Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

Érika 05/11/2020

Incrível
Até hj a melhor grafic novel que já li, todos os detalhes, o desenvolver da história, tudo nele achei incrível.

Luisa 16/11/2020

Foi proveitoso, foi bacana
Os traços da graphic novel são bem bons apesar das pessoas parecerem ter 30 anos.

O enredo em si foi mais do mesmo pra mim. Consumo muita coisa sobre serial killers e a história se foca em mostrar os traços da personalidade do Dahmer, que são comuns a esse perfil de assassinos. Isso não chega a ser um problema do autor ou do jeito que ele resolveu contar a história, é só um fato.

No final da graphic novel tem uma parte de fontes onde o autor destrincha a história, agora em forma de texto. Essa parte é essencial porque nela mostra um pouco dos crimes que o Dahmer cometeu e outros aspectos da vida dele, na qual o autor não estava presente.

É uma leitura rápida, li dentro de 1 dia.

karol 21/11/2020

Como o próprio autor diz: o livro é uma demonstração do início do fim do dahmer. Mostra como os acontecimentos que rodearam a infância e adolescência dele serviram de gatilho pra ele praticar todos os crimes. Muito interessante.

Livia 16/12/2020

História real de um serial killer chamado Jeff Dahmer, ela é uma história em quadrinhos com uma boa ilustração, feita por um colega que estudou com ele na escola. No final apresenta uma parte que explica determinados quadrinhos para se ter um melhor entendimento. Relata como Dahmer era no colegial suas ações e atitudes de uma maneira bem simples de ser entendida. Dahmer matou 17 pessoas e praticava canibalismo e necrofilia.

Rebeca 16/12/2020

Jeffrey Lionel Dahmer
Gosto da história do Jeffrey Dahmer mas não gostei desse livro. Achei o autor muito incoerente e também não recomendo a leitura.

Pedro Octávio 31/12/2020

Hoje eu vou falar um pouco sobre uma reflexão que tive durante uma releitura.
Recentemente, com o projeto #querodarkcomvocê, reli a HQ Meu Amigo Dahmer da @darksidebooks e minha dupla foi a @lumoteca (que liberou resenha dessa HQ hoje). Depois de lermos, tivemos uma discussão super interessante e vou abordar um pontos aqui.

Derf Backderf, o autor dessa HQ recorre a sua própria memória e às lembranças de seus amigos mais íntimos acerca da vida do Canibal de Milwaukee, Jeffrey Dahmer. Nessa obra veremos então, os comportamentos que apontavam o indício do que viria a ser os traços marcantes da vida de Dahmer: pais ausentes, distanciamento social, sexualidade reprimida e gostos peculiares tais quais o ato de dissecar animais.

O mais interessante dessa leitura foi, entretanto, perceber que as memórias evocadas pelo autor e seus amigos revelavam o contrário: não existia uma amizade entre eles e Jeffrey. Afirmo isso pois percebemos que Dahmer nada mais era que um alívio cômico a esse grupo, sendo incluído apenas quando conveniente e deixado de lado quando não era.

Com certeza ninguém nunca espera que seu “amigo”/colega saia na televisão anos depois sendo taxado como serial killer, assim como grande parte dos adultos não veem um adolescente como potencial psicopata. Dessa forma, todo esse descaso em conjunto do ambiente e das relações interpessoais, tem uma certa parcela de culpa (que não redime as ações do psicopata) na construção de uma pessoa (seja ela psicopata ou não).

MARTA CARVALHO 01/06/2024

O livro é uma grafic novel que retrata o ponto de vista de um jovem que conviveu com Dahmer durante seu período escolar. Nele percebemos como a natureza sombria do serial killer foi intensificada pela negligência familiar e pelo bullying sofrido na adolescência. A progressão das suas compulsões foi totalmente ignorada como excentricidades, mas analisadas posteriormente já davam sinais de problema.
Mesmo que a história de Dahmer tenha sido amplamente explorada (tv, cinema, livros), já que foi um crime chocante, divulgado publicamente por seus métodos horríveis, ler detalhes do ponto de vista de quem conviveu com o criminoso traz uma sensação estranha que é até difícil de qualificar.
A leitura de obras como essa não devem ser romantizadas e sim tomadas como meio de observação comportamental para quê, caso haja contato futuro com pessoas com propensão ao problema, sejam identificados e assassinatos bárbaros como aqueles sejam evitados.

Tales Martinelli 11/01/2021

Meu amigo Dahmer conta de um ponto de vista totalmente único parte da história de vida de um dos serial killers mais famosos do mundo, Jeff Dahmer, já que o autor estudou com o mesmo.

A premissa é sensacional, mas devo admitir que não prendeu muito minha atenção durante a leitura... sei que não é culpa do autor, já que são fatos, mas as cenas acabam se tornando repetitivas... sem falar que o autor decidiu deixar o lado serial killer dele de lado, mostrando mais o cotidiano dele antes de começar os assassinatos... então mostra basicamente um adolescente esquisito e com problemas sociais.

Não me entendam mal, tudo isso também é interessante, mas acho que eu esperava me chocar e me arrepiar mais.

Miri 13/01/2021

Meu amigo Dahmer
?Eu fiz minha vida de fantasia mais poderosa do que a minha vida real.? ? Jeffrey Dahmer

Giovana 16/01/2021

Não dá para imaginar como deve ser repensar toda sua juventude passada ao lado de um serial killer. O autor descreve isso muito bem, de como viveu parte da infância e adolescência ao lado de um psicopata. O que mais gostei no livro foram os comentários do autor sobre toda a situação, achei muito sensato e pé no chão.

Tharsila 16/01/2021

Em geral, ok
Um relato interessante para saber como Dahmer era tratado no ensino médio, mas não é uma super explicação de sua adolescência, é realmente o relato através do seu "colega" no geral a história é boa e como o próprio autor disse, serviu para tirar aquilo de dentro dele. Entretanto, não é nada espetacular.

Wikey.Abreu 20/01/2021

Por ser o foco a pequena relação de amizade entre o autor e Jeff, você fica querendo algo mais?

Bianca | @citacaoemcitacao 21/01/2021

A história retrata cenas da vida infeliz do jovem que veio a se tornar um dos mais cruéis serial killers.

Me surpreendi quando terminei, não sei porque mas pensei que haveria partes apelativas para comoção ao leitor, mas não tem. Assim como não vemos nada sobre assassinatos. Isso foi um grande alívio!

O interesse é pensar que sempre há indícios e, como sempre, as pessoas preferem fechar os olhos a encarar o problema.

A presença mais próxima de adultos teria feito alguma diferença para o jovem Dahmer?

Jamais poderemos responder.