Anne de Avonlea

Anne de Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Anne de Avonlea

Cristiane.Rocumback 26/02/2024

Releitura
A vida de Anne é uma história que vale muito a pena ler. Toda a série possui uma criatividade imensa e muitos momentos reflexivos. Há também os momentos cômicos por causa da riqueza de personagens e o lado romântico de Anne, que não importa quanto tempo passa, continua tendo uma mente aberta para histórias, aventuras, fantasias e mais...

Esse segundo livro mostra Anne dando os primeiros passos para a vida adulta e por isso é um livro ainda com toque bem juvenil. O acréscimo dos gêmeos à família de Marilla e Anne também é um detalhe lindo e é impossível não se encantar pelos garotos Davy e Paul. Ambos tão diferentes, mas tão cativantes. Recomendo a série, é uma leitura maravilhosa.

prinsycho 25/02/2024

Focado nos personagens secundários
Adorei o primeiro livro mas esse segundo senti que foi um pouco enrolado apenas para seguir com a transição dela para a adolescência e tratar como ela encarou a nova rotina após os acontecimentos do livro anterior.

A história girou mais em torno dos personagens secundários o que chegou a ser interessante apenas na história da srta. Lavendar.

Quanto a história principal, Anne parece ganhar um grande amadurecimento o que faz ela questionar seus sentimentos e pensar no futuro o que dá vontade de seguir com o terceiro livro para ver as decisões da personagem.

Segue um trecho do livro:

?Talvez, afinal, o romance não chegasse na vida de alguém com toda a pompa e alarido, como um alegre cavaleiro andante. Talvez chegasse silenciosamente ao nosso lado como um velho amigo. Talvez... talvez... talvez o amor nascesse naturalmente de uma bonita amizade.?

Lariana1 24/02/2024

Leve
Apesar de ter gostado da história, o livro em alguns momentos se torna arrastado com os excessivos detalhes, ainda sim entendo que seja uma característica da personagem.
Anne de Avonlea já mostra Anne mais madura, responsável, o crescimento da personagem e dos jovens que a acompanha.

Vanessaliteraria 24/02/2024

Amei essa Anne mais madura e responsável. Me surpreendi porque mesmo mais madura a Anne ainda se mete em confusão garantindo ao leitor boas gargalhadas!
No começo achei o Davy uma criança muito má, mas logo entendi o porquê da Anne ter se apegado tanto a ele. A autora é perfeita em seu estilo de escrita, me senti de fato dentro do livro.
O final foi a cereja do bolo pra mim. Amo esse elo forte que há na amizade da Anne e Diana, elas se amoldam as circunstâncias sem deixar que nada abale a amizade delas.
Esse livro me fez refletir que de certa forma podemos chegar a uma fase da vida em que podemos achar que não há mais lugar para sonhos se realizarem. Fiquei feliz por ainda haver esperança para Miss Lavendar.

Camila.Emili 24/02/2024

O livro em si é ótimo, mas não tanto quanto o primeiro. Esse conseguiu me fazer ficar um pouco entediada, enquanto o primeiro me prendia 100%. Estou adorando ver o crescimento da Anne e suas conquistas, apesar do tempo passar, ela não perde a sua essência.
Ansiosa para vê os próximos livros da coleção ?

skuser02844 24/02/2024

Maravilhoso
Que leitura leve e deliciosa! Dei muitas risadas com esse livro e adorei conhecer novos personagens. Anne de Avonlea é uma leitura que aquece o coração e nos faz lembrar da importância de sonhar e encontrar alegria nas pequenas coisas. Eu simplesmente amei o livro já está na minha lista de favoritos.

ksks.tavo 21/02/2024

Anne De Avonlea
Continuação de "Green Gables", segue o mesmo padrão de leitura simples, fácil para qualquer faixa etária, é um livro de altos e baixos, com muitos momentos emocionantes e engraçados.

Talvez não tenha o sentimento de novidade que brotou no primeiro livro, mas a Anne é uma personagem muito carismática assim como grande parte dos personagens que nos faz navegar em terras desconhecidas.

Selênio 19/02/2024

Simplesmente Anne Shirley corando. O senhor e senhora Irving, junto de seu filhinho. Eu preciso desse romance logo ?

VitAria1235 18/02/2024

Professora e o ensino sem abusos
Li esse livro pois estava entediada e precisava de algo pra ocupar minha cabecinha e dei a gigantesca sorte de encontrá-lo.

Nesse livro Anne já é uma "adulta" (pra a época é adulta, ela tem 16 anos) e com isso se torna professora em Avonlea, junto com alguns de seus amigos em diferentes escolas, e além da nova vida de trabalho também se une a Marílla para cuidar de gêmeos que foram adotados assim como ela.

Anne ainda tem a doçura do primeiro livro mas aos poucos vai perdendo seus ares de criança e se envolvendo num mundo maior do que ela tinha noção quando chegou pra viver em Green Gables, ela conhece pessoas e ajuda historias de amor a se realizarem, bem como cria laços com seus alunos e os educa com paciência julgando que a violência não é a solução pra lidar com más criações (e quando ela acaba por usar a violência em uma de suas crianças ela demonstra profundo arrependimento apesar de todos a parabenizaram por começar a ter "força" pra lidar com os alunos, pois sabe que nunca foi solução e que ela o fez por motivos egoístas e aprende com seus erros como todos deveriam fazer), além de que ainda mantém seus amigos perto, e começa a lidar com as incertezas do amor um pouco mais de perto enquanto percebe rapazes que não costumava perceber.

Durante as narrativas é possível conhecer mais versões dela, enquanto ela lida com seus alunos e com os gêmeos (todo meu carinho a Paul Irving e a Davy, os amo muito) contando histórias deles e tornando a sala de aula dela uma experiência sua também.

Com paciência e no momento certo os livros de Anne se tornam um conforto, e acho que todos deveriam ler, ao menos uma vez na vida.

Mandy221 15/02/2024

Deixando a infância sem esquecê-la
Em Anne de Avonlea, acompanhamos o amadurecimento da Anne enquanto ela passa da adolescência para a vida adulta e luta para não perder seus ideais e sua criança interior. Assim como no primeiro livro, a vida de Anne ainda é repleta de aventuras, porém agora são aventuras mais maduras envolvendo mais os sentimentos dos outros personagens.
O que eu mais gostei nesse livro foi reencontrar o Paul e a senhorita Lavendar, duas pessoas encantadores e almas irmãs. É impressionante a profundidade que o Paul tem sendo tão novo e a presença dele no livro foi como uma ponte com a essência da Anne do primeiro livro.
Acho que alguns outros personagens poderiam ter aparecido mais e pensei que haveriam mais menções ao Matthew e ao luto.

"Um dedo invisível tinha virado a página da mocidade, e diante dela estava aberta a página da feminilidade, com todos os seus encantos e mistérios, dores e alegrias."
Nossa menina cresceu ???

lorena 15/02/2024

Livro muito gostosinho de ler, leve e prendeu bastante minha atenção, recomendo ler anne de green gables antes de ler esse