Hoje Vai Ser Diferente

Resenhas - Hoje Vai Ser Diferente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Emanuela 05/05/2020

Confuso
A escrita é uma grande confusão, a troca de narrador é uma grande confusão, os acontecimentos são uma grande confusão.
E a resolução no final??? Socorro. Terminei o livro na força do ranço.
Comecei o livro achando que seria uma coisa, pensei que ele pudesse ser uma leitura interessante e terminou que só era ruim e, mais uma vez, CONFUSA.
Esperava qualquer coisa menos isso.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha do Livro: Hoje vai ser diferente, publicado pela Editora Intrínseca
Olhei esse livro e pensei como fazer o “hoje” ser diferente. Imaginei diversos cenários nos quais o livro ia me mostrar a fórmula mágica. Quando li a primeira vez sobre ele, pensei que me ajudaria a realmente fazer diferente.
Hoje vai ser diferente conta a história de Eleanor, uma mulher inteligente e que decidiu se transformar em uma pessoa melhor. Seu projeto é sorrir mais, cumprimentar as pessoas olhando nos olhos, brincar com o filho e dar mais atenção ao marido.
Quando vi logo pensei: quem não quer isso?

Me peguei pensando em quantas vezes faço as coisas no automático durante o dia ou quantas vezes poderia ter dado mais atenção a alguém ao invés de apenas fingir que escuto.
Uma coisa sobre esse livro é que ele parece escrito pra você. Ele diz cada sentimento que você tem no fundo do seu coração. Ele sabe que você tolera as pessoas e critica ações ridículas pra você mesma. E finge estar tudo bem pois melhor seguir a vida e ignorar, certo?

E essa era minha dúvida. Estou certa nisso? Eleanor não estava e me vi errada também. A personagem é de uma loucura tão sã e crua que mesmo querendo bater nela, ameacei abraça-la. Eleanor é só mais uma mulher de cinquenta que percebeu que não estava fazendo nada. Percebeu que se encontrava toda semana com a amiga que odiava, percebeu que não memorizava mais as coisas e que não sabia lidar com a falta da irmã. Eleanor é aquela que procrastina. Enrolou pra entregar um livro, enrolou pra entender o marido e enrola para tudo.

Esse livro é maravilhoso e assustador. É daquele que você quer ler e quer parar. Me apavora que alguém consiga entender os devaneios da minha mente. E apavora mais ainda que mais alguém tenha os mesmos devaneios.
Não é um livro fácil. Em diversos momentos eu me perguntei quem tinha algum problema intelectual: a autora, a personagem ou eu. É confuso e me perdi diversas vezes. Quando me achei, pensei: agora sim fez sentido!

Vou levar esse livro pra minha vida. Não aprendi como fazer o hoje diferente mas aprendi tanto de mim e tanto sobre não deixar as coisas chegarem à insanidade. Eleanor finalmente encontra seu equilíbrio e nos mostra apenas que cada um de nós sabe chegar lá. Basta querer.
Obrigada por tanta loucura, Maria Semple. Deu ao meu caos um pouco de paz.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-hoje-vai-ser-diferente-publicado-pela-editora-intrinseca/

Ana Carolina 12/11/2019

A princípio eu pensei que se tratava de um livro de auto- ajuda. Do tipo " como mudar os maus hábitos " sei la kkk .Antes fosse , acho que esse foi o segundo pior livro lido esse ano .Eu preferiria mil vezes que fosse de auto ajuda. Eu terminei o livro muito confusa, não que eu não tenha entendi o enredo ou o que acontecia no livro. Mais eu não entendi o fundamento dele , que eu terminei sem saber o porque do livro ser escrito. Me arrependo de ter lido . Fora que um livro de 177 páginas não deveria levar um dia quase inteiro para ser terminado, pelo menos não pra mim . Eu terminei na força do ódio, só pra saber o que aconteceria no final
Vann.Deodato 14/12/2019minha estante
Kkkkk te entendo. Eu abandonei no início. Confuso demais

Vann.Deodato 15/12/2019

Nossa Que coisa chata
Um dos piores do ano, certeza. Que decepção.

