Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

Daiana 26/03/2021

Decepção
Foi o livro que mais procurei, demorei para conseguir adquirir. Porém foi decepcionante. Esperava mais do livro. O livro em si, tras a história de um serial Killer, antes de se tornar serial killer. Ele conta o dia dia de um jovem com alguns aspectos que o fariam se tornar um serial killer. Porém fiquei na espectativa de saber mais sobre os crimes que ele cometou e o que o levava a fazer isso. O livro é lindo, em forma de HQ, porém só não gostei do enredo. Esperava mais.

ju_yanes 11/05/2023

Meu Amigo Dahmer ?Derf Backderf?
Ultimamente eu to gostando bastante de assistir filmes de terror e ler sobre casos criminais, e esse livro vai para a lista dos favoritos?.
Eu sou fascinada pela historia do Jeffrey, adoro pesquisar sobre, ent dps que descobri da existência do livro eu quis ler, obvio. Claramente o livro não tem todas as informações sobre o caso pq foi contada por familiares e amigos.
Sempre que eu leio HQ eu nunca sei mto bem oq escrever, mas super recomendo, e pra quem tbm gosta desse caso tbm tem o livro escrito pelo pai do Jeffrey, que se chama: A Father's Story.
É isso,
Tchau?

Livia 16/12/2020

História real de um serial killer chamado Jeff Dahmer, ela é uma história em quadrinhos com uma boa ilustração, feita por um colega que estudou com ele na escola. No final apresenta uma parte que explica determinados quadrinhos para se ter um melhor entendimento. Relata como Dahmer era no colegial suas ações e atitudes de uma maneira bem simples de ser entendida. Dahmer matou 17 pessoas e praticava canibalismo e necrofilia.

Lantsov1 13/10/2020

meuamigo
"Há um número incrível de indivíduos que vê Jeffrey Dahmer como uma espécie de anti-herói, um garoto vítima de bullying, que contra-atacou a sociedade que o rejeitava. ISSO É UM ABSURDO!!! Dahmer era um infeliz, um problemático, cuja a perversidade estava quase alem da compreensão. Tenha pena, mas não empatia."

Eu sempre quis muito ler esse livro, e bem decepcionada comigo mesma por ter lido tão rapido um livro que levei anos pra conseguir comprar kkkk mas tudo bem
É sempre complicado analisar histórias a cerca de ass4ssinos em série, pois uma palavra ou outra pode acabar fazendo parecer que você se compadece ou quer justificar os atos deles e Backderf aparenta ter muito cuidado com isso, apesar de momentos questionar de Jeffrey poderia ter sido salvo na época em que ele teve um certo contato por causa do Fã Clube. Bom a história apresenta de forma inovadora (hq) e diferente a origem do C4nibal de Milwaukee, ou pelo menos com o que ele consegue de fontes (desde documentos do fbi, a entrevista de jeff, e memórias dele e de pessoas "próximas" a jeff na época de escola.
Por ser hq entendo que a narrativa precisa ter uma velocidade maior do que as outras, e o fato dele trazer explicando cada situação depois achei isso genial, mesmo que acabe sendo um pouco confuso por causa de datas e de situações mistas, onde ele resolveu resumir e representar so em poucos quadrinhos.

Lulu 10/01/2023

Meu (colega) Dahmer
HQ impecável, os desenhos são bem feitos e a história.. sinistra e triste. Por ser em quadrinhos, a leitura é muito rápida e viciante, porém, pós-quadrinhos, há uma parte muito bem detalhada sobre tudo. As notas, cenas deletadas, histórias que foram deixadas de lado, imagens da época escolar, o livro é bem completo e vale a pena. A história relembra a adolescência do Dahmer, os conflitos em casa, o isolamento de todos, sua mente perversa e o seu consumo excessivo de álcool para se desligar do mundo. Esse é o foco do livro, o Dahmer antes de se tornar um assassino em série.

"Minha história trata da espiral descendente, não da chacina perversa e sanguinolenta de Dahmer".

