Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

Marcianeysa 29/05/2023

Maravlihoso
Que livro sensacional! O autor viaja pela fantasia, pelo drama e por muitos temas que são tabus para sociedade ocidental.
As explicações são desnecessárias, cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões.
Fascinante.
Julio.Almeida 15/06/2023minha estante
se nesse chove peixe tu tem q ler o q ele corre atras de um carneiro kkkkk o japa viaja mt

Marcianeysa 15/06/2023minha estante
Qual é?

Julio.Almeida 15/06/2023minha estante
caçando carneiros, é de 82; posteriomente ele lançou Dance, Dance, Dance que é meio que no mesmo "mundo" de caçando carneiros

uiliandalpiaz 26/05/2023

Murakami me parece incontornável
Esta é a segunda leitura do Murakami e, confesso, gostei bastante. Há um ritmo intenso e a narrativa alternada das histórias que acompanham Kafka e Nakata vão dando um ritmo bem instigante até o momento em que você anseia pela fusão.

Há mistério, suspense, riso, escrita despretensiosa, mas, sobretudo, há talento puro na escrita e no mundo imaginativo do autor. A leitura é leve, fluida e avança facilmente. Há um invólucro de doses de mistérios nos personagens que faz com que se avance nela. Há uma boa dose de referências à mitologia grega, ao próprio Kafka e a referências da mitologia japonesa (estas, infelizmente, que nem todas compreendi plenamente), como é um traço do autor.

A história apresenta os seus personagens conectados mesmo sem saberem. Um jovem de 15 anos com destino édipo, um homem que tem habilidades instigantes e ao mesmo tempo desaprendeu muito por uma tragédia, um mundo conectado por personagens interessantes como Oshima, Saeki, Hoshino, o amigo chamado corvo imaginário. A meu ver, a história ganha muito pelo mistério, a profecia e a narrativa que envolvem ao leitor.

Aparentemente, Murakami é incontornável.

mwteus 26/05/2023

Meu deus, que livro gostosinho e mais maluco doido biruta de se ler, as metaforas sao mjito boas, o desenvolvimento dos personagens perfeita, como eu amo esse livro

LUNII 17/05/2023

Não gostei muito.
Fiquei muito desconfortável lendo algumas coisas do livro.
Eu gostei bastante do Nakata, das coisas esquisitas e mágicas que acontecem.
Mas o plot do Kafka me decepcionou muito. Não gosto da idade que o perosnagem tem.

Eu queria muito ler para saber o final, mas não teve nd demais.
Murakami causa desconforto kkkk

LUNII 15/06/2023minha estante
N tem como se sentir confortável cm descrições de sexo entre uma mulher de 50 e adolescente de 15

LUNII 15/06/2023minha estante
Msm cm a "explicação"", eu acho mt ruim, toda a trajetória do kafka, ele sofre assédio até da irmã. Não consegui ler sem pensar o quanto isso era meio fetichista, no fim, parece q não tem proposito narrativo

indigesto né

Cyndy 11/05/2023

Eu gostei muito, apesar de ele ficar um pouco entediante e precisar de persistência e paciência em determinado ponto da história, eu gostei muito!! Principalmente do Hoshino e Nakata que são a dupla do alívio cômico.

É realmente um livro indispensável. Ótimo

Izabelly52 10/05/2023

É um desafio conseguir descrever esse livro, no todo, ele é uma experiência, são tantas possibilidades interpretativas que é impossível conduzir somente uma forma de análise, é uma obra que se materializa para a além da intenção do seu escritor e das interpretações dos seus leitores.

Kafka a beira mar é para mim a melhor obra do realismo fantástico que já li, todos seus personagens possuem dimensões que quebram os limites da compreensão humana, eles possuem camadas fantasmagóricas, espirituais, sobrenaturais, e tantas outras que é uma dura tarefa descrevê-las. A narrativa do livro é extremamente envolvente, ela é provocativa e curiosa e mesmo não apresentando um sentido lógico e claro, ela conduz todos seus eventos para um clímax que nos prende até o final.

