Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Iara.Antunes 23/04/2018

" Música não tem raça nem qualquer inclinação. Todos os instrumentos têm uma voz para contribuir. Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas".

" Mas a música não é triste o tempo todo, disse Mike
Não, as músicas são cheias de outras coisas também, disse sr. Potter. Ai é que está. Não importa o quanto você não tem, há sempre muito mais na vida para se ter. Portanto, não importa quanta tristeza exista numa canção, vai sempre a mesma quantidade de 'talvez as coisas melhorem' ."

Ecos conta a história de três crianças Friedrich, Mike e Ivy. Sua ligação com a música, especificamente um instrumento musical mágico que tem ligação com a fábula que é apresentada no começo da história.
Apesar do tempo cronológico das história terem diferentes datas, uma história a outra tem ligação com a expressão de sentimentos dos personagens principais sobre a segunda guerra mundial no olhar de uma criança, onde cada um passa por preconceitos, julgamentos, medos, inseguranças e mostra como elas tiverem que amadurecer rápido para sobreviver as crueldades daquele tempo.

Porém, a música deixa história leve e tocante, mesmo que as coisas estejam ruim sempre a esperança que melhorem. Deve-se acreditar no sonhos, mesmo que mudem a forma de alcançar. Ter fé que tudo acontece ao seu tempo, mesmo que os planos devam ser adiantados por leve período, mas no final tudo irá acontecer da forma que sempre teve que ser.
A fábula da história acaba se ligando diretamente com os personagem e no desfecho dela nos mostra que mesmo em tempo difíceis não podemos desistir dos nosso sonhos.
Sua profecia foi a jornada de todos os personagem e da próprias irmã da fabula.
"Seu destino ainda não esta selado
Até na mais sombria noite
uma estrela brilhará, um sino soará
um caminho será relevado" .

Fazia tempo que um livro não me prendia tanto, partiu meu coração nós momentos tristes, deixou leve com as músicas. Emocionou-me com seu desfecho da história para todos seu personagem. Simplesmente tocante.
Mathias.Weirich 23/04/2018minha estante
Que resenha maravilhosa! A cada dia que lias e eu ouvia suas opiniões sobre o livro minha vontade de ler ele cresceu. Agora realmente desejo o ler!

Iara.Antunes 23/04/2018minha estante
Ebaaa

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/04/2018

Deveria ser um clássico
Realmente, deveria ser uma leitura obrigatória! Sabe aquele livro que te dá um quentinho no coração ? Pois é.

Buzelda 08/05/2018

Ótima leitura!
Sou meio suspeita pra falar, pois estava namorando esse livro muito tempo antes de ler.
Achei fantástico! A leitura flui muito bem, e alguns trechos conseguiram me arrancar algumas lágrimas.
A história de 3 crianças em lugares e tempos diferentes salvas pelo poder mágico da música.
Recomendo!

Iara 14/05/2018

Fábula
Ecos é um livro delicado e que consegue mexer com suas emoções de maneira ainda mais sútil. Uma leitura fácil, mas com enormes significados...

