Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

maracci 20/03/2020

Incrível
Livro com gosto de infância, muito bom.

Rinaldo 05/08/2023

Matilda
Clássico da literatura juvenil, a menina Matilda e suas aventuras,. Ludicidade, magia, ação, luta do bem contra o mal.

Giovana.Rovero 29/06/2023

Mais um clássico
Nota-se, mais uma vez, a criatividade de Roald. Matilda ja vive em um ambiente, por assim dizer, "pesado" na qual é insignificante perante os quais a rodeiam mas ainda assim, Roald a coloca em um lugar pior: a escola haha
É interessante ver as peculiaridades de cada personagem, a distinção de caracteristicas,maneirismos e personalidade. Um livro um pouquinho mais longo, visto por ser infantil, mas é uma incrivel e inesquecível obra.

Karol Garnier 13/12/2023

Igualzinho ao filme
Já vi o filme incontáveis vezes, mas sempre quis ler o livro porque a história é muito legal. E a leitura foi deliciosa. Fácil, encantadora, empolgante. Um livrinho excelente pra sair de uma ressaca literária e ler sem ter que pensar muito.

Karen581 23/01/2024

A menina adulta
Matilda já nasceu adulta, no livro a gente tem mais essa impressão.
Na minha percepção, o filme dos anos 90 conseguiu captar a história mais do que o próprio livro.
Divertido, mas triste, e a gente precisa abstrair muito porque eu não consegui comprar a história em alguns momentos, coisa que o livro consegue muito bem.

Barbara.Teodoro 07/07/2020

Genial como Matilda
Matilda é aquele tipo de história que nos marca para sempre. Roald Dahl consegue ter uma sensibilidade nas suas histórias que as tornam incomparáveis.
Matilda é aquela menina que não conseguiremos jamais esquecer, como se guardássemos um pouco de sua magia conosco.
Sem dúvidas, uma das maiores histórias para crianças (e adultos!) já escritas.

samuka3336 27/12/2022

MATILDA
matilda é um ótimo livro não vou lembrar de mtos detalhes pq faz tempo q li...

conheci a obra pelo filme q foi ótimo mas ainda prefiro o livro

sttets 11/02/2024

Incrível!
Uma leitura tranquila e gostosa. Não tem como não se apaixonar por Matilda e não se surpreender pela forma que ela leva a vidinha dela.

Dani Gazaniga 13/01/2024

Matilda
Sendo um clássico da literatura infantil, adaptada também para o cinema, a obra conquista a leitores de todas as idades.

Enquanto Sr Losna faz negócios de forma desonesta revendendo carros usados, a Sra Losna passa tardes no bingo em outra cidade, obrigando a pequena Matilda a ficar solitária em casa.

Matilda vive com seus pais, e seu irmão Michael em uma casa grande e bonita, com televisão liberada e comida congelada. Sentindo-se como um incomodo para a família, e sendo tratada como lixo, a menina que tem apenas cinco anos de idade, possui postura e maturidade para lidar com as piores situações de sua rotina.

Sem livros em casa e sem incentivo à leitura, Matilda busca refúgio na biblioteca municipal da cidade. Com apoio da Sra Felps, tem a oportunidade e o prazer de ler todos os livros infantis disponíveis, partindo para leituras de clássicos mais densos.

Ao ser matriculada na escola, Matilda encanta a sua professora, Srta Mel pela inteligência precoce. A menina que aprendeu a ler desde cedo sozinha e faz cálculos facilmente, tem a admiração dos colegas de sua classe.

Certamente uma leitura repleta de reflexões inspiradoras, que aborda um novo e diferente ângulo da vida, em sua totalidade.

"O que ela mais fazia era chocolate quente; primeiro colocava o leite numa panela, esquentava-o no fogão e depois misturava o chocolate. Era gostoso levar uma bebida quente para o quarto e deixá-la a seu lado enquanto lia quentinha, durante a tarde, na casa vazia."
"Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. Matilda navegou em veleiros antigos com Joseph Conrad. Foi para a África com Ernest Hemingway e para a Índia com Rudyard Kipling. Viajou pelo mundo todo sentada em seu quartinho numa cidadezinha inglesa."
Insta: @estante.dezenove

Maria.Guimaraes 17/09/2020

Muito legal
O filme é um clássico da Sessão da Tarde mas não me recordo de quase nada... Adorei conhecer a história da Matilda dessa forma e pretendo reassistir o filme para ter outra visão. Recomendo!!!

Nath 04/02/2021

Maravilhoso!
Um livro encantador. Eu sempre amei o filme, e agora finalmente pude ler o livro, e ambos são perfeitos, sou completamente apaixonada por essa história.

"Talvez sua raiva tenha aumentado por ver a filha desfrutando de alguma coisa que ele não alcançava."

"Se você quiser fazer alguma coisa e sair impune, nunca faça pela metade. Exorbite. Vá até o fim. Faça as coisas de um jeito maluco, inacreditável."