Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Fabi Pimentel 03/09/2020

Música não tem raça nem qualquer inclinação!

[...] E lembre-se do que sempre digo a você e a todos os alunos: não importa a música que escolha, deve tocá-la de tal maneira que a plateia não tenha escolha a não ser ouvir com o coração.

FabyTedrus 11/12/2020

Ecos - Pam Muñoz Ryan
Adoro livros que misturam fantasia e vida real e esse aqui é um ótimo exemplo disso. Com a premissa num "conto de fadas" ele começa e a magia dessa história continua no ar, passando por personagens diferentes, épocas diferentes, no meio da Segunda Guerra Mundial, com a música e uma gaita como 'liga' dessa colcha de retalhos.
Gostei dos personagens, me envolvi com cada história, me encantei com as histórias, fiquei com o coração apertado, me emocionei e me diverti com eles. Gostei de não ter enrolação, sempre quando imaginava que viria alguma 'lenga-lenga' eu me surpreendia. Os diálogos são bem formados e os personagens interessantes e reais. No final de cada trecho eu ficava ansiosa para saber o que tinha acontecido e adorei que o livro amarrou todas as pontas no final sem deixar i nenhum sem pingo.
Uma história realmente encantadora, amei! Super recomendo!

"Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
uma estrela brilhará, um sino soará,
um caminho será revelado."

Rick 11/02/2020

Mágico
Personagens cativantes e um final em que todas as histórias se encaixam.
Livro lindo demais e feito pra ler com o coração!

Gisele296 13/02/2020

Uma das minhas melhores leituras dos últimos anos.
Um livro que consegue unir a fantasia com política e ainda nos mostrar o quanto a música pode nos ajudar, como ela pode nos fazer sentir e mudar a forma como vemos o mundo.
Também mostra bastante os efeitos da guerra na sociedade, mais especificamente o nazismo.
Apesar de falar de guerra e opressão, não é uma leitura pesada, a autora conseguiu unir fatos reais com a fantasia de uma forma muito leve o que deixou esse livro ainda mais atraente.
Eu, como uma pessoa que não consegue viver sem música, me identifiquei com esse livro e simplesmente devorei ele em menos de 2 dias.
Sem falar nessa edição maravilhosa da Darkside.

Jess 05/03/2020

Ecos de música
Ecos se tornou uma grata surpresa. Cada parte, I - II - III, apesar de tratar de um tema pesado, trazia leveza na leitura através da música. Fiquei encantada com a história dos irmãos, triste também, mas surpreendentemente feliz de ver a relação que Pam conseguiu construir pouco a pouco.
Foi interessante, também, observar como nasce o fascismo, o nazismo, dentro de casas que repudiam esse comportamento.
A outra história, da garotinha, não foi menos interessante. No início, um pouco enrolada, mas que revelou ser de uma sensibilidade tamanha.
Algo me deixou muito feliz: a presença do felizes para sempre dos contos de fada. A mistura do real com fictício me encanta demais.
Foi uma grata surpresa e de que gostei muito, principalmente do mantra das parteiras.
"Seu destino não está selado
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará
Seu caminho será revelado".

Tah_baddauy 03/11/2020

"Todos precisam de um pouco de beleza e leveza, principalmente nas piores épocas."

Ecos é cativante, fluído, esperançoso e mágico.

De.lais 29/10/2020

Perfeito ???
Caramba!!!!! Que livro magnífico !!!! Eu amei demais !!!!
???

Recomendo muito !!!!

" Numa noite encantada
Quando encontrar seu verdadeiro amor,
Quando sentir que ela o chama
Em uma lotada,
Corra para o lado dela,
E faca-a sua
Ou pelo resto da vida
Sonhará sozinho . "

" Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

Maria Victoria 16/01/2022

emocionante
um livro bem escrito com histórias que, ao mesmo tempo, nos deixam felizes, angustiados, emocionados e aflitos. um livro sobre como a música é capaz de mudar vidas

Francieli Vieira 06/04/2021

Surpresa .. adorei
Me surpreendi com esse livro, não espera uma leitura tão cheia de fantasias misturando-se com a realidade dos personagens. Muito perfeito!!!

Bruno Meneghello 30/04/2020

Super recomendo
Ah que livro cativante.

Através de 3 belíssimas histórias, a autora nos mostra o olhar inocente de crianças perante as dificuldades extremas dos períodos de guerra.
Ao mesmo tempo que introduz a magia, leveza e a beleza da música.
Histórias leves (e um pouco trágicas) em tempos muito complicados.

A última vez que li um livro assim foi quando li "A Menina que Roubava Livros".

Recomendo muito.

Perdida_nas_Estrelas 07/05/2020

Perfeito :3
"Ecos" começa com um conto de fadas onde três irmãs sofrem uma maldição em que elas ficam presas em uma gaita, para que possam ser livres devem salvar a vida de alguém por meio desta gaita. A partir daí são contadas três histórias de pessoas que ficaram com a gaita por um tempo. Os contos são lindos e tocantes, todos são relacionados com a Segunda Guerra e eu particularmente me apaixonei pelo segundo que fala de dois meninos órfãos e sua "falsa" adoção. Todos os personagens sofrem muito e eu chorei mesmo (rs) e todos tem uma lindíssima ligação com a música. Eu amei muuuito esse livro, sério mesmo! Nem quero ficar contando porque espero que vocês leiam ele com muito amor ?

Lua-na 11/05/2020

Ecos
1 conto de fábulas que se conecta a outras 3 historias, um livro o tanto quanto calmo, mas com histórias fortes e belas.

Giulia29 01/08/2022

Vidas interligadas por um fio de seda
Quando estava lendo o livro, acreditei que a deixa ao final de cada parte significava um final trágico para cada um dos personagens. Entretanto, ao fim do livro fui surpreendida por um belíssimo plot twist que conectou todas aquelas vidas através dos fios sedosos do destino.

Adorei a leitura! A autora conseguiu trazer emoção e beleza em uma história incrível, abordando assuntos históricos delicados com seriedade e nos levando em uma jornada que aqueceu meu coração.

Recomendadíssimo!

Taty 16/05/2020

Novo livro favorito (até agora kk)
Recentemente mudei meu estilo de leitura para livros mais pesados, com uma carga de críticas e fardos maiores. Não sei se ?Ecos? se tornou o meu novo queridinho pela necessidade de algo leve, que me tirasse da ressaca, mas ele mexeu muito comigo e abordou assuntos muito pesados como: nazismo, racismo e xenofobia de maneira leve, sendo eles o senário para a história que se passava mas sem perder a importância. Uma mistura de fantasia e realidade com ligações entre as histórias muito bem feitas. Além de uma
diagramação linda assim como todo o design do livro.