Somos todos teólogos

Resenhas - Somos Todos Teólogos

1 | 2 | 3 | 4

Linne 16/04/2024

Leitura obrigatória
É um livro denso, mas a linguagem é de fácil entendimento. Nos dá uma panorama geral da teologia e nos faz entender que se temos interesse em aprender mais de Deus, exercemos a teologia. Não é uma leitura rápida, mas cada capítulo aborda a temática de forma direta e sem rodeios e de fácil compreensão.

VITORIA 03/04/2024

EXCELENTE!
R.C SPROUL explica as principais doutrinas teológicas como a inspiração, autoridade, inerrância e a infabilidade das Escrituras, a Trindade, o batismo, a ceia do Senhor, a teologia sistemática, escatologia, cristologia e até a Teologia reformada de uma forma muito simples e clara.

Esse livro me fez amar ainda mais teologia e eu tenho certeza que esse é um livro que todos os cristãos deveriam ler! LEITURA OBRIGATÓRIA.

calebe. 17/03/2024

Sim! Somos todos teólogos!
?Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.?
??João? ?14?:?6?

Eu acho que de longe, foi um dos livros mais incríveis que tive a oportunidade de ler e meditar. Quando eu comecei a me interessar por teologia, eu pensava que era em algum viés acadêmico, de difícil acesso a qualquer leigo, assim como eu.

Porém, esse livro é uma das formas onde eu tive mais aprendizado, tive uma noção abrangente sobre à Bíblia, a minha fé e Deus. E de uma maneira e escrita simples, esse livro eu autodenominei PBE (Para Burros Entender), no caso o burro sou eu. Brincadeiras a parte, mas é um livro onde qualquer pessoa independente de faixa etária ou educacional consegue compreender sobre a palavra de Deus e as doutrinas bíblicas.

Esse livro me ajudou a me aproximar mais de Deus e me aprofundar no livro mais prazeroso de se ler, a Bíblia.

Bruno.Muniz 21/01/2024

Teologia Sistemática
A capacidade de R. C Sproul em trazer assuntos densos da teologia numa linguagem simples, mas não simplória, é extremamente milagrosa. Sproul em ? Somos todos teólogos? consegue transformar o leigo em um erudito da palavra. Um livro necessário para todos.

marianalimareal 28/12/2023

Importante
O livro aborda temas ligados a Teologia mas não a uma religião, o autor traz os pontos de vista das denominações para os assuntos discutidos e fica para nós leitores concordar ou não.
Tem muito conteúdo e com respeito! Gostei bastante!!!

Romulo Vieira 18/11/2023

Somos todos Teólogos: Uma Introdução à Teologia Sistemática
Somos todos Teólogos: Uma Introdução à Teologia Sistemática conta com 60 capítulos que vai abordar introdutoriamente, como o título já diz, de forma simples, clara, porém profunda.

Já o autor R. C. Sproul despensa comentários, eu gosto particularmente de sua escrita simples, leve e fluida.

Para quem está iniciando os estudos em teologia sistemática ou mesmo um leigo no assunto, essa leitura vai trazer luz e esclarecimentos sobre temas fundamentalmente importantes na Bíblia, a qual é a nossa sã doutrina.

Recomendo a leitura sem medo de errar, por se tratar de um ótimo escritor que explica assuntos tão complexos de maneira simples, porém profunda.

Desejo a todos uma ótima leitura, e não esqueçam de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/CzzIQ5lv7cF/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Davi.Aquino 12/11/2023

Um pouco de tudo, de forma embasada
O autor traz em 60 curtos capítulos um pouquinho de tudo na teologia sistemática. Ele a borda e compara diversas correntes teológicas ao longo do livro. Caso o Leitor queira se aprofundar em algum assunto específico, deve buscar outras obras.
Creio que o livro cumpre o propósito de levar a teologia a quem estiver interessado no assunto, com base em argumentos bíblicos sobremaneira sólidos.

Junio 02/07/2023

Somos todos teólogos
De fato, todos nós somos teólogos e estamos envolvidos de alguma forma com a teologia e é nossa responsabilidade discernir se a teologia que fazemos é boa ou ruim.

