O Escravo

O Escravo C.S. Pacat

Resenhas - Príncipe Cativo

Teti 02/04/2020

"Um príncipe dourado era fácil de amar se você não tivesse de vê-lo arrancando asas de insetos."
Serei sucinta. Não houve UM momento do livro em que eu não sentisse nojo puro de tudo. O estupro e a pedofilia explícitos, romantizados, dando liberdade para obra e leitor firmarem como fetiche... Sinceramente, não entendo como tantos fãs apoiam esse livro e veem um romance entre Laurent e Damen.
Também tenho muitas críticas à construção do livro, o desenvolvimento da história e personagens, além dos vários furos que me deixaram inquieta (falhas que qualquer autor deveria se atentar). Não quero me agarrar somente às críticas, pois num todo me parece um mundo de ficção bem satisfatório como qualquer outro e a escrita é simples, agradável e fluida. Contudo, os plot twists são facilmente perceptíveis e não há nada que fixe o leitor REALMENTE, não há nada que prenda qualquer um ao livro e muitos facilmente abandonariam nos primeiros capítulo, já que tudo parece um grande e problemático conto erótico.
O que mais me incomodou foi a banalização da escravidão em seus níveis mais cruéis e puros. A escravidão é algo inerente àquele mundo, desde a submissão profunda e "honrosa" às atrocidades de Vere. Sim, escravidão. Fetichizada. Casual.
É preciso muito sangue frio e uma barreira de senso crítico para ler Príncipe Cativo, nada mais.
Não recomendo pra ninguém e, apesar de tudo, quero terminar a saga por mera curiosidade e esperança de um desenvolvimento melhor. De qualquer forma, me sinto MUITO afetada pelo que o livro aborda, e não sei se o desconforto me deixará seguir em frente com C.S. Pacat.
Ah, e não adianta avisar dos gatilhos do livro! Não são meros gatilhos, são temas explícitos e cruéis que fariam qualquer um PASSAR MAL lendo e absorver aquilo como um trauma real. Em All For The Game, por exemplo, há gatilhos (mal tratados até, mas de alguma forma tratados pelo menos). Já em Príncipe Cativo o que você vê é uma fantasia fraca, com narração fraca, tramas políticas fracas, personagens fracos, e, é claro, uma podridão problemática correndo nas veias da história.
Kelly.Brito 30/07/2020minha estante
Comecei esse livro hoje e estou muito enojada com os assuntos abordados.... Escravidão, estupros, submissão, maus tratos e etc. As cenas sao muito fortes e explícitas.

flavia277 01/02/2021minha estante
eu pensei em desistir do livro quando retratou todas essas coisas mas vou continuar pelo mesmo motivo de curiosidade sobre como tudo vai de desenvolver e espero no mínimo que eles mudem os reinos e parem de tratar escravidão e estupro como algo normal e lindo.

Kelly.Brito 05/02/2021minha estante
Moça nao desista da leitura, como pode ver eu no começo também nao gostei e pensei em desistir mas a curiosidade me venceu e eu continuei a ler, e agora amo essa trilogia, a maioria dessas cenas horríveis se passam somente no primeiro livro

HopeKim 05/02/2021minha estante
Bom, eu comecei agora e ouvi falar muito bem desse livro, o livro é realmente muito pesado, por esse motivo a classificação é 18 anos para cima. Eu concordo com a Kelly, conheço pessoas que leram que amaram essa trilogia, talvez melhore no próximo livro, só lendo para saber.

flavia277 05/02/2021minha estante
o segundo tá sendo tudo pra mim, não me arrependo de ter continuado a leitura.

Kelly.Brito 05/02/2021minha estante
Sim, o segundo é TUDO

HopeKim 06/02/2021minha estante
Acabei de juntar informações suficientes, e oq lhe faltou foi interpretação e foco.

Teti 08/02/2021minha estante
gentekkkkkk é bom olhar minha resenha do terceiro livro, ver a boa hipócrita cadelinha do laurent que sou
tem muita coisa que me deixa incomodada ainda, mas sigo amando caprince, se alguém ler esta resenha saiba que (tendo consciência dos gatilhos) VALE À PENA SIM

PROIBIDO ME JULGAR POR PENSAR ASSIM DURANTE UMA >PRIMEIRA< LEITURA E POR MUDAR DE OPINIÃO, SUJEITO A PAULADA!!!!!!!

Kelly.Brito 08/02/2021minha estante
É engraçada como no primeiro livro nós achamos tudo tao deplorável, e a leitura pesada e a partir do segundo livro começamos a entender melhor e ficamos viciadas na leitura e nos tornamos totalmente cadelinha do Laurent e de Lamen ( Laurent+Damen) kkkkkkk pelo menos comigo foi assim

flavia277 11/02/2021minha estante
terminei GENTE QUE PERFEITO ME ACABEI EM CHORO MAIA SIGO FELIZ MEO DEUSES DESCULPA O SURTO TO EUFÓRICA IJAKAKWJWIWWJ

Kelly.Brito 15/02/2021minha estante
Kkkkkkkkk a reação é tudo kkkkkkk eu li ano passado e ate hoje eu amo essa trilogia

