Somos todos teólogos R. C. Sproul

Resenhas - Somos Todos Teólogos

1 | 2 | 3 | 4

Rogerio.Soares 01/04/2022

Excelente como introdução a teologia sistemática
Um excelente livro no que se propõe como introdução a teologia sistemática que é nada mais do que um estudo organizado por temas das principais doutrinas da fé cristã, se você quer ter uma noção geral sobre diversos assuntos como, formação da bíblia, infalibilidade e inerrância bíblica, atributos de Deus, anjos e demônios, criação, natureza do pecado, estudo de Cristo, estudo do Espírito Santo, da salvação, da igreja, do fim de tudo ? Este é um ótimo livro de introdução.

Lorenz Goldoni 27/03/2022

Ótimo livro
Ótima leitura e de fácil compreensão , conseguindo abordar vários temas e doutrinas cristãs .. muito bom

Rosangela Max 07/02/2022

Excelente no que se propõe.
Já há algum tempo eu vinha com essa vontade de direcionar minhas leituras ?bíblicas? para o campo da Teologia.
De forma muito singela, fui pesquisando, lendo e assistindo alguns conteúdos sobre o tema e este livro é quase unânime na indicação de leitura como material de introdução a Teologia Sistemática. Logo no início é percebível o por quê.
Sproul desenvolveu um livro maravilhoso, seja na parte da escrita acessível e na metodologia, quanto nos conhecimentos apresentados. Também foi muito respeitoso ao falar sobre outras religiões, o que considero fundamental.
Eu, ansiosa como sou, em alguns capítulos senti falta de profundidade, mas isso foi uma falha minha em querer isso, já que eu sabia tratar-se de um conteúdo introdutório.
Já adquiri outros materiais mais abrangentes (eu disse que sou ansiosa), mas quero começando devagar, aproveitando cada momento.
Expliquei tudo isso para entendimento sobre qual era o meu propósito e minhas expectativas ao ler este livro e digo que não tenho o que reclamar.
Recomendo a leitura.
Carla Cohen 19/02/2022minha estante
Rosângela, busque o livro ESCATOLOGIA, ESPERANÇA PARA OS

Carla Cohen 19/02/2022minha estante
Escatologia, esperança para os nossos dias, do Pastor Rodrigo Oliveira. Está disponível no Kindle Unlimited.

Daniel-Ef2:8 28/01/2022

Excelente introdução
Caso você queira começar a estudar as doutrinas cristãs essa sistemática do R.C. Sproul é a melhor para se iniciar os estudos, pois tem uma linguagem de fácil entendimento, é simples com capítulos curtos e bem direta nos assuntos. Como todo livro de estudos sempre terá um ponto ou outro que eu não concordo, porém o autor é firme em defender suas opiniões acerca de certos pontos um pouco mais complicados e discutíveis, o que faz com que o leitor tenha uma segurança a mais para estudar tema a tema comparando com sistemáticas mais completas e exaustiva. Vale a pena o investimento e o estudo mais apurado usando esse livro como uma espécie de bússola.

Julio.Henrique 23/01/2022

Somos todos teólogos
O propósito do livro, de autoria de R. C. Sproul, é apresentar uma introdução à teologia sistemática, o que foi plenamente alcançado.
O presbiteriano Sproul, na perspectiva calvinista, trata sobre algumas subdivisões da teologia sistemática: teologia propriamente dita, antropologia, cristologia, pneumatologia, soteriologia, eclesiologia e escatologia.

Leitura fácil, bastante acessível para iniciantes no estudo da teologia, em Somos Todos Teólogos o autor consegue fazer um diálogo entre a teologia sistemática e a teologia bíblica e histórica, ainda que de maneira sucinta. Há farto embasamento bíblico e algumas análises teológicas das propostas de pensadores da teologia e da filosofia. Muito bom.

J.v 14/12/2021

Uma obra primorosa
uma obra profunda

A leitura e estudo da teologia sempre vem completa de desafios pelo fato de ser um dos assuntos mais antigos que existem, discussões que permeiam a igreja desde o séc ll d.C até os dias de hoje, o grande DR Sproul nos presenteou com uma obra simplesmente magnífica, todos os 8 assuntos basilares da teologia sendo divididos e explicados de maneira simples e de fácil entendimento, não usando terminologias complexas e de uma didática incrível, essa obra cumpre o que promete realizando um verdadeiro estudo simples e edificante da palavra.

Algumas ressalvas

1-É um material amplamente usado no meio acadêmico teológico reformado o que talvez torne a leitura para alguns enfadonhas e tediosa, visto que a proposta do livro é um ESTUDO sistemático das doutrinas basilares da fé cristã.
2-além do primeiro ponto, o DR Sproul dirige duras críticas a movimentos e vertentes cristãs que trazem consigo experiências pessoais e usam das experiências para regulamentar, sintetizar criar novas doutrinas e ideias/ideais anti-sistemáticos que por vezes venham a contradizer o texto sagrado.

Em última análise, digo e assino minha recomendação a todo aquele que tem um genuíno interesse pelo estudo das Escrituras, encontrará norte junto a um dos maiores teologos do séc XXI, além de ser uma aquisição de peso para sua biblioteca/espaço de estudos bíblicos.