Nanda 30/01/2023

caos
esse livro é bemmm caótico e eu nem tinha expectativas masss não imaginei que fosse ser tão vazio

esse livro parece uma corrida que não tem objetivo, nunca achei que diria isso de um livro e nem sei se faz sentido, massss esse livro tem muitas palavras

no começo eu até estava sendo cativada pela personagem mas depois foi um grande ponto de interrogação, eu realmente não sei se sou burra pq realmente não entendi o que esse livro queria passar, o que exatamente a história queria contar

achava que o foco seria na personagem lidando com seus problemas internos e em como isso afeta a todos a sua volta e no final ganhei investigação de uma possível traição ?

fora que esse livro só joga as histórias, nada é muito explicado e tudo só é jogado

eu amaria ter visto o caos interno da personagem e como ela se sente com isso, como que acontece essa reviravolta dentro dela etc e na verdade so mostra ela agindo como louca

a autora abre vários temas que são pesados e não desenvolve nenhum, so deixa la

Joana 09/02/2020

null
Esse foi um livro que comecei a ler cheia de expectativas. Uma mulher, esposa, mãe que decide não viver a vida do mesmo jeito. Que decide fazer as coisas de uma maneira diferente esperando, com isso, melhores resultados.
O livro inteiro se passa em um dia mas ela vai e volta bastante no tempo (para todos aqueles reclamando da linha do tempo confusa em The Witcher, acostumem-se porque tudo é assim agora ?). Uma coisa que não gostei foi a relação dela com o marido. Eleanor é uma mulher forte que passou por poucas e boas desde a infância com a morte da mãe e um pai alcoólatra. Mas com o marido ela se mostra subserviente, diz que errou nisso ou naquilo e que vai melhorar para o casamento dar certo. Não acho que tenha sido o melhor caminho pra seguir com a personagem.
Achei que ficou faltando um final para o livro. Terminei de ler e minha impressão era que estavam faltando páginas pois não teve um desfecho.
Ponto positivo do livro: Timby. Um menino de 8 anos que vale a sua leitura. Engraçado, observador e perspicaz, ele é o melhor personagem de todo o livro.

Gabriellegalaz 10/01/2023

Primeira decepção de 2023
Eu estava amando de um jeito esse livro, senti os personagens e me cativei pela protagonista mas do nada o enredo começou ficar tão confuso e corrido e terminou tão "????" A raiva foi tanta, sinceramente não vale a pena perder o tempo com esse livro não.

SilnAria 28/02/2020

Incrível com um dia de alguém pode render tantas histórias e conflitos ao mesmo tempo.

Graziella 08/03/2020

E FOI DIFERENTE...
Eleanor Flood é uma mãe beirando os cinquenta que percebe que sua vida está sem sentido e por isso se compromete naquele dia ser mais feliz, simpática, introsada, passar mais tempo com a família e valorizar os amigos que ela não gosta muito. Ela sente que a vida esta uma bagunça e a culpa é toda dela. E por sua intensidade emocional as coisas sempre acabam mal.

" Hoje vai ser diferente. Hoje estarei presente. Hoje vou olhar no fundo dos olhos de todas as pessos com quem conversar e vou ouvir com atenção.[...] Hoje vou dar o melhor de mim, vou ser a pessoa que sou capaz de ser. Hoje vai ser diferente."

Na manhã mais cedo, Eleanor decide tecer elogios usando palavras além de "legal" mas acaba ofendendo Alonzo, seu professor de poesia, ao chamá-lo de "meu poeta". No momento que tenta se desculpar é interrompida por um ligação da escola, onde seu filho Timby decidiu fingir que está doente para passar um tempo com a mãe. Na correria para deixá-lo com Joe (o marido) antes do almoço com sua amiga, ela descobre que ele saiu de férias mas não a comunicou. Pegando Timby de volta, Eleanor precisa cancelar o almoço agendado com sua amiga e acaba descobrindo um outro marcado há alguns dias com seu ex-funcionário Spencer, que mais para frente deixa escapar na frente de Timby um dos segredos mais bem guardados sobre o passado de Eleanor.

