Anne de Avonlea

Anne de Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Anne de Avonlea

VitAria1235 18/02/2024

Professora e o ensino sem abusos
Li esse livro pois estava entediada e precisava de algo pra ocupar minha cabecinha e dei a gigantesca sorte de encontrá-lo.

Nesse livro Anne já é uma "adulta" (pra a época é adulta, ela tem 16 anos) e com isso se torna professora em Avonlea, junto com alguns de seus amigos em diferentes escolas, e além da nova vida de trabalho também se une a Marílla para cuidar de gêmeos que foram adotados assim como ela.

Anne ainda tem a doçura do primeiro livro mas aos poucos vai perdendo seus ares de criança e se envolvendo num mundo maior do que ela tinha noção quando chegou pra viver em Green Gables, ela conhece pessoas e ajuda historias de amor a se realizarem, bem como cria laços com seus alunos e os educa com paciência julgando que a violência não é a solução pra lidar com más criações (e quando ela acaba por usar a violência em uma de suas crianças ela demonstra profundo arrependimento apesar de todos a parabenizaram por começar a ter "força" pra lidar com os alunos, pois sabe que nunca foi solução e que ela o fez por motivos egoístas e aprende com seus erros como todos deveriam fazer), além de que ainda mantém seus amigos perto, e começa a lidar com as incertezas do amor um pouco mais de perto enquanto percebe rapazes que não costumava perceber.

Durante as narrativas é possível conhecer mais versões dela, enquanto ela lida com seus alunos e com os gêmeos (todo meu carinho a Paul Irving e a Davy, os amo muito) contando histórias deles e tornando a sala de aula dela uma experiência sua também.

Com paciência e no momento certo os livros de Anne se tornam um conforto, e acho que todos deveriam ler, ao menos uma vez na vida.

Mandy221 15/02/2024

Deixando a infância sem esquecê-la
Em Anne de Avonlea, acompanhamos o amadurecimento da Anne enquanto ela passa da adolescência para a vida adulta e luta para não perder seus ideais e sua criança interior. Assim como no primeiro livro, a vida de Anne ainda é repleta de aventuras, porém agora são aventuras mais maduras envolvendo mais os sentimentos dos outros personagens.
O que eu mais gostei nesse livro foi reencontrar o Paul e a senhorita Lavendar, duas pessoas encantadores e almas irmãs. É impressionante a profundidade que o Paul tem sendo tão novo e a presença dele no livro foi como uma ponte com a essência da Anne do primeiro livro.
Acho que alguns outros personagens poderiam ter aparecido mais e pensei que haveriam mais menções ao Matthew e ao luto.

"Um dedo invisível tinha virado a página da mocidade, e diante dela estava aberta a página da feminilidade, com todos os seus encantos e mistérios, dores e alegrias."
Nossa menina cresceu ???

lorena 15/02/2024

Livro muito gostosinho de ler, leve e prendeu bastante minha atenção, recomendo ler anne de green gables antes de ler esse

Ivis.Jos 14/02/2024

Resenha- Anne de Avonlea
O livro ?Anne de Avonlea? é a continuação da coleção clássica de Lucy Montgomery ?Anne de Green Gables?; o segundo livro conta a nova trajetória de Anne agora como professora da escola de Avonlea onde a própria já estudou. O livro apresenta novos personagens que cativa o leitor e que eu fiquei particularmente apegada
rebes_007 15/02/2024minha estante
???

rebes_007 15/02/2024minha estante
estava com medo de comprar e não gostar

anivzy 13/02/2024

Anne de Avonlea não é tão bom quanto Anne de Green Gables, mas ainda consegue ter parte do encanto do primeiro livro.

Anne é uma menina muito mais madura agora e é reconfortante ver a relação entre ela e Marilla mais forte do que nunca. As duas estão bem diferentes do que eram, pois aprenderam a ser mãe e filha e a conviver juntas.

A história da senhorita Lavender é linda, mesmo só acontecendo no final do livro, e me agradou bastante o final que a autora escolheu pra ela.

Eu gostei que a autora esperou até começar a desenvolver o romance entre Anne e Gilbert, sendo que os últimos capítulos dão indícios da paixão que está florescendo entre eles, e que vai ser mais aprofundada mais tarde. Eu amo eles dois e são o principal motivo para eu querer ler o próximo livro.

A série segue sendo totalmente reconfortante e eu recomendaria para quem quer ler algo leve, simples e cheio de significado.