Nota: 4.5/5.0.

Jonas.Pessoa 09/11/2021

Maravilhoso!
Um dos melhores que li do Dr. Sproul! Embora não concorde com as partes referente ao calvinismo, recomendo demais a leitura.

ErickdeAlbuquerque 23/09/2021

Uma bela explicação
Um livro muito agradável de ler. Pude entender melhor as doutrinas da fé cristã, e a grande importância da teologia sistemática nesse sentido. Todos nós cristãos necessitamos entender em que cremos e ter isso bem claro em nossa mente, no que diz respeito a Deus, sua revelação, o plano de salvação, a pessoa de Cristo, a pessoa do Espírito Santo, a igreja e os últimos tempos. Saber essas coisas é essencial para entender quem somos e para onde estamos caminhando. Esse livro me esclareceu muita coisa que era uma penumbra na minha mente, e hoje posso ter uma opinião mais consciente do que eu creio. A linguagem simples do autor deixa a leitura muito fluída e prazerosa; não é um livro técnico, mas realmente para mostrar que todos podemos pensar sobre Deus e sobre a nossa fé.

M Ferreira 06/08/2021

Esse livro, como o nome já diz, serve de introdução à Teologia Sistemática, que é um estudo coerente e ordeiro das principais doutrinas da fé cristã.

O livro é divido em capítulos que apresentam e explicam os principais temas na qual a teologia sistemática é dividida: Teologia propriamente dita (estudo de Deus), Antropologia e criação (estudo do homem), Cristologia (estudo de Cristo), Pneumatologia (estudo do Espírito Santo), Soteriologia (estudo da salvação), Eclesiologia (estudo da igreja) e Escatologia (estudo do fim dos tempos).

Os capítulos são curtos e breves, mas possuem discussões aprofundadas e referências de materiais de apoio. É um livro muito bom para quem está começando no estudo da teologia e não conhece muito bem suas divisões e estrutura.

Sua perspectiva teológica é baseada em um visão protestante reformada. Apesar de apresentar outras visões e opiniões, o livro detém-se nessa perspectiva e o autor busca refutar as outras interpretações teológicas.

É um ótimo material de estudo. E, ainda que eu discorde de alguns pensamentos do autor, reconheço que a leitura é muito importante para o conhecimento da fé Cristã, pelo menos, no que se refere à suas bases fundamentais.

Wdson 04/08/2021

A Simplicidade da profundidade.
Aparentemente o título é meio paradoxal, afinal como pode haver simplicidade em meio a certa profundidade teológica ?

Existe uma maneira de sermos simples e ao mesmo tempo multifacetados intelectualmente?

Em outras palavras podemos expandir e transcender nossa compreensão sobre determinados assuntos de difícil compreensão usando palavras de fácil acesso e de incisiva importância?

Enfim acredito que esta introdução é um ótimo início à aquelas pessoas que desejam conhecer um pouco deste universo tão amplo que a Teologia Sistemática nós oferece, muito bom para quem nunca teve acesso a um conteúdo desse segmento e que deseja conhecer um pouco mais sobre.

A forma simplificada do Sproul de aplicar determinados conceitos facilita muito e se torna uma porta de entrada para um estudo mais abrangente.

Thiago.Viana 18/07/2021

Somos teólogos
Somos todos teólogos é um livro que trata de maneira simples questões que são profundas, trazendo assim base para que o conhecimento a cerca de Deus seja claro e esteja disponível a todos. A leitura deste livro nos dá a possibilidade de responder questões sobre nossa crença fazendo assim com que de certa forma todos nós sejamos teólogos. Pois somos todos teólogos quando falamos sobre Deus, quando falamos sobre Jesus ou sobre salvação. Quando explicamos o mistério da oração ou quando anunciamos a magnitude de um milagre. Sem querem simplificar ou desmerecer a profissão, ser teólogo é falar, defender, explicar e anunciar as maravilhosas obras do Deus de Israel.

JoAo.Magno 28/06/2021

Perfeito
Extremamente necessário, não há nenhuma resenha que ressalta a importância devida desse livro! Deveria ser de leitura obrigatória a todo cristão

Vieira 08/06/2021

Somos todos teólogos
Sproul apresenta as doutrinas basicas do cristianismo com muita lucidez e clareza. Seu livro é uma otima referência em teologia sistemática.

Paula.Morais 01/06/2021

O livro apresenta ensinamentos básicos a fé cristã, a importância do estudo teológico, que cabe a todos os cristãos e não apenas aos ministros. Apresenta as diversas heresias e questionamentos ao longo da história, com as devidas respostas baseadas nas Escrituras Sagradas. Soteriologia, pneumatologia, escatologia e eclesiologia são alguns dos temas tratados.

Fabriciooo 15/05/2021

Teologia sistemática
Amei o livro. Pra quem é cristão, considero como leitura obrigatória, pois apresenta todas as doutrinas essênciais da fé cristã, de forma simples e direta. A didática do Dr. Sproul é muito boa. Se você está iniciando seus estudos, recomendo muito começar por ela. Após a leitura, você estará com o seu "terreno" bem preparado para ler sistemáticas mais técnicas.

1 | 2 | 3 | 4