Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Leandro 05/07/2020

Perfeito!
Vai ficar entre os melhores livros que já li, com certeza. O poder da música traz esperança e muda vidas. Leiam!

George. 18/07/2020

Perfeito e Sublime - Uma obra de arte
Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará.
Um caminho será revelado.

Um livro fantástico, cativante, com histórias apaixonantes e intrigantes. Tudo isso com um pano de fundo musical.

Como não se apaixonar por todos os personagens do livro, pelas histórias de vida deles e por toda a reflexão que o livro nos faz enxergar?

O que dizer sobre Ecos?
Só posso dizer que é uma obra de arte!

Elise 07/08/2020

Aquece o coração
"Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

Era uma vez a segunda guerra mundial, um dos maiores conflitos já existentes que gerou extremo preconceito, ódio, segregação, culpa, intolerância, perdas e mortes.

Mas, como um sábio livro me ensinou uma vez, não importa quanta tristeza tenha na vida, há quantidades iguais de "talvez as coisas melhorem em breve".

E apesar dos inúmeros corações feridos, eles continuam sendo maiores do que pensamos e mais fortes do que acreditamos. Não devemos desistir de acreditar em nós mesmos, pois temos a nossa importância no meio do caos.

Nesses momentos é sempre importante lembrarmos de que não estamos sozinhos. A sua família, os seus amigos ou o seu amor estará lá. Às vezes os três juntos, outras, nenhum deles.

Mas, sem dúvidas, você terá a música. Ela pode vir a ser a seda da esperança em momentos tão confusos.

E essa é a história que Ecos nos entrega através de três contos com um toque de fantasia, que trata de temas muito reais e que precisam ser discutidos:

Friedrich é um menino com o sonho de ser um maestro, mas a mancha em seu rosto numa Alemanha em ascensão nazista parece o definir mais do que o seu talento.

Mike é um pianista talentoso, irmão de Frankie, de quem não quer se separar. Assim como o país em que vivem está em guerra, ele e seu irmão também se encontram numa batalha pessoal: se tornaram órfãos. Será que alguém irá os amar novamente?

Ivy também é talentosa e apaixonada pela música. Tudo o que quer é um lugar para chamar de seu, mas o que fazer quando o seu lar, o país em que nasceu, custa a lhe dizer de que você não pertence lá por ser descendente de mexicanos? Bem, Ivy e seus pais lutam para mostrar que pertencem sim a onde quer que eles - e todos - queiram pertencer.

Não irei dizer que há um arco-íris no fim do caminho, contudo, eu posso te garantir uma coisa: o medo e o ódio se espalham. Mas, com sorte, o amor também.

Ecos é um dos livros mais encantadores que já li e eu estou aqui para falar a todos vocês deixarem essa música chegar ao corações de vocês, assim como chegou ao meu.

Carol Garcia 18/08/2020

'Seu destino ainda não está selado. Até na mais sombria noite, uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado.'

Ah!! Eu não via a hora de vir aqui falar desse amor de livro. Esse livro me agarrou que eu não sosseguei até terminá-lo. Foi presente de aniversário e hoje é um dos meus livro no meu Top 5.

O livro conta de uma forma linda e simples uma fábula que descreve uma magia antiga de três irmãs que é carregada por uma gaita ao longo dos anos. Essa gaita passará por três mãos diferentes e cada uma aproveitará o tesouro que tem em mãos da melhor forma.

Cada uma dessas pessoas que estará com essa gaita estará passando por alguma dificuldade, seja familiar, pessoal ou devido ao cenário que vive. O livro se passa entre as Duas grandes guerras, retratando que não é porque a pessoa não vai para a guerra, que ela não sofre com suas consequencias.

Quem encontra primeiro a tal gaita e Otto, ainda criança. As fadas aparecem para ele e pedem que ele repasse a gaita no momento certo, pois ela salvará a pessoa que com ela estiver no momento da morte. Assim, elas poderão estar em paz.

O primeiro que tem a gaita em mãos é Friederich, um garoto alemão, que sofre por ter uma marca de nascenca e não ser aceito com as demais crianças, já que é diferente e tem um gosto particular com a música. O pai para poupar o filho decide colocá-lo na firma onde trabalha, uma fabrica de gaitas. Um dia, durante o expediente, Friederich vê uma gaita diferente das outras, sente algo ao te-la nas mãos e decide carregá-la consigo, mesmo que os Nazistas proibissem qualquer tipo de música.

Anos depois, os irmãos orfãos Mike e Frankie são levados a um orfanato, onde tem um piano, única exigencia da avó recem falecida, já que os netos amam música. Mike vendo que corre o risco do irmão ser adotado sozinho, decide fugir do orfanato, mas é surpreendido por uma pessoa que deseja adotar uma criança com dotes musicais.

O tempo passa, e vemos Ivy, uma garota feliz, que sente que agora tudo ficará bem e ela finalmente terá um lugar para chamar de lar. Quando um recital é marcado e ela terá o seu tão sonhado solo, vê sua vida virar novamente, já que o irmão foi chamado para lutar na guerra e os pais precisam se mudar as pressas. Ela vai para uma nova cidade, conhece novas pessoas e acaba sabendo coisas da guerra que não fazia idéia.

