Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Tah_baddauy 03/11/2020

"Todos precisam de um pouco de beleza e leveza, principalmente nas piores épocas."

Ecos é cativante, fluído, esperançoso e mágico.

Ly 14/01/2021

"Perfeito" não é suficiente
A sinopse nos faz pensar que é apenas mais um conto de fadas: uma história fantasiosa de crianças que carregam uma gaita mágica. Mas a verdade é que esse livro fala MUITO MAIS do que apenas "isso".

Tendo como plano de fundo o início da segunda guerra mundial, as histórias vagam por caminhos que nos fazem viajar de uma maneira inexplicável. Cada personagem, à sua maneira, nos cativa de modo que ao final de seu capítulo, ficamos com o coração na mão pelo que virá a seguir.

É emocionante, alegre, triste e profundo, tudo ao mesmo tempo. E tem a música. Aaaaah a música! Os devaneios dos personagens passam a ser os nossos devaneios! É inacreditável como a história consegue passar tanta emoção.

Se você gosta de contos de fadas, leia. Se você gosta de música, leia. Se você gosta de ler, leia. É um livro que, na minha humilde opinião, todos deveriam ler.

Perfeito não é suficiente para definir uma obra como essa.

Edna 24/02/2019

Mágico ? A música transpõe a alma mais contrista
"O som da música é como a água encontrando um caminho, ele viaja em muitas direções."

"Apenas ponha um pé na frente do outro. E levante a cabeça."

A música adentra a alma mais fechada que exista, uma palavra pode te fazer refletir mas o som de uma música quando transpõe o seu íntimo ela te destrona.
Quem nunca chorou quando o som de uma nota toca o mais profundo do seu ser deve parar e tentar ouvir com o ?. Eu já chorei muito, um choro contido a tempo que a musica lava! É desse sentimento que esse livro fala!

#Resenha
Um prólogo, com ilustrações de partituras que vc contempla desde o inicio do livro, conta a vida das filhas indesejadas de um rei egoísta que desejava um filho homem, e ao nascer ele pedia para a criada desaparecer com as meninas que foram criadas na floresta por uma bruxa malvada.

Otto se vê perdido e o encontro com as irmãs flautins lhe incumbe de escrever a história delas, que só poderiam ser libertadas através do som de um instrumento, seria o som de sua gaita que ele tinha comprado com um livro em branco naquela manhã?!

A primeira é a história, de Friedrich, um garoto que nasceu com uma mancha, a época é 1933, na Alemanha Hitler que queria uma raça pura, Judeus não eram bem-vindos, Friedrich após sofrer bullying na escola passa a trabalhar em uma fabrica de gaitas com o tio e lá encontra uma gaita com umaxlwtra vermelha um ?M? ela tem um som capaz de faze-lo esquecer todos os problemas, mas terá que enfrentar a realidade cruel.

Mike e Frankie, órfãos que ñ querem ser separados pela adoção, eles aprenderam a música com a avó e carregam um dom a música.

A terceira conhecemos Ivy a Garota mexicana, dura realidade do preconceito, discriminação racial, escolas separadas, vai machuca-lá muito, no auge da segunda guerra mundial, Ivy e sua família se mudam para uma propriedade que pertence aos japoneses que foram enviados para um campo de concentração. Ao deixar sua única amiga, sofre e é o som de sua gaita que ameniza a dor.

Dói de cortar o coração cada final das três histórias, que com um brilhante desfecho unindo as histórias maravilhosamente na quarta parte te emociona.
Livro vencedor de um prêmio Newbery Honor Book.
Leiam ?

Viviane 06/02/2021

Pare e escute os ecos
Uma estória muito emocionante que nós leva pela música como uma linda e singela melodia

Juuh 13/04/2022

Incrível!
Confesso que comprei esse livro pela beleza e por imaginar ser uma fantasia. Porém foi uma mistura de fantasia com realidade, com duras realidades inclusive.
Uma gaita pôde salvar e ajudar as crianças em momentos críticos da vida de cada um. O bacana foi ver o desenrolar e ver como foi passado pra cada uma delas. Melhor ainda foi ver a conexão entre eles. Muito bom.

De.lais 29/10/2020

Perfeito ???
Caramba!!!!! Que livro magnífico !!!! Eu amei demais !!!!
???

Recomendo muito !!!!