Moon LH 12/02/2024

Anne de Avonlea
O segundo livro da coleção de Anne de Green Gables, nesse volume podemos acompanhar a continuação das aventuras da pequena Anne, agora uma adolescente de 16 anos (e no decorrer do livro chegando na vida adulta com 18). Em Anne de Avonlea a gente vê a protagonista indo lecionar na escola e também desenvolvendo sua relação com Gilbert.

Uma leitura super leve e fluida, por fazer parte da minha adolescência (com a série da Netflix) traz muitos sentimentos positivos voltados a nostalgia. Achei super legal acompanhar a Anne sendo professora e podermos ver o desenvolvimento da personagem em questão de maturidade (o que é bem visível no decorrer da leitura).

Apesar de ter gostado da leitura, achei que nesse já perdeu um pouco o encanto do primeiro, e achei um pouco mais parado (em alguns momentos até um pouco entediante)

Deve dois pontos que me decepcionaram durante essa leitura:

1- a forma que a Anne ?lidou? com aquele aluno bagunceiro (odiei, e odiei ainda mais quando o livro insinuou que ela fez o certo e que resolveu o problema) a Anne da minha adolescência nunca usaria esse ?método?

2- me irrita muito a forma que a Anne e Marilla tratam os gêmeos com diferenças.

Enfim, uma leitura legal, leve e rápida, porém com alguns pontos negativos.

Keyla74 12/02/2024

Anne
Nossa, tô muito animada para ler o próximo livro! O Gilbert e a Anne tem que ficar juntos! Se não eu choro, esse livro é perfeito! Esquenta o seu coração completamente!

Victoria736 11/02/2024

Não chega a ser tão encantador quanto ao primeiro livro... mas é tão bonito acompanhar Anne crescendo... e como cada uma das pequenas coisas que acontecem em avonlea fazem toda a diferença. Recomendo muito.

clara 10/02/2024

O livro é aconchegante e confortável, amo a história da Anne e é lindo ver tudo se desenvolver pra ela da melhor forma, mesmo que não seja do jeito que ela mesma espera.

Silamelo 10/02/2024

Escrita: 1 2 3 [4] 5
Enredo: 1 2 3 4 [5]
Personagens: 1 2 3 [4] 5
Fluidez: 1 2 3 4 [5]

Que livro esplêndido, nesse segundo livro, acompanhamos desde os seus 16 á 18 anos.
Anne nesse livro, está mais madura( mesmo ainda no fundo continua sendo aquela garotinha sonhadora) o que torna o livro mais belo e solto, diferente do primeiro.
A leitura é muito fluída, que você nem vê o tempo passa e quando vai olhar já está terminando a leitura.
Confesso que minha parte favorita nesse livro foi o grande amor da Senhorita Lavendar e como ela terminou no fim do livro. Sem contar que Paul é uma criança encantadora. É tão belo vê Anne e suas almas gêmeas.

Ps: Em pensar o Gilbert desde o começo ama ela. Já quero que chegue a hora em que esses dois vão ficar juntos.?

Ansiosa pelo próximo...?

Camila1856 09/02/2024

PERFEITO
Amo a Anne adolescente, AMO a Anne professora. Esse livro foi simplesmente PERFEITO. Conseguiu ser ainda mais cativante que o primeiro. A Anne finalmente se tocou de que tá apaixonada pelo Gilbert (no último capítulo, mas aconteceu) e estou ansiosa pra ver o que vai acontecer no próximo. Achei linda a forma como ela decidiu ficar em Green Gables após a morte de Matthew e como cuidou dos gêmeos. A história da senhorita Lavander foi tão TRISTE e fiquei tão feliz que ela teve um final feliz.
Enfim... Foi MARAVILHOSO!

Rose362 09/02/2024

-As coisas que se pertencem sempre chegam juntas! Quantos problemas seriam evitados apenas se as pessoas soubessem disso. Mas não sabem... E assim, desperdiçam uma energia maravilhosa movendo céus e terras para tentar reunir coisas que não se pertencem.

Campodeverao 08/02/2024

É muito bom acompanhar a trajetória de Anne em Avonlea e ver o quanto amadureceu e ainda sim mantendo aquele brilho de sempre.

Karen.Caetano 08/02/2024

Eu amei demais esse livro.
Ver o amadurecimento da Anne em meio aos seus pensamentos "fantasiosos" foi esplêndido!
As descrições dos cenários diminuíram, o que foi um alívio para mim já que isso foi exatamente o "problema" que eu enfrentei no primeiro livro.
Amei tudo, até os novos personagens.