Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Michelle194 18/02/2024

Matilda
Essa história me acompanha desde a infância, com o filme e depois com o musical. É muito gostoso de ler e interessante.

Além disso, é muito legal ver as semelhanças e diferenças tanto com o filme quanto com o musical, bem como cenas que inspiraram momentos específicos, como Loud.

Hari-Nama 16/02/2024

Com Matilda, a menina que ama livros, vemos que mesmo vindo de um lugar ruim podemos cultivar o bem e ser boas pessoas.

Isabela Zocolaro 15/02/2024

Matilda é... Bem. Aquela história que a gente conhece porque cresceu na companhia daquela garota de fita vermelha na tela da sessão da tarde.

Ler o livro me fez ver que o filme é bem fiel, e confere à história um tom de encantamento e magia de um jeito que só o cinema pode oferecer.

Mas ter contato com a escrita do autor, seus toques de fantástico, seu sempre presente sarcasmo, sua falta de escrúpulos em lidar com temas difíceis e falar o que deve ser dito por meio de personagens incríveis é o que faz valer a pena conhecer a menina Matilda pelas páginas do livro.

É uma história para todas as crianças ( de 0 a 80) lerem e refletirem sobre família, educação, afeto e bem... Super poderes.

Jessgasp 13/02/2024

Livro encantador e divertido
Me diverti lendo, achei a Matilda ainda mais incrível do que quando assisti o filme na infancia. É uma leitura confortavel e aconchegante! Recomendo ?

Raphaelz 12/02/2024

Matilda.
Certa vez, passei na biblioteca da minha cidade para procurar alguma obra curta para descontrair e encontrei essa.

Este livro é diferente do que costumo ler, mas resolvi dar uma chance, pois percebi, olhando as primeiras páginas, que ele era muito simples de ler. Tem uma boa fonte, as páginas são amareladas e a capa é incrivelmente bem ilustrada.
O li em uma noite.

Pelo fato de ser um livro infantil, as páginas são ilustradas. Confesso que ri muito com algumas ilustrações, mas nada supera a ilustração da página 101; ri muito com ela.

Quanto à história, acredito que não preciso comentar, pois imagino que todo mundo a conheça, talvez pelos livros, talvez pelos filmes. Mas eu digo que não importa quantas vezes eu releia essa história, ela nunca perde seu "encanto".

sttets 11/02/2024

Incrível!
Uma leitura tranquila e gostosa. Não tem como não se apaixonar por Matilda e não se surpreender pela forma que ela leva a vidinha dela.

Deivis Telehen 10/02/2024

MATILDA | RESENHA
Absolutamente delicioso. Eu realmente gostaria de ter lido isso quando era criança, eu teria me identificado e amado muito mais Matilda! Gosto que este seja um livro para crianças. O enredo era emocionante, os personagens divertidos e os temas interessantes.
Sempre gostei de assistir o filme, mas nunca soube que era baseado em um livro. Descobri quando estava na livraria e me deparei com este livro. Minha cabeça explodiu na hora!

Bíh948 05/02/2024

"Viajou pelo mundo mundo todo sentada em seu quartinho..."
Sempre fui encantada pelo filme e também há um tempo atrás tive minha primeira experiência lendo Roald Dahl, através de A fantástica Fábrica de Chocolate. E cara.... Que escritor incrível! Ele tem a capacidade de fazer você se sentir uma criança novamente, viajando por mundos mágicos... Nesse livro não foi diferente.

O Dahl escreve histórias para crianças, que podem e devem ser lidas por crianças, mas que trazem muitas reflexões para os adultos também. Aqui, como em A Fantástica Fábrica de Chocolate, ele traz uma crítica ao uso abusivo da televisão (tecnologia em geral), às hipocrisias dos adultos, retratados de forma bastante caricata, mas muito realista. A leitura é sempre mostrada como algo muito importante, que te traz conhecimento, que te faz viver mil aventuras e o amor da Matilda pelo livros é simplesmente emocionante. Os livros libertam ela! Acho que todo leitor se identifica muito com esse fascínio dela por esse mundo que só quem vive nele sabe a magia que é. Tem até uma listinha dos livros que ela lê e eu já quero ler todos!

O livro é muito gostoso de ler, leve, divertido, muito fluído. As ilustrações são lindas e acrescentam ainda mais à história.

Por já ter visto o filme e ele ter sido muito fiel ao livro, acredito eu, mudando apenas pequeníssimos detalhes, a história não teve nada de surpreendente. Mesmo assim fiquei encantada, como normalmente fico com os clássicos infanto-juvenis.

esquadroz 01/02/2024

Essa é minha história favorita desde que sou criança. Amo o livro, amo o filme, amo a forma como a história é contada em ambas as versões.
Matilda sempre será a minha maior distração ?