Rafa ou 3,14 16/04/2021minha estante
se você veio pelo tiktok, lamento muito
a saga é perfeita e o plot é incrível, sinto muito se você veio sem saber dos gatilhos

Lo 22/04/2021minha estante
Amor, não tem nada romantizado nesse livro, sério... Leia até o final, quando acabar a trilogia vc vai ver o primeiro livro de forma bem diferente!
E um detalhe importante é que o Damen é um narrador NÃO confiável, ele faz Akielos parecer tudo de bom enquanto Vere é uma desgraça total e conforme você aprende sobre os dois reinos, vai descobrindo que nem tudo que ele diz é verdade, e que toda história tem dois lados né
Comecei não gostando muito do Laurent e queria dar um soco naquele loiro azedo, mas ele é um dos personagens com melhor desenvolvimento que já vi.
Príncipe Cativo é sobre muitas coisas, principalmente sobre perdão.
A história é cheia de gatilhos e por isso é +18...
As pessoas fazem coisas horríveis quando estão com medo, e nem tudo é como parece ser

Teti 27/05/2021minha estante
meudeus parem de me xingar vcs n sabem onde eu vivo vcs n moram onde eu moro
cada vez que alguém interage com essa resenha eu tenho um tiricoteco porque acho que vocês não entenderam NADA doq eu quis dizer. li e reli a trilogia já faz quase um ano, hj em dia me considero fã até, e ainda tem gente vendo essa primeira resenha que eu fiz e respondendo que eu não tive interpretação ou sla oq

eu gosto demais da trilogia MAS NÃO TEM COMO NEGAR QUE É RUIM cara to usando pensamento crítico aqui, reconhecer que uma obra é mal feita n significa que eu preciso odiar né caralho
eu não sou idiota não porra falam como se eu tivesse lido os livros com o cu??? na minha opinião caprince é um livro adulto escrito pra adolescente, oq n faz sentido nenhum e pode ser muito prejudicial. caprince é forte onde deveria ser fraco e fraco onde deveria ser forte e é isso caceteeeee nunca mais escrevo resenha nesse site /mentira

acho que minha relação com caprince é similar a got: apreciaria muito mais se fosse reescrito/se tirassem as coisas desnecessárias (90% da história).
e aqui eu não to falando só do personagem nicaise existindo ou laurent dando chicotada no damen (eu faria pior), to falando do damen assediando o laurent :) sendo que ele tem aí o dobro do tamanho do laurent :) e o laurent foi estuprado quando criança :)
etc etc
aliás e aquela cena do damen sendo estuprado e sentindo tesão pelo laurent??????? AH VAI SE FODER UMA COISA ERA ALIMENTAR A TRAMA DE ESCRAVIDÃO SEXUAL E SOCIEDADE PROBLEMÁTICA OUTRA COISA É ESSE NÍVEL DE ROMANTIZAÇÃO SE TU N ACHA QUE ISSO É FETICHISMO É PQ TU PROVAVELMENTE TB É FETICHISTA
não to falando sobre akielos e veres AMBOS terem sistemas escravistas (isso pelo menos é minimamente discutido, e os lamen claramente lutam contra isso ali do terceiro livro pra lá), to falando que caprince é uma fagulha doq poderia alcançar: é bom e interessante, mas não se esforça pra prezar pelo plot (política + worldbuilding + relacionamentos + personagens secundários) e muito menos pelo leitor (ou pacat pensou demais no público ou não pensou nada, sem meio-termo)
vc pode achar incrível, mas eu como escritora tenho meus poréns em relação a saga e isso não quer dizer que eu to atacando VOCÊ lírio do campo

outra coisa que eu odeio é as piadinha de "passar pano"??? pra q um arco de rendição se vc vai PASSAR PANO de qualquer jeito ai sla falta uma leitura humanizada sabe
enfim n pode falar nada pq senão o fandom cai em cima né pq vcs parecem ter consciência de que "há gatilhos" mas não sabem oq isso significa na literatura

o primeiro livro é basicamente pra mostrar o leitor a base de tudo, e no segundo e terceiro que as coisas realmente se constroem e é beeeem melhor (COMO EU DISSE ANTES, PODERIA SER MELHOR AINDA), então até que recomendo sim. é narrado como é narrado e sempre vale a pena tentar entender o ponto de vista e desenvolvimento de um personagem e como ele interage nessas culturas diferentes das que conhecemos, além das intrigas políticas serem boazinhas.

ademais, vai tomar no cu me deixa ler e fazer minha crítica justa em paz. PAREM DE FALAR QUE SE NÃO GOSTOU É PQ N TEVE INTELECTO OU PACIÊNCIA E ISSO NÃO SÓ COMIGO OUTROS LEITORES TB
OXE CUIDA DA TUA VIDA

(e a pessoa q me acusou de tiktoker: sei q n foi com a intenção de ofender mas me ofendeu!! que ABSURDO! um INSULTO! NUNCA que eu me rebaixaria a usar tiktok /piada porém depende DKSJSDJKJKSD)
(monarca tem mais é q se foder mesmo odeio todos nesse livro sou caprince stan pq cs pacat e o skoob me amaldiçoaram /PIADA)

HopeKim 27/05/2021minha estante
Tá.

clara.teo 30/05/2021minha estante
É triste que o 1? livro seja o pior

Jôw 04/06/2021minha estante
Nenhum desses gatilhos são romatizados com vc falou, muito injusta essa resenha... a história é sim pesada e se vc sentiu desconfortável é normal, mas se foi a ponto não gostar da história o problema é que vc não gosta de histórias pesadas, não que o livro é ruin.

