Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

BArbara 11/12/2022

que história fascinante!
apaixonada e apegada pra sempre! os 3 contos conseguiram me prender de uma forma mágica, o contexto da guerra, a importância da arte, a ligação pela música.... tudo escrito de uma maneira sensível, que toca, que nos transforma. merece todos os títulos que possui.

Bruna - @libros.et.libri 24/03/2021

Maravilhoso
Era uma vez há muito tempo três princesas, que ao nascerem, foram abandonas na floresta, aos cuidados de uma bruxa, por ordens do rei que temia uma antiga profecia. Eins, Zwei, Drei cresceram na distante cabana na floresta e, anos depois quando a profecia não se realizou e surgiu a oportunidade de retornar à família, foram amaldiçoadas pela bruxa que não queria a partida das princesas.

“CHEGARAM AQUI POR UMA MENSAGEIRA/ DEVEM PARTIR DA MESMA MANEIRA/ DE FORMA HUMANA NÃO SAIRÃO/ SEUS ESPÍRITOS COMO O VENTO SOPRARÃO/ SALVEM UMA ALMA A BEIRA DA MORTE/ OU AQUI DEFINHARÃO A PRÓPRIA SORTE”

Então, quando conheceram Otto e sua gaita, tiveram a chance de quebrar a maldição e é onde a história se inicia.

Ecos nos apresenta através do olhar infantil três contos que ocorrem durante a segunda guerra mundial, em diferentes países, com diferentes realidades, e obstáculos a serem enfrentados.

No primeiro conto , em 1933, na Alemanha, acompanhamos a família de Friedrich, que sempre esteve envolvida com instrumentos musicais e foi daí que surgiu a vontade de Friedrich de se tornar maestro e, por ouvir música em todos os lugares. Com o aumento do poder do novo chanceler, Adolf Hitler, e seu partido nazista; a sua irmã Elisabeth, uma hitlerista, que tornou-se parte da Liga das moças Alemãs, começa a se afastar de toda a família, por serem contra o novo regime, e essa contrariedade e a aprovação de novas leis vêm para mudar a vida dessa família.

O segundo, que é o meu preferido, passa-se nos EUA, em 1935 e acompanhamos os irmãos Mike e Frankie que viviam em um orfanato, após sua avó por quem vinham sendo criados, não poder mais realizar essa tarefa devido à idade. Até que um dia surge a oportunidade de serem adotados, mas ao chegarem à sua nova casa descobrem que a situação pode não ser permanente ou que pode ser apenas para um deles. Então, se apegam à esperança que surge em formato de competição musical para fazer parte da Banda de gaita do Hoxie. Esse é um conto com um amor fraterno que transborda das páginas.

No último conto, que se passa em 1942, também no EUA, conhecemos através do olhar de Ivy, o medo e a perda que cercava as famílias, que tinham jovens lutando na guerra. Ivy e sua família se mudam para o sul da California para cuidar de uma propriedade, e então temos uma ideia do que as famílias japonesas que moravam nos EUA naquelas época passavam por estarem ao lado da Alemanha na guerra. Presenciamos também a xenofobia pela qual o povo mexicano passava na nova cidade que sua família residia;

Ecos aborda os mais diferentes sentimentos, e temas em três contos incríveis que se encontram no final. Esse livro é maravilhoso e precisa ser lido.

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

Lua 14/08/2021

Destino
Uma incrível viagem por várias histórias de vidas afetadas pela guerra. Uma música sendo escrita por essas vidas com reviravoltas e desfecho surpreendente.

Daniela 13/05/2019

Maravilhoso!
• Esse livro é lindo! Em todos os sentidos. Não só as cores e a capa (que dispensa comentários), mas a(s) história(s) também!

• Cheio de personagens que te arrebatam, emoções de todos os tipos, que te deixam à flor da pele, e um norte: música. O amor por essa arte está em cada página, trazendo para nós leitores toda sua magia em forma de palavras.

• Há fantasia, mas ela é sutil de uma forma que encanta. Tão delicada e ao mesmo tempo tão presente que te faz não conseguir separá-la da realidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Um livro musicalmente maravilhoso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
" Todo mundo tem coração. Às vezes, é preciso se esforçar bastante para encontrá-lo…”