Ota Fumiga 30/01/2024

Eu amo tanto
Essa história poderia ser no formato de bula e eu ainda estaria lendo. Ela é incrível em toda mídia que é adaptada
Simplesmente atemporal

Priscyla.Silva 30/01/2024

Matilda menina adulta
O livro é cheio de coisas engraçadas, mas também traz mágoas e assuntos legais. Amei a amizade da profa Mel e da Matilda. Eu gostei, mas tem partes que não consegui levar mt a sério, acredito que foi proposital kkkk

Ricardo 28/01/2024minha estante
??

Ricardo 28/01/2024minha estante
??

Tigronna 27/01/2024

Não tem muito o que falar, acredito que todo mundo já conhece a história da menina que amava ler e tinha o poder de mover objetos com a força da mente. Eu nunca tinha lido o livro, mas assisti ao filme inúmeras vezes, desde criancinha, e sempre quis ser ela, não rolou, mas também não posso reclamar de mim não haha.
Sou filha de professora e como sempre fui muito curiosa, aprendi a ler e escrever com 4 anos, destaco isso não para me exibir, mas para contextualizar e contar uma experiencia ruim que tive na infância.
Eu tinha 7 anos, estava na 1ª série e minha mãe não conseguiu vaga pra mim na escola que ela lecionava, o que me levou a estudar numa escola que não era tão longe, mas também não era perto, no fim, eu ficava uns 40, 50 minutos esperando minha mãe me buscar. Minha mãe me conhecia muito bem, então ficou combinado que eu ficaria esperando na biblioteca da escola, que era enorme e tinha uma salinha infantil, com mesinhas e uns livrinhos que com o tempo ficaram chatos.
Um dia eu pensei: vou andar pela biblioteca e ver se tem mais livros interessantes. No meio das prateleiras eu cruzei com uma bibliotecária, pedi ajuda pra encontrar algum livro legal e a resposta que recebi foi: “Os livrinhos de figuras ficam naquela sala, essa parte da biblioteca não é pra crianças.”
Eu voltei pra salinha sem discutir, mas me invoquei, eu sabia que a turma da 3ª série pegava livros que eram maiores, com mais textos, mas sem besteira, livro que pra uma criança que tinha 7 anos e lia desde os 3 anos, seriam interessantes... Minha mãe também se invocou, mas como eu ia mudar de escola, ela nem se estressou, porém na escola nova, ela conversou com a minha professora sobre o ocorrido e disse que não gostaria que me desmotivassem. No fim, deu tudo certo, a minha nova professora me apoiava, levava livrinhos, gibis, jogos, e etc pra sala de aula e sempre que a gente acabava a lição podíamos pegar pra matar o tempo.
Eu sempre fui muito estimulada a aprender e foi isso que fez de mim, a leitora, escritora, universitária e profissional que sou hoje. Mas e se eu não mudasse de escola? E se eu fosse filha de pais como os da Matilda? O fato de eu ter sido “barrada” pela mulher da biblioteca, podia me levar a ser alguém super desinteressada nos estudos...
Há quem dia que não se deve alfabetizar uma criança antes da hora, porém a minha interpretação a respeito disso é que não se deve forçar a criança a aprender o que não está na idade, mas se ela ver o irmão mais velho estudando, ficar rodiando, perguntando e demonstrar interesse, acho muito válido ensinar. Isso vale pra leitura, escrita, matemática, esportes, tarefas de casa, tudo! porque quando uma criança quer aprender, ela quer! E não incentivar pode trazer malefícios ao futuro dela.

Mari 26/01/2024

Queria ter uma filha como a Matilda ??
Ler ?Matilda? era uma meta desde que conheci a famosa adaptação protagonizada pela Mara Wilson e minhas expectativas foram todas atendidas.

O filme de 1996 é bem fiel ao livro, com poucas diferenças. Foi maravilhoso ler as falas como se estivesse lendo o roteiro.

Mesmo eu não sendo parte do público-alvo da obra, fiquei encantada com a escrita de Roald Dahl. A obra me envolveu rapidamente em uma narrativa fluida e recheada de sarcasmos sutis. Entrou direto para os meus favoritos.

Sobre a protagonista, ela é realmente especial e querida. Amei a atenção do autor ao fato de que, apesar de muito inteligente, a menina se mantinha humilde, o que é tão raro em pessoas com capacidade intelectual muito acima da média.

Um aspecto que sempre me deixa indignada é ver como os pais dela não davam valor a uma filha tão excepcional. Mas se tem uma personagem com quem me identifico é a Srta. Mel, porque eu também adotaria a Matilda se pudesse.