Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Mauricio - A História Que Não Está No Gibi Mauricio de Sousa

Resenhas - Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 21/03/2022

Maurício de Sousa tinha um sonho desde criança e não deixou de acreditar q seria possível.
Aos 80 anos e 60 anos de carreira, nessa biografia vamos conhecer seu trajeto e inspirações do criador da turminha mais amada e lida do Brasil, a Turma da Mônica.

Como não admirar o criador de um mundo q fez e faz parte da vida de tantos gente, desde os pequenininhos, como os grandinhos já, rsrs, principalmente quando vemos q o Maurício começou tudo do zero, sem ajuda, batendo de porta em porta e ouvindo tantos não e tantas pessoas q tentaram fazê-lo desistir.
Eu q sou fã assumida, amei conhecer a história da pessoa q foi responsável pela minha iniciação na leitura e ver como ele sempre soube se inovar e evoluir conforme via as oportunidades de novas tendências e tecnologias p/ aumentar cada vez mais o seu público e assim continuar até hoje encantando o nosso coração.

@lendocomjulian 27/02/2022

Me surpreendeu
Eu não curto muito biografias em geral, e nunca tive tanto amor pela Turma da Mônica, mas esse livro me surpreendeu demais!

A história do Mauricio é muito boa, fácil leitura (capítulos curtos, que eu gosto).

Gostei bastante de toda trajetória dele até ser esse mestre desenhista que conhecemos hoje.

Agradecimento especial ao Livrassos, o grupo de leitura do blog dos Crentassos por me mostrar essa obra!

Extra: vi ele pessoalmente na CCXP de 2016

Julian 29/01/2022

Uma revisitação da História: a do Maurício e a do Brasil
Foi com essa que tomei gosto por ler biografias. Definitivamente. Acontece que quando a vi na prateleira da loja (fica no ar qual) por miseráveis R$ 9,99, pensei que deveria tentar. Por que não, né? Trouxe comigo e comecei a leitura dias depois. É revelador. O Maurício toma a vereda da revisitação da infância, passando pelos bastidores dos grandes jornais nacionais (fato que me interessa em particular, visto que sou acadêmico de jornalismo e um apaixonado por História), da entrada à saída, os perrengues, as editoras, as TVs. Os nãos e os sims de tudo. Foi uma jornada difícil, pessoal e profissionalmente. Arrebatadora pelo mesmo motivo. Recomendaria com toda certeza. A História do gibi nacional da forma como o conhecemos hoje está toda aqui. A História da animação no Brasil. Maurício não só fez parte dela, mas muita vez a escreveu de próprio punho quase sozinho. 5/5

Isabela 26/01/2022

Que biografia gostosa de ler!
Uma leitura fácil, envolvente e inspiradora, pra quem ama os gibis e quer saber um pouco mais da história do criador, esse é o livro perfeito, com imagens e fotos dos grandes feitos de Maurício, é simplesmente incrível

Evva_sec 16/01/2022

Muito mais fã ?
A história do Maurício de Souza é inspiradora em vários aspectos. Seja pela insistência em buscar a realização de sonhos ou pela capacidade de não deixar que o novo o intimidade, apostando e buscando incorporar as novidades ao universo do seu trabalho. Fiquei muito mais fã e emocionada ao terminar essa leitura ?