E como se não bastasse, Eleanor que não possui nenhum autocontrole e irritada com o sumiço do marido, decide incluir Spencer, Timby e Iô-iô (o cachorro) em uma jornada cheia de latões de lixos, concusões, arrombamento de cadeado e corridas de carro por toda Seattle em busca do paradeiro de Joe. Mas antes que ela possa colocar o plano em ação, a vida surpreende e ela é forçada a abandonar as suas ambições para um inesperado futuro e rever questões do passado.

MINHA OPINIÃO

Hoje vai ser diferente é um livro escrito em primeira e terceira pessoa para apresentar como as histórias das outras personagens se cruzam com a protagonista em UM dia inteiro de intenso e corrido plano de "melhoria" que não dá certo.

A frequência das falas é rápida e à medida que Eleanor vai perdendo o autocontrole, as palavras perdem sentindo e aumentam a intensidade para que os leitores venham a sentir como Eleanor está: perdida mental e emocionalmente.

A atenção do livro é voltada para Eleanor mas acerta em Timby no momento que autora começa a intensificar a personalidade e a criança passa a tratar a mãe de forma adulta, madura e autosuficiente, chegando ser caracterizado pela própria como o melhor amigo de Eleanor. Timby traz também o sarcasmo e a paixão de modo inocente, e por muitas vezes é possível compará-lo com Sheldon de The Big Bang Theory.

Maria Semple não expõe todas as caracteristicas físicas das personagens, sendo que a mais completa que conseguimos ao ler é sobre Joe pois ele é apresentado por Eleanor. Quanto aos outros, é necessário o uso da imaginação.

O livro expõe o pensamento de Eleanor, seus segredos e visões em páginas diferentes com desenhos, rabiscos e anotações.

De forma inteligente, leve e humana, além dos assuntos de autocrontole somos apresentados também a assuntos sobre alcoolismo, bulimia e relacionamento abusivo o que é interessante, já que de forma rápida conseguimos capitar a mensagem que é passada.

Em geral, a leitura inicial é pesada mas quando se há o ritmo você consegue compreender o que a autora nos passa. É possível rir e até mesmo se encontrar dentro da história. Essencial para uma boa descontração.

site: https://apanhadoresdementes.blogspot.com/2019/11/resenha-hoje-vai-ser-diferente.html

Paloma Oscar 05/05/2021

Hoje é dia de se redescobrir!
Levei um século para concluir essa leitura,por ter muita dificuldade de me conectar com a história. Acredito que tenha sido uma leitura ok,mas que passa por diversos pontos desnecessários que só servem para prolongar o número de páginas. Eleanor é uma personagem comum,mas uma personagem cansativa de tão instável hahaha

Ruth 06/03/2021

É tudo sobre Eleanor
Publicado pela Intrínseca em 2017, o livro de 288 páginas narra o dia de Eleanor, uma mulher de 49 anos, que já foi bem sucedida profissionalmente, mas que hoje tem seu papel resumido apenas a esposa e mãe. Ela sabe que sua vida está uma bagunça e, por isso, decide que naquela manhã tudo seria diferente.
Após buscar o filho doente na escola, o dia cuidadosamente planejado de Eleanor começa a sair do controle. Sem tempo para passar o dia com Timby, ela o leva para o consultório do marido, onde descobre que ele havia informado às funcionárias que estava de férias.
Eleanor percebe algo estranho, mas antes de procurar por respostas, ela precisa comparecer a um compromisso: almoçar com uma amiga (que ela detesta, aliás). No entanto, o almoço agendado não é com a amiga, mas com um antigo colega de trabalho. Eleanor sequer se lembrava dele, mas Spencer, sim. Tanto que a relembra de um passado (uma ferida aberta) que ela lutava para deixar para trás.
Impulsiva, Eleanor enfrentará situações inusitadas enquanto tenta cuidar do filho, descobrir o paradeiro do marido e lidar com as lembranças do passado.

