Mindhunter

Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Gabi.Costa 01/05/2024

Delicinha
O livro é muito fácil de ler, o jeito que eles fazem a narrativa mesmo tratando de assuntos pesados faz ser divertido de ler.
Tem vários momentos estado unidense sendo estado unidense mas não tem o que fazer né.

lelis 29/04/2024

"monstros precisavam ser criaturas sobrenaturais"
Eu amo muito esse tema! se eu não fizer um curso ou qualquer coisa relacionado a psicologia comportamental, eu não me chamo mais leticia baggio!!!!!
a descrição dos casos, a análise por trás de cada decisão.... é monstruoso pensar que TODO passo de um criminoso tem "explicação", tem motivo

p.s: todo autor que escreve sobre serial killers sempre fala que existe muitas poucas serial killers mulheres e isso me faz pensar, sei la, acho um fato interessante

vinizambianco 26/04/2024

[sobre seriais killers, psicologia e criação de perfis]

Depois de mais ou menos um mês de pura procrastinação e confusão por causa do #coronavirus, finalmente terminei o incrível #mindhunter, não só essas duas preocupações me deixaram a flor da pele, mas também o fato de muitas passagens do livro serem fortes.

Mindhunter tem como foco os anos em que John Douglas passou no FBI, mais precisamente quando ele fundou e chefiou a Unidade de Apoio Investigativo, ali ele ajudou a estabelecer a pratica de analise de perfis para a resolução dos casos mais tenebrosos envolvendo serial killers nos EUA. O livro não segue uma narrativa linear, apesar dos primeiros capítulos contarem sobre o começo da carreira de Douglas, os outros capítulos seguem mais ou menos um tema e os casos mais ou menos vem e vão no tempo, o que torna o livro intrigante e instigante.

Os casos são contados de forma bem cruas e viscerais, muitas vezes de forma clara e de fácil assimilação. Um dos pontos mais positivos do livro é a maneira como o autor consegue falar de temas tão complicados como psicologia e a criação dos perfis de uma maneira muito didática e interessante. Creio que o único ponto negativo na minha opinião, é o fato de que alguns casos são colocados de maneira muito ?avulsas?, muitas vezes o caso é interessantíssimo, mas é usado brevemente no livro, porém pensando bem, se cada caso apresentado fosse ter um capítulo, o livro teria umas mil páginas. Outro ponto incrível, é o modo como Douglas pensa e o modo como ele cria os perfis, é soberbo ver isso nas páginas do livro.

Em suma, Mindhunter é um vislumbre claro de como a mente dos assassinos pensa, vive e consequentemente age sobre suas vítimas, mas também é um retrato real de como se constrói um serial killer e a importância de estuda-los e posteriormente caçá-los. Um daqueles livros para se ler de manhã com a luz acessa.

PS ? Melhores/Piores Casos ? O Assassinato de Francine Elveson, Ed Kemper e Os Assassinatos de Atlanta

PS2 ? Quero ver a série da #netflix

Robert 26/04/2024

O Crime é um problema Moral
Depois de assistir a serie tive interesse pelo livro e os dois são bons(uma pena a série ter sido cancelada)

O livro retrata toda à construção da Unidade de apoio investigativo do FBI pela ótica do autor, mas além disso é formado por relatos de diversos casos e como ocorreram a análise dos perfis por meio das cenas dos crimes o que gera curiosidade ao ler.

Assim como em muitos âmbitos sociais o livro mostra em como a psicologia comportamental pode ser de extrema utilidade em todas as áreas de atuação.

As últimas reflexões sobre a criminologia mostram como o autor mesmo vendo uma série de casos bárbaros consegue fazer uma análise geral de como os criminosos são construídos social e moralmente.

Bia Maria 24/04/2024

O livro em si é bem interessante, com as histórias da pra começar a entender os padrões e como eles chegam em uma identidade. Mas é bem datado e o autor passa o livro inteiro tentando nos fazer aceitar a pena de morte como algo incrível.
É uma leitura densa

Talita 24/04/2024

Bom pra quem gosta de true crime
Inicialmente conta a vida de John Douglas, que ajudou a fundar a parte de perfil criminal do FBI, demorou um pouco a me interessar justamente por iniciar pela vida pessoal de John, a medida que ele começa a contar os casos criminais fica interessante, em nenhum momento ele passa pano pros serial Killers, os casos são conhecidos por sua brutalidade. John para entender e perfilar melhor começa a visitar prisões e entrevistar os assassinos. Pra quem gosta do assunto é um bom livro.

Missy 23/04/2024

Um bom conteúdo truecrime
O livro não é de todo fluido, até porque não tem muitos diálogos, é mais o autor contando seu cotidiano sendo agente da unidade de apoio do FBI, como surgiu, como que eles notaram os padrões, etc.

A narração consiste em ele dar vários exemplos de casos ao longe de todo livro, voltando em alguns e comparando com o evolucao das análises. Eu achei muito legal, porque como já conhecia vários casos desses, consegui me envolver com a história.

Mas eu não aguentava mais ouvir crimes contra mulher, mds, toda hora a palavra estup aparecia, tive que parar um pouco. E achei importante as colocações deles de que o problema do est não é o órgão, não adianta castrar, est é crime de ódio.
E que talvez um bom começo seja as pessoas reconhecerem ao redor a violência de pessoas próximas e não passar pano.