Bondgirl 007 25/10/2021

Não há como definir Maurício de Sousa em palavras
Eu sou leitora dos gibis da Mônica desde muito cedo. Sempre ia na banca do Seu Antônio com meu saudoso avô aos domingos e de vez em quando ele mandava que eu escolhesse gibis para ele comprar (não importava o preço). Por vezes escolhia o Mickey mas na maioria das vezes era a Mônica, sei lá porque, talvez por ser menina como eu. E em casa, minha saudosa mãe lia os gibis para mim quando eu ainda não sabia ler e ia me ensinando a juntar as letras com os gibis. E também comprava todo tipo de produto da Mônica q era possível: roupas, lancheira, creme dental, talco e até uma gargantilha que tenho até hoje.
Passaram - se os anos e eu ia acompanhando a Mônica mais por desenho de TV do que por gibi. Em 2016 na Bienal do Livro conheci Mauricio de Sousa que autografou um gibi que era do meu avô que era barbeiro e comprou para distrair seus pequenos clientes. Maurício ficou comovido quando viu o gibi e minha gargantilha da Mônica ainda mais depois que contei minha história para ele.
Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Parecia que eu tinha sonhado porque antes de dormir olhei sei lá quantas vezes a foto que tiramos. Em 2018 visitei a Mauricio de Sousa Produções e vê - lo novamente de perto foi mágico.
Ao ler essa biografia eu vi que antes do homem de negócios, havia um persistente, um otimista, cheio de criatividade , um cara simples, gente como a gente que ousou querer o topo do mundo, que lutou e conseguiu sem prejudicar ou pisar em ninguém. Trabalhou muito e acreditou que sonhar e realizar não é impossível.
Tudo foi só flores? Não. Mas a cada revés ele se reinventava, se reerguia. E ainda teve tempo de constituir uma família de carne e osso que inspirou e ajudou a formar uma família de desenhos, balões com falas e onomatopeias que conquista milhões de fãs que se alfabetizam brincando com eles. Impossível encontrar palavras que definam Mauricio de Sousa por mais que eu tente

site: www.bondgirlpatthy007.blogspot.com

Mari 21/09/2021

Uma delícia de biografia!
Numa escrita fácil e gostosa, Mauricio nos leva a conhecer mais de si mesmo. Várias curiosidades são expostas e deliciam a nós, gerações que cresceram lendo e aprendendo com a turminha mais amada do Brasil. Me apaixonei ainda mais pelo seu trabalho, caráter profissional e criatividade. Recomendo não só pra quem é fã da Turma da Mônica, mas pra todos que são criativos, inventivos, e inspirados por histórias incríveis de crescimento e persistência.

Léia Viana 01/09/2021

Muito mais que um gibi!
Não é apenas uma leitura de entretenimento;
Não é somente a respeito da vida privada de Maurício de Sousa;
Não é só uma leitura que conta a história dos quadrinhos no Brasil;
Não é só sobre a Turma da Mônica;
E sim, negócios, oportunidades, persistência, criatividade, negociação e muito, muito trabalho!

A Turma da Mônica fez parte da infância e adolescência de muita gente. Ler essa autobiografia foi, em partes, uma boa volta ao passado mas também muito aprendizado.

Está certo que o próprio Maurício avisou na abertura do livro: "Tudo que está na minha biografia é verdade, aconteceu mesmo, ou eu acho que aconteceu.", que uma autobiografia devemos colocar uma certa dúvida porque a pessoa conta o que ela quiser, mas ao ler essa obra "está teoria" dissipou-se completamente de minha mente.

Mauricio volta no tempo e começa a relembrar sua infância, como chegou aos jornais, o início de tudo em sua vida como desenhista, mas, esse livro tem muito mais do que uma pessoa narrando sua vida e carreira, tem uma verdadeira aula de negócios!

A persistência, além de saber perder, são uns dos pontos altos da narrativa. Para quem cursou administração, ou fez algum curso voltado para ADM/negócios lembrará do conceito: ganha-ganha, ganha-perde, perde-ganha, e terá diversos exemplos aqui dessa teoria na prática.

As negociações, assim como a ética (e a falta de ética, também), como visualizar as oportunidades, buscá-las, como o fator "sorte" é mais fruto da imaginação alheia do que a sua própria existência, estão na história de vida de Maurício.

Como o mercado reage a um novo produto, como as coisas são pensadas (e detalhes importantes às vezes passam despercebidos), e é preciso refazer tudo, como projetos que nascem com tudo para dar certo e são engavetados e esquecidos para sempre, como engolir frustrações e seguir adiante, como administrar a nossa vida pessoal para que ela não afete nosso trabalho, como lutar e manter-se vivo diante de gigantes nos negócios, como saber sair sem deixar as "portas fechadas" em uma negociação.

Enfim, é uma baita aula com o bônus da história dos quadrinhos no Brasil.
Mari 21/09/2021minha estante
Senti a mesma coisa, é definitivamente uma aula!

monyarareeis 21/08/2021

Emocionante
Teimosia, sonho, amor ?
Três palavras que definiram o início da carreira desse desenhista que marcou a vida de muita gente, inclusive a minha.
Há muito tempo não chorava lendo um livro, esse me fez relembrar tanto minha infância que não deu outra. Queria ter a oportunidade de conhecer Maurício de Souza pessoalmente e contar o quanto a turminha marcou minha vida! Gente, leiam, devorem? é um livro incrível! Para mim, um dos melhores que li esse ano.