Vitoria293 05/06/2021minha estante
Obg após ler a resenha e os comentários só me deixou mais confusa mas por via das dúvidas vou ficar longe kjkkkk

HopeKim 05/06/2021minha estante
É ruim não. Só não é levinho

Kelly.Brito 05/06/2021minha estante
Os livros são ótimos, essas resenhas são feitas no primeiro livro pq ele tem muito gatilhos e na hora é um baque muito grande... Mas depois vemos que a trilogia é maravilhosa

flavia277 05/06/2021minha estante
gente pelo amor de deus, a pessoa já falou que ela foi precipitada ao escrever essa resenha e vcs aí reclamando, leiam o que ela falou depois, coisa chata

HopeKim 05/06/2021minha estante
É que é difícil com esse milhares de comentários.

Lo 06/06/2021minha estante
Desculpe se ofendi você, não foi minha intenção (eu não percebi estar sendo grossa? Na verdade acredito que não fui... Mas por via das dúvidas vim me desculpar!)
Não vejo necessidade de vc vir xingar também, mas enfim, vamos ter paz pfv?
Discordo de você, mas respeito sua opinião ?

(E não me chame de fetichista porque essa é a coisa mais asquerosa que você poderia me dizer. Pensei que você não tinha entendido e vim explicar, apenas isso.... Não quis dizer que você não sabe interpretar um livro ou comentário ou qualquer coisa)

Teti 22/06/2021minha estante
LEIAM MINHAS FANFICS NO AO3 RAPAZIADA: https://archiveofourown.org/users/MINYARDIEM
to com um projeto caprince em desenvolvimento pra postar em breve, então me segue que tem pra todo mundo yay

(a cada comentário de vcs um pedacinho da minha alma morre pqp é a primeira resenha que aparece nos mais gostados/comentados vei cavei minha própria cova... AQUI É A MÃE DELA ELA TÁ MORTA NO CHÃO DA COZINHA VOCÊS MATARAM MINHA FILHA!!)

miin 30/07/2021minha estante
Mds... Medo de ler, me desejo boa sorte

Fermath 31/07/2021minha estante
Falou TD AMG!!

Costa 21/02/2022minha estante
O primeiro livro é pesado, mas essa triologia tem uma queima lenta. Ler apenas o primeiro livro não fará sentido. É a partir do segundo que começamos a entender as motivações de Laurent e a finalmente começar a entender e aceitar o personagem.

Costa 21/02/2022minha estante

belle131 09/02/2023minha estante
acho que vc que foi ler esperando romance hein

zoni 03/02/2018

Grande surpresa!
A capa sem personalidade, e a sinopse vaga, não fazem jus a esse livro, não servem para explorar os pontos fortes da história, que vai muito além de uma fantasia comum, preenchida com erotismo.
⠀⠀
Comecei esse livro não esperando muito por achar que se tratava de um enredo erótico, e quebrei a cara. É um livro mais complexo do que eu imaginava. Pra começar, o livro fala de uma sociedade escravagista, dura, cruel e abusiva. Nas sociedades do livro, dividadas em reinos, a normalidade é a homossexualidade e a bissexualidade, o que me lembrou bastante a Grécia Antiga.
⠀⠀
O livro começa quando o reino de Akielos é usurpado por um filho bastardo, e o verdadeiro príncipe, Damianos, é enviado como escravo sexual para o reino inimigo, o único lugar onde ele não pode contar a verdade pois seria torturado e morto imediatamente. Para piorar a sorte de Damien, ele é dado como presente ao futuro príncipe, Laurent, um homem escorregadio, malévolo, frio e metódico, e que odeia Damien mais que tudo, mesmo não o conhecendo.
⠀⠀
A história vai se seguindo assim, Damien servindo a Laurent e buscando o momento certo para fugir, e é por esses olhos que vemos as injustiças e barbaridades desse mundo, as cenas de estupro entre os escravos para agradar os nobres, os abusos de poder, e o poder de crueldade do homem.
⠀⠀
Percebi que nesse primeiro volume, temos a construção desse universo, e a apresentação dos personagens, a autora usou cada página para nos cativar e nos prender nessa história envolvente, cheia de tramas fortes e um tom de erotismo.

site: instagram.com/nomeiodatravessia
Nanda 17/02/2018minha estante
Sem palavras para esse livro ? O segundo volume é ainda muito melhor,terminei de ler em um dia? como os personagens vão se modificando ao longo da história é incrível, o Laurent é um personagem sem igual, já é dos meus favoritos da vida.
Anciosa pelo terceiro livro ?

Pri 17/02/2018minha estante
Vc leu ele físico?

zoni 17/02/2018minha estante
Nanda, Adorei o segundo volume também, confesso que li mais devagar que o outro porque não queria acabar o livro. Preciso começar a ler o terceiro urgente. Logo posto resenha.

zoni 17/02/2018minha estante
Pri, não, eu li em ebook. ?

