Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Paula 10/07/2020

Leitura prazerosa
Um livro que te prende desde o início e que você se apega aos personagens. Chorei com a história deles e o final foi muito bonito. E a música da todo um ar especial. Adorei!

Karol 16/07/2020

Surpreendente
No começo achei a história meio louca, um um tanto trágica. Inclusive achei que a sinopse estava errada, porém que surpresa.

O livro é muito bem escrito, as histórias das personagens se conectam e absolutamente tudo será muito bem explicado no final.

Passei o livro todinho reclamando do que acontecia, mas me precipitei nos meus julgamentos.

Deysiane 21/07/2020

Lindo, emocionante e reflexivo...

Ecos de Pam Muñoz Ryan é um livro muito lindo, não só pela capa e pelas ilustrações mas pela história em si!

Carolina 02/08/2020

Uma bela história dedicada à música e a como ela pode transformar vidas. Momentos de tristeza, revolta e aconchego. Lembramos que em nosso peito, por mais corriqueiro que seja, bate um coração.

Tháh 03/05/2023

O mensageiro
Ecos é um conto de fadas misturando momentos do século XX resultando numa fantástica fantasia histórica repleta de sentimentos e assim emoldurando com o poder da música.
Alguns anos antes da primeira guerra, um garoto chamado Otto, compra de uma cigana uma gaita e um livro sobre a história de três irmãs que foram enfeitiçadas por uma bruxa em uma floresta, as três irmãs não poderiam sair da floresta em forma humana, seus espíritos só podem sair da floresta dentro de instrumento de sopro e por um mensageiro. Otto dá início ao processo de quebra da maldição.
Muitos anos depois esse instrumento chega nas mãos de novos donos e transformar a vida de cada um.
? Friedrich é um menino Alemão, que sonha em ser maestro, mas ele possui uma mancha em seu rosto, em uma Alemanha em ascensão nazista, parece o definir mais do que o seu talento.
? Mike é um jovem pianista prodígio que vive um orfanato junto de seu irmão Frankie e luta para não ser separado de irmão caçula. Por serem órfãos, Será que ele sonha em ter uma família e ser amado junto de seu irmão.
? Ivy junto de seus pais, cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela é apaixonada pela música. Tudo o que quer é um lugar para chamar de seu, mas o que fazer quando o seu lar, o país em que nasceu, custa a lhe dizer de que você não pertence lá por ser descendente de mexicanos, Bem, Ivy e seus pais lutam para mostrar que pertencem sim a onde quer que eles, ou todos queiram pertencer.

Quotes :

?? Ele nunca se esqueceu de que o futuro delas lhe fora confiado. Nem que a gaita levava suas maiores esperanças ? de serem livres, de serem amadas e de pertencerem a algum lugar além de um círculo de árvores ?, para que a história delas pudesse ser escrita algum dia.?
?? Música não tem raça nem qualquer inclinação!?, disse Papai. ?Todos os instrumentos têm uma voz para contribuir. Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas.?
??As três irmãs, Otto e todas as pessoas que um dia soprassem aquele instrumento incomum estavam ligadas pelos laços sedosos do destino. Era hora de passar a gaita para outra pessoa. Com um minúsculo pincel, ele inclinou a gaita e desenhou um pequeno M vermelho na lateral da madeira. M de mensageiro.?

Isis.Borges 26/08/2020

três contos interligados
História de três crianças em épocas e lugares diferentes. As dificuldades e o amor pela música é a conexão dessas histórias. É sobre como a música salva, dá esperança e transforma vidas. Livro de uma delicadeza emocionante, é muito sobre sentimento, então ouça as músicas citadas durante a leitura, que faz toda a diferença.

Tainara 26/08/2020

O livro é realmente impressionante. Li ele sem saber sobre o que seria pois nem tinha lido a sinopse, e não esperava por nada disso. Principalmente pelo final. O jeito que esse livro trata a música é diferente, a maneira como ele faz você ouvir e sentir a beleza da música sem ela estar sendo tocada kkkkkk é incrível. Deu um pouco de raiva em algumas partes, mas quando cheguei no final eu entendi tudo, então ta tranquilo.

Aline @maesliterarias 21/09/2020

Ecos
O livro é dividido em três histórias distintas, com apenas uma ligação entreelas, a música, onde o personagem central de cada a história sabe ou aprende a tocar gaita, e não por acaso, a mesma gaita, claro em anos distintos.Eu não sei definir de qual história gostei mais, cada uma teve características diferentes que fizeram com que eu me apegasse a elas.
A primeira se passa na Alemanha nazista, um assunto que gosto muito de explorar e conhecer, apesar de triste, para mim se faz necessário esse conhecimento.
A segunda se passa em chicago, mas não faz uma alusão direta a guerra, porém aborda a questão da adoção que é um tema que descobri recentemente nos livros e me deixa sempre querendo saber mais sobre os sentimentos.
Na terceira e última história voltamos aos detalhes da guerra porém através da vivência de uma família de imigrantes latinos que vivem nos EUA, e que um dos filhos está defendendo a pátria americana na Europa. Temos alguns detalhes sobre Pearl Harbor, e sobre o preconceito que os japoneses residentes na América sofreram, sendo considerados espiões.
Enfim, é uma leitura super válida, principalmente se você gosta, ou tem  um pouquinho de curiosidade sobre histórias de pessoas que viveram o horror das guerra mesmo distante dos campos de concentração europeus.
E se prepare para ficar em pânico no final de cada capítulo, e cada palavra dita após isso pode ser considerado spoiler rss.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/

Maisa @porqueleio 21/09/2020

Que estória mais poética!
Já imaginou uma estória em que a música fosse a personagem principal? Pois é exatamente isso que esse livro encantador nos traz.