Esse livro é uma viajem sobre o imaginário e o absurdo dentro do mundo descrito por Murakami e também pelo mundo dentro de nós mesmos. Em um questionamento constante sobre os limites do real e sobre as forças físicas que consideramos tão concretas, somos guiados a pensar sobre tudo que consideramos absoluto e natural. Ler esse livro é se transportar astralmente enquanto percorremos suas linhas impressas, uma experiência absolutamente fantástica.

nanaths 08/05/2023

"Kafka à beira-mar" me surpreendeu muito do meio para o final. O começo foi bem arrastado e difícil de enganchar, mas depois dos 30% eu não conseguia parar de ler. O Murakami tem algumas questões que me incomodam em todas as suas obras, mas a fantasia e a poética da sua escrita sempre me fascinam. Acho que é um bom início para quem nunca leu o autor.

Gigio 07/05/2023

Muito bem escrito e surpreendente. O autor tem uma imaginação muito fértil e o livre um certo conhecimento oculto para ser totalmente compreendido.

Marion 27/04/2023

Vai chover peixe
Se todas as pontas soltas desse livro fossem explicadas, ele ainda seria um livro ruim. Enfim no princípio até prende a atenção.

Joice 17/04/2023

Esperava mais
O autor soube como prender a leitura soube criar uma narrativa interessante, porém confesso que fiquei um pouco decepcionada por dois motivos. Primeiro que o universo criado se torna fantástico demais em certo ponto, a fantasia em si não é o problema, mas sim a forma como ela é posta na história sem um desfecho coerente.
O segundo ponto é o fato de absolutamente todas as personagens femininas serem sexualizadas em algum momento, isso me incomodou bastante.
Num geral, a história me prendeu, me emocionei em alguns momentos pela complexidade dos personagens, mas acho que faltou coerência.

Ingrid145 16/04/2023

Foco no que não importa
Com todo o respeito aos meus amigos que amam Murakami: odiei. O autor foca no que não é importante. Não achei nem.um pouco profundo como me disseram que seria.

yellowbirds 06/04/2023

Ler esse livro é que nem ter um sonho sem pé nem cabeça e acordar sentindo que você teve uma epifania e que, de repente, tudo faz sentido. aborda diversos temas pesados e desconfortáveis, não é pra qualquer um, e por muitas vezes teve uma escrita muito lenta, muito descritiva, meio repetitiva. mesmo assim, a escrita poética, metafórica, e que utiliza de todas essas comparações malucas e incríveis te prende na maior parte do livro, e é muito bonita. o livro é praticamente um quadro surrealista, o autor dobra a realidade do jeito que ele bem quer dentro da história diversas vezes e isso não necessariamente tem um motivo, uma grande explicação: ele faz simplesmente porque ele faz. é uma narrativa fantástica, surrealista, extremamente metafórica mas cheia de significados ocultos e claros que fazem a leitura valer muito a pena. nesse livro, o tempo e a realidade são apenas pedaços de papel, que podem ser dobrados, amassados e rasgados do jeito que for.
Leonardo.Oliveira 13/10/2023minha estante
Quais são os temas pesados e desconfortáveis?

yellowbirds 13/10/2023minha estante
tem incesto, pedofilia e uns trechos que um cara mata uns gatos de um jeito bem gráfico que me incomodou um pouco

birdy 22/03/2023

Uau
Nossa, que experiência! acho que me conectei com esse livro a nível espiritual kkkk mas quantas loucuras e doideiras? em algumas cenas, meu cérebro convertia o que eu estava lendo para imagens animadas automaticamente, como se fosse um anime ou mangá! (as vezes sem querer eu imaginava o Kafka como aquele menino do Evangelion kkkk embora a descrição dizia que ele tivesse cabelo curto, bem rente). enfim, sentimentos ambíguos sobre o fato do autor deixar em aberto alguns acontecimentos, porque abre espaço pra gente viajar no que pode ter acontecido, mas ao mesmo tempo eu quero SABER o que realmente aconteceu, e os fatos verdadeiramente, porém Murakami apenas foca na história dos personagens, deixando totalmente pra segundo plano o que tornaria o livro uma ficção científica, embora não deixe de ser.
mas sério, muitas interrogações? acho que acaba dando pra deduzir o que aconteceu, nada além disso. eu gostei muito e recomendaria, embora algumas partes sejam arrastadas até demais, eu consigo compreender a obra como um todo e tentei apreciar o máximo que consegui a leitura.