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/BswQrYBg_nh/

Yasmim Braga 24/06/2019

INCRÍVEL
Vamos combinar que só por ser da darkside e ter essa capa divina a gente já se apaixona, né!? E essa premissa que envolve música foi o que me fez realmente querer ler. E não me arrependi! Os personagens foram a melhor parte, me apeguei a todos, gostaria de entrar na história e abraçá-los; cada um me ensinou uma lição importante. Eles tem uma relação muito bonita com a música, seja pela família, pela solidão, por trazer sentimentos bons...cada um é tocado pela música de uma forma diferente. Por se passar durante a segunda guerra, tem partes que me chocaram e me lembraram o quão terrível foi essa época. A escrita é fácil e sensível, impossível você não se emocionar. Ainda mais quando comecei a ler ouvindo as músicas citadas no decorrer do livro...foi um encaixe perfeito! Os capítulos são curtos, o que faz com a leitura flua rapidamente e quando menos espera, já acabou! ECOS é uma história linda que nos traz lições de vida, aquece nosso coração e exalta a importância da música, fazendo com que a gente termine o livro, transbordando amor por esses personagens e com lágrimas nos olhos! Foi uma leitura muito especial. Pretendo reler no futuro sim, virou um favorito e quero indicar para todos as pessoas. LEIAM ECOS POR FAVOR!!!! Nota: 5🌟❤⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
.⠀
"Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. A música supera todas as distinções entre as pessoas."⠀

site: instagram.com/blogliterarte

Jeferson.Escobar 09/07/2019

BOM LIVRO
É um bom livro. As três histórias são contadas de maneira muito envolvente. Achei, entretanto, que o Otto e as irmãs foram deixados de lado por muitas páginas e isso acabou causando um distanciamento do leitor, o que deu pouca profundidade ao desfecho. Se tivessem sido feitas inserções de elementos daquele ponto inicial da história entre os capítulos, teria havido uma identificação maior e um final com mais emoção.

Babigabreu 15/01/2021

Lista de favoritos
Definitivamente virou um dos meus favoritos da vida.
Extremamente sensível e bem escrito.
A leitura pode ser um pouco mais lenta para alguns, mas insisto que vale a pena seguir até o final.

Lety 13/09/2020

gostei muito
Chorei que nem uma condenada no final, muito bom sério.

(foi choro de alegria. tipo, totalmente. orgulho de mãe que vê os filhos crescerem, 100%)

Fabi Pimentel 03/09/2020

Música não tem raça nem qualquer inclinação!

[...] E lembre-se do que sempre digo a você e a todos os alunos: não importa a música que escolha, deve tocá-la de tal maneira que a plateia não tenha escolha a não ser ouvir com o coração.

Bruno Meneghello 30/04/2020

Super recomendo
Ah que livro cativante.

Através de 3 belíssimas histórias, a autora nos mostra o olhar inocente de crianças perante as dificuldades extremas dos períodos de guerra.
Ao mesmo tempo que introduz a magia, leveza e a beleza da música.
Histórias leves (e um pouco trágicas) em tempos muito complicados.

A última vez que li um livro assim foi quando li "A Menina que Roubava Livros".

Recomendo muito.

Perdida_nas_Estrelas 07/05/2020

Perfeito :3
"Ecos" começa com um conto de fadas onde três irmãs sofrem uma maldição em que elas ficam presas em uma gaita, para que possam ser livres devem salvar a vida de alguém por meio desta gaita. A partir daí são contadas três histórias de pessoas que ficaram com a gaita por um tempo. Os contos são lindos e tocantes, todos são relacionados com a Segunda Guerra e eu particularmente me apaixonei pelo segundo que fala de dois meninos órfãos e sua "falsa" adoção. Todos os personagens sofrem muito e eu chorei mesmo (rs) e todos tem uma lindíssima ligação com a música. Eu amei muuuito esse livro, sério mesmo! Nem quero ficar contando porque espero que vocês leiam ele com muito amor ?

Lua-na 11/05/2020

Ecos
1 conto de fábulas que se conecta a outras 3 historias, um livro o tanto quanto calmo, mas com histórias fortes e belas.

Heloíse 20/03/2022

Estou extremamente arrependida por ter demorado tanto a ler esse livro. É uma obra muito sensível, emocionante e que trata de assuntos tão delicados que tocou meu coração.

É muito bonito ver o quanto as histórias se encaixam e o quanto a música tem o poder de unir pessoas.

Amei de verdade!

Taty 16/05/2020

Novo livro favorito (até agora kk)
Recentemente mudei meu estilo de leitura para livros mais pesados, com uma carga de críticas e fardos maiores. Não sei se ?Ecos? se tornou o meu novo queridinho pela necessidade de algo leve, que me tirasse da ressaca, mas ele mexeu muito comigo e abordou assuntos muito pesados como: nazismo, racismo e xenofobia de maneira leve, sendo eles o senário para a história que se passava mas sem perder a importância. Uma mistura de fantasia e realidade com ligações entre as histórias muito bem feitas. Além de uma
diagramação linda assim como todo o design do livro.