Pri 18/02/2018minha estante
Vou ler. Está na lista.

Nanda 01/05/2018minha estante
Zoni devia ter lido mais devagar tbm??
Tô ansiosa que chegue julho para o lançamento do terceiro ?

zoni 03/05/2018minha estante
Oi, Nanda. KKKKKKKKKKK não consegui aguentar e devorei tudo de uma vez. Eles vão lançar o terceiro em julho aqui no Brasil? Oh meu Deus. Você me deu a melhor notícia da madrugada.

Nanda 04/05/2018minha estante
Assim que terminei de ler ,que no caso foi menos de 24 a horas hehe mandei um e-mail para editora perguntado ? eles falaram que em julho iria lançar o terceiro é Príncipe Cativo: Rei??

Francisco 16/08/2017

Plot peculiar
Pra iniciar tive uma expectativa sobre esse livro, inicialmente teve uma queda, depois melhorou bastante e por fim, minha mente tornou o plot no minimo peculiar depois dessa experiência. Primeiramente, esse livro contém cenas de estupro. Agora continuamos, o plot da historia, é que o principe de um reino, Damien, foi entregue por seu irmão ao reino inimigo, como um presente de um acordo. Só que para todos os efeitos, Damien que agora era escravo, estava morto. Só que, ele foi entregue como um escravo de estimação, e entre as suas obrigações estavam as sexuais, para com o peincipe se ele quisesse, e para entreterimento da corte. Enfim, ao chegar essa situação ele se choca, assim como nós. Aí vem a primeira reflexão, se fossem mulheres o choque seria o mesmo? Talvez sim pela época, porém essas trocas sempre existiram e era algo natural nesse periodo. Em alguns momentos da historia, valeria menos que um cavalo. Outra reflexão, foi que sexo, é algo extramente importante para o ser humano, tanto que algumas coisas mudam em determinadas decisões por causa de uma relação sexual. Então ver, o sexo nessa posição de submissão escravocata é no minimo interessante. Fora isso, as dispustas dos reinos e no interior da corte, são bem trabalhadas, e ali a partir do capitulo 5, a parte sexual do livro fica pra segundo plano. Agora, no geral a escrita da autora não é cativante, você fica na historia mais pelo plot e enredo do que pela forma que ela te leva para a historia. Talvez isso tenha haver com a tradução? Nao sei... Mas acho que o processo de escrita precisa ser melhor trabalhado.
Bruna Britti 01/09/2017minha estante
Acabei de terminar de ler, tinha mtas expectativas e concordo com vc. Tbm dei três estrelas, a escrita da autora é um tanto superficial. Legalzinho, mas nada incrível. A parte política vai ganhando voz e fica mto boa, mas a relação do príncipe e seu escravo é mto fraca, ela não dá imersão as cenas, a falta de emoções cria uma leitura que as vezes soa qse mecânica. O pessoal ficou todo alvoroçado com a relação do Laurent e do Damien e não consegui me empolgar como esperava, se a autora não melhorar isso vai frustrar mta gente.

Bruna Britti 02/09/2017minha estante

Karol 25/11/2017minha estante
Eu ainda não li o livro e fico feliz de ter lido sua resenha, assim diminuo minhas expectativas. Com relação aos protagonistas, pelo que as pessoas que já leram toda a trilogia me disseram, o relacionamento deles se desenvolve melhor nos outros livros.

.anA 12/04/2018minha estante
Então, sim, é a tradução. Se você tiver acesso e gostar de ler em inglês, te recomendaria lê-los assim, porque a escrita da Pacat é um dos pontos fortes do livro. Eu não consegui ler essa tradução porque algumas coisas ficaram... não sei, o tradutor fez escolhas espetacularmente ruins em alguns pontos. Vim ler os reviews pra ver se alguém comentaria disso, porque não tive coragem de encarar haha mas fico feliz ainda assim que os novos leitores (dessa versão brasileira) estejam ainda assim apreciando a história, apesar da tragédia que tá a tradução :B

Francisco 28/04/2018minha estante
Bom saber disso, acho que vou ler em inglês as próximas edições

Joao366 16/04/2024

O Príncipe Cativo
Terceira vez lendo minha trilogia favorita da vida!
Lançou essas novas edições lindíssimas e eu não podia deixar de comprar e ler de novo né?! kkkk
Já tô até cansado de resenhar sobre esses livros kkkkkk o povo também já tá cansado de me ver panfletando essa trilogia por aí (principalmente o povo do twitter/x kkk)
Não vou me estender nessa resenha, só vou dizer que amo a história, o casal, a escrita da Pacat, tudinho, amo muitão. 5 estrelas e favoritado.
Não sei se vou ler os três de uma vez só ou alternar com outros livros, tenho um medo gigantesco de entrar em uma ressaca de novo kkkkk e sempre me dá uma tristeza quando acabo os três kk

Ps. Tem MUITO gatilho, já deixo avisado!
zanknaro 16/04/2024minha estante
Ele é perfeito msm, devorei a trilogia em 4 dias ??????

troAotheodor 16/04/2024minha estante
Uii, quero ler

Joao366 17/04/2024minha estante
@zanknaro, não tem como não devorar né amg? bom demais

Joao366 17/04/2024minha estante
@troAotheodor, amg eu super recomendo, os outros dois são melhores ainda viu

troAotheodor 17/04/2024minha estante
@Joao366 ainn, vou ler a trilogia, obrigado ?

