É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

Matheus Moreno 07/09/2023

Marcante
O livro retrata em detalhes os horrores do holocausto. Para quem quer saber mais como era a vida dos prisioneiros, essa é uma leitura obrigatória.

Lorenzo 05/09/2023

Leitura obrigatória pra todo estudante
Esse livro me ajudou a compreender melhor o que foi a 'Shoá' (Holocausto) e me fez refletir bastante sobre a questão principal do livro, na qual o autor se pergunta se ainda lhe resta a sua humanidade, mesmo após ter perdido tudo, inclusive sua identidade.

Thi 03/09/2023

Humanidade?
Quando a indiferença toma conta do indivíduo, ele já não teme a morte, já não sonha, não espera, só sobrevive. Esse relato de Primo Levi é estarrecedor, você sente a coisificação germinando em cada sujeito que aparece, de modo que a morte não é nem de longe tão cruel em comparação.
Livro excelente, leitura fluída e pesadíssima. Daqueles para reler.
Agradeço a meu professor Henry Burnett pela indicação.

Peter.Molina 24/08/2023

O trabalho liberta
A frase acima está ironicamente na entrada do campo de concentração nazista de Auschwitz onde lemos o relato do autor neste livro. Uma história real, dolorosa,cruel e por vezes absurda, como a questão da banda de música e a conferência dos disentericos. O livro tem várias cenas chocantes e foi difícil continuar a leitura em várias passagens. Um livro seco mas necessário, lembrando um acontecimento que jamais pode ser esquecido e do quanto a maldade humana pode ser capaz.

Fabio.Nunes 23/08/2023

Necessário
É isto um homem? - Primo Levi
Editora: Rocco, 1988.

"Uma vez dentro do Campo, ou por causa de sua intrínseca incapacidade, ou por azar, ou por um banal acidente qualquer, eles foram esmagados antes de conseguir adaptar-se; (...) A sua vida é curta, mas seu número é imenso, (...), são eles a força do Campo: a multidão anônima, continuamente renovada e sempre igual, dos não homens que marcham e se esforçam em silêncio; já se apagou neles a centelha divina, já estão tão vazios, que nem podem realmente sofrer. Hesita-se em chamá-los vivos; hesita-se em chamar "morte" à sua morte, que eles já nem temem, porque estão esgotados demais para poder compreendê-la."

Depois da biografia de Hannah Arendt e do relato de Ellie Wiesel, era chegada a hora de Primo Levi e suas "experiências" em Auschwitz como prisioneiro.
Italiano, judeu e fugitivo do regime fascista, foi capturado e enviado a Auschwitz em 1944.
Uma história muito parecida com a de Ellie Wiesel em "A noite". Nessa obra o autor nos conta de forma mais detalhada a vida cotidiana nesse campo de concentração, numa narrativa que inclui suas próprias reflexões sobre o mundo e o ser humano.
Um livro, portanto, um pouco mais extenso, mas não por isso menos aterrorizante.
Leitura necessária.
Max 23/08/2023minha estante
Preciso tomar coragem, Fábio, pra ler!

Fabio.Nunes 23/08/2023minha estante
Precisa nada cara! Vc tem trajetória literária. Aguenta o tranco.

Max 23/08/2023minha estante
Putz! Depois de incentivo desses...?

Simone.Ferreira 22/08/2023

É isto um homem?
Doloroso, inquietante, angustiante são apenas alguns adjetivos para descrever esse livro. Ele te faz pensar sobre as atrocidades as quais os homens podem cometer e o que podemos fazer para sobreviver em um ambiente inóspito. Dor, sofrimento, a perda do sentido da vida são partes de um todo. O medo está sempre presente. Vemos raros, foco no raros, talvez no singular, momentos de humanidade. É uma leitura difícil, mas, como diz o clichê: necessária. Apenas leia e veja as atrocidades que o ser humano pode cometer por causa do racismo, desrespeito, antissemitismo, intolerância.

Karine 22/08/2023

Livraço!!
Super recomendo para quem tem interesse no tema holocausto. O autor detalha o que passou de um jeito que você se sente como se estivesse caminhando ao lado dele no campo de concentração. Um livro muito triste, mas riquíssimo em detalhes, análises, pensamentos, sentimentos ? Vale muito a leitura.

