Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Mauricio - A História Que Não Está No Gibi Mauricio de Sousa

Resenhas - Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Ana - @edicaodebolso 11/05/2021

A história que não está no gibi
É engraçado que tirando como base apenas aparência e notícias sobre determinada pessoa acabamos formando uma imagem dela; o interessante das biografias ou livro de memórias é que podem fazer essa imagem se consolidar ou mudar o ponto vista sobre o biografado.

Sobre Maurício de Sousa e sua criação vou dizer que amei conhecer toda a história da turminha que marcou a minha e a infância de milhares de pessoas, todo o processo criativo, ideias e inspirações.

Mas preciso dizer, em muitos momentos me senti desconfortável com seu criador, em muitos momentos discordei com a linha de raciocínio do Maurício, nunca com relação a sua criação, mas com seus pensamentos e atitudes mesmo. Longe de mim fazer qualquer comentário sobre suas escolhas de vida, só acho que não seguimos o mesmo pensamento em determinadas situações, isso de algum jeito mudou a forma que o vejo, mas de maneira nenhuma afeta minha estima por sua criação.

A turma da Mônica influenciou e influencia até os dias de hoje muitas crianças, adolescentes e adultos também, sou prova viva disso, até hoje assisto e me divirto com as aventuras dessa turma (escrevendo isso bateu a saudade de ler um gibi).

Apesar dos desencontros de ideias foi uma ótima experiência acompanhar os detalhes desde o nascimento da turminha e sua transformação ao longo dos anos.

Estela 22/04/2021

Não me recordo quando li o livro, acredito que estava no segundo ou terceiro ano do E.M. mas Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem foram tão importantes na minha construção que ler a biografia do Mauricio foi muito emocionante.
Recomendo para todos, descobrir os feito que esse brasileiro já conquistou foi incrível.

Rafaela 22/04/2021

Genial
Um livro que surpreende e emociona assim como cada historinha da tão amada turma da Mônica, uma história cheia de reviravoltas, conquistas e alguns planos mirabolantes frustrados que nos envolve, arrepia e faz admirar ainda mais a obra deste gênio.

jujamaia 18/04/2021

Quem me conhece sabe que sou muito fã da Turma da Mônica (que brasileiro não é?) e o Mauricio sempre foi uma inspiração muito grande para minha vida. Ler esse livro só intensificou isso, minha admiração por esse homem se multiplicou por mil. Foi muito bom me sentir tão próxima dele, já que a escrita é tão intima que te faz sentir em uma conversa com o próprio Mauricio. É impressionante ver tudo que ele passou - os acertos e os erros - tanto na vida pessoal, como na profissional e, além disso, me ajudou a saber pequenas curiosidades que eu nunca imaginaria, como, por exemplo, o fato de ele ter participado de show de calouros na infância. A única parte que tenho a criticar é a organização do tempo, já que tem partes que ele vai e volta nos anos que ficaram meio confusas, mas nada que atrapalhe a maravilhosa jornada. Enfim, obrigada Mauricio por compartilhar um pouco disso tudo com a gente.

Dyego 14/04/2021

Inspirador e revelador, o livro mostra de forma muito sincera como o Maurício sempre persistente conseguiu levar seus personagens ao topo. Muito interessante também entender um pouco sobre o funcionamento do mercado editorial no Brasil, bem como todas as questões relacionadas ao licenciamento de produtos, tópicos que são tratados de forma leve e didática. É um livro que tem gosto de chocolate surpresa, aquele dos anos 90, com os personagens da turma da Mônica estampados.

Janaina 10/04/2021

Mauricio - A História Que Não Está No Gibi
Posso dizer que os gibis da Turma da Mônica foram meu primeiro contato da vida com o mundo da leitura. Até hoje eu amo.
E esse livro me permitiu conhecer e redescobrir tanto da vida do Mauricio, de como ele é gente como a gente.
Foram tantos apuros e obstáculos, mas que bom que ele não desistiu do seu sonho lá atrás quando tudo parecia ir contra. Obrigada por persistir e nos presentar com esse mundo maravilhoso.

Esse livro é acima de tudo um relato sobre determinação e a busca incessante pela realização dos nossos sonhos, mesmo os mais loucos.

Carla 21/03/2021

Inspirador.
Uma narração da trajetória deste gênio brasileiro com seus altos e baixos como empresário, inventor além de passagens da vida pessoal, gostei bastante.

Cassia de Souza 09/03/2021

História de vida linda!
O paizão dos personagens que o Brasil inteiro conhece, tem uma história de vida tão linda e fácil de ler, quanto os gibis que ganharam vida por ele!

sarah.bianchin. 01/03/2021

Lenda do Brasil
Não importa quantos milhares de quilômetros se viaje, é difícil encontrar uma pessoa no Brasil que não tenha sequer ouvido falar de Maurício de Sousa ou da Turma da Mônica. Mais de 60 anos se passaram desde sua estreia no que hoje é a Folha de São Paulo, e o que começou como uma tirinha sobre um menino e seu cachorro (sim! A Turminha começou com Franjinha e Bidu!) virou um verdadeiro império.
Como o exímio contador de histórias que é, Maurício nos guia de maneira cativante pelos momentos mais marcantes de sua vida (dica: são muitos!): a infância no interior de São Paulo, os dolorosos nãos, o primeiro sim (e todos os que se seguiram), os sacrifícios, os dramas familiares, o processo criativo das historinhas, dos personagens e dos projetos, até chegar no que é hoje - ou, pelo menos, no que era em 2017, ano de lançamento do livro.
Não é exagero dizer que Maurício alcançou o status de herói nacional, e é ainda mais fácil entender o motivo depois de ler o livro: histórias universais e atemporais, não ter medo de correr riscos, ouvir sua intuição mesmo (principalmente) quando parece loucura, e uma interminável capacidade de se reinventar.
Só um ponto que me incomodou, em especial no começo: os capítulos são relativamente curtos (mas muito bem amarrados), coisa de no máximo 10 páginas. Você lê, lê, lê, e parece que não sai do lugar. Dificulta um pouco pegar no embalo da leitura. Por outro lado, é ótimo pra quem não tem tempo de ler muito por dia.

Arnaldo.Veiga 20/02/2021

Maior quadrinista brasileiro
Você sabia que Maurício não completou o Ensino Fundamental? Pois é, uma novidade e uma tremenda surpresa, um jovem super inteligente que por perseguição do seu professor por causa de uma caricatura nunca se formou.

Que Maurício de Sousa é o maior quadrinista brasileiro já não é novidade, nessa autobiografia endendemos o por quê. Acompanhos a jornada dele desde criança no interior de São Paulo, buscando modos de ganhar dinheiro pra comprar os seus gibis desde ajudando o seu pai na barbearia até fazendo cini apresentação dos seus desenhos para as crianças da vizinhança.

Ainda entendemos a paixão pela arte do desenho, o desejo de seguir essa carreira e a dificuldade da mesma. Trabalhou como jornalista policial pra que conquistasse espaço dentro do jornal pois seu desenho recebeu vários nãos até então.

Vemos os seus relacionamentos afetivos, a perda de uma esposa, a separação dos seus pais e a relação deles com a família, a criação dos seus filhos, a relação dele com outros quadrinistas mundialmente famosos, com jornalistas e a criação dos seus amados personagens.

Maurício mesmo com mais de meio século continua encantando gerações, com personagens encantadores, engraçados e atuais, sempre por dentro do que está em alta, não tendo medo de apostar e dar errado e sempre aprendendo com os erros. Atualmente a MSP está presente nos gibis, em mangás, televisão, cinema, youtube, parque de diversão conseguindo conquistar as novas gerações e ainda encantando as gerações mais velhas, tornando todo esse universo simples em algo grandioso.

clubdol1vr0 03/02/2021

A segunda biografia do ano lida ?

Que história de vida massa, mais de 60 anos de carreira e mais de 80 de idade que se misturam com a vida de todos os brasileiros!!

Invenções, perdas, muita batalha, personagens amados e conhecidos em todo o Brasil e em alguns outros países!!

Recomendo muito a leitura desse livro porque mostra de onde o Maurício veio, a realidade que ele vivia, como ele começou, todos os desafios, alguns problemas de família, preconceitos e quais profissões ele exerceu antes de se tornar o maior quadrinista do Brasi, quiçá do mundo!!

Conheci boa parte da história dele na CCXP 2019 e claro que não perdi o painel sobre a Maurício de Sousa Produções na CCXP Worlds 2020 e amei ter lido esse livro!!

Uma das melhores partes do livro são as imagens, muita imagem legal e com gente importante, muitas delas ele explica a história por trás da foto

Henrique Boechat 12/01/2021

Nunca desistir - esse é o lema
Um dia, me peguei, num exercício de imaginação, tentando montar uma lista com os maiores brasileiros da História. Pessoas que, com seus talentos, dons, vocações, contribuíram para tornar o País um pouco melhor. Não é uma tarefa fácil. Tanto que só escolhi dois nomes ainda (ao longo da vida, provavelmente, selecionarei outros): um deles é Chico Xavier, que viveu para a caridade e confortou emocional e espiritualmente milhares de brasileiros.

O segundo é Mauricio de Sousa. Responsável pela iniciação ao gosto pela leitura de várias gerações de crianças (eu inclusive), o pai da Mônica é um dos mais geniais artistas dos quadrinhos no mundo. Seu talento para criar mais de 300 personagens é inegável: o mais interessante é que cada um deles tem seu mundo psicológico próprio. É lógico que um autor tem que criar a psiqué de seus “filhos”, mas a quantidade e a diversidade de personagens é de impressionar.

No livro “Mauricio - a história que não está no gibi”, o autor conta como surgiram alguns personagens e seus nomes, bem como toda a sua caminhada (que não foi nada fácil) até chegar ao fenômeno que é há bastante tempo.

A obra tem uma dupla função: a primeira - e mais óbvia - é entreter e matar a curiosidade de fãs e admiradores de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica. Já a segunda não é tão explícita, mas é a maior lição: mostrar a todos que é possível realizarmos nossos sonhos. Mas, para isso, é necessário ter muita determinação, uma fé inabalável e um foco sem desvios. E, mesmo com todos os obstáculos e adversidades, naturais da vida, nunca deixar de acreditar na sua missão.

O livro traz altos e baixos da história do criador da Turma da Mônica, assim como ideias e projetos que tinham tudo para dar certo, mas não deram (e, claro, outros que foram muito bem sucedidos). Coisas da vida. Mas, mesmo assim, Mauricio foi resiliente e seguiu em frente. Nada de diferente para quem sempre acreditou em seus sonhos e nunca se abalou diante de portas que se fecharam, requisitos essenciais para quem quer vencer.

Chegando mais ao fim do livro, Mauricio faz um balanço breve de sua história e diz que ideias movem o mundo. Mesmo sendo uma frase pronta, é a pura verdade. Não fosse por isso, ele não teria influenciado milhões de brasileiros, abarcando, pelo menos, 3 gerações. Ele pode não ter mudado o mundo, na visão mais clássica dessa ideia, mas, com certeza, mudou a vida de muitos leitores.

Fabio Ferreira 14/12/2020

Muito bom!!
Adorei o livro, conhecia o Maurício de Souza apenas superficialmente, embora sempre ter sido fã dele e dos personagens. Esse livro mostra o trabalho e a dedicação para conquistar o que ele conquistou. Vale muito a pena, recomendo.

Vann.Deodato 01/12/2020

Um amor de infância
Eu sou apaixonada pela Turma da Mônica desde pequena. Até hoje tenho muitas "revistinhas" guardadas. Tive um imenso prazer em ler esta biografia do Maurício de Sousa.
Maurício enfrentei muitos perrengues no começo da carreira. Sabe aquela história que a gente sempre houve: "ah, vc não vai conseguir, seu trabalho até que é legal, mas ninguém vive disso"? Pois é! Maurício provou que ele não só conseguiria viver de sua arte, mas tbm fazer parte da vida de tantas e tantas crianças, milhares de brasileiros que amam seus quadrinhos. Milhares de crianças que começaram a vida literária por meio da turminha mais querida do Brasil.
Que maravilha poder ler a vida do mestre Maurício de Sousa.
"Enquanto eu estiver por aqui, saiba que foi você quem sempre alimentou meus sonhos. Depois que eu partir, não se esqueça de que ideias, e também sonhos improváveis, é que movem o mundo. De um jeito ou de outro, sempre estarei com vocês." (Maurício de Sousa)
Nota: 5/5