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Prícipe Cativo: O Escravo
Esse livro pode parecer uma história bem comum de fantasia, mas não é. A edição nacional com uma capa bem genérica e a sinopse também não serviram para explorar os principais pontos dessa história e avisar o leitor do que ele vai encontrar. Eu presenciei e participei de vários debates e pontos de vista sobre a necessidade ou não disso e sou defensora de que sim, a gente precisa conversar, porque além de sair da zona de conforto de muitos leitores tradicionais do gênero, também é um livro com gatilhos.

Primeiro de tudo estamos lidando com uma sociedade escravista. Akielos é famoso por seus preciosos e bem treinados escravos. Há uma “escola” dedicada a isso e hierarquias dentro dessa sociedade, sendo o mais precioso e bem sucedido aquele que é escolhido para servir os lordes como escravos de cama. Apesar de cercados de riquezas, a imagem que a autora quer passar com o livro não é de romantização e há algumas cenas fortes pra firmar isso na mente do leitor. Se você é escravo de alguém, esse alguém pode fazer o que quiser com você, inclusive cedê-lo para que seja “usado” por outra pessoa. E isso é uma qualificação para estupro.

“Aprender a língua de um inimigo era tão importante quanto aprender a língua de um amigo.”

Agregado a isso temos uma sociedade estruturalmente homossexual (ou bi em alguns aspectos). Homens se relacionam com homens e as vezes com mulheres, e vice-versa. A forma como isso acontece em cada um dos reinos é diferente. Em Akielos tudo é mais centrado e contido, enquanto em Vere há mais abertura e relações públicas. Enquanto no primeiro bastardos são aceitos de bom grado, no segundo é algo inaceitável. Akielos baseia sua estrutura na Grécia antiga, tanto na aceitação quanto na forma de se vestir, enquanto Vere se espelha na corte francesa, com trajes laçados e pouco pudor.

Dai você vai me perguntar: temos escravos – sexuais – e um mundo homossexual, então este é um livro erótico? NÃO. Em toda a trilogia temos bem poucas cenas com apelo sexual, e elas cabem contadas em uma mão. O que temos aqui é uma construção de mundo baseada em pilares diferentes, que apresenta essa “inversão” das relações como algo natural e intrínseco nesse mundo. Não há debate sobre o assunto, porque não há estranheza.

Em contra partida, a escravidão não é algo que passa despercebido ou sem reflexão. Ela, assim como algumas cenas que envolvem abuso sexual e violência – e que podem gerar o gatilho que mencionei – estão inseridas na primeira metade desse livro pra que o leitor compreenda a essência dessa sociedade e como as pessoas lidam com as coisas em cada um dos locais. Tendo feito isso, a autora mantém a temática viva na mente do leitor sem precisar ficar chocando a cada conjunto de páginas. Logo, o incomodo que essas cenas podem causar está ali significando algo e deve ficar marcada no leitor assim como fica marcada nos personagens que as presenciam ou participam delas, durante toda a trilogia.

“Você fala como um mestre. Mas é um escravo, como eu.”

Tendo trazido esses três aspectos que não constam num primeiro olhar ao livro, e que eu acho serem extremamente relevantes, é hora de debater sobre o que realmente temos enquanto história. A trama desenvolvida nesse primeiro livro envolvendo Damen e Laurent é bem básica. Damen é o típico personagem herói que foi injustiçado e que precisa lutar pelo seu trono de volta. Ele tem princípios, acredita no certo e no errado e foi criado para ver Vere como bárbaro e horrível. Enquanto Laurent é escorregadio, metódico, gelado e com um toque malévolo que a princípio o posiciona como vilão. Ele vai aprontar suas atrocidades e o leitor vai odiá-lo.

Porém, esse é um personagem que tem muito a nos ensinar, assim como Damen. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento dele, afinal agora que pode ver as coisas com seus próprios olhos, nem tudo vai soar tão ruim como era antes se referindo a Vere, e Akielos pode não parecer mais tão intocável como era quando vista de dentro. Há um amadurecimento de ambos os personagens ao longo do livro, mas Damen é aquele que nos conduz pela história, logo é nele que temos os olhos e nele também que acompanhamos melhor a evolução. Laurent será um personagem cinzento por um longo tempo, o que não tira dele o brilho próprio.

Príncipe Cativo é um livro de apresentação de universo e dos personagens. Ele é o mais curto entre os três e acho que a autora o usou realmente pra tentar inserir o leitor da melhor forma possível nesse contexto diferente. Esse também é o mais fraco dos volumes e eu espero que a editora não demore a lançar os outros, porque certamente ficará um gostinho de quero mais e o segundo levanta muito o nível da história.

Como já mencionei, a capa passou longe de me agradar e também não apoio o uso do subtítulo, pois novamente direciona a história pra algo que não realmente é o real. Minhas capas preferidas são as australianas, mais minimalistas. As orientais também são boas porque trazem ilustrações únicas que se encaixam melhor na proposta do livro. Não é necessário estar gritante na capa sobre o que é o livro, o que não pode acontecer é apresentar algo que não é o verdadeiro. Quando essa capa saiu eu parei por um tempo para pensar se havia algum conflito armado que envolvesse pessoas de armadura, e não. Logo, essa escolha faz ainda menos sentido.

Desde que eu li o livro em inglês e advoguei pela publicação no Brasil, duas coisas me deixavam temerosa. A primeira era que o livro não fosse vendido da forma correta, induzindo um leitor desinformado a consumir um livro que ele não se sentiria confortável. Não é mistério pra ninguém, acredito, que o público mais tradicional do gênero de fantasia medieval é masculino e heterossexual. Assim, essas pessoas se forem munidas de preconceito – o que é algo muito comum, infelizmente -, tem a faca e o queijo na mão para adquirir esse livro sem saber o que realmente vai encontrar e esquincalhar a história por não ser a tradicional jornada do herói machão que derrota mortais e dragões. A segunda coisa diz respeito a tradução. Essa é uma história que possui termos que funcionam muito bem no inglês, mas que podem soar vulgares no português se tratados de forma incorreta. Dessa forma, espero que Príncipe Cativo tenha realmente ganhado atenção em sua terminologia e revisão, pois o limite entre uma coisa soando como outra é bem complicado em casos assim.

Enquanto eu escrevo essa resenha eu ainda não tive contato físico com a edição nacional e portanto não posso afirmar como ela está, apesar do livro já estar disponível. Agora, estou ansiosa para começar a receber os feedbacks e ver o que os leitores de interesse estão achando dessa história que em sua totalidade virou uma das minhas queridinhas. Eu já li a trilogia completa, então em breve sairá a resenha do segundo, Prince’s Gambit.

Príncipe Cativo se destaca por seu diferencial ao construir uma sociedade baseada em outros princípios e não tratar o tema com estranheza, afinal é ai que reside a magia da fantasia. Se há algo que me deixa irritada é ver autores justificando certos comportamentos “porque naquela época…”. Se o livro é uma fantasia, o mundo desenvolvido pode brincar com qualquer realidade e a escassez de novas propostas visando manter antigos preceitos e preconceitos é assustadora se olharmos por esse lado. Por causa disso, saldo Pacat pela “ousadia” de ousar e apresentar algo único e que certamente vai dar representatividade a leitores que não se encaixam no “padrão” do gênero.

Se você se sente confortável com os aspectos ressaltados, dê uma chance a essa história e tenha a minha palavra – se ela lhe valer – de que a trama melhora a cada livro, proporcionando uma boa experiência do início ao fim. Preconceitos deixados de lado, de coração aberto, Captive Prince é um ponto fora da curva.

site: http://resenhandosonhos.com/principe-cativo-captive-prince-c-s-pacat/
Renata.Laurentino 22/08/2020minha estante
Essa sem dúvida alguma foi a melhor resenha que li.

Fernanda.Gabrielle 29/12/2020minha estante
Tami sempre entregando né?! ???
Resenha maravilhosa, como sempre

charlie54 03/04/2021minha estante
tamirez vc é sensacional

rana.castillo 09/11/2021minha estante
q resenha!!

Arthurlivrinhos 14/07/2021

O que dizer sobre esse livro
Comecei esse livro um pouco perdido com a história fui lendo e n tava entendendo nada, e por sinal aquele glossario mais me confundiu do que me ajudou a entender o começo da história, mas ao passar das páginas eu consegui entender e descobrir os personagens, foi uma leitura muito leve, a autora tem uma escrita super fluida que até me chocou um pouco pq as páginas pareciam voar da tela, também o q me fez ler 300 pags tão rapidamente, eu imersei completamente no universo, e foi uma leitura mt divertida, espero q alguns temas sejam retratados nos proximos livros. Esse livro me fez me apegar mt forte ao damen, por sinal um amorzinho de pessoa, e sentir bastante odio do laurent, eu gostei de como a trama política é desenvolvida, por sinal consegui me localizar mt bem nesse universo e entender as diferenças culturais de Vere e Akielos, ela n é algo complicado de se entender e tem motivos mt realisticos para acontecer, (cobiça e poder), os plots são bem aproveitados e estou muito animado para ler o próximo. Acho que este livro também nos leva a refletir como a escravidão é algo nojento(e desumano) e como coisas absurdas podem ser normalizadas como ja foram no passado.
Beca 14/07/2021minha estante
Nossa, eu li todos os três livros, terminei o terceiro agora. Os três livros são maravilhosos!!

Eu amei todos eles

Beca 14/07/2021minha estante
Juro,continua lendo os outros, vale muito a pena!!

Beca 14/07/2021minha estante
Eu também amei o final do terceiro livro:)

regs5lut 19/10/2023

Eu tenho medo de falar que eu adorei esse livro. Não consegui parar de ler e li em menos de um dia. Estava na minha tbr por séculos, e que bom que eu resolvi ler!