Vivi_0027 22/08/2023

O livro é mto bom, sua escrita é de fácil compreensão, algumas partes estão em outro idioma mas logo tem escrito a tradução.
Me emocionei lendo e descobrindo os horrores dentro do campo de concentração, é algo bem triste e tocante.
Super recomendo o livro

Zé Vinicius 08/08/2023

Obra prima
Um dos livros mais tristes, sensíveis e solitários que eu já li. O livro contém tantos momentos tristes que é de se espantar com a maldade do ser humano. Boa parte das citações na obra fazem a gente refletir sobre o porquê de muitas de nossas atitudes. Vale muito a pena ler essa obra, pelo simples fato de ser um livro que humaniza a gente

Elizabeth210 28/07/2023

O homem privado de humanidade
Que leitura. Que livro. Que escrita.
Diferente de todos os livros sobre o holocausto que já li.
Primo Levi vai até o íntimo da condição humana, do que foi ser um ser humano de etnia judaica na época da segunda guerra mundial.
Recomendo para quem busca uma abordagem mais psicológica do tema, e não uma biografia ou algo do gênero.
Pesado, triste e assustadoramente necessário.

Wesley 26/07/2023

Leitura indispensável.
Livro de fácil leitura e compreensão. É até difícil descrever o peso dessa leitura, pois os fatos ali trazidos são, não raras vezes, difíceis de acreditar que, um dia, aconteceram e que foram cometidos por seres humanos. O livro é um relato fiel de como foi o período em que Primo Levi esteve no campo de concentração em Auschwitz. É um relato histórico, porém triste e dolorido, mas que deveria ser lido por todos, pois, incrivelmente, por esse mundão afora, há pessoas que simpatizam com os fatos ocorridos na Alemanha Nazista (1933-1945). Enfim, recomendo fortemente a leitura.

Adamastor Portucaldo 26/07/2023

O que é o Homem?
No que pode se transformar um homem? Esse italiano sortudo conseguiu sobreviver a Auschwitz. Os alemães terceirizaram boa parte da maldade, encontrando milhares que se venderam por uma nódea de pão. A que condições podemos chegar se a coisa ficar ruça, russa, prêta ou (...) mesmo. Dôr profunda. Como eles conseguiram que toda uma nação compactuasse com tal genocídio!! Imagino agora, que o marketing e os meios de comunicação evoluíram tanto... o que se faz, se tem feito e o que farão!

Diogo Crema 24/07/2023

O que sobra de um homem
É Isto é um Homem? - 1947 - Primo Levi / Itália

"Cedo ou tarde, na vida, cada um de nós se dá conta de que a felicidade completa é irrealizavel; poucos, porém, atentam para a reflexão oposta: que é irrealizável a infelicidade completa "

Quando lhe tiram seus familiares, amigos, sua casa, seus sapatos, suas roupas, seu cabelo, seu nome, seu alimento, sua liberdade, lhe tiram seu discernimento sobre moral, seu convívio em sociedade.. O que resta de um homem?

Devemos estar sempre atentos ao passado, para que o futuro não seja uma reprise dos piores momentos de espetáculo Dantesco.

NOTA 9,0/10

Paula 17/07/2023

Triste e necessário
O livro relata o dia a dia de um campo de concentração. A narrativa é bem acida, mas com espaço para reflexões duras sobre a realidade enfrentada pelos prisioneiros. Recomendo.

Marcella.Pimenta 06/07/2023

Quando parece não haver nada, eis que o homem se revela
A gente costuma conhecer e se lembrar dos grandes acontecimentos como uma experiência coletiva, um fato que repercutiu na vida de várias pessoas.

Aqui, Primo Levi, um judeu italiano formado em Química, nos convida a ver o que ele viu, a olhar a situação dos prisioneiros em Auschwitz como uma experiência individual, pessoal.

"Entre os homens existem categorias, particularmente bem definidas: a dos que se salvam e a dos que se afundam". Cada um sabe como se comportou diante daquela situação extrema. Se virou um kapo (prisioneiro que virava "chefe" por sua crueldade com os demais) ou se resistiu sem perder a humanidade.

Afinal, quando o regime tira tudo (materialmente falando) de um homem, o que sobra?