Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

biatrys 26/01/2022

"Numa cadeira à beira-mar, Kafka / pensa no pêndulo que move o mundo."

Esse livro se debruça sobre tantas coisas que até é difícil dizer exatamente do que ele se trata. Andamos por profecias, por florestas, por realismo mágico, por biblioteca, por sonhos, à beira-mar e, quando notamos, estamos à beira do mundo. E isso é incrível. Essa narrativa é do tipo surreal que faz o leitor ir catando os pedaços para formar uma grande interpretação. E tudo é muito aberto para você afirmar o que quiser (dentro dos limites interpretativos).

No fim, o mundo é uma grande metáfora.

As personagens, cada uma a seu modo, são enigmáticas e interessantes... com uma psicologia densa, vamos nos surpreendendo com o que é revelado ao longo da trajetória de cada uma. Fantástico.

Reginaldo Pereira 25/01/2022minha estante
Este livro é incrível, e você o descreveu de forma muito assertiva, e bela!
Li 3 obras de Murakami, e essa é a minha preferida!!!

Mariana688 27/01/2022minha estante
Muito obrigada! Eu gostei muito da leitura e não vejo a hora de me aventurar em outras mais do autor

Edoarda 24/01/2022

Um dos melhores livros de Murakami. Duas histórias aparentemente paralelas, a de Kafka e a de Nakata, que vão inexoravelmente se aproximando até se tocarem de alguma forma. Kafka, um menino fugido de 15 anos com uma maldição de Édipo sobre sua cabeça, e Nakata, um senhor ?não muito bom da cabeça? que conversa com gatos. O pano de fundo: o sobrenatural, a pedra da entrada, que vai tecendo o destino dos dois a partir de uma fuga e um assassinato. Se você gostou de Caçando Carneiros, vai amar Kafka à Beira-mar.

Tânia 23/01/2022

Eu sou suspeita para falar de Murakami porque sempre acho os livros dele um mais perfeito que o outro. E esse foi o caso de Kafka a beira mar.
Um livro cheio de personagens envolventes. Cheio de enigmas e situações de tirar o fôlego. Um mar de metáforas e poéticas. Que livro!

Ivo 19/01/2022

Legal e estranho
Nada melhor do que um romance do Murakami depois de um bom tempo sem ler, o livro inteiro te prende e é muito prazeroso. A história vai se transcendendo de uma realidade factível à um sonho febril, deixando muitos acontecimentos sem explicação. Não querendo ser um baba ovo do autor, mas acho que o livro é sobre isso, eventos sem explicação, no final nada realmente se altera, então não estou me mordendo querendo entender coisas que não entendi.

maitecoropos 19/01/2022

interessante...
tem aspectos muito legais, e não dá pra negar que a história é impactante e criativa. entendo o hype, ainda mais pela linguagem, mas confesso que tive dificuldade para terminar. achei que o final foi um pouco arrastado, e alguns diálogos me pareceram vazios e desnecessários. achei algumas partes problemáticas também, mas não vou ficar militando aqui kkkkk

enfim... não sei se recomendaria.

rafinha 14/01/2022

Foi meu primeiro contato com a escrita surrealista de murakami e meu deus que viagem!
fui pega de maneiras que nem imaginavam reais, o livro tem uma linguagem simples, completamente acessível porem tive que ir lendo com pausas devido ao conteúdo.
Acredito que quanto menos informações se sabe sobre a história a surpresa e a satisfação ao terminar o livro vc tem.
amei mto

Ana:) 10/01/2022

muito louco
ainda estou tentando digerir o que foi esse livro, eu demorei muito lendo esse livro por ser extremamente lento mas fui recompensada no final com uma surra de pensamentos pensantes kakaka muito bom recomendo ir lendo aos poucos intercalando com outras leituras pra não se tornar chato e ir degustando a escrita impecável de murakami

amarogusta 06/01/2022

Você quer realmente ser livre?
Escrevendo essa resenha duas semanas depois de concluir a leitura me fez perceber que ainda há muito que não absorvi dessa leitura. Kafka à beira-mar é denso em aspectos muito além da quantidade de páginas, mas por todos os assuntos aqui retratados.

Pela minha ansiedade e excitação diante dessa leitura, devorei as primeiras páginas numa busca quase insaciável de finalizá-lo, compreendê-lo e me tornar parte dele. No final, todas essas expectativas foram quebradas e ridicularizadas. Murakami não me ofereceu um final, uma completa e absoluta compreensão de sua obra, muito menos me tornou parte dele, do contrário, tornou sua obra parte de mim.

