A Fantástica Fábrica de Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate Roald Dahl

Resenhas - A Fantástica Fábrica de Chocolate

Ketura0 09/11/2023

Gostosuras e travessuras
Um livro repleto de gostosuras, criatividade, crianças e ensinamentos. Dá-nos algumas lições de moral com toque de brincadeira, em uma linguagem simples adequada para crianças e que também encanta adultos.
A história é centrada no doce e pobre menino chamado Charlie que vive com seus pais e 4 avós em uma casinha na mesma cidade onde fica a Fábrica do senhor Wonka. A família do garoto é pobre, humilde e muitas vezes nem tem o que comer. Charlie sabe ser feliz com o pouco que tem e ama chocolate, principalmente, o produzido pela fábrica que não só produz o mais fantástico chocolate também fabrica os melhores doces, caramelos, chicletes. Apesar de um segredo permear essas produções, afinal depois de um tempo da fábrica ter sido desativada ela voltou a produzir e agora 5 crianças que encontrarem o bilhete dourado terão a oportunidade de conhecer todos os segredos da maravilhosa fábrica e terão a melhor experiência das suas vidas.
As crianças representam arquétipos de falhas sociais temos Augusto Glupe- o menino guloso,
Veroca Sal - a menina mimada,
Violeta Chataclete - a menina que masca chiclete o tempo todo, Miguel Tevel - o menino que só vê televisão. E Charlie o menino que consegue o cupom depois de muito esforço e uma ajudinha do destino, ou milagre mesmo, representando a bondade, gentileza e características do herói da história. Cada criança tem sua aventura na fábrica e lição a aprender, assim como representam com suas características ensinamentos de como não devemos tentar agir. Contamos também com musiquinhas bem divertidas sobre cada uma delas.
É claro que a grande maioria das pessoas conhece a versões do filme tanto em sua versão de 1971 como a de 2005, que em minha opinião retrata muito bem a história do livro quase sem grandes adaptações. Mas no livro conseguimos sentir mais a essência de cada personagem principalmente o Charlie - cheguei até a chorar em certos momentos - nos presenteando com sua felicidade em coisas simples e sua gratidão.
O livro é delicioso pela suas descrições de doces maravilhosos e sua escrita envolvente, recheado de aprendizados é um prato cheio para quem gosta de boa literatura e quer relembrar seu lado da infância.

site: https://maybeitsabook.blogspot.com/2018/03/resenha-fantastica-fabrica-de-chocolate.html

Jessica Maria @livrosdajessica 05/11/2023

A rapadura é doce, mas não é mole não
O título da resenha é um ditado do Nordeste e acho que resume bem a ideia do Sr. Wonka ao convidar as crianças para a fábrica hehehe
O livro é infantil, mas deixa reflexões interessantes nas entrelinhas, pois fala de desigualdade social, criação de filhos e como somos moldados para sermos alguém que a sociedade espera, enquanto nossa imaginação pode ir além.
Comparando com o filme de 2005; ele foi muito fiel ao livro e teve também cenas que enriqueceram a história. A leitura me fez gostar ainda mais dessa adaptação.
Com certeza é uma doce leitura para crianças e adultos.

Jéssi Lima 19/10/2023

Memórias afetivas, nostálgico & lúdico
Que leitura incrível, sou suspeita em falar pois amo os filmes, sou apaixonada desde a primeira vez em que assisti, então é uma tradição, todo ano assisto aos dois filmes ??
Foi um prazer imenso ler o livro, degustar e ter um contato direto com a história da qual eu sou apaixonada, recomendo muito a leitura, principalmente para os pais lerem com seus filhos, é encantador.

???
Michela Wakami 23/10/2023minha estante
Também, amo.???