Ainda em desenvolvimento, o livro será adaptado pela HBO e terá Julia Roberts como protagonista, o que me deixou curiosa e (honestamente) receosa com o resultado. A premissa do livro é interessante: uma mulher madura que se sente sufocada pela rotina de sua vida e procura resolver seus pequenos problemas de comportamento em um novo dia que se inicia. O simples fato da história se passar em apenas um dia vende o livro por si só, mas…
… Não foi algo bem executado (lembrando que é minha opinião).
A narrativa em primeira pessoa nos aproxima de Eleanor, nos permitindo conhecê-la. E, honestamente, eu gostaria de nunca conhecer alguém como ela.
Eleanor é uma mulher sarcástica (e não é um problema, tanto que sua personalidade é bem cativante no COMEÇO do livro), e muito mal-humorada com basicamente qualquer coisa. Ela é irritante! Me passa a impressão de ser uma mulher egocêntrica, egoísta, sem noção e reclamona. O simples fato de ela não querer passar o dia com o filho me incomoda (e sim, eu entendo que uma mãe precisa de uma folga, mas, nesse caso, não parece se tratar apenas de cansaço, Eleanor claramente tem problemas de convivência). Ela é tão centrada em sua própria vida, que a incomoda dar atenção à família.

Não pense que o livro é ruim, por favor. Antes de escrever minha crítica, li inúmeras opiniões positivas de pessoas que o adoraram. A única conclusão é essa: eu simplesmente não gostei da história, não foi uma leitura que me agradou e tudo bem, acontece.
Por outro lado, nem tudo foi negativo. Timby é um fofo, Joe é um homem apaixonado e as ilustrações que existem dentro do livro (o motivo de tê-lo comprado) são fofas. E pode ser que alguém se identifique com Eleanor, porque, com certeza, a autora (Maria Semple) não pintou a personagem de ouro e é impossível dizer que Eleanor é mais uma Mary Sue.

Duda Razzera 19/07/2018

Os personagens dessa trama são tão bem construídos!
Hoje eu venho com a resenha de um livro que me chamou muita atenção pela proposta. "Hoje vai ser diferente". Quando eu estava com depressão e com crises de ansiedade a mil, esse sempre era meu mantra. De fato, é meu mantra até agora. Então, o título me chamou muita atenção mesmo. O que será que a personagem do livro queria que fosse diferente?

[Eleanor Flood e suas tentativas de fazer diferente]

O livro já é demais porque se passa em apenas um dia. Isso mesmo. Nem 24 horas, na verdade. Ela acorda, planejando fazer tudo que sempre promete e não cumpre para si mesma. Mas, acaba dando tudo errado. Ou totalmente certo?

Tudo começa quando seu filho finge estar doente e então, ela precisa remarcar o almoço com sua "amiga" Sidney, de quem ela nem gosta! Mas, como ela se comprometeu, quer cumprir. Ela decide então, deixar seu filho com o marido, Joe, e descobre que ele está de "férias". Como assim? Será que ele está traindo-a? O que ele anda fazendo quando diz que vai ao trabalho, mas não está lá? E por fim, descobrimos que o almoço que Eleanor tinha marcado não era com Sidney e sim com alguém do passado. Que confusão, não é mesmo?

[A irmã de Eleanor]

Gostei bastante da forma como o relacionamento entre as irmãs foi retratado. É doído, doentio, triste e ao mesmo tempo, é tão real. Nada se resolve do dia para a noite, e também não conseguimos saber toda a extensão dos problemas que elas tem, da infância que tiveram... Mas, temos um vislumbre e é um vislumbre tão profundo. Os personagens dessa trama são tão bem construídos, a própria Eleanor é tão cheia de problemas, dúvidas, emoções e qualidades que ficamos tentados a passar mais de um dia com ela. Queremos saber mais. Eu queria saber mais!

