A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - SENHORA DO LAGO, A

Jessica692 13/01/2021

Comparado aos últimos dois livros, o ritmo deste me agradou muito! Me lembrou os primeiros, quando não conseguia parar de ler assim que a história engatava.
Como nos anteriores, o autor utilizou diversos pontos de vista, que, inicialmente, podem parecer soltos, mas se amarram e nos permitem acompanhar os personagens por todas as situações enfrentadas.
Até onde pude perceber, não houveram pontas soltas neste livro. O autor se preocupou em nos mostrar o final de todos os personagens que nosso trio principal conheceu durante sua jornada, desde os que estiveram mais presentes aos que vimos mais de passagem. Foi um encerramento digno para esta saga!

Thalita 05/03/2022

Chegamos ao final
Sinceramente, o vai e vem da história não me chamou tanto a atenção. Eu gostei do destino de cada personagem, gostei dos encontros e desencontros, porém me cansei diversas vezes durante a leitura (principalmente nas descrições das guerras e dos diversos Reis e reinos).
Fora isso, acho uma boa conclusão para a história do trio que nos prendeu durante toda a saga.

João Vitor Schulte 04/08/2021

Equilibrio
Historia totalmente equilibrada, batalhas intensas e a política tediosa trazendo todo o universo de the Witcher. É uma pena ser o final dessa saga tão incrível.

Fabiana 20/07/2023

Fim...
Demorei, mas acabei!
Depois de muitos contratempos e interrupções na minha leitura, terminei a saga The Witcher.
Só posso dizer que foi uma história fantástica e com vários personagens fortes e marcantes, do qual sentirei falta. O autor escreveu a obra nos anos 90, mas aborda vários assuntos importantes e atuais.
Vale muito a leitura.

Leonardo 23/03/2022

Perfeito
Tudo vai culminando pro desfecho, os poderes da Ciri são muito legais, tudo se encaixa tão bem e de forma tão bem escrita que com certeza essa é uma das minhas sagas favoritas pra sempre.

JP_Felix 03/11/2023

Excelente
Nunca vou me cansar de elogiar o meu mano Sapkowski, um gênio da narrativa escrita. Simplesmente fantástico, cativante e emocionante. Como autor, sabe escrever e construir cenas diversas, ora provocando emoções fortes, ora dramas intensos, ora nostalgia sonhadora, ora humor divertido. "Uma guerra tão grande que é capaz de acabar com todas as guerras? Aquela ali é de fato uma put@ das grandes, mas não é uma put@ que pode acabar com todas as put@s". O quão filosófico não é essa frase? Humor e tensão no mesmo momento.

E que construção de personagens. Eu sou do time que torce para todas as feiticeiras queimarem vivas em fogueiras, cada um na sua e todas em praça pública, mas não consigo não gostar das cenas em que invariavelmente Geralt se envolve com alguma delas. Adoro a Fringila, ela eu queria que fosse só decapitada mesmo, para não sofrer muito no fogo.

Ciri aqui é basicamente uma protagonista, mas sem tirar o peso e a importância dos demais núcleos, e acho fantástico como a narrativa consegue conciliar isso, mesmo com tramas tão distintas no momento. Ora vemos Geralt no ducado, planejando dua viagem e matando tempo ganhando direito de todo mundo para não matar uma succubus, coitada, não faz mal a ninguém, só aparece em um ou outro sonho, mas só para os maiores de idade; ora vemos Ciri em outro mundo, vivendo algo completamente diferente, em outro contexto e situação. Ainda assim, mesmo sendo duas histórias distantes e paralelas, ainda sentimos que narrativamente ambos os arcos se ligam pelos seus objetivos sem parecer algo avulso ou apressado.

Poderia falar muito mais, mas seria só redundante. The Witcher é simplesmente o título com a melhor construção narrativa que já li.