Mutante X 17/07/2021

Bate-papo na varanda
Uma leitura deliciosa, onde Mauricio vai narrando os fatos que aconteceram na sua vida, desde sua infância, o sonho de se tornar desenhista e a conquista de uma carreira vitoriosa (com todos os perrengues que isso traz) e a gente vai imaginando aquilo como se fosse uma historinha da Turma da Mônica, tal é a leveza do texto. Dá até pra ficar indignado com certas coisas que fizeram para o autor, como o embargo de suas historinhas no exterior por conta de uma grande empresa, ou o boicote sofrido pelos jornalistas por questões políticas lá no início da carreira (qualquer semelhança com dias atuais...) e até mesmo o projeto assinado com uma poderosa empresa de comunicação que foi parar na Justiça e quase o levou à falência. Mas também tem momentos lindos, como o carinho do público, os prêmios internacionais e um final que emociona. Mauricio é o tipo de pessoa que, quanto mais você conhece a carreira, mais admira. Principalmente por saber que nada em sua vida veio fácil, mas sim a custa de muito trabalho e seu talento inato. Um mestre, sem dúvida.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Priscilla202 01/07/2021

Leitura agradável. Gostei de saber um pouco da vida do Maurício. Interessante saber tudo que ele passou até conseguir chegar onde chegou. Recomendo a leitura.

@__mitchels 24/06/2021

Lembro de quando eu tinha uns 4/5 anos, e meu pai me comprava fita cassete com os filmes da Turma da Mônica, e achava genial quando aparecia o Maurício na tela conversando com a turminha (pegando eles pelas roupas/ na mão). Eu tinha uma coleção bem grande de fitas com os desenhos, e rezava muito para que chegasse o dia que poderíamos ir na locadora para poder assistir filmes novos.

Quando vi no Facebook algumas pessoas comentando sobre essa biografia, me veio a NECESSIDADE de ler, e conhecer um pouco mais esse cara, que um dia - peço a Deus -, terei uma foto comigo.

Que biografia maravilhosa, e que a cada parte contada, pede para ser ainda mais devorada, estou encantada, e totalmente ainda mais apaixonada, que cara Genial meus amigos.

(...)

Tinha começado a ler no ano passado, mas do nada me deu um bloqueio temporário, e a leitura empacou.
Até que semana passada, vi que não tinha concluído a leitura, e me lembrei que o começo desse livro era muito cativante, então, teria que tentar novamente.

Lidiane Mateus 03/06/2021

Gostinho de infância!
Para quem é fã da Turma da Mônica (como eu...rs), não pode deixar de ler esse livro. Ver como tudo começou, nos faz sentir também parte dessa história. É um livro com aquele gostinho de infância! : )

Marcelo 02/06/2021

Uma conversa com Maurício de Sousa
Mauricio de Sousa e toda a Turma da Mônica sempre fizeram parte da minha vida. Desde a infância eu nunca gostei de quadrinhos de super heróis mas sempre gostei da Turma da Mônica. A Turma do Penadinho sempre foi a minha preferida.

Me lembro quando criança que meus pais levaram, meus irmãos e eu, para um evento chamado ?Feirança? onde haveria apresentação da Turma da Mônica. Aquilo marcou nossa infância... E o Mauricio relata estes eventos, que tiravam milhares de pais e filhos de casa, só para ver seus personagens.

A biografia do Mauricio de Souza é inspiradora: mostra como um garoto pobre do interior de São Paulo transformou seu sonho num negócio lucrativo, com talento, persistência, competência e dedicação.

Embora não tenha sido o próprio Mauricio a escrever o livro, a forma como ele é contado remete à uma boa conversa com ele, e ao descrever as cenas, é como se estivéssemos lendo uma de suas historinhas.

Só achei que poderia ter explorado um pouco mais os negócios na atualidade. Mas ainda assim o livro é muito bom e gostoso de ler.