Alice in Wonderland

Alice in Wonderland Lewis Carroll

Resenhas - Alice in Wonderland

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jonasbrother16 13/04/2024

« "If there's no meaning in it," said the King, "that saves a world of trouble, you know, as we needn't try to find any..." »

Depois de passar pelo impressionante turbilhão imaginativo desse livro, resta a pergunta: o que tudo isso significa?

É fácil dizer, como o rei, que não há nenhum sentido, e que não é preciso procurar. Este clássico de Lewis Carroll, afinal, é tido como "literatura nonsense", e não é sem motivo. Entretanto, é como se Carroll tivesse elaborado não um quebra-cabeças, mas um enigma, que ele nos desafia a desvendar: "Every thing's got a moral, if only you can find it".

Não é um quebra-cabeças, pois não acho que haja uma solução puramente racional para isto. É mais como um enigma digno da Esfinge, de um tipo que força os limites da nossa percepção simbólica, e que nos devora se não o compreendermos.

Por mais "nonsense" que seja, alguns elementos são claros: primeiro Alice cai pela toca do coelho, chegando a um lugar bem profundo. Alice também está sonhando. Mas não é preciso que Carroll tenha estudado as teorias psicológicas do subconsciente que começavam a surgir em sua época para que tudo isso tenha uma relação. Ora, se o subconsciente existe mesmo, ele existe antes de ser descoberto pela ciência psicológica, e portanto era algo acessível como experiência para Carroll, e para qualquer um que lesse o seu livro.

A ideia de um lugar no qual as regras costumeiras parecem não valer é conhecida por todos. Seja o já citado subconsciente, seja a exploração de um novo campo da ciência (física quântica!?), seja uma experiência qualquer de contato com uma outra cultura, ou ainda (e mais quente) a experiência de uma criança que vai crescendo e descobrindo o mundo, tudo isto tem em comum a ruptura com o conhecido, e a introdução de novos elementos diante de nós. Eis um ponto onde a história de Alice é bem real, e não surreal.

Outro elemento de realidade da obra, é que não se trata de pura surrealidade. Se o livro fosse completamente surreal, ele não faria sentido algum, e seria portanto incompreensível, ininteligível, impossível de se comentar ou recomendar, e portanto não teria tido sucesso algum e nenhum de nós o leríamos hoje. Alice, por exemplo, não pode pegar as chaves da mesa pois é muito pequena, e depois não consegue sair da casa do coelho pois é muito grande, e etc e etc., são muitos os momentos onde existem regras razoáveis. O que causa a sensação de "puro nonsense" é que algumas regras são suspensas em certos momentos, causando surpresa e estranhamento. É aqui que aparece uma coisa muito presente hoje no nosso senso de humor, com os nossos memes malucos, que aceitam parcialmente a realidade, e causam o riso pelo absurdo.

Enfim, eu poderia ficar falando horas sobre esse livro, pois é interminável o número de coisas que ele contém, cada cena merecendo uma apreciação própria. É um excelente livro, mas perde-se muito lendo em português, tive que pegar o texto original. É também o livro mais engraçado que eu já li desde as coletâneas de piadas que eu gostava de ler quando criança.

O que dizer? É um clássico, e merece o título.

Vitoria.Cosmo 18/02/2024

Um lugar de coisas estranhas
O livro "Alice no país das maravilhas" é bem interessante e ao mesmo tempo intrigante, por seus personagens e falas. Eu gostei bastante, pois pude viajar para esse lugar extraordinário durante a leitura. Recomendo essa leitura pra você que está passando por um momento ruim se aventurar junto com a Alice com a sua imaginação e perspicácia.

Mon/Mô 03/01/2024

Amei esse livro! foi a primeira obra que li em inglês, e foi de uma fácil leitura e uma história fascinante!

ritinha 27/11/2023

Me senti nostálgica e resolvi ler esse aqui
bem diferente do filme (não tem tweedledee e tweedledum infelizmente)
lombra demaisssss

Pamela 14/11/2023

A mente da palhaça assim ó
Gente, que loucura.
O que mais tem nesse livro é papo de bêbado, juro. As ilustrações são perfeitas, tem muito versinho sem sentido mas bonitinho.
Outra coisa, Alice é uma puta duma criança chata, meu Deus do céu que menina pentelha.
Obs: é bem da minha índole ter um sonho desse tbm.

ingridingriding 07/11/2023

Alice né
lindo como sempre
unicamp muito querida por me obrigar a ler de novo. e obrigar a todos os outros.
bom demais é isso leiammmm

Rayssa35 18/09/2023

My first book in English
A short classic, the wonderful creatures and weird conversations make it. Alice is definitely a child, curious, she goes down the rabbit hole without hesitation, only a curious kid can do it. I think the story feels like a tale, short, with no explanation and easy to understand.

ana 06/09/2023

Achei a leitura um pouco mais difícil por ser um inglês muiiito antigo que eu não estou nem um pouco habituada. a história ser bem viajada complicou um pouco também kkkkkkkkkk
mas no geral gostei, não lembrava nada da história e me frustrei com o fim

Ali 22/08/2023

Alice in wonderland foi o primeiro livro em inglês que eu li. Adorei a experiência, apesar do vocabulário ser bem arcaico. Voltei novamente à minha infância entre uma página e outra, mergulhando nesse universo incrível que é o país das maravilhas.
Deixando a fantasia um pouco de lado, a leitura do livro te traz muitas reflexões sobre crescer e amadurecer, ao meu ver é uma obra aberta a inúmeras interpretações.

nota 10/10, demorei uma vida pra devolver o livro pra biblioteca (tive que pagar multa) de tão apegada que eu fiquei, sempre fui apaixonada nesse universo do Lewis Caroll e fiquei mais apaixonada ainda no livro e nas figuras dentro dele, é simplismente LINDO, recomendo muito.

caca68 19/08/2023

Oh alice dear where have you been
Eu gosto muito de alice; o lewis fala coisas tão óbvias, mas que com toda certeza precisam ser ditas
aiaiai n sei explica

Tha 18/08/2023

Sempre incrível e nostálgico!
Sou apaixonada nessa história desde criança, mesmo que na época eu não entendia todos os ensinamentos que Alice trazia no meio das histórias psicodélicas e malucas, rs. Adoro revista-la e ver tudo isso que ela proporciona por meio de um conto maluco e divertido. ??

Lou Black 25/07/2023

Adorei!
Amei a experiência de ler um livro em inglês inteiro pela primeira vez,apesar dele ser curto ainda sim é muito especial.Eu fiquei muito feliz em ter conseguido ler essa história tão nostálgica e aprender ao mesmo tempo.

Brendda 24/07/2023

What a perfect book!
Eu me surpreendi muito positivamente com esse livro, pq eu não esperava q eu fosse gostar tanto assim da história e também conseguir compreender já q está em inglês.

No geral foi de fácil entendimento, o enredo te prende do início ao fim e te faz se questionar a todo momento sobre a sua vida. E esse foi um dos pontos q eu mais gostei pq no livro as emoções e angústias da Alice foram bem detalhadas então a gente ficava acompanhando os sentimentos dela e comparando algumas coisas q ela se questionava na nossa vida tbm.

Isso pq esse livro é muito bem escrito e narra muitas crises existenciais da protagonista e q a gente acaba se identificando tbm então foi muito prazerosa essa leitura.

Apenas leiam!

IzaF. 29/06/2023