Alberto 11/01/2023

Final da saga
Depois de tantos livros até este último da saga do bruxo, acredito que o Andrzej Sapkowski teria feito melhor se mantivesse a pegada dos dois primeiros títulos. Quando ele entrou no romance, a partir do terceiro volume, ficou numa eterna promessa, e não entregou o que poderia. Os personagens são ótimos, o universo de The Witcher é excelente, mas a dedicação às tramas políticas e diálogos enfadonhos estragou o que poderia ser incrível.

Em Senhora do lago, pouca atenção é dada ao núcleo de Geralt. E Ciri passa por um arco totalmente nada a ver, uma fantasia fora de contexto. E o final dos personagens da party do bruxo foi muito rápido, enquanto o autor gastou páginas e mais páginas tratando de personagens secundários. Na parte final, quando finalmente temos mais de Geralt, o livro fica mais interessante, mas o final dúbio do bruxo não me agradou. Apesar de tudo, é uma boa saga, só não foi tudo que merecia.

olyusha 20/11/2023

Algo termina... Algo começa?
Caramba, que jornada!
Depois de terminar este livro eu só conseguia pensar que a melhor e a pior coisa que fiz foi começar a ler os livros da saga The Witcher. Melhor, porque é incrível, amei desde o primeiro e não teve um só livro que eu tenha achado ruim. O universo é interessante, muito visceral e tão distante e tão próximo do nosso que causa estranhamento e familiaridade. Pior, porque eu me apeguei tanto aos personagens que foi muito difícil chegar ao fim (ainda bem que temos os jogos e outros conteúdos além dos livros. mesmo que os jogos não sejam canon eu finjo que sim kkkk).
Acho que 'A senhora do Lago' é meu livro favorito da saga, pois foi o que mais me fisgou de jeito e me deixou num frenesi para saber o que iria acontecer, tanto que terminei super rápido. Era o tempo todo uma expectativa de finalmente ver o que eu mais queria acontecendo, mas um medo constante do final não ser o que eu esperava.
O fim não foi o que eu esperava e eu nem consigo dizer se estou feliz ou triste com isso. Acho que me sinto tranquila por não precisar me apegar tanto ao final deste livro, porque eu terminei as últimas palavras com o coração em remendos (depois de ter sido surrado ao longo de cada página lida).

Bem, é como dizem: Va'esse deireádh aep eigean, va'esse eigh faidh'ar (Algo termina, algo começa).
Isso significa que assim que terminei o livro e fechei o app do Kindle, imediatamente abri a Steam pra começar mais um save de The Witcher 3: Wild Hunt.
Pedro.Baldez 14/04/2024minha estante
Eu acabei de ler agora e tô completamente aturdido. Amei tudo. Fui ver a série na Netflix e parei na 3 temp pq não tá sendo fiel. A 1 temp amei, agora não consegui assistir a 3.

Rai 30/01/2022

Ótimo!
Amei a primeira parte do livro!! O livro terminou com Ciri finalmente indo salvar todo mundo e viajando entre os mundos. Uma das partes que mais gostei nesse livro foi a interação dela com os elfos e com unicórnio.

Anderson 08/12/2022

Mestra do tempo e espaço
Geralt chega ao Ducato de Toussaint onde volta a rotina de bruxo matando monstros enquanto se recupera. Enquanto isso Ciri amadurece seu novo poder.

A narrativa tem duas frentes principais, uma focada na recuperação de Geralt como bruxo até o momento que retoma a sua missão e outra focada na Ciri descobrindo mais sobre suas origens e seu poder ancestral. A estória volta a evoluir com o desenvolvimento da Ciri em senhora do tempo e espaço, trazendo bons momentos de batalha, comédia e angústia.

Adegilson.Alves 11/01/2023

Uma atmosfera irrespirável
Cada momento que você expira é menos ar que você consegue inspirar para virar a página. Recheado de momentos emocionantes, mas com um final ok. Aqui a cobra uruboros morde a sua calda e fecha-se o ciclo dos acontecimentos. Não vou desanimar ninguém, mas prepare-se para ler esse livro. Você vai se apegar a alguns personagens, então esteja preparado para algumas lágrimas.