Não é de hoje que existem teólogos ruins e é verdade que muitos deles ainda surgirão. O que é importante ter em mente, porém, é que existem bons teólogos hoje e, se Deus quiser, eles ainda continuarão surgindo.

R. C. Sproul foi um desses bons teólogos. Sua forma de estudar a Escritura e a maneira como transmitia aquilo que apreendeu dela é louvável.

Seu livro é uma boa introdução ao estudo da pessoa de Deus, seus atributos e feitos. Longe de se valer de achismos e opiniões pessoais, R. C. Sproul é bem fundamentado, profundamente arraigado ao texto bíblico. Outro ponto importante é a humildade com a qual transmite as doutrinas bíblicas em sua introdução à teologia sistemática, além da simplicidade ao expor, com clareza, os argumentos e analogias.

É um livro de fácil leitura e que apresenta a teologia reformada de forma concisa e coerente. Altamente recomendado para os cristãos que desejam conhecer mais e melhor sobre aquele que é Deus e Senhor de suas vidas.

Juper14 19/03/2023

Publicado em 2017 pelo eminente teólogo Robert Charles Sproul, nesta obra o autor apresenta de forma clara e acessível os principais fundamentos da teologia cristã a partir da teologia sistemática (estudo separado e organizado das escrituras), ele dividiu esse panorama de forma ordenada e bem estruturada em 8 partes e 60 capítulos.
Sobre fundamentação Sproul nos apresenta como teólogos sobre toda prática no que diz respeito as sagradas escrituras e o conhecimento de Deus e ainda sobre a rejeição da mesma, partindo deste pressuposto a reflexão se impõe não apenas em nossa definição de ?teólogos? mas, se assim somos bons teólogos. Desse modo o autor traz uma orientação breve com intuito de esclarecer nossa base de fé para a prática e obediência a palavra de Deus, com ênfase ele destaca o deleite e prazer do Senhor quando nos dispomos em seguir seus ensinos.
Portanto, essa recomendação se aplica a todos, e qualquer estudante iniciante de teologia, agrega uma bagagem considerável sobre alguns questionamentos, além de propor uma teologia bíblica prática saudável para o cotidiano.

Nota do autor: Nasceu em 1939, no estado da Pensilvânia. Fora ministro presbiteriano, pastor da igreja St. Andrews na Flórida. Foi fundador e presidente do ministério Ligonier. Foi professor, palestrante, seminarista e autor de mais de sessenta livros. Entrou no gozo de seu Senhor em 2017 aos 78 anos. Contudo, deixou-nos uma herança cristã considerável, sendo um bom cristão dedicou sua vida aos ensinos da Verdade.

Trecho de apreço: ?Entre os títulos que o Novo Testamento dá a Jesus, está ?o último Adão? ou ?o segundo Adão?; e isso nos diz que Cristo se tornou um representante por nós de uma maneira semelhante a Adão, que foi nosso primeiro representante. Na queda de um único homem, Adão, ruína e morte vieram ao mundo, e, por meio da obediência de outro Homem vieram redenção e vida eterna. Jesus foi o Adão bem-sucedido, que fez em favor de seu povo o que o primeiro Adão não fez.?
Cap. 29 ? Expiação Vicária / Pág. 239.

Felipe.Blacklight 06/02/2023

Veremos Deus
?A razão por que não podemos ver a Deus não está relacionada aos nossos olhos. Está relacionada ao nosso coração. Mas, quando entrarmos na glória e recebermos a plenitude de nossa santificação, o obstáculo para uma percepção direta e imediata de Deus será removido.?

Com minha rotina atual não tinha como ler esse livro, embora relativamente pequeno, mais rápido do que o fiz. Afinal não se trata de ler para dizer que leu, era preciso dele extrair algum conhecimento. Dessa forma o li nesses aproximados 20 dias. Após isso o que podemos concluir sobre a obra?