Agora, eu nem sei se eu POSSO gostar desse livro, porque ele trás temas como estupro e escravidão quase como um aspecto cultural de certo país, e também normaliza ? novamente, com base na cultura de tal país ? a escravidão sexual de crianças. Mas eu não tenho um olho crítico; não consigo perceber se o(a) autor(a) deu uma romantizada ou se foi apenas para brutalizar certos comportamentos e costumes de nações. Afinal, na ficção vale tudo, se tratado de modo correto.

Não interpretem errado! Esses tópicos sensíveis foram obviamente trazidos no livro como crítica, e mesmo que seja um livro com bastante teor sexual, porque o país é objetivamente lascivo e desavergonhado, eu não achei que foi de forma alguma fetichizado ou escrito na intenção satisfazer sexualmente.

Enfim, eu amei tudo sobre o livro. Recomendaria horrores, mas, novamente, tem muito gatilho. Deem uma olhadinha primeiro.
AnaGabriela.Vilhena 19/10/2023minha estante
Não é romantizado, não. Pra mim, pelo menos, ficou bem claro que a autora tava condenando a escravidão sexual de menores.
Dito isso, apesar de gostar muito dessa trilogia, não é uma história que eu recomendaria pra qualquer um. E mesmo quando eu recomendo, é sempre avisando dos temas.

regs5lut 19/10/2023minha estante
sim, sim, eu que não tenho um olho crítico quando se trata de problematizar livros, então eu provavelmente não perceberia se foi romantizado ou tratato com sensibilidade indevida. pra mim, essa história é como all for the game, muito bom, mas não sairia panfletando, por ser mto pesado

Giubis0 20/10/2023minha estante
Lendo a triologia inteira fica bem claro que o autor nao quis romantizar em momento algum msm

Goulart 26/01/2022

vamos lá...
se eu disser que a história não me prendeu vou estar mentindo. Isso aqui não é uma fantasia infantil e muito menos uma fantasia hétero, existem gatilhos a rodo (estupro, pedófila, assassinato...), mas com todo estardalhaço que estavam fazendo sobre isso eu achei que seria muito mais pesado. Eu gostei muito da história, gostei dos personagens, principalmente do Laurent e do damen, o negócio de panfletar o livro como enemies to lovers é real, porém o romance não é o foco, na realidade tu lê sem nem saber se realmente vai ter romance já que toda hora os dois estão tentando literalmente acabar um com o outro. Fiquei viciada no livro e não larguei, gostei MUITO mesmo.
nix 26/01/2022minha estante
esse livro é simplesmente demais, o primeiro tem a intenção de ser mais impactante, mas o resto... mds que perfeição viu

Goulart 26/01/2022minha estante
pois eu tô apaixonada na história miga

nix 26/01/2022minha estante
sim eu também sou, acho que ja reli umas 3 vezes, damen e laurent são perfeitos, morro de saudades deles

Karen.Fujihara 01/07/2021

Príncipe Cativo é uma estória que precisa ser lida cuidadosamente, pois é tão completa que cada detalhe importa. O primeiro livro da trilogia aborda temas mais pesados, então é recomendável que esteja preparado para ler. Mas nunca é romantizado, apenas abordado como acontecimentos que eram inevitáveis no universo de Príncipe Cativo.

Digo sem rodeios que é a melhor trilogia que já li, fico até triste em pensar que dificilmente lerei algo tão complexo e bom no futuro igual a esta saga. Não há furos no enredo: tudo é explicado. Tudo que ocorre é importante e vai ser lembrado em algum momento. Os personagens são tão bem desenvolvidos que eles te cativam sem nem perceber. Você acompanha a história de Damianos e Laurent do começo ao fim, e não consegue desviar seus olhos do papel. Tenho orgulho em dizer que esta trilogia me conquistou tanto que li os três livros em menos de dois dias, de tanto que estava imersa no romance dramático e perigoso de dois príncipes de reinos inimigos.

Senti um mundo de emoções lendo as obras e recomendo a todos que queiram rir, chorar e admirar. Príncipe Cativo ganhou um lugar no meu coração que nem sabia que existia.
Vitor 04/07/2021minha estante
Amg esse livro aborda algo lgbt? Quero muito ler kkkk mas me bateu essa curiosidade

Karen.Fujihara 09/07/2021minha estante
simm!! na verdade aborda muito sobre homossexualidade porque eh algo totalmente comum e aceito no universo do livro :))

Marcela 25/06/2020

Livro engana hetero
Não entre nesse livro achando que vai ser mais uma fantasia medieval comum. Vai ser, num futuro, um romance gay. Aliás o que mais tem é relações entre pessoas do mesmo sexo. Já deixando um aviso, porque sinto que a nota é baixa por esse motivo. A capa e a sinopse enganam totalmente o leitor inocente.

Adiante. É um livro bom, dinâmico, os personagens bem construídos, ainda não desenvolvidos, tem muita coisa que é deixada pra gente descobrir, algumas artimanhas. Eu nomeei o Damen de Thor, porque sinceramente é isso que ele é pra mim kkkk.

Teve algumas partes beem problemáticas, also as costas do pobre Damen. Nesse momento eu não sinto romantização, é visto como algo brutal as coisas acontecidas aqui no livro, porém, três palavras: síndrome de estocolmo (latente).