Patricia Milani 18/10/2023

Que leitura divertida, li esse livro com meus filhos e eles gostaram muito. Já tínhamos visto a adaptação para filme algumas vezes e em nada atrapalhou a experiência de leitura. Durante a leitura as crianças iam fazendo comparações com o filme percebendo o que era igual e o que foi feito diferente da história original. As canções dos umpa-lumpas do livro são um pouco sarcásticas ao meu ver, então sempre conversávamos sobre elas.
Foi o terceiro livro do Roald Dahl que lemos e realmente o autor em nada decepciona o público infantil.

cecil :) 17/10/2023

Não tem muito o que dizer, é uma fofura, apenas

um livrinho curto que ambienta o que já conhecemos desde pequenos da fábrica de chocolates, tive a impressão que no livro o wonka é um pouco menos doido da cabeça como é retratado nos filmes.

tem algumas cenas novas que eu gostei muito de conhecer, uma leitura rápida e fácil pra aquecer o coração

Jean Silva 17/10/2023

Uma verdadeira nostalgia esse livro, principalmente para aqueles que cresceram vendo qualquer uma das adaptações cinematográficas da 'Fantástica Fábrica de Chocolate'. Esse é um daqueles livros infantis excelente, super curtinho, com uma história cheia de mensagens reflexivas e de fácil leitura.
Não tem muito o que falar sobre a obra, creio que seja uma pena ela não ser tão conhecida quanto deveria, eu particularmente não sabia que o filme era inspirado em um livro.
Recomendo, é um ótimo passatempo.

Lorenatys 17/10/2023

Nostálgico:)
Meu primeiro contato com a fantástica fábrica de chocolate e Willy Wonka foi através do filme. Por ter gostado muito, não poderia ter deixado minha curiosidade de lado e ficar sem analisar como é a história através do livro. Adorei fazer essa leitura!

Sara Marinho 16/10/2023

Delicioso de ler
Que nostalgia! Cada capítulo que eu lia me vinha na cabeça as cenas do filme...a Violeta virando um mirtilo, os umpa-lumpas cantando, os esquilos fofinhos e assustadores. Uma leitura realmente deliciosa.

Ana 12/10/2023

A vida nunca foi tão doce.
Eu amo a versão de 2005 do filme, e ao ler o livro, passei a amar ainda mais. A história, muitos já conhecem: Willy Wonka é um excêntrico proprietário de uma imensa fábrica de chocolate extinta que um belo dia, resolve reativá-la, e em grande estilo: lançando chocolates com cupons dourados que são encontrados por cinco crianças que terão a sorte de conhecer a fábrica.
Charlie, menino pobre, depois de algumas tentativas frustradas, encontra o cupom e vai conhecer a fábrica junto com outras quatro crianças, que diferente dele, são egoístas, mimadas, desobedientes e não dão valor ao que têm. Um livro que pode ser chamado de infantil sim, e com uma linda mensagem facilmente compreendida por adultos.
Adorável.

Adrielli 12/10/2023

Um sentimento de nostalgia
?Quem nunca assistiu a fantástica fábrica de chocolate? Me lembro que da primeira vez que eu assisti eu fiquei encantada, maravilhada, e com muita vontade de comer chocolate kkkk

?O livro não foi diferente. Ele é permeado de nostalgia e parece tudo mágico, traz aquela sensação de conforto.

Eu não sabia que tinha o livro , ele estava acumulando poeira no meu Kindle, mas quando eu decidi ler ele , foi uma leitura rápida e envolvente.

Ele lembra muito um daqueles livro para ler para as crianças antes de dormir. Se vc tem filhos , faça isso, na minha mente seria uma programação muito interessante.

Ficha técnica:
Livro: a fantástica fábrica de chocolate ?
Faixa etária: livre
Nota: ????
Selos : confort book + nostalgia

mirt 10/10/2023

Leitura rápida que pode ser terminada em um dia. Simples e satisfatória, um ótimo livro para crianças também.

Sara - @um_livro_por_ai 09/10/2023

Um livro com uma mensagem incrível!
Um livro rápido, engraçado em algumas partes, maluco em outras, mas com uma mensagem sobre humildade maravilhosa. Charlie tem muito a nos ensinar! ??

Gecosta 07/10/2023

Divertido
Entrou o filme antigo na HBO e lembrei que tinha essa edição a um bom tempo na minha lista de leitura. A única parte que senti falta foi o fato de que no final o Willy Wonka não discute com o Charlie falando ?good day, sir?, ele apenas segue a vida dele e urul ganhou! Mas enfim, adorei a leitura! Bem rapidinha, como já se espera de um livro infantil. Acho que não levou nem 1h.