Duda | @lokadosbooks_ 11/04/2019

Resenha Ecos
#ResenhaLDB
Livro: Ecos| Autora: Pam Muñoz Ryan| Editora: Darkside| ??= 5???s+??
??-Música não tem raça nem qualquer inclinação!- disse papai- Todos os instrumentos têm uma voz para contribuir. Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre pessoas.??
Cinquenta anos antes da primeira guerra mundial, o pequeno Otto se perdeu na floresta negra, portando apenas uma gaita e um livro de contos de fadas. Quando já estava quase perdendo as esperanças, encontrou 3 irmãs encantadas, presas ali pela maldição de uma bruxa que ele conhecia das páginas de seu livro.
As irmãs o ofereceram a ajuda, e em troca ele prometeu ajudar elas, levando o espírito das três dentro de sua gaita, prometendo que um dia seriam livres, e cumpririam a profecia.
No decorrer dos anos, essa gaita passou pelas mãos de diversas pessoas. Chegou até um jovem músico que teve seu sonho arruinado pela ascensão do nazismo. Depois foi até dois irmãos órfãos que lutavam para não serem separados no difícil sistema de adoção dos Estados Unidos. Chegou até uma filha de imigrantes mexicanos, que estavam cuidando da casa de japoneses enviados à um campo de concentração. A vida de todas essas pessoas ligadas por uma coisa... a música.
Ecos é uma obra louvável! A sensibilidade com que a autora narra a história dessas pessoas é emocionante. O livro tem como cenário alguns acontecimentos que marcaram a história, como as duas grandes guerras mundiais, e isso dá a história uma carga emocional ainda maior. A narrativa é muito fluida, mesmo abordando temas mais pesados. Por ser narrado por crianças, a história é contada de um ponto de vista mais ingênuo, porém sem deixar de ser real e triste. Me apeguei muito a todos os protagonistas, eles são simplesmente apaixonantes, minha vontade era guardar todos eles em um potinho e proteger do resto do mundo. Ao finalizar essa leitura senti uma gratidão enorme por ter tido a oportunidade de conhecer essa história tão linda. Me perguntei ?por que não li essa preciosidade antes??, mas acho que li no momento certo, e que definitivamente nunca vou me espécie desta história.

Mundo da Vavah 14/04/2019

Um verdadeiro espetáculo de leitura, um livro para sentir a leitura, envolver-se e encantar-se a cada página. Esse é um daqueles livros que transformou algumas das minhas visões, se tornou um dos livros da vida e eu vou indicar essa leitura a todos que puder.
Reunindo quatro fábulas encantadoras, Ecos nos traz histórias de pessoas que foram muito impactadas pela Segunda Guerra Mundial. Histórias envolventes e ao mesmo tempo chocantes. São pessoas de mundos e problemas diferentes mas que, mesmo sem saber se tornam envolvidos pela paixão à música. Pois somente a música os dará esperança e de alguma forma os imergem de todos os problemas que estão mergulhados.
O fator "guerra" demonstra grandes preconceitos da época e também muitas atitudes inadmissíveis, mas que sim, ocorriam na vida real e não apenas nesta história. São situações de sentir vergonha do ser humano, porém nossos protagonistas conseguem nos provocar o inverso quando nos dão orgulho e esperança da nossa raça.
A autora conseguiu unir de forma impecável algumas críticas sociais, que poderiam deixar o livro pesado, mas que a simplicidade da narração pelos olhos e sentimentos de crianças, deixou tudo muito mais leve. Diga-se de passagem, crianças muito além de seus tempos e que as dificuldades, as tornaram responsáveis e esperançosas.
Me encantei ao livro do início ao fim e totalmente envolvida com a escrita, aquele tipo de leitura que te abraça, te acolhe e te surpreende.

Marciane Maria 21/04/2019

Para ser vivido...
Eis um livro que não é para ser simplesmente lido, mas vivido... Sentido com o coração em cada canção, em cada melodia, em todos os seus acordes! Emocionante e surpreendente, mostra a ligação entre os diversos personagens de suas diferentes histórias através de um instrumento e da música! Da fábula à dura realidade que os períodos das guerras que enfrentamos, seja ela extrema ou interna! Amei! Favoritado!