Gomes109 15/11/2022

Meu Amigo Dahmer
Jeff Dahmer foi um dos mais sádicos assassinos em série da história. Ele matou 17 homens e rapazes, os estuprou, arrancou a pele, desossou, comeu partes de seus corpos e chegou a usar a pele como parte de decoração da casa. Mas não é essa história que Derf quer contar. Ele quer mostrar que antes de virar o monstro assassino que ceifou tantas vidas, houve um ser humano negligenciado pelos adultos ao seu redor e muito sozinho.

"Tive amizades normais no colégio [...] e não tive amizades muito próximas depois da escola."

13/11/2022

anicca 06/01/2021

Trata-se de um compilado de memórias pertencentes a um conhecido de Jeffrey Dahmer, um dos mais violentos e prolíficos serial killers da história.

A HQ é interessantíssima, sobretudo porque reconstitui, também embasada em extensa pesquisa, parte da história de Dahmer que era desconhecida para mim: seus anos de adolescência e que precederam as dezessete mortes.

Fica evidente que o período entre a infância e a juventude são fonte de fortíssima influência na formação de uma mente deturpada e corrompida, e que a negligência de professores e familiares pode servir de passaporte para o lado negro da força.

Generalizando, porque a questão é extensa, não é que pessoas para além do delinquente sejam responsáveis pelos crimes cometidos por este, mas histórias assim fazem pensar sobre como tratamos o outro e o quanto nos importamos com as dificuldades alheias. (Além de exibir o quanto o sistema de justiça é precário. Sim, ainda hoje!)

Erick.Prates 10/08/2020

Sinistro
O autor que foi colega de turma do Jeff Dahmer levanta a questão: "Será possível identificar os traços de personalidade de um assassino antes mesmo que ele comece a matar?", Acredito que sim, o Jeff deu muitos sinais de que algo estava errado com ele mas nenhum adulto quis ver, talvez se um dos pais ou professores tivesse dado algum apoio a história teria sido diferente.

diogo.s.silva.9 18/11/2022

Uma boa história valeu a pena pq sabemos um pouco mais sobre o Dahmer como ele era no colégio como ele conseguiu amigos

Jess_ 23/10/2022

achei que fosse uma HQ falando mais detalhadamente do que Dahmer fez, mas não é apenas relatos de colegas do colégio. Eu gostei, é interessante ver as coisas de ponto de vista diferente, mas não muito legal, é mais ou menos, ainda sim recomendo❤️

Giovanna398 07/05/2021

Poderia ter sido evitado um assassino em série ?
É angustiante pensar que talvez, só talvez se algum professor, vizinho ou os pais do Dahmer tivesse notado que algo nele era atípico, se os pais tivessem parado de brigar a todo momento e percebessem que o seu filho estava com problemas poderiam ter evitado um assassino em série!
A cada página do livro eu fico angustiada e revoltada com a falta de atenção dos adultos ao redor dele, óbvio que nada é justificável as ações dele, mas quando termina esse livro o que fica na mente é "Isso poderia ter sido evitado?" "A onde estavam a p$#@ dos adultos ?"
Tem uma parte do livro em que ele tenta matar um cachorro de rua mas não faz
E o escritor diz "Essa foi a última vez que Jeffrey dahmer teve piedade"
E isso me fisgou de uma forma...
No livro retrata como Dahmer estava tentando fugir de sí mesmo (sempre se embebedando a qualquer momento e horário)
Mas ninguém, NINGUÉM notou que ele precisava urgentemente de ajuda
E se alguém notou, não o fez
Isso serve para o próprio escritor do livro
Acho cômico o nome ser "Meu amigo dahmer" porque não vi isso, mas de qualquer forma isso foi o mais próximo de amizade que Dahmer já teve em sua vida atormentada

Luisa 18/02/2022

leitura rápida e muito boa. doido sentir empatia e doido pensar também na situação inteira né, que loucura um cartunista ter vivido isso e ter feito essa hq.
Rafael Kerr 18/02/2022minha estante

