Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

Sofia.Zuconelli 20/02/2022

?Meu caro Kafka Tamura, existe um ponto em nossas vidas em que voltar atrás já não nos é permitido. E também um ponto, este mais raro, em que não podemos mais avançar. Alcançados tais pontos, só nos resta aceitá-los, para o bem ou para o mal. É dessa maneira que todos nós vivemos.??

O mundo é incerto, sentimos muitas coisas pelo caminho em nossas vidas, algumas situações mais marcantes que outras, as lembranças sendo fundamentais para a formação do que somos. No final, não temos controle sobre o que acontece, perdidos cada um em seu próprio labirinto, aceitar nosso destino torna viver mais fácil.

Ana 19/02/2022

Não sei o que li
Não tenho inteligência, sensibilidade ou reflexão suficiente para compreender ou sentir o que li.
Teria que ler várias reviews para organizar a história. Na verdade, fica claro que a história em si não é de todo importante, mas sim as mensagens; ou talvez nem as mensagens sejam o importante, mas sim a experiência da leitura.
Verdade é que este livro não é para ser lido uma única vez. E eu não o lerei novamente tão breve.
belle 23/02/2022minha estante
kanjdndjsnak te entendooo mt meu deus

Vivis 17/02/2022

acho que um dos melhores livros que li esse ano, e entra no meu top 5 com toda a certeza, a escrita de Murakami é algo que encanta, é sensível e fala ao coração, além disso a história conta com personagens que cativam, e é releta de metáforas incríveis, esse livro ganhou meu coração.

Ana 06/02/2022

Leiam
Eu não sei o que dizer. É um livro simbólico e complexo e penso que não entendi bem algumas partes. Mas é uma história envolvente, obscura e sobre sentimentos bastante humanos apesar de ser meio dark.

Felipe Juan 04/02/2022

não entendo como as pessoas têm tolerância para esse livro
estive lendo uma resenha desse livro no skoob, só que da edição em inglês, em que concordei bastante com a visão dele e também compartilharei a minha

realmente, o autor não consegue se separar dele mesmo da criação do próprio personagem e é possível sentir isso se prestar atenção -

não tive problemas com as referências específicas que o personagem ficou fazendo, até porque é algo que facilmente consigo imaginar existindo de verdade por os gostos não serem incomuns assim

mas aí vem as partes de sexualidade do personagem, e MEU. SENHOR.

parece que o murakami usou o personagem para expressar os seus feitiches, desde de
- comentários com um clima de INCESTO, quando descrevia com detalhes a situação e o que achava do corpo da garota que no momento considerava ser a irmã dele

- cenas de sexo nível fanfic de tão surreal que é na qual muito mais parecia o autor (que por sinal, tinha algo por volta de 53 anos no ano da publicação do livro) ter finalmente encontrado alguma utilidade para suas as fantasias sexuais que teve durante a adolescência;

e isso foi até onde li, pois soube que infelizmente tem bem mais coisas nojentas do tipo ao decorrer da história.

se não fosse por essas coisas pertubadoras, provavelmente eu me esforçaria mais para continuar, mesmo não gostando das partes do senhorzinho que fala com o gato por achar chato (mas isso é mais pessoal mesmo); estava gostando muito de como a história fluía, da ambientação e me sentia dentro do personagem em momentos mais de slice of life do livro. realmente é uma pena.
Michela Wakami 07/04/2022minha estante
Eu estou horrorizada com esse livro, e com as notas que vejo aqui no Skoob referente a esse livro.

Clara 15/04/2022minha estante
Nossa, muito obrigada.

Lali 02/02/2022

Ler Murakami é sempre um prazer incrível. O estilo sempre fluido, com personagens complexos, ambíguos, cheios de questões mal resolvidas? a forma como ele flerta com o fantástico de maneira tão natural traçando paralelos com a ?vida real? é maravilhosa. Ele não ?força? o absurdo, simplesmente acontece, de forma natural. E você aceita automaticamente uma chuva de sanguessugas ou ter diálogos com gatos como algo normal. Esse texto em especial, usa o fantástico como uma trilha para o autoconhecimento e a aceitação dos personagens, tornando a história mais intensa e cativante. Como tudo dele, vale muito a pena ler.