" Numa noite encantada
Quando encontrar seu verdadeiro amor,
Quando sentir que ela o chama
Em uma lotada,
Corra para o lado dela,
E faca-a sua
Ou pelo resto da vida
Sonhará sozinho . "

" Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

Bruna - @libros.et.libri 24/03/2021

Maravilhoso
Era uma vez há muito tempo três princesas, que ao nascerem, foram abandonas na floresta, aos cuidados de uma bruxa, por ordens do rei que temia uma antiga profecia. Eins, Zwei, Drei cresceram na distante cabana na floresta e, anos depois quando a profecia não se realizou e surgiu a oportunidade de retornar à família, foram amaldiçoadas pela bruxa que não queria a partida das princesas.

“CHEGARAM AQUI POR UMA MENSAGEIRA/ DEVEM PARTIR DA MESMA MANEIRA/ DE FORMA HUMANA NÃO SAIRÃO/ SEUS ESPÍRITOS COMO O VENTO SOPRARÃO/ SALVEM UMA ALMA A BEIRA DA MORTE/ OU AQUI DEFINHARÃO A PRÓPRIA SORTE”

Então, quando conheceram Otto e sua gaita, tiveram a chance de quebrar a maldição e é onde a história se inicia.

Ecos nos apresenta através do olhar infantil três contos que ocorrem durante a segunda guerra mundial, em diferentes países, com diferentes realidades, e obstáculos a serem enfrentados.

No primeiro conto , em 1933, na Alemanha, acompanhamos a família de Friedrich, que sempre esteve envolvida com instrumentos musicais e foi daí que surgiu a vontade de Friedrich de se tornar maestro e, por ouvir música em todos os lugares. Com o aumento do poder do novo chanceler, Adolf Hitler, e seu partido nazista; a sua irmã Elisabeth, uma hitlerista, que tornou-se parte da Liga das moças Alemãs, começa a se afastar de toda a família, por serem contra o novo regime, e essa contrariedade e a aprovação de novas leis vêm para mudar a vida dessa família.

O segundo, que é o meu preferido, passa-se nos EUA, em 1935 e acompanhamos os irmãos Mike e Frankie que viviam em um orfanato, após sua avó por quem vinham sendo criados, não poder mais realizar essa tarefa devido à idade. Até que um dia surge a oportunidade de serem adotados, mas ao chegarem à sua nova casa descobrem que a situação pode não ser permanente ou que pode ser apenas para um deles. Então, se apegam à esperança que surge em formato de competição musical para fazer parte da Banda de gaita do Hoxie. Esse é um conto com um amor fraterno que transborda das páginas.

No último conto, que se passa em 1942, também no EUA, conhecemos através do olhar de Ivy, o medo e a perda que cercava as famílias, que tinham jovens lutando na guerra. Ivy e sua família se mudam para o sul da California para cuidar de uma propriedade, e então temos uma ideia do que as famílias japonesas que moravam nos EUA naquelas época passavam por estarem ao lado da Alemanha na guerra. Presenciamos também a xenofobia pela qual o povo mexicano passava na nova cidade que sua família residia;

Ecos aborda os mais diferentes sentimentos, e temas em três contos incríveis que se encontram no final. Esse livro é maravilhoso e precisa ser lido.

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

Maria 03/09/2022

Aqui eu fiquei presa do início ao fim, e ainda conseguiram me fazer chorar. Os três contos são incríveis e te faz refletir bastante, dá para tirar lição de moral de cada história sem que elas percam a graça e delicadeza.
São histórias fortes que mexem com o seu íntimo.
Tornou - se o meu livro favorito!!

Valéria Cristina 20/03/2021

Enternecedor
Um conto de fadas delicioso. O destino de três personagens se entrelaçam por meio.da música. Um livro que faz o coração leve!

Daniela 13/05/2019

Maravilhoso!
• Esse livro é lindo! Em todos os sentidos. Não só as cores e a capa (que dispensa comentários), mas a(s) história(s) também!

• Cheio de personagens que te arrebatam, emoções de todos os tipos, que te deixam à flor da pele, e um norte: música. O amor por essa arte está em cada página, trazendo para nós leitores toda sua magia em forma de palavras.

• Há fantasia, mas ela é sutil de uma forma que encanta. Tão delicada e ao mesmo tempo tão presente que te faz não conseguir separá-la da realidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Um livro musicalmente maravilhoso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
" Todo mundo tem coração. Às vezes, é preciso se esforçar bastante para encontrá-lo…”

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/BswQrYBg_nh/

Miri 11/08/2022

Coração quentinho
Um livro que aquece o coração. De início, o conto de fadas já envolve o leitor, deixando-o curioso para saber mais. A primeira história cativa, e quando é interrompida, a sensação é de frustração. Porém, a segunda parece intrigar ainda mais, assim como a terceira. As três são tão interessantes que eu leria um livro inteiro apenas sobre cada uma delas. A única ressalva é acerca do desfecho, que, por ser um pouco apressado, causa um certo efeito anticlimático para aqueles que esperaram ansiosamente pela continuação das histórias. Entretanto, é um livro gostoso, de fácil leitura e que mantém o leitor preso do início ao fim. Fiquei encantada.

Yasmim Braga 24/06/2019

INCRÍVEL
Vamos combinar que só por ser da darkside e ter essa capa divina a gente já se apaixona, né!? E essa premissa que envolve música foi o que me fez realmente querer ler. E não me arrependi! Os personagens foram a melhor parte, me apeguei a todos, gostaria de entrar na história e abraçá-los; cada um me ensinou uma lição importante. Eles tem uma relação muito bonita com a música, seja pela família, pela solidão, por trazer sentimentos bons...cada um é tocado pela música de uma forma diferente. Por se passar durante a segunda guerra, tem partes que me chocaram e me lembraram o quão terrível foi essa época. A escrita é fácil e sensível, impossível você não se emocionar. Ainda mais quando comecei a ler ouvindo as músicas citadas no decorrer do livro...foi um encaixe perfeito! Os capítulos são curtos, o que faz com a leitura flua rapidamente e quando menos espera, já acabou! ECOS é uma história linda que nos traz lições de vida, aquece nosso coração e exalta a importância da música, fazendo com que a gente termine o livro, transbordando amor por esses personagens e com lágrimas nos olhos! Foi uma leitura muito especial. Pretendo reler no futuro sim, virou um favorito e quero indicar para todos as pessoas. LEIAM ECOS POR FAVOR!!!! Nota: 5🌟❤⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
.⠀
"Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. A música supera todas as distinções entre as pessoas."⠀

site: instagram.com/blogliterarte

Jeferson.Escobar 09/07/2019

BOM LIVRO
É um bom livro. As três histórias são contadas de maneira muito envolvente. Achei, entretanto, que o Otto e as irmãs foram deixados de lado por muitas páginas e isso acabou causando um distanciamento do leitor, o que deu pouca profundidade ao desfecho. Se tivessem sido feitas inserções de elementos daquele ponto inicial da história entre os capítulos, teria havido uma identificação maior e um final com mais emoção.

@parasemprelemos 01/03/2022

Amor e música
A aventura começa cinquenta anos antes da maior de todas as guerras.
O jovem Otto vai brincar com os amigos e se perde na Floresta. Encontra as irmãs encantadas, Eins, Zwei e Drei, três princesas prisioneiras de uma bruxa que ele conhecia apenas das páginas do seu livro. A salvação das princesas e Otto é através da música. Num passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa eOtto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca.
Esta história ou melhor, as três histórias que esta magia atinge, tocaram fundo em meu coração. Foi um leitura cheia de surpresas, emoções e compaixão.
Na primeira história (1933 - Alemanha) conhecemos Friedrich, um jovem inteligente e trabalhador, que vê o sonho de se tornar músico interrompido pelo nazismo.

Na segunda (1935 - Estados Unidos) um jovem pianista prodígio, Mike de onze anos, vive num orfanato com o irmão menor, Frankie de seis anos. Mike aprendeu a tocar piano com a avó. E a ela prometeu que em nenhuma circunstância se separaria do irmão.

E na terceira (1942 sul da Califórnia - Estados Unidos) Conhecemos Ivy, filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

O amor pela música une esses personagens marcantes, que me fizeram refletir sobre acreditar que vale a pena batalhar pelos nossos sonhos.

Hay 08/10/2022

Absurdamente perfeito
Comecei esse livro sem dar nada por ele, mas conseguiu me cativar de uma forma que fiquei presa nas 3 histórias, chorei, fiquei feliz e triste junto com os personagens.