A Literatura Como Remédio

Dante Gallian

Resenhas - A Literatura Como Remédio

Litchas 09/03/2020

Otimo
Gostei muito do livro!! Traz de forma didatica e fluida como um grupo de leityra pode mudar a vida das pessoas!

Mariana 28/07/2021

Um livro instigante! Como foi bom encontrar uma "alma" que sente as mesmas dores e o mesmo amor pela leitura literária que eu. A leitura é fluída e nos motiva a não desistir do nosso trabalho. Esperava ter uma apresentação mais ampla sobre o projeto de leitura.

Mari 29/07/2020

O coração fica quentinho.
Uma leitura para leitores, professores e pessoas que fazem parte de um clube do livro. Uma leitura pra quem gostaria de começar a ler mais e quem sabe montar seu próprio grupo. Uma leitura técnica mais com passagens tão profundas e fáceis que me deixou sem encontrar palavras te convencer a ler também.

Eliza.Rezende 25/05/2022

Excelente! Fala sobre a criação do Laboratório de Leitura realizado pelo autor na UNIFESP, a partir desse primeiro experimento o LabLei foi crescendo e se expandindo para outros contextos. É uma ótima leitura, fluída, direta e objetiva. Vale a pena para quem se interessa pelo tema ou, que como eu, quer estudar o assunto.

Júlia 28/08/2020

Interessante! Descreve o processo de construção desse projeto tão inovador e enriquecedor. A vontade que dá é de montar um também, só pra poder participar.

Mary 08/08/2020

Lablei
Apesar de quase todo o livro ser uma explanação sobre o projeto Laboratório de Leitura do autor, eu gostei, vale pelas obras citadas, embora poucas, eu esperava mais... E também pelos depoimentos dos participantes do laboratório sobre como a leitura de clássicos pode transformar, humanizar trazer crescimento pessoal e profissional para quem os lê, salientando que a leitura comentada e grupal é mais enriquecedora do que a leitura solitária.

Aline 21/03/2020

Recomendo
Um livro muito reflexivo, amei a leitura

Luana.Resende 23/02/2023

O livro fala como a leitura coletiva pode nos trazer benefícios, como ser um lazer, uma forma de se divertir lendo e descobrindo novos gostos pela leitura. Esses grupos de leitura traz a leitura de vários clássicos da literatura que as vezes sozinhos não teríamos o interesse de iniciar a leitura e a leitura em grupo traz um maior interesse a partir das discussões que geram após a leitura.

Analu 13/05/2022

Uma leitura muito boa, bastante técnica, mas que nos apresenta como um projeto de leitura criado em uma universidade foi inovador e conseguiu transformar a vida das pessoas.

Letícia 04/09/2021

Um laboratório de criar humanos
Nunca poderia imaginar que um ebook que estava grátis na Amazon seria o livro que se tornaria uma de meus favoritos. Um livro que acabo de terminar e ja estou pensando em quanto irei reler para absorver ainda mais o que me impressionou.
O laboratório de leitura que este livro descreve é uma reunião de pessoas guiadas por um coordenador que leem um livro clássico durante um ciclo que dura um determinado tempo. Todas as semanas há um determinado número de páginas a serem lidas e então discutidas no laboratório de leitura. Mas a discussão está longe de ser técnica: é humana. E objetivo do processo é promover a humanização dos participantes.
Os relatos de participantes contidos no livro só me fizeram querer encontrar um lugar desses para participar desta reunião.
Basicamente a leitura em conjunto é de um nível que vai muito alem do que um pobre leitor solitário poderia imaginar.
Os que participam dizem que essa experiência começa a fazer parte da vida deles de tal forma que não podem mais viver sem.
Enfim, parece que agora vou precisar encontrar um grupo de leitura desses ou morrer tentando.
Victor.Oliveira 27/01/2022minha estante
Oi, Letícia. Por acaso você encontrou algum grupo de leitura de livros clássicos assim? Eu estou procurando também

Letícia 27/01/2022minha estante
Olá Victor
O grupo de leitura mencionado neste livro se chama Laboratório de leitura Casa Arca, eu vi que eles têm grupos online, mas achei caro para participar...

Cristiano Mützenberg 24/01/2019

Uma experiência que deu certo
Diante de um panorama em que a leitura dos clássicos foi “sequestrada” do leitor comum, Dante Gallian se dirige, em breves linhas, ao “extremamente ocupado leitor” para contar a história do surgimento de um método de leitura e discussão compartilhada dos livros clássicos. Tudo começou com a criação de um “Laboratório de Humanidades” na Escola Paulista de Medicina. A ideia: fomentar discussões e reflexões existenciais profundas a partir da literatura. Desde então, a atividade, que se transformou no “Laboratório de Leitura”, conquistou os alunos e transcendeu as paredes da faculdade, chegando até grandes empresas e ao âmbito residencial. Finalmente, fez com que muitas pessoas se (re)aproximassem da literatura dos clássicos - que, não à toa, atravessaram gerações -, vendo neles uma verdadeira terapia, um verdadeiro remédio para a alma.

Denize.Dias 21/05/2018

REMÉDIO X MEDICAMENTO
Comecei a ler "A literatura com remédio" no dia 29 março de 2018, mesmo dia em que meu Messenger/Facebook foi invadido por quatro perfis falsos e acabei me apaixonando por um deles. Foram momentos intensos, felizes e prazerosos, principalmente com a leitura desse livro, tão verdadeiro e que aguardou quietinho por nove meses, até que eu começasse a desfrutar de suas palavras. O falso romance durou umas três semanas mas a leitura deste santo remédio se estendeu por mais de dois meses e em cada trecho eu pensava: será que temos algum grupo de leitura aqui em Uberlândia como o LabLei? Ou eu vou para São Paulo viver a prescrição do Dr. Dante in loco: "desocupa-te, despreocupa-te e, sem pressa, desfruta do substancioso remédio da literatura. E, de preferência, tomando-o segundo a posologia do Laboratório de Leitura".
Em tempo: medicamentos são os produtos, como clonazepam, fluoxetina, AS, Natelle, comprimidos ou gotas ou spray, que são prescritos pelos médicos. Remédios: pode ser um chá, uma caminhada, uma boa noite de sono, um livro...

lolorenamaria 05/01/2022

Receita do "remédio"
"DESOCUPA-TE, DESPREOCUPA-TE E, SEM PRESSA, DESFRUTA DO SUBSTANCIOSO REMÉDIO DA LITERATURA. [...] NÃO TE PROMETO A CURA MAS GARANTO QUE, PELO MENOS, SENTIRÁS CUIDADO E ALIVIADO DA TUA PRESSÃO, PREOCUPAÇÃO E, TALVEZ, DA TUA SOLIDÃO."