Os 27 Crushes de Molly

Os 27 Crushes de Molly Becky Albertalli
Becky Albertalli

Resenhas - As 27 Paixonites de Molly

Marcelle.Francelin 22/08/2021

Eu fiquei com...ciúmes e carente
Acho que não sirvo para ler romances tão reais assim porque fiquei tão chateada de não estar ali vivendo o momento que a alegria de final feliz ficou embaixo do tapete quando percebi que aquilo não ia vir para o mundo real e terminar comigo.
Sério quando começou a dar erro (e mesmo eu imaginando o que ia acontecer) largava o livro porque estava com raiva da tomada de decisão e queria bater/dialogar sobre isso, mas voltava para ler por não querer deixar a curiosidade ir além. Ou então quando foi se encaixando e eu fiquei mal por antes eu estar me sentindo em um relacionamento com a protagonista e não querer dividir ela (nem eu sei explicar).
O livro é incrível, dei pulinhos de alegria e queria real um relacionamento só para não me sentir tão triste quando terminei.
Malu 07/09/2021minha estante
Nossa, me senti exatamente assim.

barbara.martins 10/08/2020

"É aquela sensação de alguém conhecer você de todas as formas pelas quais você precisa ser conhecida."
É um livro que ultrapassa as barreiras de um romance simples, ele traz muita representatividade e diversidade nos personagens. Com sutileza aborda temas sérios como a questão dos direitos LGBT+ e a importância do apoio familiar, o complexo imagético que acompanha diversos adolescentes quando seus corpos diferem-se do padrão, os preconceitos raciais, além de desconstruir a ideia de que algo obrigatoriamente deve ser feito para uma mulher se tornar uma mulher.

Molly é insegura com seu corpo, o que a faz acreditar que todas as suas relações serão moldadas a partir disso, afetando todos os seus possíveis casos amorosos, ela se apaixona mas o medo de que a rejeitem pela sua aparência sempre a impede de se declarar, criando uma grande lista de paixões platônicas. Ela traz diversas reflexões sobre a origem dessa rejeição ao seu corpo, como o fato de outras pessoas julgarem corpos fora do padrão é o que ocasiona diversas pessoas complexada consigo mesmo.
"Odeio odiar meu corpo. Na verdade, nem odeio meu corpo. Só fico com medo de todo mundo odiar."

A família nesse livro é uma coisa linda, uma casa cheia de amor e suporte, a felicidade que elas têm por suas mães conquistarem o direito de se amarem. Cassie em muitos momentos é uma pessoa foda, que busca proteger a irmã da maldade das pessoas, mas no momento em que ela tenta forçar um envolvimento da sua irmã com outra pessoa para se sentir melhor consigo mesma caso houvesse uma afastamento entre elas, é horrível e desconfortante.

Aliás, como eu falei esse livro trata muito sobre a questão da imagem. E ele discute sobre as imagens que as pessoas querem passar ao se relacionar, como em muitos casos a combinação estética entre os casais parece ser um fator tão importante para a sociedade, como se um relacionamento entre pessoas ocorresse somente com aparência do seu parceiro. É uma leitura gostosa, você consegue se identificar em diversos pontos, vale a pena ler uma história sobre diferentes tipos de pessoas e diferentes tipos de questionamentos que não estamos acostumados a presenciar frequentemente.

"Sabe quando você passa tanto tempo esperando intensamente alguma coisa e de repente você consegue ? É magia."
Grazy.AraAjo 10/08/2020minha estante
Que resenha incrível! Embora possa parece apenas uma história boba adolescente, o que achei mais lindo nesse livro é a forma como ele aborda diversas questões extremamente relevantes de maneira leve e até com humor, vale muito a pena ler...

Ka_ 19/09/2023minha estante
Manoo simmm, acabei hj q tudoooo. Não parava de ler kkk

jujubs15 03/12/2022

deixou a desejar
achei que seria um livro que falaria mais sobre autoestima, e traria críticas quanto a pressão estética com meninas jovens, mas só me trouxe brigas bobas entre irmãs e personagens confusos com problemas rasos.
Iara 01/02/2023minha estante
SIM!!! Tá tudo tão raso?

Nina.Adami 24/01/2022

Os 27 crushes de molly
Esse livro é muito fofo, tem muita representatividade e não é só romance de casal mas sim aborda vários tipos de relacionamento como amizades, família, etc.
A personagem principal tem muita insegurança com o corpo dela e aos poucos ela vai se sentindo melhor e percebendo que é uma grande gostosa.
O casal principal é muito fofo, um vergonha alheia fofo?
Enfim, adorei ( demorei de ler pq tava no acampamento. )
Nina.Adami 24/01/2022minha estante
Esqueci de falar que tem representatividade lgbt , fala sobre insegurança , representatividade asiática e negra tmb

Adriana.circuncisA 27/07/2022

Legalzinho
Molly é uma garota de 17 anos que durante a vida teve 27 crushes mas nunca nem beijou ninguém, ela também é muito insegura por causa de seu peso
Nesse livro Molly se auto descobre e aprende bastante sobre sí mesma e sobre o amor
Eu achei mais da metade desse livro bem entediante pois as coisas só começam a acontecer de verdade depois do meio, do meio pro final é uma leitura legal e divertida não ao ponto de 5 estrelas mas legal.
Adriana.circuncisA 27/07/2022minha estante
A nota tá errada eu colocai 1,5 sem querer na verdade eu dei 2,5 pra esse livro

triz.martinho 04/01/2018

Livro bom
O livro conta sobre a vida de Molly, principalmente sobre sua vida amoroso, que não tem muito sucesso, como poderia dizer, vai de mal a pior.
Como ela mesmo fala, teve 26 crushes e zero beijos, isso não é nada bom na sua visão.
E tudo piora quando a prima vai embora da cidade e ainda por cima sua irmã gêmea Cassie arruma uma namorada e se afasta dela.

O que eu poderia dizer desse livro? Ele é bom e tem uma leitura rápida, não diria que é melhor livro do mundo, mas é bom. Molly te conquista com as dúvidas e sofrimentos dela.

Ela encara situações novas e desafios diferentes do que estava acostumada. Arrumando um trabalho com novas responsabilidades, conhecendo novas pessoas.

Principalmente ficando em dúvida, será que ela vai ser feliz, com o que os outros chamam de perfeito, ou será que o amor pode vir de qualquer lugar?

Porque sabemos que não podemos escolher o crush, a paixão vem de surpresa e nem sempre escolhemos ela.
Carol Costa 05/01/2018minha estante
ADOREI

Vicx_ 07/04/2021

Simplesmente Incrível
O livro tem uma escrita muito leve, os assuntos são abordados de um jeito muito real, quem já passou ou passa com isso realmente se identifica, todos, não tem um se quer que não seja abordado muito bem.
Os 27 crushes de Molly com certeza virou um dos meus livros favoritos, ele me trouxe sentimentos incríveis, eu realmente não sei como definir esse livro sem citar o quão perfeito ele é.
Tassio 08/04/2021minha estante
eu amo tanto???

Victor Dantas 19/06/2020

27 motivos para ler este livro.
Eu peguei esse livro para ler, sem consultar sinopse ou resenha, apenas pela vontade em conhecer a escrita da Becky.
E que bom que eu fiz isso, pois, esse livro me surpreendeu e me encantou, a ponto de fazer derramar algumas lágrimas.
Mas, vamos lá...

Essa resenha vai ser um pouco diferente, apenas vou listar 27 motivos para você ler “Os 27 crushes de Molly”:

1. Molly tem 17 anos
2. Molly é uma garota gorda.
3. Molly, tem uma irmã gêmea chamada Cassie.
4. Cassie, é lésbica.
5. A relação entre Molly e Cassie envolve muito companheirismo, afeto, uma amizade linda.
6. Molly também tem um irmão, Xavier, ou melhor, professor Xavier como é apelidado pela família.
7. Molly, tem duas mães, isso mesmo, duas mães. Nadine e Patty.
8. A relação entre Nadine e Patty é genuína.
9. Nadine e Patty, tiveram Molly, Cassie e Xavier por meio de geração proveta (inseminação artificial).
10. Assim como a maioria dos adolescentes gordos, Molly é insegura com seu corpo.
11. Por ser gorda, Molly também vivencia situações de bullyng na escola.
12. Molly também sofre de crise de ansiedade.
13. A família de Molly é toda judia.
14. Molly sabe cozinhar.
15. Molly sabe fazer artesanato.
16. Molly é viciada no Pinterest.
17. O livro tem referências pop como Florence + the Machine, Guerra dos Tronos entre outros.
18. O livro tem também, referência a um período importante na política do USA.
19. Dois personagens de “Com amor, Simon” aparecem na história e possuem relação direta com Molly.
20. Molly tem 26 crushes.
21. Molly nunca beijou nenhum deles.
22. Ou seja, Molly nunca namorou.
23. Molly está ansiosa pelo seu primeiro beijo.
24. Molly está prestes a conhecer o seu crush 27.
25. Molly provavelmente vai se apaixonar por el@.
26. Molly provavelmente vai beijar seu crush 27.
27. O crush 27 de Molly provavelmente vai...

Bom, acredito que por esses 27 motivos, você já deve perceber que o que não falta nesse livro é Representatividade.

A autora consegue abordar vários assuntos, sem deixar a obra exagerada, exaustiva ou rasa, até porque em cada tema ela consegue apresentar muito bem, e provocar no leitor reflexões. Já quero ler outros dela.

Apesar de ter 320 páginas, a narrativa flui muito bem, e acredito que em 24h (ou antes hehe) você já tenha finalizado a leitura.

Todo o desenvolvimento dos personagens, os diálogos, são bem construídos, e, quando chegamos ao final, sentimos aquele quentinho, e aquela vontade de querer mais história.