Ana 02/08/2022

Quem ama quadrinhos e true crime vai amar. ?Meu amigo Dahmer? conseguiu a borda a vida do Dahmer de uma perspectiva diferente, das pessoas a sua volta, o choque ao descobrirem quem ele era realmente. Por ser em quadrinhos, consegui terminar o livro em um dia só. Ótima escrita, a ilustração é perfeita e você se sente como qualquer outro amigo de Dhamer da escola. Só um livro muito bem escrito te faz entrar no caso e te faz sentir parte. O misto do relato do amigo e algumas citações do próprio Dahmer faz a gente conhecer ele mais profundamente, entender um pouco a sua loucura e onde tudo começou.

juliarfs 09/10/2022

de revirar o estômago
depois de assistir a série fiquei super curiosa pra ler essa hq, é um bom complemento e as ilustrações deixam os acontecimentos ainda mais perturbadores.

a bizarrice que todos ao redor do dahmer acompanharam é uma coisa que me deixou muito reflexiva, existe tanta gente louca, que muitas vezes ignoramos e nem imaginamos que elas sejam capazes de fazer algo tão insano.

Marcos 26/10/2022

Ossos, carne e sangue
Uma HQ autobiográfica do quadrinista Derf Backderf sobre sua amizade na adolescência com Jeffrey Dahmer, que quando adulto seria desmascarado como um dos serial killers mais conhecidos da história. Dahmer viria a ser conhecido por canibal de Milwaukee.

Dahmer sempre foi diferente, porém teve um tempo em que ele até conseguiu se enturmar... Mesmo que os colegas de escola demonstrassem algum tipo de afinidade, rissem do jeito "doidão" e das imitações de ataques epiléticos nos corredores da escola, não seria suficiente para tornarem-se verdadeiramente amigos de Jeffrey Dahmer. Desde jovem, Jeff tinha um lado macabro, algo que mesmo não evidente, parecia afastar a maioria das pessoas. Derf Backderf foi um colega de aula que de certa forma conseguiu aproximar-se de Dahmer, sempre reparava nele, tinha um olhar de curiosidade sobre ele.

Os pais de Dahmer viviam brigando. Com a chegada do segundo filho, Dahmer ficou ainda mais isolado e distante da família. Aprendeu taxidermia (técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais), era seu hobby. O isolamento social, o bullying e o alcoolismo (que tornou-se um vício na fase final do colegial) foram fatores que intensificaram o lado doentio de Dahmer.

Backderf sabia que Dahmer precisava de ajuda, mas ele mesmo alega que era uma fase de curtição: "era 1976, você nunca era "dedo-duro". Era uma coisa que simplesmente não se fazia. Além disso, eu e meus amigos éramos uma molecada sem noção numa cidadezinha, enfurnados nas nossas vidas." Parece que nem a família, ou os adultos envolta do jovem Dahmer interviram, ou mesmo nem perceberam, ou ainda pior, decidiram ignorar os indícios de que algo de muito errado acontecia com aquele rapaz. Backderf deixa claro sua indignação: "... onde estava a p?rra dos adultos nessas horas?"

A verdade é que não se sabe como o jovem Dahmer virou o monstro que conhecemos hoje. O romance traz além do relato pessoal de Backderf como um "amigo" de Dahmer, outros depoimentos de colegas da época, diluídos na obra, justamente com fatos que o autor pesquisou e que futuramente viriam a ser expostos pela mídia.

Meu Amigo Dahmer ganhou vários prêmios, serviu de base para filmes e uma série (2022). O caso do canibal de Milwaukee ficou conhecido mundialmente. Para aprofundar-se nessa bizarra e abominável história, sugiro pesquisar sobre o caso e ver os documentários, ou as matérias jornalísticas que estão até hoje na internet.

*ATENÇÃO: Meu Amigo Dahmer não é uma HQ para crianças.