Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Cabral 02/11/2022

Como já é de esperar de Dan Brown, Origem tem uma trama envolvente, cheia de suspense envolvendo extremismo religioso, política, assassinatos e apesar de esperar um pouco mais a respeito da descoberta que perseguimos durante todo o livro, o final nos traz uma reflexão sobre o futuro tecnológico, que vem avançando a passos largos e nos tornamos cada dia mais dependentes dessa tecnologia.

bruthethe 31/10/2022

O mais fraco da série
Não empolgou tanto quanto os anteriores. Faltaram enigmas e curiosidades, faltaram locais históricos e secretos. Faltaram símbolos, lendas e histórias. Faltou bastante coisa do que faz as aventuras do Langdon ser o que são.

Ny 24/10/2022

"Às vezes, a revelação divina significa simplesmente adaptar seu cérebro para escutar o que seu coração já sabe."

amandinh4 19/10/2022

Religioso do pau de arara
não esperava, por esse final, me impactou bastante, mostrar um lado em que ainda existem pessoas que querem impactar as outras desmentindo a religião delas, e além do mais, perseguindo, aquelas que querem continuar seguindo, esse é só o começo do livro, e por si só já se mostra um livro magnífico, não é uma leitura leva, sendo bastante complexa, mas vale a pena

Vinicius 17/10/2022

O mais fraco do Dan Brown.
Extremamente decepcionado com esse livro. Estava muito empolgado pra ler, e nossa... que decepção. Dos livros do Dan Brown, com certeza é o mais fraco, mais sem graça e datado. Origem só funciona pro ano que foi lançado, em 2017 talvez fosse um bom livro, mas hoje? Sem originalidade, repetitivo e covarde. Em 50 páginas de livro eu já sabia todo a história, o resto do livro foi uma tortura para terminar já que eu estava claro todas as motivações e quem fazia o quê. De brinde, foi o primeiro livro em que Dan Brown foi covarde na escrita; sempre trazendo assuntos polêmicos e contando histórias que causam um burburinho, em Origem o máximo que ele causa é uma empolgação por um desfecho épico que nunca chega, e quando dá indícios de chegar, o autor tem medo de ir com força total, e passa pano pras próprias revelações chocantes. É tipo: "VAI ACONTECER ISSO!!!" e 2 segundos depois "Não é bem assim, eu posso explicar". Enfim, decepcionado, continuo ansioso pros próximos livros do Brown, mas vou fingir que o último lançamento dele foi Inferno.

Ana julia 09/10/2022

Nunca tinha lido nada do dan brown e foi uma ótima experiência. Eu adorei os capítulos com pontos de vista alternados e todo o desenvolvimento da história

Gisa Petry 08/10/2022

Origem... Um baita livro! ??
Amei cada página!
Uma leitura entusiasmática!
Aos fãs decDan Brown eu lhes digo: outra obra maravilhosamente bem escrita desse autor!
Fabuloso!
Não vou descrever a história nessa resenha, só vou dizer que vale a pena a leitura e que me fez refletir sobre muitas coisas.
Continuarei sendo cristã, mas confesso que com uma mente ainda mais aberta a ciência!

Madu 03/10/2022

Confiável?
Novamente um bom livro escrito por Dan Brown, mas esse possui diversas ideias antigas e descontinuadas. Isso acontece principalmente com biologia e a teoria da evolução, em que o autor poderia ter pesquisado mais. Fora a parte biológica da evolução de Darwin, a teoria da sopa primordial até que foi bem explicada, por mais que faltem MUITAS coisas.
Além disso, foi um livro interessante, mas em que o final pode ser descoberto de maneira relativamente fácil e não prende tanto sua atenção.
O motivo da minha nota ser mais baixa que o normal para Dan Brown foi a biologia já que eu sou bióloga, mas talvez não afete tanto outros leitores. Porém, lembrem de SEMPRE checar se o que ele fala é verdade ao invés de acreditar só porque está em um livro.