Hoje estarei presente. Hoje vou olhar no fundo dos olhos de todas as pessoas com quem conversar e vou ouvir com atenção. Hoje vou sentir orgulho da minha aparência. Hoje não vou falar palavrão. Não vou falar sobre dinheiro. Hoje vou buscar a simplicidade. Vou exibir uma expressão relaxada e um sorriso. Hoje vou irradiar calma. Bondade e autocontrole abundantes. Hoje vu dar o melhor de mim, vou ser a pessoa que sou capaz de ser. Hoje vai ser diferente.

[A família de Eleanor]

O meu personagem preferido é Timby, o filho de Eleanor, com certeza. Ele é uma criança inteligente, perspicaz e muita engraçada. Mas, também é muito sensível e precisa de atenção. Sentimos por ele, queremos que prestem atenção nele. Eu queria um livro só dele! hahaha.

E o que dizer do marido, Joe? Ele não aparece muito, apenas mais ao final, mas temos os flashbacks de Eleonor que mostram o quanto ele é compreensivo e inteligente. O quanto fez por ela e pela família dela. E o quanto ele está sendo negligenciado pela esposa.

O fato é que todos ao redor de Eleanor estão sendo negligenciados, até mesmo ela própria. Ela está em um estado de torpor, vivendo de migalhas do passado, do que ela poderia ter sido, lambendo as feridas com o relacionamento quebrado com a irmã, que sempre foi tudo para ela. Então, nesse dia, em que ela decidiu mudar tudo, Eleanor abre os olhos de verdade. Mas, isso não quer dizer que tudo vai ficar lindo de repente. É apenas um passo, e esse passo começa com "hoje vai ser diferente".

site: https://livrosetalgroup.blogspot.com/2018/04/resenha-hoje-vai-ser-diferente-maria.html

Daniely.Chernioglo 08/12/2021

Esperava mais
Eleanor, uma mulher com seus quase 50 anos, vive em Seattle com seu marido Joe, o filho Timby e o cachorro Ioiô.

Quem nunca acordou com aquele pensamento de "Hoje vai ser diferente"?

Hoje vou ser uma pessoa melhor, hoje vou me alimentar melhor, hoje vou me exercitar, hoje não vou me estressar e etc...

Eleanor faz isso todos os dias. É como se fosse um mantra na sua vida. O que a motiva a levantar da cama todos os dias.

Em um dia, Eleanor se levanta realmente disposta a fazer daquele dia um dia diferente de todos, irá fazer várias coisas. Mas seus planos não saem como esperado.
Seu filho Timby finge que está doente, pra passar mais tempo com a mãe e seu marido Joe mente pra ela.
Ela se vê perdida e percebe que além de se deixar de lado, também tem negligenciado sua relação tanto com o marido quanto com o filho.

No desenrolar do livro, fica claro que a Eleanor tem bloqueios relacionados à sua irmã Ivy e com tudo o que aconteceu na sua infância. Em diversos trechos, voltamos a alguns acontecimentos de sua vida para entendermos suas atitudes no presente.

Fui com muitas expectativas na leitura e confesso que me decepcionei um pouco. O livro é legal, mas tem coisas desconexas e deixou várias pontas soltas.
Um ponto legal é que no meio dele contém umas ilustrações lindas.

Paula 07/02/2024

Que história bagunçada
Tirando as partes engraçadas e o filho da personagem que uma figura de resto o livro e meio ruim ,a história é explicada tudo mas se i lá se perde no caminho para o final ,a irmã da personagem não tem desfecho para história dela
Tinha muitos caminhos para a história acabar bonita ou legal mas a escritora parece que estava com preguiça e escreveu uma coisa qualquer ali e pronto

Karini.Couto 29/03/2018

>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO