Mindhunter

Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Ray 31/01/2023

Última leitura de janeiro
Já tava abandonado faz um tempo na estante mas decidi terminar ele de vez, pra acabar o ciclo, e não foi uma leitura ruim.

Guigas0 30/01/2023

O livro conta a história da carreira de John Douglas, analista de perfis criminais, e primeiro caçador de serial killers, contando com alguns casos e informações de como foi construído essa área na ciência comportamental.

Não tem muito o que falar sobre ele, recomendo para quem gosta do tema de casos criminais

Giselle Cruz 29/01/2023

Perturbador!
Foi o primeiro livro que li sobre Serial Killers, sempre tive curiosidade em saber pq as pessoas machucam as outras de forma totalmente gratuita, ele consegue reunir algumas respostas sobre assassinos extremamente violentos, ele realmente entrou na mente desses caras para tentar descobrir tais comportamento e é aí que o livro fica assustador!
Esses monstros nascem assim ou são formados?
O ambiente em que nascem, como são criados e tudo mais influência ou eles já seriam seres humanos desajustados?
É muito interessante toda essa abordagem que ele faz, se você coloca ódio e raiva no que faz seja no seu trabalho ou na criação do seu filho, é ódio e rancor que vc terá! É simples!
O Budismo diz que tudo que fazemos devemos por amor, seja nas coisas mais simples as mais complexas, isso resume muito o final do livro pra mim!

Guilherme Alves 24/01/2023

Caçada ao criminoso
O livro trata acerca das experiências do agente do FBI, John Douglas, em seu trabalho pioneiro de aplicação da ciência comportamenta, para descrever e aplicar os conhecimentos descobertos na captura de assassinos seriais.
Quem busca esse livro devido a série homônima da Netflix e que se baseou nesse livro lamento frustra-los. O livro em si é muito mais um relato autobiográfico do autor que foi escrito a quatro mãos com o escritor Mark Olshaker, mas não é uma obra que prenda o leitor ou o instigue a tentar adivinhar o que vem nas páginas seguintes, sendo bastante repetitivo na forma de alguns capítulos.
De toda forma acho uma leitura válida para quem se interesse na área de investigação criminal/criminologia ou seja apenas um curioso pelo tema e conheceu o autor pela série da Netflix.

~mah 24/01/2023

Sim esse livro me deixou mal
Livro denso, pesado e pode até ser assustador para alguns.
Cheio de gatilhos, de maneira superficial seriam:
Crianças, Abusos, Morte e Violência.
Mas também é um livro esclarecedor.

Julia 20/01/2023

Mindhunter
O livro retrara a trajetória de John Douglas e aborda diversos casos em que os conhecimentos sobre perfis criminais foram aplicados. Percebi que algumas pessoas comentaram que a leitura era maçante, e acho que se o leitor não tiver muito interesse sobre criminologia realmente vai se tornar algo difícil de apreciar. Eu gosto bastante de ler sobre o tema então eu achei super instrutivo e interessante, recomendaria a leitura.

Anna 20/01/2023

Autor narcisista
Perde muito a proposta que o livro parece querer apresentar, ele literalmente para um capítulo para falar que c0meu uma mina que namorava, achei que fosse ler mais sobre os estudos do serial killer, porém são poucos capítulos (um pouco no começo e mais para o final) que dão mais enfoque de como começou esse estudo da psicologia dos serial killers no FBI.
Livro mais voltado para autobiografia.
A série é perfeita.

AnaB. 16/01/2023

Um prato cheio para os amantes de true crime
Acho que comecei lendo true crime pelo livro certo!
Aqui o Jhon Douglas trás seus anos de experiência trabalhando no FBI com perfil criminal de forma brilhante.
O começo é uma breve biografia que só agrega no conteúdo. Para além de se apresentar, ele mostra suas bases, quais experiências e decisões formaram o Douglas, a referência em perfis criminais.
Depois somos encaminhados para as bases do processos de investigação e como os perfis são montados. Para além do desafio que era criar toda uma nova técnica de investigação baseada em uma ciência pouco valorizada na época. É aqui que o Douglas trás crimes nos quais ele trabalhador ou esteve envolvido para exemplificar e ilustrar seus métodos.
E assim, simplesmente, genial! O cara era tanto um ponto fora da curva na sua área, que teve sua carreira tomada como inspiração para criação de nada mais nada menos que o "O silêncio dos inocentes".

Sou muito suspeita para falar, mas para mim o livro é completo. Uma obra redonda, que não deixa nada a desejar. Um verdadeiro prato para os amantes de true crime.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 11/01/2023

Eles sempre estão um passo a frente
Lendo esse livro, cheguei a conclusão que nada pode ser menosprezado, o menor dos detalhes pode significar muita coisa.
E pode parecer que não mas esses assassinos podem ensinar muito pra gente, e só com a ajuda deles a gente vai conseguir prevenir que mais deles consigam ter sucesso em suas empreitadas

bellee 05/01/2023

Em Mindhunter John Douglas nos conta diversos casos e sua experiência com perfis criminais, acompanha diversos casos de assassinos em série e ainda nos dá de brinde um lindo tapa na cara no final.
Eu sempre me interessei por assuntos do tipo análise de comportamento ou uma vibe Paul Ekman ( que aliás imagina se os dois tivessem trabalhado juntos que coisa linda). É realmente muito interessante ver o modo como esses agentes pensam e como a análise de perfil é precisa e realmente ajuda. Não é um livro para qualquer um, precisa ter um certo estômago para não imaginar 100% as cenas e os crimes descritos. No geral é um livro ótimo que te fará refletir sobre opiniões e com uma escrita ótima!! Me deixou com mais vontade de conhecer sobre esse assunto.