@jaliagoraesuavez 07/05/2019

LINDO!!!
Nem sei por onde começar essa resenha, de tão maravilhoso que é esse livro.
Pra começar, a edição da @darkside está lindíssima e um capricho. Dá até gosto de ler um livro assim.
E ainda temos a História. Ela começa quando Otto se perde na Floresta, no meio de uma brincadeira de pique esconde, enquanto lia um livro comprado de uma cigana. O livro conta a fábula de 3 princesas: Eins, Zwei e Drei, que são entregues a uma bruxa para não serem mortas, pois o rei, pai delas, só queria ter um filho primogênito homem.
Até que realidade e fantasia se misturam e as 3 irmãs encontram Otto no meio da floresta (seria um sonho?) e pedem que ele as deixe tocar uma gaita que está carregando (também comprada da cigana) e que, após isso, ele prometa que passará a gaita adiante, quando chegar a hora. Ajudando as princesas na jornada para salvar uma alma à beira da morte. Otto será O Mensageiro!
E é ai que o livro começa. Na viagem dessa gaita pela vida de pessoas diferentes, em épocas e locais diferentes.
Em 1933, pela vida de Friedrich, na Alemanha.
Em 1935, pela vida de Mike e Frankie, na Filadélfia (chorei baldes nessa!).
Em 1942, pela vida de Ivy, no sul da Califórnia.
As histórias são curtas, mas emocionantes. Todas tendo a música e a gaita como pano de fundo. E, no final, todas se unem de uma forma incrível e você entende como Otto foi mesmo o mensageiro e como aquela gaita que as princesas tocaram, de alguma fora, salvou a alma de todos eles.
É um livro sensível, narrado por crianças, com uma linguagem fluida e, apesar de triste ele passa esperança e paz.
Um dos poucos livros que entrou pra seleta coleção dos livros que vou guardar na vida para presentear meus sobrinhos Davi e Liz. Eles precisam ler essa obra prima! E você também!

”Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado.”

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Elise 07/08/2020

Aquece o coração
"Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

Era uma vez a segunda guerra mundial, um dos maiores conflitos já existentes que gerou extremo preconceito, ódio, segregação, culpa, intolerância, perdas e mortes.

Mas, como um sábio livro me ensinou uma vez, não importa quanta tristeza tenha na vida, há quantidades iguais de "talvez as coisas melhorem em breve".

E apesar dos inúmeros corações feridos, eles continuam sendo maiores do que pensamos e mais fortes do que acreditamos. Não devemos desistir de acreditar em nós mesmos, pois temos a nossa importância no meio do caos.

Nesses momentos é sempre importante lembrarmos de que não estamos sozinhos. A sua família, os seus amigos ou o seu amor estará lá. Às vezes os três juntos, outras, nenhum deles.

Mas, sem dúvidas, você terá a música. Ela pode vir a ser a seda da esperança em momentos tão confusos.

E essa é a história que Ecos nos entrega através de três contos com um toque de fantasia, que trata de temas muito reais e que precisam ser discutidos:

Friedrich é um menino com o sonho de ser um maestro, mas a mancha em seu rosto numa Alemanha em ascensão nazista parece o definir mais do que o seu talento.

Mike é um pianista talentoso, irmão de Frankie, de quem não quer se separar. Assim como o país em que vivem está em guerra, ele e seu irmão também se encontram numa batalha pessoal: se tornaram órfãos. Será que alguém irá os amar novamente?

Ivy também é talentosa e apaixonada pela música. Tudo o que quer é um lugar para chamar de seu, mas o que fazer quando o seu lar, o país em que nasceu, custa a lhe dizer de que você não pertence lá por ser descendente de mexicanos? Bem, Ivy e seus pais lutam para mostrar que pertencem sim a onde quer que eles - e todos - queiram pertencer.

Não irei dizer que há um arco-íris no fim do caminho, contudo, eu posso te garantir uma coisa: o medo e o ódio se espalham. Mas, com sorte, o amor também.

Ecos é um dos livros mais encantadores que já li e eu estou aqui para falar a todos vocês deixarem essa música chegar ao corações de vocês, assim como chegou ao meu.

Carol Garcia 18/08/2020

'Seu destino ainda não está selado. Até na mais sombria noite, uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado.'

Ah!! Eu não via a hora de vir aqui falar desse amor de livro. Esse livro me agarrou que eu não sosseguei até terminá-lo. Foi presente de aniversário e hoje é um dos meus livro no meu Top 5.

O livro conta de uma forma linda e simples uma fábula que descreve uma magia antiga de três irmãs que é carregada por uma gaita ao longo dos anos. Essa gaita passará por três mãos diferentes e cada uma aproveitará o tesouro que tem em mãos da melhor forma.

Cada uma dessas pessoas que estará com essa gaita estará passando por alguma dificuldade, seja familiar, pessoal ou devido ao cenário que vive. O livro se passa entre as Duas grandes guerras, retratando que não é porque a pessoa não vai para a guerra, que ela não sofre com suas consequencias.

