Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Suh Oliveira 09/08/2021

Que livro maravilhoso!
Ele é simplesmente lindo, todo colorido e muito bem trabalhado, folhas grossas, impressão impecável e uma tradução ótima!

O livro é dividido em 5 partes,

No primeira conhecemos Otto, um menino travesso que se perde na floresta e é salvo por três irmãs encantadas que estão presas na floresta por conta de uma maldição de uma Bruxa antiga. Essas três irmãs salvam Otto da floresta e em retribuição ele promete liberta-las levando o espírito das três dentro de uma gaita.

Na segunda conhecemos Friedrich, um músico muito talentoso que vê seu sonho de ser maestro interrompido quando Hittler assume o poder e ele e seu pai são considerados impuros por proteger judeus e por uma mancha de nascença que Friedrich tem no rosto e que o torna um defeituoso.

Na terceira conhecemos Mike e Frankie, dois irmãos, Órfãos. Mike é um pianista prodígio e vive entre seu sonho de viver da música e ser livre e seu medo de perder seu irmão mais novo já que um é a única família que o outro tem.

Na quarta conhecemos Ivy, uma filha de imigrantes mexicanos que viveu a vida viajando de um lugar para o outro, sem ter moradia fixa, sem amigos de longa data e com um amor pela música maior do que ela mesma. Durante um dos trabalhos de seu pai ela se muda para a casa de japoneses que se encontram detidos devido a guerra.

As histórias de todos eles se encontram a partir do momento que a gaita com os espíritos das irmãs passa pelas mãos de cada um deles até cumprir o seu destino.

A quinta e última parte conta sobre o encontro emocionante de todos estes personagens e o desfecho das irmãs.

Bom demais de ler, sem pontos soltos, leitura fluída.

Maravilhoso!

Rafa 15/12/2022

Magnífico
Amei ler este livro incrível e tão tocante! São 3 contos que eu nem sei classificar qual foi o melhor, pois tive sentimentos bons com todos eles. E o final??? Simplesmente apaixonante!
A leitura fica ainda mais incrível se realizada ouvindo sons instrumentais de fundo! Experiência maravilhosa!!!

lucw 15/12/2022

"Seu destino ainda não está selado
Até na mais sombria noite
Uma Estrela brilhará, um sino tocará
Um caminho será revelado."

O livro é formado por três histórias diferentes, a do garoto talentoso, dos órfãos e da garota no laranjal. No final do livro, o destino dos protagonistas de cada conto é entrelaçado.

Não sei bem como me sentir em relação a livro, me senti imerso na história, mas faltou alguma coisa... Não entendi o motivo do título ser "Ecos"(?)
A história é bem simples, sem muitas reviravoltas grandes, creio que botei muita expectativa no livro.

Lewrites 16/12/2022

Uma das melhores leituras do ano
Nunca li nada da autora e já me apaixonei. O jeito como ela aborda temas sensíveis, protagonistas cativantes e uma escrita deslumbrantes. Eu simplesmente estou encantada. A história é linda, não é cansativa, com várias reviravoltas. Sinto que a cada vez que eu reler esse livro terei outra visão. Me emocionei várias vezes, eu amei esse livro.

Rai 01/02/2022

Me apaixonei por todos personagens!
Cada um com sua particularidade teve acesso ao meu coração!! Chorei em todas as histórias!! Um livro que fala sobre um tema profundo, com uma reviravolta linda ao final de cada relato! Chorei, me arrepiei, fiquei brava,enfim, tantos sentimentos! Amei demais!

thais.moore 22/09/2017

Surpreendeu
Confesso que nao fui pra essa leitura com expectativas muito altas, mas a historia me surpreendeu e muito . Como sempre historias com fundo de guerras sao muito emocionantes .

Três histórias tocantes que te prende e te faz ficar torcendo por esses personagens. Confesso que a primeira e a segunda me tocaram muito, teve um momento na segunda historia que chorei sem conseguir parar.

Na maior parte do livro ficava me perguntando como a autora ia unir essas 3 historias no final, e ela conseguiu fazer isso muito bem . As explicacoes sao rapidas e suficientes, porem senti falta de um pouco mais de aprofundamento na vida dos personagens.Me apaixonei pelos personagens e consegui sentir todas as maldades do nazismo e todo sofrimento que a guerra traz.

Indico muito a leitura.
Kelly Martinez 22/09/2017minha estante
Desse jeito vc vai me obrigar a comprar esse livro! rsrs

thais.moore 22/09/2017minha estante
Leia flor. vc vai gostar. é muito delicia de se ler

Viviane 06/02/2021

Pare e escute os ecos
Uma estória muito emocionante que nós leva pela música como uma linda e singela melodia

@parasemprelemos 01/03/2022

Amor e música
A aventura começa cinquenta anos antes da maior de todas as guerras.
O jovem Otto vai brincar com os amigos e se perde na Floresta. Encontra as irmãs encantadas, Eins, Zwei e Drei, três princesas prisioneiras de uma bruxa que ele conhecia apenas das páginas do seu livro. A salvação das princesas e Otto é através da música. Num passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa eOtto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca.
Esta história ou melhor, as três histórias que esta magia atinge, tocaram fundo em meu coração. Foi um leitura cheia de surpresas, emoções e compaixão.
Na primeira história (1933 - Alemanha) conhecemos Friedrich, um jovem inteligente e trabalhador, que vê o sonho de se tornar músico interrompido pelo nazismo.