Beatriz.Varela 01/02/2022

Acabei de terminar meu terceiro Murakami. Tem uma narrativa super sonhadora e com alguns elementos sobrenaturais que vão tomando conta da história. É cheio de símbolos, com um protagonista chamado Kafka que foge de casa aos 15 anos sem ter um rumo definido. Gostei muito, apesar de ter alguns diálogos que achei pouco naturais, com perguntas muito ambíguas e filosóficas que são tratadas com super naturalidade. Também tem uma ou outra cena erótica que ficou com cara de fetiche de adolescente, principalmente a primeira cena com a Sakura.
Mesmo assim, gostei muito. É realmente cheio de referências culturais bem diversas, e me prendeu durante toda a leitura, mesmo sendo um livro extenso.
be_mim 02/02/2022minha estante
a cena com a Sakura também me incomodou bastante. mas o livro é realmente incrível.

Giovanna.Louise96 26/01/2022

Perfeito. Murakami reizinho fantástico. Livro cheio de metáforas e que leva o leitor a pensar em descobertas sem que isso seja auto ajuda.

biatrys 26/01/2022

"Numa cadeira à beira-mar, Kafka / pensa no pêndulo que move o mundo."

Esse livro se debruça sobre tantas coisas que até é difícil dizer exatamente do que ele se trata. Andamos por profecias, por florestas, por realismo mágico, por biblioteca, por sonhos, à beira-mar e, quando notamos, estamos à beira do mundo. E isso é incrível. Essa narrativa é do tipo surreal que faz o leitor ir catando os pedaços para formar uma grande interpretação. E tudo é muito aberto para você afirmar o que quiser (dentro dos limites interpretativos).

No fim, o mundo é uma grande metáfora.

As personagens, cada uma a seu modo, são enigmáticas e interessantes... com uma psicologia densa, vamos nos surpreendendo com o que é revelado ao longo da trajetória de cada uma. Fantástico.

Reginaldo Pereira 25/01/2022minha estante
Este livro é incrível, e você o descreveu de forma muito assertiva, e bela!
Li 3 obras de Murakami, e essa é a minha preferida!!!

Mariana688 27/01/2022minha estante
Muito obrigada! Eu gostei muito da leitura e não vejo a hora de me aventurar em outras mais do autor

Edoarda 24/01/2022

Um dos melhores livros de Murakami. Duas histórias aparentemente paralelas, a de Kafka e a de Nakata, que vão inexoravelmente se aproximando até se tocarem de alguma forma. Kafka, um menino fugido de 15 anos com uma maldição de Édipo sobre sua cabeça, e Nakata, um senhor ?não muito bom da cabeça? que conversa com gatos. O pano de fundo: o sobrenatural, a pedra da entrada, que vai tecendo o destino dos dois a partir de uma fuga e um assassinato. Se você gostou de Caçando Carneiros, vai amar Kafka à Beira-mar.

Tânia 23/01/2022

Eu sou suspeita para falar de Murakami porque sempre acho os livros dele um mais perfeito que o outro. E esse foi o caso de Kafka a beira mar.
Um livro cheio de personagens envolventes. Cheio de enigmas e situações de tirar o fôlego. Um mar de metáforas e poéticas. Que livro!

Ivo 19/01/2022

Legal e estranho
Nada melhor do que um romance do Murakami depois de um bom tempo sem ler, o livro inteiro te prende e é muito prazeroso. A história vai se transcendendo de uma realidade factível à um sonho febril, deixando muitos acontecimentos sem explicação. Não querendo ser um baba ovo do autor, mas acho que o livro é sobre isso, eventos sem explicação, no final nada realmente se altera, então não estou me mordendo querendo entender coisas que não entendi.

maitecoropos 19/01/2022

interessante...
tem aspectos muito legais, e não dá pra negar que a história é impactante e criativa. entendo o hype, ainda mais pela linguagem, mas confesso que tive dificuldade para terminar. achei que o final foi um pouco arrastado, e alguns diálogos me pareceram vazios e desnecessários. achei algumas partes problemáticas também, mas não vou ficar militando aqui kkkkk

enfim... não sei se recomendaria.