Enfim, é um livro YA muito bem escrito, com representatividade, com originalidade, com qualidade.
Recomendado com certeza.
Nanda.Fagundes 19/06/2020minha estante
Vou ler com certeza ?

Fael.Souza 09/03/2022

Leve e divertido, vontade de voltar à adolescência rs
De início pro primeiro pensamento foi: ?acho que esse livro é adolescente demais pra mim?, e de fato é um livro bem adolescente, com linguagem mais jovem e assistia também, mas a escrita da Becky é o tipo de escrita que eu gosto muito. Tenho basicamente todos livros do universo do Simon, que até então era o único que eu tinha lido e depois de muito tempo (mais de dois anos), resolvi pegar este pra ler.
Dei uma pesquisada e os livros não são continuava um do outro, mas no próprio site da Intrínseca tem uma listinha com a ordem de leitura.
Falando a história em si, como eu disse não assuntos bem adolescentes, mas a Becky trouxe bastante representatividade, como por exemplo a Molly e a irmã são gêmeas bivitelinas, a irmã é lésbica, umas das mães é lésbica também é a outra bissexual, mas nada disso é o foco. Molly sem-pares tem uma nova paixão mas nunca se declarou pra nenhum deles, e também nunca foi beijada.
De certa forma por ser gordinha ela é insegura, se bem que em certos momentos eu achei que ela levava isso bem de boa, era mais o que as pessoas falavam ou iriam pensar que causavam esses sentimentos nela.
Enfim, o livro é divertido, acho que é um livro ótimo pra trazer adolescentes pro mundo literário, mas o que de fato me pegou muito no livro foi os agradecimentos. A autora declara que Molly era o nome de sua avó que faleceu pouco tempo antes de Léa escrever ou concluir o livro, é que todas vezes que ela escrevia o nome lembrava dela. Tendo perdido minha vó recentemente também isso me emocionou muito, fazendo com que eu goste ainda mais da autora.
Philip Rangel 09/03/2022minha estante
Ahhhh

letícia 05/05/2023

Lindo lindo lindo
Esse livro é incrível, muito gostosinho de ler?? me identifiquei em muitas partes. Gostei muito como mostra que mudanças estão por vir e não precisa ter medo de se arriscar ??
junirou 05/05/2023minha estante
fofa ?

fifi 31/05/2021

estou sem palavras.
"Acho que todo relacionamento é, na verdade, um milhão de relacionamentos.
Não consigo decidir se isso é bom ou ruim."

Esse livro com certeza é marcante. É um livro cheio de representatividade, com uma escrita maravilhosa e com personagens bem desenvolvidos.

Um livro de romance super levinho e cheio de representatividade, realmente muito bom.

Se tem uma palavra que resume o que eu quero dizer sobre esse livro é: RECOMENDO!
isa 31/05/2021minha estante
amou ne vida

Carol 02/11/2021

LIVRO INCRÍVEL!!!
Eu simplesmente amei esse livro!!!
Ele é incrível. Ajuda a combater o preconceito com muitas coisas que acham padrões, mas com ele eu aprendi mais ainda que não devem te limitar a padrões de nada e que não podemos ligar para o que as outras pessoas pensam sobre a gente, só devemos ser nós mesmos.
DanielaF 02/11/2021minha estante
Ele é lindo e gostoso ?

evvvv!! 20/01/2023

simplesmente uma graça, molly é uma querida
não sei nem por onde começar pq tenho tanta a dizer sobre essa leitura!
primeiramente, eu nunca tinha lido nenhum livro dessa autora mas amei o fato de ser cheio de representatividade e isso é maravilhosoooo!!! vc fica até mais animado em relação a leitura. também amei o fato de não ser focado apenas na molly e a gente acaba conhecendo bastante os outros personagens, inclusive a relação dela com a família é muito linda

a molly também é uma personagem muito real, tem seus defeitos e qualidades, tem seus problemas, medos, sonhos e inseguranças e tudo isso fica muito claro. o que é ótimo pq as chances de vc se identificar com ela de alguma forma são gigantes, provando que essa autora sabe escrever muitíssimo bem

o meu único problema com o livro foi o fato de em certo momento a leitura fica meio repetitiva, sem nada novo ou diferente, e isso tornou uma grande parte do livro cansativa pra mim. mas acredito que isso também vai de experiência pra experiência?

o final foi maravilhoso e deixou meu coração quentinho!, todo mundo precisa ler um clichê adolescente de vez em quando, principalmente se você tá vivendo sua fase de adolescência ?
becky. 20/01/2023minha estante
olha quem voltou com a skin de leitora

kett 11/04/2020

Um amor!
Terminei o livro, e assim como no livro Com Amor, Simon, Becky Albertalli me deixou com o coração quentinho. A história fala sobre gordofobia, amor próprio, aceitação e também uma família nada tradicional, assim, também tendo representividade LGBTQI+, tudo escrito de forma leve e simples de ler, amei!
Giz 11/04/2020minha estante
Maravilhoso esse livro ?