O Abismo

Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

Michela Wakami 15/01/2024

Razoável
Uma história com uma temática interessante, mas que deixa a desejar.

Temos aqui muitas coincidências.
Que são justificadas pelo narrador: Devido à pequenez do mundo.

Sei que o autor quis construir uns personagens de caráter íntegro, mas, na verdade, o que encontrei foram personagens ingênuos de mais, que chegam a irritar.
Fabricio268 21/02/2024minha estante
Também não gostei muito quando li.

Ana Claudia 20/12/2023

Primeira experiência com Dickens
O livro conta a história de dois amigos que são sócios de uma casa comercial: Walter Wilding e Jorge Vendale. O pior defeito do livro é justamente a personalidade dos protagonistas, o objetivo era criar personagens bondosos e ingênuos, mas acaba que algumas atitudes deixam de ser apenas ingenuidade e passam a ser uma pura e completa burrice.
A primeira metade do livro é um pouco lenta e entediante, e minha nota se deve mais ao final, por ter algumas reviravoltas interessantes e bem construídas, levando em conta que é um romance curto.

otxjunior 17/12/2022

O Abismo, Charles Dickens, Wilkie Collins
Na tradição da literatura inglesa, o tema é luta de classes; e mais caro ao autor, uma história de órfãos. Um tanto rocambolesca, com um excesso de coincidências justificado pela "teoria sobre a pequenez do mundo", que nem sempre convence.

Reginaldo Pereira 15/04/2022

O Abismo: onde algumas coisas deveriam permanecer???
Uma curta peça de Dickens, com poucos personagens, envolvidos em uma trama (policial?) bem desenvolvida, parte na já conhecida sombria Londres dickensiana, e parte na gélida Suiça.
Como traço característico do autor, não podem faltar órfãos, orfanatos e tutores! Mas o que mais gostei foram o surpreendente desenrolar da história (me surpreendeu mesmo!), e o pulsar da hostilidade de Obenrizer no meio da neve? o que leva inclusive à descoberta do motivo do nome da obra!
Gostei!!!! (é claro que, sendo o autor Charles Dickens, me seria impossível dizer o contrário?!!! ??)

Tamires Felix 11/02/2022

Surpreendente!
Foi o primeiro livro do Dickens que eu li. Porém, já quero ler mais. O Abismo prendeu minha atenção do início ao fim. É tão bem escrito que cada detalhe te faz sentir a necessidade de saber o que tem no capítulo seguinte.
Super indico!

Alessandra @euamolivrosnovos 07/10/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Walter Wilding sempre viveu na riqueza e no prestígio. Entretanto, após a morte de sua mãe, ele acaba descobrindo que não era seu herdeiro legítimo.

Perturbado pelo fato de sentir-se um impostor, ele passa a procurar pelo verdadeiro legatário de sua fortuna, mas o destino tem os próprios planos para o desfecho dessa história.

O que achei?

Genial. Embora de texto curto e objetivo o livro, em formato de peça teatral, é extremamente fluido e com uma narrativa que te conquista logo no começo.

Para quem nunca leu Dickens, saiba que ele tem uma escrita convidativa e aprazível, com uma capacidade incrível de criar personagens cativantes.

A história de Wilding é apenas a primeira pincelada nessa trama, que traz muitas camadas e um final excelente.

Gostei de como o enredo se desenvolveu e acabei surpreendida pela leitura em diversas passagens.

Recomendo para quem quiser começar a ler alguma coisa do autor e para aqueles que adoram sua obra.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Erika Xavier 12/08/2021

Que peça maravilhosa!!
Imagino está obra magnífica sendo encenada em um grande teatro.
O enredo me prendeu durante toda a leitura e o desfecho é bem deferente do esperado.
A escrita de Dickens é tão fluida que nos perdemos nas horas com tamanho realismo.
Recomendo muitíssimo a leitura.

ksantana_ 09/06/2021

Introdução a Dickens
Se utilizarmos os olhares da época, seria uma literatura de suspense bem divertida de se acompanhar, pois os embalos das palavras bem escritas nos faz imergir na história sem nenhum empecilho.

Sem fazer comparativos, na atualidade existem muitos tipos de narrativas do empregado gênero policial, portanto este não seria um dito do gênero. Embora tenha armações, traições, amores e conspirações...

É um livro curto, ideal para quem procura uma leitura rápida entre novas empreitadas.

Renata Rezende 04/06/2021

Absolutamente fã de Dickens!
_ Deixe-me ? implorou ela, _ deixe eu me retirar, sr.Vendale.

_ Chame-me de Jorge.

Margarida deixou a cabeça dele descansar-lhe sobre o seio. O seu coração precipitava-se finalmente para ele.

? Jorge! ? balbuciou.
? Diga que me ama.

Os braços dela enlaçaram o pescoço de Jorge e seus lábios se uniram aos do rapaz, murmurando estas palavras deliciosas:
? Amo-o.
Emanuele 06/06/2021minha estante
??????

vbitazi 24/05/2021

Confesso que esse não foi o melhor livro do Dickens que já li, mas mesmo um livro ruim dele é um livro acima da média.
O engraçado que nesse livro, para quem já leu algumas obras do Dickens é lógico, dá para perceber direitinho onde ele escreveu e onde o Wilkie Collins escreveu. Talvez por isso acaba se perdendo em algumas partes.
Mas mesmo assim recomendo totalmente o livro.
lu :): 06/10/2021minha estante
quais livros vc me indica dele? esse foi o primeiro que li e como gostei bastante queria me aprofundar mais nas obras dele :)

vbitazi 06/10/2021minha estante
Oi Lu. Então o meu livro preferido dele é o David copperfield. Aliás é um dos meus livros preferidos da vida. Mas é muito grande, umas 1200 paginas. Caso queira algo mais curto e bom recomendo o Oliver Twist ou um conto de duas cidades. E se quiser algo bem conhecido e curto mesmo, tem o Um conto de Natal. Mas tem tanto livro bom dele que a lista ia ficar grande aqui rsrs
Vou te seguir para trocarmos dicas tá.

lu :): 07/10/2021minha estante
todos esses estão na minha lista! eu ia comprar um conto de natal mas fiquei confusa pq tem várias edições, a mais curta com 90 páginas e outras vão até 300. qual eu compro?

vbitazi 09/10/2021minha estante
Oi lu, desculpa a demora. Tava uns dias off. Então o livro em si é curtinho, tem algumas edições cheia de ilustrações e algumas que vem outros contos de Natal do Dickens. Acho que pode pegar o que tiver mais em conta

Elexandra.Amaral 05/05/2021

Predecessor dos dramalhões
Charles Dickens é reconhecido como um dos maiores nomes da literatura universal e como mestre em dramalhões.
Na presente obra, Dickens, acompanhado por Wilkie Collins, lança mão dos recursos que séculos depois fizeram de "A usurpadora" uma telenovela tão memorável: segredos, enganos, traições, romances, retornos e, quem diria (!), funestas despedidas.

Tati 29/04/2021

Sr. Vendale...
Quando li que esse livro tinha uma pegada de romance policial, pois foi escrito a quatro mãos com Wilkie Collins (1824-1889) - de quem nunca tinha ouvido falar - me pareceu uma boa oportunidade. Afinal, se tem uma literatura que leio com muito interesse é o romance policial.
Começa com a história de Walter Wilding, que foi adotado por uma senhora que lhe revelou ser a sua mãe. Ela lança mão de uma estratégia de convencimento com funcionárias do Hospício dos Enjeitados e consegue saber o nome que deram à sua criança (a história não explica como a criança foi parar lá). Assim, Walter tem uma vida maravilhosa e sofre muito com a morte de sua adorada mãe. Walter morre e deixa dois amigos encarregados de executarem o seu testamento, que consistia simplesmente em duas vontades: encontrar o verdadeiro Walter Winding e, caso não o encontrasse, deveriam doar toda a fortuna para o Hospício dos Enjeitados...
Não vou contar mais, o livro é curtinho, pois assim continuar, contarei toda a história. O fato é que essa leitura me surpreendeu com elementos que não foram prometidos na sinopse e nem sob o rótulo de "romance com pegada policial". Gostei, embora não saiba onde entre o estilo do Dickens e o do Wilkie. Preciso ler mais Dickens...

Carolina.Gomes 18/04/2021

Grata surpresa!
Em busca de um livro curtinho para alternar com outras leituras, encontrei, disponível no kindle unlimited, esse texto de Dickens em parceria com William Wilkie Collins.

Apesar de ter achado a tradução ruinzinha, a história é bem interessante e possui alguns elementos que me prenderam: bom enredo, a luta entre o bem e o mal e uma história de amor.

As reviravoltas surpreendentes estão presentes também e fiquei muito curiosa para saber o desfecho final.

Particularmente, gosto muito do estilo de Dickens mas comecei a ler sem grandes expectativas e me surpreendi positivamente.

Gostaria de ler o texto original em inglês pois tenho a impressão que, muito da beleza da narrativa de Dickens, se perdeu nessa tradução.

Alana226 15/04/2021

Instigante
Edição muito bonita em capa dura, livro com poucas páginas, mas nem por isso menos interessante. Com uma narrativa envolvente, este romance trás varias situações inesperadas, com aventura e senso de justiça, traço este que não pode faltar em obras de Charles Dickens

Michele 14/04/2021

Nos primórdios das tramas policiais
Este romance fala da situação de um menino criado em um orfanato que tinha direito a uma herança, mas foi confundido com um garoto de mesmo nome, Walter Wilding. Em paralelo, uma história de amor entre Margarida e Jorge Vendale, ao estilo romance proibido, encaminha o enredo a uma narrativa quase policial (gênero por qual Wilkie Collins é conhecido).