Felipe Lapa 02/10/2022

Origem
Achei a história muito interessante! Gostei muito do personagem principal ser um Cientista da computação e das discussões sobre como a computação pode ajudar em simulações e testes científicos de diferentes áreas. O livro também apresenta uma discussão muito boa sobre inteligência artificial e como ela está inserida na sociedade. Penso que a história poderia ter sido mais direta em alguns pontos, mas a narrariva é muito boa e te prende facilmente.

genni.goncalves 23/09/2022

Aspirais
Como nos outros livros de Dan Brown narrando as aventuras do professor Robert Langdon em meio a perigos, lugares e obras históricas, conspirações e muita arte, é sempre bom estar com sua internet à disposição pra pesquisar mais a respeito de cada referência artística da estória! Finais de fazer cair o queixo.

@fugiprascolinas 20/09/2022

Acostumada aos demais livros que têm uma página inteira contendo fatos, fiquei frustrada no primeiro contato com Origem por trazer três curtas linhas, denotando um pouco de desinteresse do Dan, meio que "taking for granted" os leitores que já tem e isso me frustrou um pouco.
Comecei o livro sabendo que não haveria surpresas quanto à fórmula do sucesso: Robert Langdom + situação imprevisível + mulher envolvida na situação que o ajudará na aventura.
Passando da metade do livro, inevitavelmente fiquei sem fôlego e ansiosa para saber o desfecho e presa à narrativa, afinal o Dan Brown tem um talento incrível quando se trata de inserir situações inesperadas e criar um ritmo alucinante à história: o livro é inteiro um clímax.
É hilário como podemos claramente comparar o Edmond ao elon musk inclusive o cara que mandou um carro pro espaço e seus feitos são  mencionados mais de uma vez. A propósito, sobre enviar vida para Marte, assim como sugerem Elon Musk e Stephen Hawking - #RIP -  também é falado no livro para garantir a sobrevivência humana fora da Terra.
Agora quanto à arte e à participação do Robert. Nos livros anteriores que esse personagem é a peça principal, há diversas obras de arte, explicações traçadas com a realidade e costuradas à imaginação do Dan Brown, e dessa vez senti um pouco a falta disso. A menção à arte aparece, mas nem de longe está presente como antes, fora que o Langdon que antes tinha um instinto incrível e deduções maravilhosas fica um longo tempo só indo de um lugar a outro sem nem ao menos refletir de fato sobre como resolver o mistério. Decepciona um pouco ele deixar de raciocinar para solucionar tudo agindo, como se estivesse em um dia estressante em que perde horas atrás das chaves de casa que não sabe onde colocou. Foi a impressão que tive: o personagem não se esforçou de verdade.
Agora quanto à solução da trama... golpe baixo porque o "para onde vamos" se coaduna muitoooo com minha crença da direção em que caminha a humanidade, e ao descobrir o que levou às confusões do livro e a motivação... dá um calafrio verídico na espinha. Mais uma vez? Vale muitíssimo a pena ler Dan Brown. É isso.

GabrielaSempreGabriela 19/09/2022

enrolado
eu gosto mt dos livros do Dan pelo mistério e o envolvimento com arte, religião e tal
mas mano, ele gosta muito de enrolar credo
bichão é profissa em encher linguiça

maria21 19/09/2022

Tudo nesse livro é bom
Quem me conhece sabe q eu vou cadelinha de Dan Brown e quem n conhece agr ta sabendo. MAS MANO ESTE LIVRO AQ. simplesmente Incrível. A narrativa desse livro é maravilhosa o plot me fez ficar maluquinha da cabeça. Edmond é meu pastor e nada me faltará ?

Lua 16/09/2022

Um bom livro. Não foi o meu favorito da saga de Robert Langdon, mas é bem interessante. Num geral eu achei o avanço um pouco lento, mas quando engrenou fluiu bem. Gostei da forma como o livro foi finalizado e gostei mais ainda que consegui acertar um dos mistérios antes de ser revelado rsrsrs

Wolsey 16/09/2022

Muito bom, mas não o melhor.
Dan Brown normalmente não tem erro. Não conheço quem odeie.
Eu sempre tenho um livro dele reservado pra quando estou empacado em algum outro livro.
Agora não foi diferente.
A história é bem interessante, movimentada, e instigante. A trama é diferente dos outros livros do autor e, apesar de contar com símbolos, traduções e lugares fantásticos, não há os habituais plot twists, ou eles não me empolgaram. Eu suspeitei da revelação final já na metade do livro e não me senti compelido a ler até o fim, como nos primeiros livros que li desse autor.
Ainda assim, considero bem bom e recomendo.
Dan Brown tem sido sempre uma leitura bem divertida.