Bem, evidentemente tendo a discordar do autor em alguns pontos de seu pensamento o que, ora, é absolutamente normal. Mas no geral aprendi bastante coisa. Sendo um livro que entrega o que se propõe. Acredito que as introduções têm a função não apenas de tratar sobre um assunto de forma inicial, mas também de levar o leitor a terminar o livro ou texto querendo mesmo saber mais. R.C. Sproul é feliz tanto em um, quanto em outro propósito.

Se está em busca de uma boa introdução à Teologia, acredito, embora meu conhecimento seja também diminuto, que esse livro é uma boa escolha.

P.S. Se você não abraça as convicções teológicas de linhagem calvinista, se isso pode ser um grande empecilho para sua aprendizagem esse pode não ser o livro certo. Mas se você é do tipo que aprende o que é possível e ignora o que não corrobora com seu crescimento (em sua opinião) se você não tem problema de ler ideias diferentes daquelas com as quais você concorda mais frequentemente, abraça essa obra e seja feliz em seu aprendizado.

@velejandoempaginas 14/01/2023

Considero um livro interessante para iniciar os questionamentos sobre temas teológicos para aprofundamento. A linguagem é acessível, o autor busca abordar de forma simples, (não profunda) os temas.

Para quem está iniciando os estudos de teologia, acredito que seja uma leitura a ser considerada, afinal, irá trazer diversos pontos para pensar, estudar e argumentar.

Porém, não devemos levar como verdade absoluta, apenas como um passo inicial para discussão e questionamentos.

No geral, a leitura é agradável e não chega a ser cansativa.

tamiresj3 07/12/2022

Somos todos teólogos é um livro excelente e necessário para todos os cristãos. Sproul apresenta as doutrinas básicas da fé cristã de forma clara, simples e objetiva. O livro é bastante claro, a escrita do Sproul é excelente e não é cansativa.

Leiam. Vale super a pena.

Jarbas Jr. 14/06/2022

EXCELENTE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA REFORMADA
R. C. Sproul é um dos teólogos que mais me influenciaram. Ele foi um dos primeiros que eu tive contato ao conhecer a Teologia Reformada, há cerca de 8 anos atrás, e é fonte confiável de consulta. Talvez por isso, sua teologia sistemática introdutória foi a primeira que eu li de capa a capa, já tem algum tempo. Agora, quero recomenda-la a vocês.

O título ?Somos Todos Teólogos? é bem sugestivo, pois neste livro o autor argumenta que todos somos teólogos. Claro que não no sentido técnico do termo, mas sim porque todo ser humano possui alguma concepção acerca do divino. Todos temos uma teologia, até os negacionistas dela. Nesse sentido, mesmo um ateu é teólogo: sua concepção é a de que não há Deus.

Logo, o ponto não é ter uma teologia ou não ?você já tem. A grande questão é se ela é uma boa ou uma má teologia, se ela está correta ou errada.

Através desse livro, você será apresentado aos principais temas da fé cristã, e ganhará bagagem conceitual para pensar bem teologicamente. Como saber se somos bons teólogos se não buscarmos conhecimento para aferir isso? Com uma linguagem fácil e acessível, esse é um livro ideal para quem jamais teve contato com assuntos teológicos.

Apesar de não concordar integralmente com Sproul ? principalmente em alguns aspectos de pneumatologia, eclesiologia e escatologia ?, recomendo enfaticamente esse bom manual que te permitirá (re)formular sua teologia para o dia a dia.
Lua 14/06/2022minha estante
Até fiquei com vontade de ler

Jarbas Jr. 15/06/2022minha estante
É uma ótima introdução para quem nunca leu algum livro teológico ?

Day 13/05/2022

Introdução a Teologia Sistemática
Uma excelente opção de leitura para quem quer estudar teologia sistemática, um livro de fácil compreensão e abordagem de temas essenciais e profundos.

Jônatas Iwata 03/04/2022

Um pouco superficial, a um nível que qualquer livro de "introdução a tema X" provavelmente seria de qualquer forma, porém o R. C. Sproul consegue usar essa simplicidade a seu favor para dissecar bem alguns temas bíblicos específicos com sua visão obviamente bem pessoal.

1 | 2 | 3 | 4