O livro retrata os anos 70 pra frente, então é lógico que tem muita reprodução machista, racista, misógina. E tem muito ego envolvido também né ? Dá pra perceber como o autor quase sempre faz o trabalho dele ser o melhor, como ele era requisitado, como tal coisa ajudou pegou tal criminoso, achei aqueles papo de coach tentando vender seu produto kkkkkk
Eu sei que a análise comportamental foi extremamente importante pra diversos casos, mas teve um aumento de ego aí sim. Ele poderia se aprofundar um pouco mais nos casos, ao invés de contar do dia a dia. Seria mais interessante abordar mais dos casos em si.
Por fim eu gostei muito do livro, amei entrar novamente nesse universo e pretendo ler os próximos.

Bel 21/04/2024

O começo e a parte burocrática são um pouco cansativas, mas no geral é um livro interessante, ver os casos da perspectiva investigativa é diferente e instigante.
Os detalhes podem ser desconfortáveis e os casos podem ser tristes, mas o olhar que temos da mente dessas pessoas é intrigante e prendem nossa atenção.

Tiago.Guedes 18/04/2024

Mergulhando na Mente do Mal
"Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano", de Mark Olshaker e John E. Douglas, me transportou para um mundo obscuro e fascinante: a mente dos serial killers. A obra, narrada em primeira pessoa por Douglas, agente aposentado do FBI, oferece um relato vívido e perturbador de suas experiências entrevistando alguns dos assassinos mais notórios da história americana.
Logo nas primeiras páginas, fui fisgado pela escrita envolvente e pelo estilo direto de Douglas. Ele nos leva para dentro das salas de interrogatório, onde enfrenta homens monstruosos e tenta desvendar seus pensamentos mais sombrios. A narrativa é crua e realista, sem floreios ou sensacionalismos. Douglas não se furta em descrever os crimes em detalhes horripilantes, mas o faz de maneira informativa, buscando entender a lógica macabra por trás de cada ato.
O ponto alto do livro reside na riqueza de detalhes sobre os métodos utilizados por Douglas e sua equipe para criar perfis psicológicos dos assassinos. Através de entrevistas meticulosas, eles mapeavam a infância, as motivações e os padrões comportamentais desses indivíduos, buscando identificar padrões que pudessem levar à captura de outros criminosos.
"Mindhunter" é um livro recomendado para quem tem interesse em true crime, psicologia criminal e investigação policial. É importante ressaltar que o conteúdo é pesado e pode ser perturbador para algumas pessoas.

Rafaela1560 12/04/2024

Visceral...
Uma obra prima para quem é fã do gênero True Crime. Os detalhes e a maneira como o autor entra na mente dos criminosos e traça seus perfis é incrível.
Um dos meus favoritos do ano, sem dúvida.

VictAria.Seibt 11/04/2024

Mesmo lendo o livro e vendo como eles fazem para descobrir sobre o assassino, parece feitiçaria o modo como eles acertam exatamente o jeito do suspeito. Esperava que fosse chato, mas gostei bastante desse livro.

Grazi ;) 10/04/2024

Pensei que seria 5 ??
O livro é muito bom, leitura fluida, fácil, envolvente. Não pode ser fraco para ler as descrições detalhadas dos crimes que ele relata ter solucionado na época.

Vários casos reais de estupros, assassinatos, maldade humana crua! A série é sem sombra de dúvidas uma das melhores q já vi. Mas o livro me decepcionou um pouco pq apesar de ser muito bom, tem várias partes que me soaram como uma massagem no ego do autor, com ele sendo o melhor, o mais f0d4, o que resolve tudo. Todos os perfis que ele traçou dava coincidentemente igual ao perfil real, alterando pouquíssimas coisas. Isso me incomodou pq até parece q ele adivinhava sempre como era o assassino o q me fez pensar ?será se era assim mesmo? Ou será q tem algo sendo inflado aí nessa história pra parecer ser o melhor de todos??.

Me incomodou tbm o fato dele ser muito egocêntrico e daquela velha máxima que alguém na casa tem q sacrificar a carreira para cuidar da família e como sempre, a esposa. Nunca da pra abdicar um pouco, nunca da pra dividir tarefas, as questões dele eram sempre mais importantes, a carreira dele tbm. Ele mesmo admite a falha na participação da criação dos filhos e a sobrecarga nas costas da esposa.

O último ponto foi a questão da supervalorização da pena de morte, como se isso fosse resolver absolutamente tudo. Por isso não foi um 5

Nathasha.coelho 07/04/2024

Pra quem curte o tema e tem estômago forte é a leitura perfeita ,cheio de informações de casos reais ( e bem fortes ) leitura maravilhosa ( para aprender mais sobre o tema ?)

BeatrizViana0 04/04/2024

Fascinante!
Como funciona a mente de um serial killer? Neste livro, um psicólogo forense se vê obrigado a pensar como assassinos, psicopatas e estupradores. É incrível quando ele faz a descrição do criminoso e sempre acerta. É frustrante quando mesmo com todas as evidências, não consegue pegá-los. Recomendo!

TauanyVMR ð³ï¸âð 01/04/2024

"As circunstâncias afetam o comportamento."
Nesse livro conhecemos um pouco da história do aposentado agente do FBI, Jonh Douglas, e a sua jornada desde um simples jovem servindo no exército até a abertura da divisão de estudo de casos criminais, especialmente os serial killers.

?Ferimos aqueles que amamos? foi uma frase que me pegou muito, mas que infelizmente faz sentido. Se analisarmos algumas histórias de true crime, é visível que a maioria aconteceram/acontecem entre familiares ou algo do tipo.

Além desse, ele aborda vários outros temas mesclando com histórias reais, que não são necessariamente de serial killers.

Em si, acredito que seja um livro que auxilia na entrada do universo de true crime e recomendo para quem quer aprender um pouco sobre, claro que sempre atento aos gatilhos que podem ter nele.