremamente preconceituosas, eu entendendo que preciso considerar o contexto e a mentalidade da época em que esse livro foi escrito. Foi bom ter a experiência de ler Freud para conhecer o autor a partir da minha própria opinião e perspectiva e não só pelo oq os outros falam sobre ele.

Enfim, é um livro pequeno e que apresenta lógicas bem interessantes, além de frases curtas muito bonitas, contudo, deve ser lido com calma e de forma crítica.

VonWry 28/06/2023

Excelente pensamento
Um clássico para conhecer o pensamento de Freud.
Ele categoriza vários elementos que preenchem o vazio oceânico que existe entre o ego e a realidade, mostrando os conflitos entre instinto e civilização.
Na sequencia ele fala sobre a relação da felicidade com a sociedade e seus mecanismos de ação e demonstra as fontes do sofrimento humano.
Ainda há pulsão de morte, sublimação.
Bebendo da fonte de Rousseau e Hobbes, Freud fecha com um questionamento.

Cássio F B 23/05/2023

Mal estar n civilização
Ele tava certo sobre tudo. Tudo mesmo