Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Mauricio - A História Que Não Está No Gibi Mauricio de Sousa

Resenhas - Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Maria12083 08/05/2018

Como não amar?
Um livro rico em detalhes no qual te faz ficar presa por horas lendo e simplesmente amei ??

Biblioteca Álvaro Guerra 30/04/2018

Com mais de 80 anos de vida e quase 60 de carreira, Mauricio de Sousa tem uma história tão fascinante quanto os personagens da Turma da Mônica, que seguem encantando gerações de leitores.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568377147

Dreh 31/03/2018

Alguém aqui que nunca tenha lido nada da Turma da Mônica, que atire a primeira pedra. A turminha criada por Maurício de Souza me ensinou a ler, e agora com esse livro, pude saber um pouco mais da história do pai da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, e tantos outros personagens.

Neste livro, vamos saber quem foi o primeiro personagem a ser criado, quais dos personagens são realmente inspirados em seus filhos de verdade e em quem são inspirados. Vamos descobrir algumas histórias que poderiam ter feito Maurício desistir de seus sonhos, mas que o fizeram persistir e está onde está hoje por conta disso. Algumas partes me fizeram rir um pouco, outras me fizeram sentir um pouco de dó e outras partes também me fizeram ter aquela sensação de “o jogo virou”.

Param quem também quer conhecer a história completa dele, o livro é excelente. E mesmo para quem não queria, o livro também é ótimo. Tem uma leitura rápida, e você nem vê o tempo passar. Achei a capa mega linda também, porque tem praticamente um trono de sansões atrás do Maurício e uma Moniquinha sentada no ombro dele.

Ao final do livro (calma, não vou dar spoiler, só deixar o leitor ansioso por mais), ainda tem uma pequena história em quadrinhos com os personagens, que achei mega divertida. Quem leu, vai entender o porquê é tão engraçado ler o quadrinho depois de ter lido todo o livro.

Ana Clara 12/03/2018

Maravilhoso
Tenho 31 anos e passei toda minha infância e parte da pré adolescência lendo os gibis da Turma da Mônica, fazendo os passatempos do Almanacão, frequentando o Parque da Mônica e ganhando os bonecos da turma.
Esse livro, além de uma delícia de ler (várias vezes dá vontade de pegar o Maurício e guardar num potinho pra sempre), é uma lição de vida sobre sempre insistir nos sonhos, ainda que pareçam surreais.
Tenho mto orgulho de ter uma pessoa como o maior representante dos quadrinhos no Brasil.
Recomendado.

Minha Velha Estante 15/02/2018

Resenha da Adriana Medeiros
“Ideias mudam o mundo – poucos chavões são tão verdadeiros e inspiradores para quem não liga de se inspirar em chavões. Steve Jobs fez a mágica pelo menos três vezes, com iPod, iPad e iPhone. Não mudei o mundo nenhuma vez. Mas, à minha maneira, acho que o melhorei um pouquinho ao gerar bons momentos, diversão e entretenimento para milhões de brasileiros.”
Aí a Natália, da Editora Arqueiro, manda o release dos lançamentos do mês de agosto... surtei total!!! Fui logo falando: “Ninguém pega! O do Maurício é meu!!!”

Como não devorar a autobiografia do homem que me fez ser viciada em leituras, me influenciou e ensinou muitas lições e com quem eu cresci?

Tenho certeza de que muitos de vocês também viveram essas experiências.

Primeira tirinha publicada

A mente brilhante que nos embalou por tanto tempo, e ainda nos embala, não teria uma história de vida menos interessante, não é mesmo? E Maurício não se faz de rogado e nos leva das altas gargalhadas até aquele velho nó na garganta.

“No início, se algum jornalista se perguntasse o que um caipira estava fazendo na redação de um dos principais jornais da capital, bastava eu conversar por 10 minutos com ele para ganhar respeito. Sim, eu era inexperiente, tímido e desmaiava se via sangue, mas também era jovem, cheio de empolgação e energia, minha bagagem cultural era respeitável, e eu não tinha namorada nem nada que me distraísse. Eu só trabalhava.”