Você se surpreende a cada final, e vê que a guerra afeta muito a todas as pessoas: seja na angustia por um familiar, na miséria, no preconceito. Mas é bonito de ver que as coisas podem ser vistas por um outro angulo, e que a música é capaz de salvar das mais diversas maneiras.

Alguns trechos cheios de amor:

'Significa que você consegue mais coisas sendo legal e educado do que outra coisa.'

'Não importa o quanto você não tem, há sempre muito mais na vida para se ter. Portanto, não importa quanta tristeza exista numa canção, vai sempre existir a mesma quantidade de talvez as coisas melhorem em breve.'

Classificação Literária: ❤❤❤❤❤

site: http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com/

Bianca 09/11/2020

Para sorrir e chorar
Me conectei rapidamente com cada um dos personagens. Sorri com cada esperança que surgia e senti um aperto no peito com cada porém que vinha em seguida. Ao mesmo tempo que incitava ao mágico dava o gosto da realidade. Favoritado.

cami.gauer 07/12/2020

Perfeito
Histórias profundas, tocantes, honestas, tão reais e que mexem com a gente, te fazem torcer, se desesperar e engolir um capítulo atrás do outro pra saber o que vai acontecer. E a conclusão é maravilhosa, simplesmente perfeito

Alicorniio 13/12/2020

Conexão
A gente se conecta tão rápido com a história, é tão profundo, tão incrível e delicado. Mesmo sendo um livro contado por crianças, acredito que ele deve ser lido por todas as idades, sem contar que essa edição é um primor.
A forma como a música conectou a todos e a nós mesmos nos fazendo entrar e sofrer as angústias de cada um dos personagens
Acho que é livro que deve ser lido. Confesso particularmente que minha história favorita foi a segunda.

wednesdayeve 23/01/2021

pam muñoz ryan nos conta histórias de dificuldades, de problemas que parecem grandes demais para crianças pegas em efeitos de uma guerra que custou tanto ao mundo, mesmo aos que estavam longe de seu epicentro. mas nos mostra que laços de família e, principalmente, a música podem nos fortalecer e nos ligar de forma misteriosa a coisas maiores que nós.

em um estilo único, ryan conta emocionantes histórias de três (ou mais) jovens e as deixa inacabadas e, como na guerra, nos fazendo acreditar no pior... para finalizá-las com maestria e mostrar que a música pode conectar-nos todos.

Flávia Carvalho 30/01/2021

Emocionante e sensível
O livro é separado por partes. São 03 histórias completamente diferentes que ao final se entrelaçam.
São histórias lindas e surpreendentes com personagens bem criados que prendem completamente a atenção do leitor.

Fantasia não é muito meu estilo de leitura, mas este livro foi diferente tendo a segunda guerra como plano de fundo.
Fiquei admirada com o tanto que gostei e não conseguia largar o livro.
Super indico. Muito lindo!

Kelly_kastro 14/01/2022

Interessante
A leitura me surpreendeu por ser bem fluida e dinâmica, além de ser bem divertida bem no estilo de história infantil ??

Kaori 15/01/2022

Mágico e encantador
Confesso que ao ler a sinopse a trama não me interessou tanto, e que talvez eu tenha comprado o livro pela capa (obg Darkside pelo seu trabalho incrível), mas ao ler a história eu não tive escolha a não ser me apaixonar por cada personagem que aparecía.
O livro é dividido em três partes, cada uma sendo sobre como a música ajudou a superar as dificuldades dos protagonistas (ainda crianças) em um momento tão difícil e confuso como a Segunda Guerra Mundial.
As histórias não têm uma relação específica uma com a outra; as crianças não se conhecem, moram em lugares diferentes e têm realidades sociais distintas. Isso fez com que eu ficasse abalada toda vez que acabasse uma das partes do livro, demorando dias até reunir coragem para continuar a leitura de tanto que eu me apeguei aos personagens, me separar tão repentinamente de cada um foi bem doloroso... Mas é um livro apaixonante e belo, que nos dá visões de como a Guerra afetou quase todo mundo, mesmo que de maneira diferente para cada um, mas que em momentos de tristeza as pessoas conseguem passar por dificuldades com a ajuda das coisas que amam. É simplesmente belíssimo.

Gabi 17/03/2022

Uma história para tocar na alma
Três irmãs foram amaldiçoadas por uma bruxa, e como consequência da maldição ficaram presas dentro de uma florestas, e só poderiam deixar a alma delas livre através do som de uma gaita. A partir daí, histórias distintas e intrigantes são narradas pelo livro, em que cada uma delas possui uma grande participação na gaita, criando um som único e inconfundível com ela.
Um livro cheio de mistérios, com o contexto político da segunda guerra mundial, que nos faz deliciar com a leitura das histórias. Um livro para ser apreciado e para se encantar!!

Cocada 19/03/2022

Aumentou minha serotonina diária
É um livro de fantasia misturada com a realidade - ambientado em vários momentos histórico - com uma história bastante cativante.
Apesar do livro tratar de alguns tópicos bem sensíveis, foi muito gostosinho lê-lo. Os personagens são muito fofinhos. Me despertaram muitos sentimentos bons.