As Mães

Brit Bennett

Resenhas - As Mães

Gabi Palma 13/07/2021

As mães
Esse livro fala da triste história de Nadia Turner, uma adolescente que chamava atenção pela sua beleza. Porém a vida de Nadia é tudo menos um mar de rosas, sua mãe se suicidou quando a menina ainda era pequena e desde então seu pai e Nadia nunca criaram uma relação! Além disso Nadia acaba se envolvendo com o filho do pastor da igreja onde quase todos os moradores da cidadezinhas onde mora são devotos, até mesmo seu pai e antes de tudo sua falecida mãe.
Gostei do livro por ele ser verdadeiro, toda a história é a pura realidade do nosso mundo, os julgamentos, as condenações, os preconceitos...

De 12/07/2021

PERFEITO DMS
gente MEU DEUS eu amei demais esse livro, uma leitura tranquila e fluída, quando vi já tinha finalizado a leitura. Brit Bennett ganhou um espaço no meu coração

Soninha 30/06/2021

Gostei muito do livro. Penso que a autora poderia ter trabalhado mais o final do livro, embora isso não desvalorize a escrita. O livro traz assuntos pertinentes, como família, religião, aborto, traição, abuso sexual, suicido.

Gabriela Costa | @leia_preta 26/06/2021

Uma narrativa plural
Quando vi o nome do livro não imaginei que "as mães" seria uma história narrada por uma voz plural que na verdade reúne várias mães, ao de fato, um grupo de mães religiosas. A história conta sobre uma jovem que se apaixona pelo filho do pastor e mantém com ele uma relação cheia de segredos e dilemas após a morte de sua mãe.

Ao longo da trama a personagem constrói amizades, muda de cidade, vive vários anos e segue perseguida por um grande acontecimento de seu passado. Uma trama envolvente, verdadeira e que nos surpreende por sua complexidade.

O livro tem alguns gatilhos de suicídio e violência doméstica.

Safira 12/06/2021

As mães
Com uma escrita impecável e muita sensibilidade, este livro mostra questões extremamente importantes e reais do nosso mundo. Me fez pensar sobre algumas situações da nossa sociedade de um ângulo que eu nunca tinha visto, recomendo muito. Existem alguns gatilhos como suicídio e estupro mas se você acha que consegue, leia. Só não dei cinco estrelas pois esperava mais do final do livro, foi meio aberto e apressado. Mas sem dúvida um livro muito bom.

Drikolina 05/06/2021

Mostra que as pessoas são alem do verniz que vemos
Tanto as que todos acreditam serem "boas", quanto as que são rotuladas de más, ou mesmo estranhas.
Trata temas muito delicados com sensibilidade.
A autora tem uma escrita muito boa. Fala da maternidade, do racismo e das consequências de nossas escolhas.
Aborda também a amizade, o amor e a intimidade que exigem para que realmente possam crescer.
O luto e o afastamento familiar que ele pode causar também compõe a trama do tecido fino que é esse livro.

Raielle 30/05/2021

Ritmo lento, mas vale a pena
Eu tive uma certa dificuldade para entender a minha própria opinião sobre esse livro porque foi diferente do que eu estou acostumada a gostar. O ritmo é extremamente lento a todo o tempo e nunca tem nada extremamente impactante ou surpreendente acontecendo. É apenas o decorrer da vida de uma pessoa, de forma crua e realista.

Até bem próximo do final eu mantive a minha avaliação entre 3 ou 3,5, mas quando terminei precisei subir um pouco mais essas estrelas.

Pra mim foi estranho gostar desse livro porque, como disse, foge do meu lugar de conforto. Acho que por isso mesmo foi importante. É parado? Sim. Mas a escrita da autora me encantou de uma forma que fez valer a pena. Britt Bennett é bastante poética e de uma forma que desperta emoção no leitor quando ele menos espera.

Comecei essa leitura sem ter noção da sinopse, apenas porque queria muito ter a oportunidade de conhecer a autora. Não tinha grandes expectativas, mas acabei me surpreendendo.

“Tinha a mãe dentro de si, segurando uma faca, mas sua alma carregava uma pedra. Toda vez que as duas se enfrentavam, saía uma faísca. Toda a sua vida, aquela faísca.”

Marta 26/05/2021

As Mães
Um livro que fala de assuntos delicados, como o aborto, suicídio, traição, culpa...
Gostei muito do desenrolar da história e até o desfecho se apresentou como deveria ser.

Bea 16/05/2021

Expectativas
Creio que o meu maior problema com este livro foram as expectativas que depositei nele. Não recebi uma história diretamente melhor ou pior do que esperava, recebi algo diferente e isso acabou prejudicando a minha experiência.

O livro gira em torno de três personagens centrais: Nadia, Aubrey e Luke e retrata como escolhas pequenas possuem o poder de mudar completamente as nossas vidas nos deixando apenas com vários ?e se? sobre o que poderia ter sido diferente. Fala sobre segredos e como eles podem sufocar relações. E como a vida pode ser cíclica muitas vezes, mas que nós temos o poder de escolha de quebrarmos esse ciclo vicioso (ou, ao menos, tentar).

O que me incomodou com o livro é que a autora abordou muitos temas fortes de uma única vez: Abuso sexual, suicídio, aborto, religiosidade, traição, etc. e alguns temas acabaram não sendo bem aprofundados recebendo um tratamento mais superficial.

Algo que achei interessante foi como, com exceção da protagonista Nadia, os demais personagens eram quase sempre imaginados como brancos num primeiro momento, sendo necessário quebrar essa visão que eu tinha deles. Os livros são predominantemente escritos por autores brancos e retratam personagens brancos, como é necessário sairmos dessa caixa e lermos livros mais diversos.

Duda 16/05/2021

Cruel e real.
Apesar de ser um livro bem curtinho, parece que li algo de 400/500 páginas. Não foi pela falta de fluidez, muito pelo contrário. Só que a intensidade que a Britt conseguiu transmitir em apenas 256 páginas é incrível.

É uma leitura dolorosa e cruel, pois é basicamente a realidade. Todos os problemas enfrentados são problemas reais e que precisam ser discutidos. Os personagens são falhos e humanos, então você torce e odeia eles na mesma intensidade.

Recomendo muito a leitura, porém vá preparada. É uma leitura cheia de gatilhos.

Não dei cinco estrelas pois acho que o livro podia dar algumas respostas, mas entendo também o motivo de não ter as mesmas.

Cau :) 14/05/2021

A sensação que eu tive foi que a autora pegou um monte de assuntos polêmicos (suicidio, aborto, racismo, sexualidade, religião..), jogou no livro de forma aleatória, e depois não soube o que fazer com aquilo. Ficou tudo solto, perdido, meio sem nexo. Em alguns momentos eu até acreditava que a coisa iria melhorar.. mas no final foi uma grande decepção.. A história até traz coisas interessantes a serem pensadas, ponderadas, discutidas.. mas no fundo é só isso.. um monte de coisa solta que não leva a lugar nenhum