Obs: Meu caso preferido foi o do homem gago, fiquei chocada a cada descrição certa socorro.

Giulia 31/12/2022

Uma experiência investigativa e intimista.
Gostei muito do caráter intimista e cordial da escrita, além dos detalhes e críticas do próprio John Douglas sobre os casos. São apresentados muitos insights investigativos acompanhados de detalhes de sua vida pessoal durante a investigação, dando uma visão mais humanizada desse processo, aproximando-o de nós. Talvez possa desestimular alguns que procuram uma trama empolgante, já que este é um livro de relatos de experiências. E por mais que eu me interesse muito por isso, como uma pessoa que não lê muito, deixei o livro de lado diversas vezes até enfim terminá-lo mais de 2 anos depois kkkkk Mas acredito que deva ser uma experiência muito prazerosa e consideravelmente mais curta e intensa para amantes de true crime que são ávidos leitores. Além disso, o livro propõe reflexões sobre questões morais importantes e acredito que este seja seu aspecto mais valioso. Afinal, o "crime é uma questão moral" e precisamos começar por mudar nós mesmos e nossas relações para acabar com ele. Recomendo :)

Stephanie214 31/12/2022

Caça aos serial killers
Neste livro sabemos muito da história de John Douglas que é um agente aposentado do FBI e criador da unidade de ciência comportamental que faz análise de cenas de crimes e perfis de criminosos.
John conta sobre sua família, infância , carreira militar, como ele se tornou um agente do FBI e quando conheceu sua esposa e a família que formou.
Em seus 25 anos no FBI ele atuou na resolução de sequestros a banco e ajudou os bancários a trazer mais segurança aos bancos, fez um treinamento na Swat, mais onde mais trabalhou e revolucionou foi na unidade de ciência comportamental ele percebeu que os criminosos pareciam mais difíceis de capturar e que os policiais não entendiam nada sobre quem estavam procurando, então ele tem a ideia de que já que alguns dos mais conhecidos criminosos estão presos os agentes do FBI podiam entrevista-los para saber como eles agiam, como pensavam e usar esse conhecimento para capturar os criminosos que estão a solta.
Isso ajudou muito a capturar outros criminosos e a perceber que alguns deles tinham coisas em comum como: lares disfuncionais, pais ausentes e mães castradoras. Alguns dos criminosos que John entrevista na prisão são: Charles Manson, Ed Kemper, Richard Speeck, David Bercovit, Monte Russell.E alguns dos criminosos que ele ajudou a prender foram: Robert Hansen, O matador da trilha, Wayne Willians, John Prantes e muitos outros. Teve um momento em que ele estava envolvido em 150 casos ao mesmo tempo entre visitar cenas de crime, fazer o perfil dos criminosos, dar consultória a polícia local e ajudar nos interrogatórios e sem contar as viagens a trabalho por todo país.
O trabalho dele com certeza ajudou muito a prender indivíduos que não podem estar a solta pois não sabem conviver em sociedade e são um perigo.
Mais o bom é que com o passar do tempo o FBI e os policiais de outros locais reconheceram o importante trabalho da ciência comportamental e eles eram muito requisitados nos casos em andamento e seus métodos ajudavam a efetuar as prisões. Chegou um ponto em que tiveram que contratar mais pessoal para treinar e auxiliar nos casos, foi criado o apoio investigativo um braço da ciência comportamental onde tinha aulas sobre criminosos famosos, perfil criminal, os professores falavam de suas experiências trabalhando nos casos.
Para quem gosta de saber sobre os bastidores das investigações ou se interessa pela captura de serial killer esse é o livro ideal.

Isabella.fornazier 28/12/2022

Adorei achei que o livro ia ser bem chato de ler e cansativo mas pelo contrário ele é rapido e te prende do inicio ao fim conta casos de uma forma não tão aprofundada mas ele foca mais na trajetória de sua carreira de jonh douglas e é bem legal.

Duda 22/12/2022

Definitivamente um dos melhores
Um dos melhores livros que eu já li.
É basicamente uma autobiografia do John Douglas, investigador forense que foi um dos pioneiros na análise de perfis, principalmente de sereal killers, basicamente o homem é um gênio.
Esse livro é perfeito para todos que tem interesse em true crime, muitas vezes pode ser um pouco descritivo demais, mas John entrega informações de extrema relevância para quem gostaria de seguir carreira na polícia.
Foi um dos livros mais geniais e eu ja li e creio que lerei de novo a fim de anotar partes importantes.