O livro nos guia através da sua vida pessoal, desde antes mesmo do seu nascimento, passando pelos primeiros desenhos, o primeiro não, o início de sua carreira, as dificuldades pessoais e profissionais, os casamentos e nascimento dos filhos, os amigos feitos até hoje pelo mundo afora, até o sucesso estrondoso.

“Enquanto minha avó me introduzia no mundo das histórias, minha mãe me apresentava o mundo real e meu pai me mostrava o que fazer com ele.”

Se foi fácil? Não mesmo! Até o Maurício ouviu um não veemente, seguido de um total desencorajamento para que ele desistisse da sua carreira de desenhista, sob o argumento de que isso não dava dinheiro. Além de nunca ter conseguido terminar os seus estudos. Primeiro por causa de implicância de um professor de matemática, e depois por ter tido que começar a trabalhar.

Obrigada, Maurício, por acreditar em você e no seu potencial. Ou, até mesmo, pela sua teimosia. O que seria de mim sem ela?

Conta também como cada personagem surgiu, o que há por trás de cada um, os diversos trabalhos que realizou ao longo da vida e a ascensão da marca, hoje Maurício de Sousa Produções.

Adorei a forma do Maurício de encarar a vida e o seu quase jargão “E por que não? ” para toda ideia nova ou desafio que lhe apresentam. E o seu sentimento de família. Ela está presente em tudo o que ele faz, desde aos personagens nas tirinhas, a maioria inspirado em seus membros, até no dia-a-dia do seu trabalho. Família que vai para o quadrinho e trabalha unida, permanece unida!

Continua no blog...

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/08/leitura-da-drica-mauricio-historia-que.html

Marfesi 31/01/2018

O cara
Há 30 anos atrás meu pai chega do trabalho com um presentinho: meu primeiro gibi. Gibi esse que devorei em minutos e que reli dezenas de vezes sentado embaixo de uma arvorezinha que tinha no quintal de casa. Viciei. Junto com o vício, nasceu uma admiração absurda pelo autor e que só fez crescer no decorrer dos anos. Aí o que acontece quando você lê sua biografia? Duplica a admiração! Que história incrível! #3 #mauriciodesouza #turmadamonica

Paola.Rago 16/01/2018

Eu engoli o livro!
Simplesmente engoli o livro. Nunca consegui ler uma biografia até o final, porém a história de vida do Maurício de Sousa é fascinante. Com seus autos e baixos nos faz viajar nas suas histórias. Valeu cada palavra lida!

Danielle (@chimarraoelivros) 29/12/2017

Adorei o livro. Muito bom conhecer um pouco mais da história de vida e carreira do Mauricio de Sousa.
Achei muito legal conhecer mais a fundo algumas das histórias que o Mauricio contou nas crônicas.

LOHS 29/10/2017

Uma história impressionante!
Acredito que esta tenha sido a primeira bibliografia que li na vida. E posso dizer que foi uma experiência e tanto! A chance de pode conhecer um pouquinho mais da história do homem que esteve lá quando eu comecei a aprender a ler é sensacional. Eu não sei como foi para vocês, mas Turma da Mônica esteve em todas as viagens de carro, em todas as paradas na banca, em todos os presentes inesperados que ganhei dos meus pais. Um gibi, algo para ler, algo para você se distrair.

No entanto, nunca me ocorreu que tenha sido difícil para esse homem trazer um gibi até minhas mãos. Eu era um criança e os gibis eram meu mundo (até eu descobrir os livros). Conhecer cada passo desse grande mestre foi uma experiência extremamente divertida e esclarecedora. Pois, além de ele dividir seus mais de 80 anos de história, ele nos conta detalhes a respeito de experiências sobre as quais eu nunca tinha parado para pensar. Vocês sabiam que Mauricio já passou a noite em uma cadeia?!

Vamos à resenha?!

"Tudo que está na minha biografia é verdade, aconteceu mesmo, ou eu acho que aconteceu."

Como muitos de nós, Mauricio tinha o sonho de trabalhar com aquilo que amava fazer: desenhos. Suas primeira tentativas não foram as mais bem-sucedidas. No entanto, por um acaso do destino, ele conseguiu começar sua carreira no Folha da Manhã (que, mais tarde, tornaria-se o Folha de São Paulo). Uma das maiores autoridades em desenho na época, olhou suas criações e disse:

"- Desista, menino. Desenho não dá dinheiro nem futuro para ninguém. Vá fazer outra coisa da vida.", p. 11

Mauricio, porém, não desistiu e seguiu firme em sua crença de que poderia, sim, trabalhar como desenhista em um país cujas tirinhas famosas eram todas internacionais. Afinal, foi um menino do interior que tentou tornar real as promessas de prosperidade da cidade grande. Seus familiares tiveram histórias de vida incríveis, o que - com certeza - criou o brio necessário para seguir escrevendo sobre roubos e sangue e assassinatos; mas principalmente, para seguir correndo atrás de seu sonho.

Mauricio nasceu em Santa Isabel, no dia 27 de outubro de 1935. Na mesma cidade em que meu pai passou grande parte da sua infância. Não preciso dizer que senti um carinho especial ao conhecer cada vez mais a história do autor de tantas histórias da minha infância. Depois de sua irmã nascer, voltaram para Mogi das Cruzes, onde sua avó e bisavô passaram a fazer parte de suas vidas. Formando a pessoa que em seguida viria a criar personagens dos mais diversos e variados tipos.

"Minha avó também promovia outro tipo de sessão, dessa vez sem religiões ou crenças envolvidas. Nesses momentos, juntava a criançada ao redor de si e começava a narrar um de seus clássicos de terror, tão impróprios quanto fascinantes para meninos e meninas que mal sabiam se vestir sozinhos. na hora de voltar para casa a pé, eu vigiava o céu e aguçava os ouvidos, morrendo de medo, mas a sensação era maravilhosa ", p. 21

Com esse livro, além de descobrirmos tudo o que é possível saber a respeito do homem por trás de Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Penadinho, Chico Bento, Do Contra e (mais de 400) tantos outros, veremos também os momentos de inspiração, os pequenos episódios que formaram o homem e o escritor e desenhista. De onde surgiram as ideias para os personagens, quem são as pessoas reais por trás das inspirações para personagens icônicos de nossa infância.

Quais fornam as maiores dificuldades e os maiores obstáculos. Em quais momentos ele pensou em desistir de tudo. Começou a trabalhar aos seis anos de idade, por incentivo e maquinações de seu pai. "Aquilo era exploração. Eu podia ser pequeno, mas não era bobo.", p. 24 Como um menino cresce e conhece o papa, o Imperador do Japão? Como recebe o título de professor honoris causa sem nem mesmo ter terminado o Ensino Fundamental? É uma história de vida e tanto, não?

O desafio de escrever e de ser lido em um país desse tamanho, num tempo em que a tecnologia toma conta de tudo não parecer amedrontar Mauricio. "Muita coisa deu errado. Mas muita coisa deu certo. O único jeito de descobrir é tentando.", p. 294

"Longe das capitais, veiculadas em pequenos jornais do interior, [as tirinhas] ainda são uma importante orta de entrada no mundo da leitura para muitos brasileirinhos.
Além disso, resta o fato de que, publicada em papel ou exibida em celulares, tirinha é diversão garantida, rápida e fácil. que só precisa de dois out três segundo para despertar um sorriso.", p. 286

As diversas ramificações que vemos a respeito da Turma da Mônica são resultado de um "Por que não?" que Mauricio passou a ligar com suas personagens. Ele, muito apegado a suas criações, cede os direitos de imagens para que parques, restaurantes, graphic novels e outros tantos outros trabalhos vejam a luz do dia.

"O filósofo Aristóteles dizia que a potência que não se transforma em ato se encerra na sua inutilidade de nada ser. Jeito bonito de dizer que não dá para ser feliz se você tem uma ideia, um projeto ou sonho e não vai atrás, deixando as oportunidades se esvaírem.", p. 294

E o que falar a respeito dessa edição? Primeira Pessoa, selo da Editora Sextante, responsável pela publicação de "histórias de brasileiros que contribuem para o crescimento da cidadania no Brasil e no mundo, dedicado a obras de não-ficção" fez um trabalho genial. A capa é maravilhosa (os quadrinhos dentro da segunda e terceira capas são quadrinhos antigos - um capricho adorável!). A titulação dos capítulos lembra muito o espírito jovial de Maurício; são episódios curtos, porém repletos da história que nos foi prometida. Além disso: temos páginas brancas, com fotos impressas em qualidade incrível nos mostrando a vida do pai de personagens que tanto amamos. De uma forma geral, uma bela edição, a qual guardarei com muito carinho!

Hoje, a exatamente cinco dias de seu aniversário - 82 anos do mestre Mauricio de Souza -, gostaria de deixar registrada minha admiração por esse homem que nunca desistiu. E dizer que conhecer sua história de vida foi, sim, uma inspiração. Obrigada por todos os seus desenhos.

Apesar de nunca ter sido movido pela ambição de prêmios, títulos, medalhas e dinheiro, tudo isso veio até esse desenhista - que nunca desistiu de seu sonho, apesar de todas as dificuldades de sua vida. Este, senhora e senhores, meninos e meninas, é um ótimo livro! Então, assim que tiverem a oportunidade, saibam que lerão uma história impressionante.

"Depois que eu partir, não se esqueça de que ideia, e também sonhos improváveis, é que movem o mundo. De um jeito ou de outro, sempre estarei com vocês.", p. 300

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/10/mauricio-historia-que-nao-esta-no-gibi.html

Marcos 18/10/2017

Inspirador, emocionante, engraçado surpreendente: excepcional!
Sempre admirei o trabalho de Maurício de Souza. Quando criança, curti a Turma da Mônica e, incrivelmente, ainda me lembro de duas ou três tirinhas das mais curtas. Posteriormente, minhas filhas seguiram o mesmo gosto e devoravam as revistinhas, que eu comprava sempre. Entretanto, eu não fazia ideia da grandeza do autor daquelas historinhas, nem do envolvimento direto e constante em seu trabalho. Vindo de baixo, enfrentando dificuldades enormes e contrariando todas as probabilidades, Maurício é muito mais do que um desenhista, muito mais do que um contador de histórias e, agora, com sua autobiografia, é muito mais do que um ídolo. É um exemplo de lutador, de otimista, de caráter, entre poucos que ainda me inspiram em nosso país.

O texto é gostoso, fluido, rápido, como se o autor estivesse conversando com o leitor. É impossível chegar ao fim do livro sem desenvolver uma admiração enorme por Maurício de Souza. Mais do que isso, sua história pode servir como inspiração para quem ainda hesita em perseguir um sonho, qualquer sonho. Sonhar é bom, mas realizar todos os sonhos é melhor ainda. Como diz o próprio Maurício: Por que não?

Angelica75 11/10/2017

Boas lembranças
Autobiografias me deixam sempre com um pé atrás pois sempre acho que o autor nunca vai "jogar contra" si mesmo. Mas sendo de Mauricio de Sousa, li com um pouco mais de simpatia. Ele faz parte do imaginário brasileiro há pelo menos três gerações. Soube intercalar o livro com fatos pessoais e a construção do seu império. Então vice se sente como se estivesse tomando café com um velho amigo. A sensação é de familiaridade. Respeito maximo.

Jean.Artacho 27/09/2017

Maurício de Sousa: mó amigão.
Essa eh a sensação após ler a biografia do Maurício: Que somos amigos, que eu o conheço a anos e ele, em carne e osso, está me contando sua história.

Leve, divertida, com um quê de didática: assim como Walt Disney, Maurício perseguiu seus sonhos, viu planos desmoronarem, respirou fundo e partiu pro ataque novamente.

Obrigado pela conversa, Maurício ?

Luiz Pereira Júnior 23/09/2017

Contra o preconceito às autobiografias!
Na minha última viagem a Recife, fiquei sabendo que Maurício de Souza havia lançado uma biografia. Fui à Saraiva ou à Cultura (não recordo qual) e descobri que, na verdade, a obra é uma autobiografia. Deixei a obra de lado, pois tenho a ideia fixa de que uma autobiografia é uma forma de alguém se louvar, se promover e de contar uma história (a própria, é claro) de superação (ah, essa bendita palavra que serve para tanta coisa...). Depois de um tempo, resolvi comprar a obra e percebi que havia me enganado (nem tanto assim, mas me enganei). Senão, vejamos: a) a autobiografia de Maurício de Souza é deliciosa de ser lida e dá nome aos bois (ou, pelo menos, à maior parte da manada) - o que poucas obras do gênero costumam fazer; b) o autor/narrador/protagonista nos conta seus defeitos, seus fracassos e suas más ações de uma forma que não transparece vaidade ou orgulho disfarçados; c) o autor assume o nepotismo das empresas familiares (um pleonasmo), pois, afinal, se alguém é um talento promissor e merece ser promovido, faz realmente diferença se esse alguém é nosso parente? Por outro lado, algumas ações ou justificativas são um tanto difíceis de serem levadas a sério (exemplo: um professor realmente consegue reprovar o mesmo aluno, na mesma matéria, do mesmo jeito, no mesmo ambiente, nas mesmas condições por três vezes seguidas? Sou professor e isso me parece uma ação quase onipotentemente divina)...Enfim, uma autobiografia realmente digna de um bom ser humano, lutador e com defeitos iguais aos de todos nós. E isso vale como um grande elogio, certo?

C. Aguiar 09/09/2017

Nessa autobiografia vamos conhecer a vida do famoso criador dos personagens da Turma da Mônica. Acompanhamos sua trajetória, sucessos e frustrações em um livro divertido, e empolgante.
O livro narra desde sua infância até os dias atuais, percebemos que desde muito cedo ele precisou trabalhar para ajudar a família.

Vamos notando toda a perseverança que ele precisou para não desmoronar em meio as dificuldades. Sempre que uma porta se fechava ele tratava de tentar abrir outra de alguma forma e percebemos a dificuldade que foi para ele chegar onde está atualmente.

É uma obra muito interessante para quem é fã do autor e também para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre ele. Não imaginamos as dificuldades passadas por ele, afinal tentar crescer em uma época onde o quadrinho nacional não era tão valorizado não foi nada fácil.
Foi uma leitura rápida, tranquila e divertida. Gostei muito do modo como ele abordou tudo, me senti muito próxima dele enquanto lia sobre sua vida.

O exemplar está com uma diagramação ótima e vale muito a pena adquirir um para a sua coleção. Não encontrei qualquer erro durante e a leitura e gostei do cuidado que a editora teve com a obra.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Beta Oliveira 13/08/2017

Como fui uma criança que aprendeu a ler de forma precoce, que adorava gibis e que não ganhou um Sansão de presente porque ele iria acertar a fuça de alguém, obviamente a biografia de Mauricio de Sousa é uma leitura obrigatória. E já que hoje é #DiadosPais, nada melhor que a trajetória de perseverança, teimosia, erros e acertos do pai de dez filhos, 300 personagens e que ajudou muita criança a dar asas à imaginação por aí ser o texto do domingo no #LiteraturadeMulherzinha. Recomendo para quem quiser conhecer o ponto de vista de quem teve muito a superar e a aprender para realizar mais do que sonhava e conquistar o sucesso.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2017/08/cap-1381-mauricio-historia-que-nao-esta.html