Quem encontra primeiro a tal gaita e Otto, ainda criança. As fadas aparecem para ele e pedem que ele repasse a gaita no momento certo, pois ela salvará a pessoa que com ela estiver no momento da morte. Assim, elas poderão estar em paz.

O primeiro que tem a gaita em mãos é Friederich, um garoto alemão, que sofre por ter uma marca de nascenca e não ser aceito com as demais crianças, já que é diferente e tem um gosto particular com a música. O pai para poupar o filho decide colocá-lo na firma onde trabalha, uma fabrica de gaitas. Um dia, durante o expediente, Friederich vê uma gaita diferente das outras, sente algo ao te-la nas mãos e decide carregá-la consigo, mesmo que os Nazistas proibissem qualquer tipo de música.

Anos depois, os irmãos orfãos Mike e Frankie são levados a um orfanato, onde tem um piano, única exigencia da avó recem falecida, já que os netos amam música. Mike vendo que corre o risco do irmão ser adotado sozinho, decide fugir do orfanato, mas é surpreendido por uma pessoa que deseja adotar uma criança com dotes musicais.

O tempo passa, e vemos Ivy, uma garota feliz, que sente que agora tudo ficará bem e ela finalmente terá um lugar para chamar de lar. Quando um recital é marcado e ela terá o seu tão sonhado solo, vê sua vida virar novamente, já que o irmão foi chamado para lutar na guerra e os pais precisam se mudar as pressas. Ela vai para uma nova cidade, conhece novas pessoas e acaba sabendo coisas da guerra que não fazia idéia.

Você se surpreende a cada final, e vê que a guerra afeta muito a todas as pessoas: seja na angustia por um familiar, na miséria, no preconceito. Mas é bonito de ver que as coisas podem ser vistas por um outro angulo, e que a música é capaz de salvar das mais diversas maneiras.

Alguns trechos cheios de amor:

'Significa que você consegue mais coisas sendo legal e educado do que outra coisa.'

'Não importa o quanto você não tem, há sempre muito mais na vida para se ter. Portanto, não importa quanta tristeza exista numa canção, vai sempre existir a mesma quantidade de talvez as coisas melhorem em breve.'

Classificação Literária: ❤❤❤❤❤

site: http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com/

Bianca 09/11/2020

Para sorrir e chorar
Me conectei rapidamente com cada um dos personagens. Sorri com cada esperança que surgia e senti um aperto no peito com cada porém que vinha em seguida. Ao mesmo tempo que incitava ao mágico dava o gosto da realidade. Favoritado.

cami.gauer 07/12/2020

Perfeito
Histórias profundas, tocantes, honestas, tão reais e que mexem com a gente, te fazem torcer, se desesperar e engolir um capítulo atrás do outro pra saber o que vai acontecer. E a conclusão é maravilhosa, simplesmente perfeito

Alicorniio 13/12/2020

Conexão
A gente se conecta tão rápido com a história, é tão profundo, tão incrível e delicado. Mesmo sendo um livro contado por crianças, acredito que ele deve ser lido por todas as idades, sem contar que essa edição é um primor.
A forma como a música conectou a todos e a nós mesmos nos fazendo entrar e sofrer as angústias de cada um dos personagens
Acho que é livro que deve ser lido. Confesso particularmente que minha história favorita foi a segunda.

wednesdayeve 23/01/2021

pam muñoz ryan nos conta histórias de dificuldades, de problemas que parecem grandes demais para crianças pegas em efeitos de uma guerra que custou tanto ao mundo, mesmo aos que estavam longe de seu epicentro. mas nos mostra que laços de família e, principalmente, a música podem nos fortalecer e nos ligar de forma misteriosa a coisas maiores que nós.

em um estilo único, ryan conta emocionantes histórias de três (ou mais) jovens e as deixa inacabadas e, como na guerra, nos fazendo acreditar no pior... para finalizá-las com maestria e mostrar que a música pode conectar-nos todos.