Na segunda (1935 - Estados Unidos) um jovem pianista prodígio, Mike de onze anos, vive num orfanato com o irmão menor, Frankie de seis anos. Mike aprendeu a tocar piano com a avó. E a ela prometeu que em nenhuma circunstância se separaria do irmão.

E na terceira (1942 sul da Califórnia - Estados Unidos) Conhecemos Ivy, filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

O amor pela música une esses personagens marcantes, que me fizeram refletir sobre acreditar que vale a pena batalhar pelos nossos sonhos.

Babigabreu 15/01/2021

Lista de favoritos
Definitivamente virou um dos meus favoritos da vida.
Extremamente sensível e bem escrito.
A leitura pode ser um pouco mais lenta para alguns, mas insisto que vale a pena seguir até o final.

fer 05/03/2021

"todos precisam da beleza e da leveza da música, principalmente durante as piores épocas."

FabyTedrus 11/12/2020

Ecos - Pam Muñoz Ryan
Adoro livros que misturam fantasia e vida real e esse aqui é um ótimo exemplo disso. Com a premissa num "conto de fadas" ele começa e a magia dessa história continua no ar, passando por personagens diferentes, épocas diferentes, no meio da Segunda Guerra Mundial, com a música e uma gaita como 'liga' dessa colcha de retalhos.
Gostei dos personagens, me envolvi com cada história, me encantei com as histórias, fiquei com o coração apertado, me emocionei e me diverti com eles. Gostei de não ter enrolação, sempre quando imaginava que viria alguma 'lenga-lenga' eu me surpreendia. Os diálogos são bem formados e os personagens interessantes e reais. No final de cada trecho eu ficava ansiosa para saber o que tinha acontecido e adorei que o livro amarrou todas as pontas no final sem deixar i nenhum sem pingo.
Uma história realmente encantadora, amei! Super recomendo!

"Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
uma estrela brilhará, um sino soará,
um caminho será revelado."

Daniela 13/05/2019

Maravilhoso!
• Esse livro é lindo! Em todos os sentidos. Não só as cores e a capa (que dispensa comentários), mas a(s) história(s) também!

• Cheio de personagens que te arrebatam, emoções de todos os tipos, que te deixam à flor da pele, e um norte: música. O amor por essa arte está em cada página, trazendo para nós leitores toda sua magia em forma de palavras.

• Há fantasia, mas ela é sutil de uma forma que encanta. Tão delicada e ao mesmo tempo tão presente que te faz não conseguir separá-la da realidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Um livro musicalmente maravilhoso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
" Todo mundo tem coração. Às vezes, é preciso se esforçar bastante para encontrá-lo…”

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/BswQrYBg_nh/

Jamille.PerSi 16/03/2022

Acho que li errado
Nunca li um livro pra me sentir assim
Eu tou tentando assimilar o livro que li com as resenhas positivas de todos
Não é que não tenha entendido a história, entendi.
Mas acho que li errado. Pq não gostei do livro
Mas tbm não é um livro ruim
Só não foi uma leitura cativante

Gostei dos irmãos juntos.

Gostei de Frederick e sua coragem. Senti pena dele. Odiei a Elisabeth.

Amei Ivy

Mas achei que foram curtas as histórias, sei lá

Eu não sei opinar sobre esse livro não

Yasmim Braga 24/06/2019

INCRÍVEL
Vamos combinar que só por ser da darkside e ter essa capa divina a gente já se apaixona, né!? E essa premissa que envolve música foi o que me fez realmente querer ler. E não me arrependi! Os personagens foram a melhor parte, me apeguei a todos, gostaria de entrar na história e abraçá-los; cada um me ensinou uma lição importante. Eles tem uma relação muito bonita com a música, seja pela família, pela solidão, por trazer sentimentos bons...cada um é tocado pela música de uma forma diferente. Por se passar durante a segunda guerra, tem partes que me chocaram e me lembraram o quão terrível foi essa época. A escrita é fácil e sensível, impossível você não se emocionar. Ainda mais quando comecei a ler ouvindo as músicas citadas no decorrer do livro...foi um encaixe perfeito! Os capítulos são curtos, o que faz com a leitura flua rapidamente e quando menos espera, já acabou! ECOS é uma história linda que nos traz lições de vida, aquece nosso coração e exalta a importância da música, fazendo com que a gente termine o livro, transbordando amor por esses personagens e com lágrimas nos olhos! Foi uma leitura muito especial. Pretendo reler no futuro sim, virou um favorito e quero indicar para todos as pessoas. LEIAM ECOS POR FAVOR!!!! Nota: 5🌟❤⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
.⠀
"Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. A música supera todas as distinções entre as pessoas."⠀

site: instagram.com/blogliterarte

Jeferson.Escobar 09/07/2019

BOM LIVRO
É um bom livro. As três histórias são contadas de maneira muito envolvente. Achei, entretanto, que o Otto e as irmãs foram deixados de lado por muitas páginas e isso acabou causando um distanciamento do leitor, o que deu pouca profundidade ao desfecho. Se tivessem sido feitas inserções de elementos daquele ponto inicial da história entre os capítulos, teria havido uma identificação maior e um final com mais emoção.