Eu fiquei presa ao livro, passei uma madrugada, chegando aos 70% às quatro e meia da manhã.

Meu conselho é, vai sabendo que tem escravos, açoites, coleiras, uns bdsm, assuntos bem fortes como estupro e pedofilia, que não são romantizados.

Mas bora, porque é raro de encontrar e eu acho que vale a pena.
DominicSReynaldo 25/06/2020minha estante
Thor! Achei que havia sido delírio meu hahaha
Juro que quando li achei que era uma Fanfic de Thor e Loki. Um bárbaro de bom coração e um manipulador maquiavélico.
O livro realmente prende a gente, mas a trama é genérica.

Marcela 28/06/2020minha estante
KKKKKKKKKKK
Ele apareceu e eu já tinha nomeado disso, pq coitado, meio burro como uma portinha
Eu confesso que to só esperando numa cadeirinha os romance gay
Apesar da síndrome de estocolmo que vai ser precisa pra isso kkkk

Sah 10/04/2020

Não sei bem o que sentir
De um modo geral o livro é bom, o universo é rico e eu gostei de como tudo é retratado na história, há sim estupro, escravidão e nada é relativizado, a autora deixa bem claro o quão errado isso é. Quanto aos personagens principais, eu gosto de ambos, embora Laurent seja na grande maioria das vezes um pé no saco, tenho esperanças de melhora e o Damen é complicado, confesso que demorei a engatar na leitura embora seja um livro pequeno.
De um modo geral vale a pena ler, por ser o primeiro livro não há muita ação e sim uma apresentação do universo e dos personagens. Acredito que os próximos serão bem melhores.
Lele 10/04/2020minha estante
Recomendo a continuedade, estou no último e até agora não tive decepção com nada

Sah 11/04/2020minha estante
amg eu estou na metade do segundo e pretendo terminar a trilogia sim, certamente é bem melhor que o primeiro livro kk, mas ainda não me sinto presa a história, espero que consiga me conquistar mais no desenrolar.

Beto 21/11/2018

No ma'am!
Iniciei a leitura de "O Príncipe Cativo" motivado pela sinopse e pelas instigantes resenhas do Skoob. Infelizmente, após inúmeras tentativas de terminá-lo resolvi por abandonar, algo que raramente faço. A narrativa, a escrita, a história, a fantasia, as personagens: NADA nesse livro funciona. É tudo demasiadamente fraco; principalmente se você vem ou está acostumado a leituras robustas, mais profundas e bem escritas.
Nanda 06/01/2019minha estante
Eu pensei a mesma coisa, mas decidi ler o segundo volume, aí vc vê como a autora melhora na escrita e tudo na história, o crescimento dos personagens é incrível, principalmente do Laurent . Tô viciada na série, esperando ansiosa pelo terceiro volume ?

claeizs 03/02/2019minha estante
Concordo totalmente. Peguei esse livro com pequenas doses de expectativa, por ter sido indicado, e também pelas resenhas aqui do Skoob, mas nada nele funciona. É uma daquelas histórias que quando você lê a sinopse, pensa na puta série que deve ser, mas, ao ler, tem todas as suas expectativas pisoteadas.

Guilherme 02/05/2023minha estante
Se vc gostou tanto assim do primeiro se prepara, pq os outros dois são bem melhores

legolas_ 02/05/2023minha estante
que bom saber!!!

Denise 09/03/2020

O Escravo
Sabe aquele livro que tu tem a tempos acha que vai gostar, mas fica protelando a leitura? Depois de ver uma resenha ótima de uma amiga passei ele na frente da minha meta, bagunçada, de leitura.
E que leitura ótima!!! Comi os livros com farofa (risos) o livro 1 é um pouco mais lento, o que é normal em séries e trilogias, mas depois o negócio fica frenético. Amei tudo, e uma coisa que me conquistou foi que nada é o que parece, principalmente os personagens. Damianos é meio burrinho, mas é gente boa.
Celina 10/03/2020minha estante
Ai que bom que amou! ?

Denise 10/03/2020minha estante
Amei muito
Obrigada pelo Feedback

bandeirinha 24/04/2022

você tem uma cicatriz
okay, que livro estranho de explicar. Eu gostei, gostei muito, a escrita é boa, o enrendo é mto bom e os plots tb, mas sla não foi tipo perfeito mas encheu minhas expectativas. É cheio de gatilhos muito bem desenvolvidos e sem romantização, a escrita é leve e bem desenvolvida o que me fez gostar muito dessa autora, os personagens cativantes que te fazem odia-los e do nada ama-los e vice versa. O enredo de um golpe de estado onde é divulgada a morte do principe e na verdade ele foi mandado como escravo sexual pro país inimigo é GENIAL, e o jeito que eu odeio e ao mesmo tempo simpatizo e acho genial o Laurent é surreal. Enfim eu gostei muito e recomendo pra quem aguenta gatilhos.
Arthur.Maciel 25/04/2022minha estante
Leia o próximo da sequência o guerreiro

Arthur.Maciel 25/04/2022minha estante
É muito melhor que esse