Como se Faz uma Tese

Como se Faz uma Tese Umberto Eco

Resenhas - Como se Faz uma Tese

Larissa3666 29/12/2021

Bom para começar
Realmente é um livro muito bom para auxiliar nos primeiros passos da escrita de qualquer texto acadêmico, principalmente quanto a organização e construção de ideias. Contudo quanto a metodologia muita coisa acaba sendo bem desatualizada, além de que o autor se refere ao método de ensino italiano, mas você consegue tirar ideias gerais bem interessantes e realmente auxilia a começar.

Jaqueline.Schmitt 01/05/2018

Nesta obra, Umberto Eco é de uma generosidade incrível. Recomendo para todos que desejam se aventurar pelos caminhos da pesquisa e construção do saber científico.

carolmureb 12/11/2021

Livro muito bom porque além das dicas práticas para a elaboração da dissertação/tese, faz refletir sobre o porquê queremos escrever. O autor é realista ao considerar contextos limitados de estudantes para ter acesso às fontes de pesquisa. Vale a leitura pela reflexão, clareza de ideias e, claro, para admirar o conhecimento e a experiência do autor.

Silvio.Sandro 17/03/2018

Ótimo livro de Umberto Eco
"Uma tese é igual porco, nada se desperdiça"- diz Umberto Eco, e quem já fez uma tese entende bem o que ele está falando. Apesar do livro não ser mais atual, ensinando como fazer uma pesquisa usando fichas e bibliotecas, numa época em que não havia internet, ele continua interessante porque Eco nos ensina qual deve ser o espírito do investigador, e isso não mudou, não importa se ele use um catálogo ou o Google.

Carina 10/09/2013

Desatualizado, mas indispensável
O livro é muito bem organizado e é uma pena que esteja bastante desatualizado (diante da internet, muitas das questões propostas por Eco perderam o valor). Entretanto, a obra se destaca por oferecer uma visão bastante crítica sobre a metodologia de trabalho na confecção de uma tese.

Em livros canônicos, jamais encontraríamos os conselhos politicamente incorretos do autor: se não tiver tempo, copie uma tese não publicada ou pague a alguém especializado no assunto. Infelizmente, mesmo essas dicas já não são necessariamente o caminho mais fácil, em face do Google e da descoberta rápida de plágios.

Eco não se furta diante da existência de muitos estudantes pobres/ trabalhadores sem tempo, contudo interessados em desenvolver seus estudos. O autor oferece as possibilidades ao alcance de cada um em vez de discutir a tese ideal.

Reconfortador é descobrir que uma tese pode suprir as lacunas da experiência universitária, acrescentando sentido à carreira acadêmica, mesmo que os anos de faculdade tenham deixado a desejar.

A parte final do texto, sobre a redação, pode ter desatualizações no que se refere à citação bibliográfica, mas ainda assim é muito boa.

Em suma: um livro que, apesar de desatualizado, consegue ser indispensável.

jg 05/02/2021

Quem vai se dedicar pra vida acadêmica, vale muito a pena conhecer esse texto, mesmo que seja apenas por ser um clássico. Em geral, é bastante útil para quem tá pensando em fazer uma pós-graduação ou com dúvidas mais práticas sobre como fazer seu trabalho de final de curso.

Ele sofre alguns problemas inevitáveis por ser um livro pensado para a Itália e escrito várias décadas atrás, antes de termos computadores e internet em nossas casas. Mesmo assim, o Umberto Eco tem umas sacadas muito interessantes, tem uma ironia fina ao longo de todo o texto e, de certa forma, acabou estabelecendo alguns padrões sobre essa temática de metodologia acadêmica.

Também não é um guia, um passo a passo, como um conjunto de regras da ABNT, ele entra em algumas questões mais políticas, de função social do conhecimento, de relações sociais dentro da academia, relação com orientadores, esse tipo de coisa, que vale para a vida toda.

Dito tudo isso, que foi elogioso, ainda assim penso que tem livros mais recentes que cumprem melhor a função a que ele se propõe, pelo menos para nós brasileiras. Um que eu li e acho até mais útil nesse sentido é da Minayo, "Pesquisa social: teoria, método e criatividade". Mas ainda assim, como doutorando, penso que usei bem meu tempo lendo também o Umberto Eco.

Lara 28/01/2021

Livro muito bem construído e organizado. Algumas coisas não se aplicam à nossa atualidade que possui as informações mais acessíveis bem como o uso do computador substituindo a máquina de escrever. Mas, de modo geral, encaminha muito bem o pesquisador para construir de forma coesa os seus estudos, a sua escrita e a sua pesquisa.

100% recomendado pra todo graduando ou pesquisador.

miguelogin 26/08/2020

Pontual
Umberto Eco esclarece com univocidade e bom humor os métodos para uma pesquisa científica. Foi escrito em uma época anterior aos presentes avanços tecnológicos, mas ainda mantém a relevância. Essencial para quem está interessado (ou necessitado) em realizar uma tese (TCC).

"Trabalhai sobre um contemporâneo como se fosse um antigo e sobre um antigo como se fosse um contemporâneo."
- Umberto Eco