A habilidade escrita do autor já é conhecida, mas imagino que também deva ser pontuado. Murakami é ainda um exímio frasista, trazendo passagens muito bonitas, quando não, extremamente filosóficas. Esse livro me moldou e mudou, também, de diversas formas. Uma delas foi trazer à minha compreensão de liberdade novas cores, assim como um incremento no meu conhecimento cultural, tanto literário como regional do Japão. Meus momentos favoritos eram os que Kafka passava na clareira da montanha, eu me sentia lá, não queria mais sair.

Quanto as personagens, psicologicamente bem construídas e me trouxeram certo afeto, mas não me conectei profundamente com nenhuma delas, acredito eu que por conta da minha infinita sensação de não conseguir compreendê-los por completo. Característica essa que me trouxe o aprendizado de não tentar entender algo além do que ele é compreensível.

Essa leitura me marcou, mal posso esperar para voltar à ela.

Lilia 04/01/2022

Kafka à beira-mar leva o leitor em uma árdua jornada de fuga e autoconhecimento realizada pelo protagonista, o jovem de 15 anos, Kafka Tamura. É pelos seus olhos que conhecemos os personagens os quais lhe serão como mentores e portos-seguros em seus momentos de desamparo, tantos ao longo do livro. Na outra linha narrativa, a história acompanha o idoso Nakata que, ao sofrer um misterioso acidente na infância, adquire a habilidade de falar com gatos mas, em contrapartida, perde a memória e a capacidade de ler e escrever, fator que dificulta toda a sua vida desde então. Como que destino, as trajetórias de ambos se cruzam em uma sequência de acontecimentos cada vez mais fantásticos e irreais.
É uma história bela que brinca com o absurdo de forma tão sutil que nos parece natural ao mesmo tempo que usa desse artifício para levantar reflexões acerca da transitoriedade da vida e dos múltiplos sentidos que as lembranças ganham ao longo do tempo.

Sílvia 31/12/2021

Uma surpresa maravilhosa
Uma das melhoras leituras do ano, favoritado sem dúvida. Até que enfim uma obra do Murakami que me pegou de jeito. Temos um jovem que fugiu de casa e que adota o nome de Kafka, de outro lado temos um senhor com dificuldades cognitivas que entra em contato com uma pessoa misteriosa, de nome Jhonny Walker, kkk. Muito sinistro esse pedaço do livro. Depois temos uma narrativa dividida entre os dois personagens. Kafka atrás de autoconhecimento, e o senhor em busca de uma resposta. Muito bom o modo como as narrativas dois vão se aproximando à la Édipo Rei. Toda a obra parece um elogio a uma das maiores peças de todos os tempos. Só lendo para crer como o autor conseguiu esse grande feito. Quero reler o livro um dia.

Shitlei 31/12/2021

Ainda estou engolindo
O livro é maravilhoso, duas histórias simultâneas que conectam - se no final de tudo, não de maneira direta. Enfim, vale a pena a leitura

Marcelo.Castro 26/12/2021

Um dos melhores de Murakami
Assim como a literatura russa, a literatura japonesa foi uma paixão por mim descoberta. E dentre as obras que já tive o prazer de ler, Murakami desponta como um dos autores de minha maior preferência. E aqui, de acordo com as resenhas especializadas, estamos diante de uma das suas melhores (senão melhor) obra literária. Todos os elementos clássicos do "bingo" de Murakami são apresentados, numa narrativa fantástica e profundamente prazerosa.

Dani Scheibler 29/11/2021

Por indicação resolvi ler esse livro, mas acho que ele não é pra mim. Não entendi direito algumas partes, a conexão de uma história com a outra, como por exemplo, a história da professora, que relação tinha com o a parte do Nakata e do Kafka? Não explicou direito. Enfim, meio confuso e umas partes desnecessariamente "gore". Dentre os personagens gostei do Hoshino, mas o Kafka por exemplo era bem chatinho na minha opinião.
Marlo R. R. López 16/12/2021minha estante
A professora relata uma história envolvendo o Nakata criança. Faz tempo que li o livro, mas acho que isso fica claro uns dois capítulos depois.

Michela Wakami 07/04/2022minha estante
Contém SPOILER

Não entendi aquele relato dela sonhando fazendo sexo com o marido, que coisa mais nada a ver, na verdade nada faz sentido para mim nessa história, principalmente os relacionamento dele com a mãe e a irmã adotiva, totalmente bizarro.