Tudo começa com Otto, que se perde na floresta e encontra três irmãs, prisioneiras de uma velha bruxa. As irmãs ajudam Otto, que sai com a promessa de libertá-las, levando o espírito das três na forma de uma gaita, cuja música deverá salvar vidas.

Assim começam outras estórias: primeiro, Friedrich, que sonha em ser maestro, mas que tem seu sonho interrompido na Alemanha nazista por ter uma marca de nascença no rosto, tornando-o um alvo; o segundo destino, Mike, um jovem pianista que vive em um orfanato e se esforça para não ser separado do irmão mais novo, durante a recessão estadunidense; e, finalmente, a gaita acaba nas mãos de Ivy, uma filha de imigrantes mexicanos, durante a segunda guerra, que cuidam da fazenda de imigrantes japoneses que são retirados da mesma por suposto envolvimento nos acontecimentos de Pearl Harbor.

Mesmo com as estórias sendo interrompidas em momentos cruciais, me deixando com o coração na mão, a autora consegue alinhavar tudo de uma forma encantadora!

Ao final, descobri que alguns pontos históricos utilizados na narrativa foram reais: temos uma lei de prevenção contra descendentes hereditariamente doentes promulgada pelo nazismo, prevendo a esterilização forçada de pessoas que tivessem algum tipo de ‘defeito’ como deficiências físicas, bem como a criação de campos de concentração nos EUA para descendentes orientais, que eram vistos com desconfiança logo após o ataque à Pearl Harbor, através da Ordem Executiva 9066, permitindo que o exército aprisionasse cidadãos que representassem um risco para o esforço de guerra, que eram enviados para campos de ‘internamento’. Uma forma poética para não esquecermos absurdos que foram e ainda são cometidos!

site: https://www.instagram.com/p/CFAurfhD-bf/

Briela sardothien 16/10/2020

Esse livro mecheu comigo de uma maneira inexplicável. Todos os personagens são incríveis a sua maneira e modo como foi contado a historia e no tempo q se passa so ajudam.

Aline 10/11/2020

Por que eu não li esse livro antes?
Um livro lindo,muito lindo apesar de todo o sofrimento descrito nele,a superação e realização do final,ele aquece o coração e renova as esperanças...

Vlyx.kih 18/04/2023

Livro q eu mais fiz anotações
Gostei bastante de ler as histórias desse livro, principalmente a primeira e a terceira. No começo achei que elas terminavam com um final aberto e trágico, mas depois vi q os finais eram juntos na última parte do livro, oq pode ser meio esquisito, mas os cortes de cada história eram no maior climax do momento, oq elevava a emoção com um "mds oq foi q aconteceu aqui??". Adorei os finais de cada personagem e principalmente a descrição do ponto de vista do Mike. Foi bom o tempo q passei lendo, mas não me marcou nem nada

Bianca.Fernandez 27/12/2021

Achei que ia terminar o livro arrependida de ter lido, mas amei a conexão que o livro trás de todas as histórias. Três irmãs chamadas Eins, Zwei e Drei. Um, Dois e Três. Três princesas que escaparam das garras da morte para se tornar prisioneiras de uma bruxa. A única maneira que elas têm para quebrar o feitiço e escapar da floresta onde vivem é através da música. Uma harmonia em três vozes capaz de viajar pelo tempo e espaço, e tocar profundamente a vida das pessoas que a escutam.ECOS, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via ? ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música.A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial ? "a guerra para acabar com todas as guerras" ?, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda.Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca.Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.ECOS é mais um lançamento da DarkSide® Books. Como nos outros títulos da coleção DarkLove, é perfeito para quem quer morrer de amor. Sempre escritos por autoras com grandes histórias para contar, os livros DarkLove transbordam de talento narrativo e muito sentimento. Quem se apaixonou por Em Algum Lugar nas Estrelas, Minha Vida Fora dos Trilhos e A Guerra que Salvou a Minha Vida, não vai largar ECOS até a última página, até a última nota dessa sinfonia em forma de romance literário.

Aimeé 26/04/2021

Quanta gentileza na escrita!!
De início aquela fantasia que te leva a crer ser mais uma história infanto-juvenil leve, sem grande impacto.

Ao final de cada jornada a sensação do inesperado, do vazio, da dor.

Ao revelar A trama muito bem elaborada, ao final do livro, a sensação de fantasia retorna ao coração do leitor, porém com um impacto imensurável, irreversível e inesquecível.

Sabrina - @linhaposlinha 27/06/2021

"Além do mais, todos precisam da beleza e da leveza da música, principalmente durante as piores épocas."
Que livro lindo. A maior parte da trama é repleta de melancolia (o que me pegou de surpresa, já que eu esperava uma fantasia leve e fofa). Me emocionei em várias partes. É incrível ver como cada história se conecta e o alívio sentido com o final fechadinho. Uma história linda e delicada, recomendo para quem curte fantasia com fundo histórico.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha