Kindred

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1946 encontrados | exibindo 61 a 76

@gezaine_ 01/09/2021

Que livro potente!
Escrita maravilhosa, ótimos personagens e enredo. Devorei o livro.
Algumas questões na tradução, mas não tira o poder da obra.

Richard O. Silva 28/04/2021

Leitura que envolve o leitor para dentro do século XIX, época em que a escravidão era fortemente enraizada na América e nos revela toda dor, sofrimento e complacência da protagonista diante dos acontecimentos.
"As chicotada não importa muito.Mas quando ele levo os filho dela, achei que ela ia morrê ali mesmo. Ela gritava, chorava e foi vivendo. Então, ficou doente e eu tive que cuidá dela."

Lauraa Machado 29/12/2020

Tinha altas expectativas e elas ainda foram superadas
Eu esperava amar este livro. Esperava algo incrível, excelente, bem desenvolvido e intrigante. Não esperava o soco na boca do estômago que levei várias vezes durante a leitura, mas definitivamente recebi todo o resto que queria. Amei este livro, mas foi bem mais do que eu esperava, logo no começo, de um jeito que não imaginava que um livro escrito na década de 70 conseguiria me conquistar.

O fato é que este livro foi para mim o que eu queria que Outlander tivesse sido. Uma mulher inteligente e generosa no passado, casada, que viaja no tempo para um passado mais distante ainda. Diferente de Outlander, esse livro foi mais intrigante, a relação entre as pessoas mais bem explorada e mais complexa também. Além disso, nada aqui é desperdiçado, nenhuma cena é inútil, repetitiva ou enrolada. A história flui extremamente bem.

Gostei muito da relação da Dana com seu marido, Kevin. Gostei mesmo dele, apesar de ainda achar que ela discutiu pouco com ele. Talvez nem fizesse tão sentido, já que eles já se conheciam claramente, mas senti um pouco de falta de atrito entre eles, principalmente no passado, que tenho certeza de que só melhoraria ainda mais as partes de cumplicidade implícita e absoluta dos dois.

A relação da Dana com o Rufus é mesmo o ponto alto da história, me surpreendeu de verdade, mas confesso que queria que tivesse sido mais desenvolvida ainda. Queria que esse livro tivesse umas setecentas páginas, com mais cenas, mais detalhes. Ele está ótimo como está, mas eu gostei tanto que queria mais, oras. E o Rufus, que me deu ódio, esperança, mais ódio ainda, foi excepcional, não por ter sido uma pessoa excepcional, mas por tudo que ele significou. Gostei muito de todos os personagens secundários, até os ruins, por várias razões. E gostei bastante que, em meio a tanta questão complexa e humana e impossível de definir, fiquei com a forte impressão de que, quando uma pessoa é um produto de seu tempo, seu privilégio e sua influência, não dá para a mudar do nada, por boas intenções. Não dá para perdoar quem aceita escravidão e nem dá para mudar a visão que a pessoa tem quando ela realmente acredita em escravidão.

Realmente, gostei de tudo nesse livro, vou fazer questão de comprar e dar de presente para muita gente, mas acho que é válido avisar sobre algo que pode ser gatilho para algumas pessoas. É um livro que se passa na grande maior parte nos Estados Unidos do século dezenove, numa plantação com pessoas escravizadas. Ou seja, tem violências absurdas e cruéis. Imagino que, para pessoas negras, não seja nem um pouco confortável ler sobre esse tipo de coisa. Não é nada super descrito, mas tenho uma imaginação boa demais para certas coisas e eu mesma precisei tirar alguns segundos para absorver algumas cenas.

Afinal, eu amei o livro, só queria mais. Certamente vou atrás de todos os livros da autora depois desse, porque a escrita dela, além de interessante e inteligente, é super gostosa de ler. Acabei em menos de dois dias (já que o livro não tem as setecentas páginas que eu queria que tivesse) e fiquei super impressionada com o final. Vou reler algum dia, queria reler logo. Super recomendo!

Mateus 28/07/2021

Leitura maravilhosa, frenética, assustadora e ao mesmo tempo cheia de reflexão, principalmente sobre a escravidão e como seria fácil aceitá-la nos dias atuais caso perdêssemos nossa liberdade de uma hora para outra.
Isaac Eullen 29/07/2021minha estante
Vide o comportamento calmo de Kevin em relação ao século passado, para sua cor de pele não tinha problema

mari 29/08/2021

"Você não precisa bater nas pessoas para tratá-las com brutalidade".
Surpreendente, envolvente e cruel.
A história vai ficando mais cruel a cada página, conforme vamos nos envolvendo com os personagens e adentrando um pouco mais naquela realidade terrível, aonde era normal pessoas serem diminuídas e maltratadas pela cor de sua pele. Nos surpreendemos a cada acontecimento e a cada diálogo. A cada ida ao passado e volta ao presente. E o mais surpreendente de tudo é o final ; quando finalmente entendemos qual era a verdadeira missão da Dana naquele século! História incrível e escrita envolvente. Leiam!

Livia 20/05/2021

A dor dói
Meu primeiro contato com a autora e com o gênero foi através de Kindred e, definitivamente, eu não poderia estar mais feliz com minha escolha.
Octavia me apresentou através de uma ficção uma realidade que mesmo já tendo lido varias historias ainda me choca e me enoja, a escravidão.
Não sei oque falar ao certo, mas doeu, doeu ler cada momento sobre as torturas, doeu perceber que se não fosse pela época eu seria a preta escrava sofrendo simplesmente por causa da minha pele, doeu não poder fazer nada pelo personagens e doeu principalmente saber que foi real, ou melhor, é, porque querendo ou não a escravidão e as cicatrizes que ela deixou nunca foram embora.
Eu me apaixonei e sofri com os personagens, chorei horrores e só queria abraçar eles e dizer que ia ficar tudo bem, mesmo que não fosse verdade.
Gabyz.z 20/05/2021minha estante
Comprei esse livro na maior empolgação e até agora nada de vontade de pegar pra ler. Triste.

Allan Tancredo 23/08/2020

Que livro!
Esse livro é maravilhoso! A autora tem uma escrita bem fluída e imersiva. Os diálogos são muito potentes e falam de uma forma muito dura sobre o período da escravidão. Gente, várias vezes eu passei desconforto com essa leitura, pela crueza e dureza das coisas. Muito, muito maravilhoso. Leiam e aproveitem essa leitura magnífica.

Sophia.Noleto 03/02/2021

Virou um dos meus livros favoritos, a leitura é muito fluída e os personagens são interessantíssimos.
@leiturasdabah 03/02/2021minha estante
Perfeito ?

Lerinha80 11/05/2021

Kindred
O livro narra as viagens no tempo, que Dana, mulher negra do século XX, faz para o sul dos Estados Unidos do século XIX, e a cada viagem da personagem a autora vai escancarando, pelas vivências de Dana naquele ambiente, tantas crueldades e atrocidades praticadas contra os escravos durante aquele tenebroso período histórico. Excelente leitura!

Julia Gurski 19/03/2022

Marcante
A história é arrepiadora! A autora descreve os acontecimentos com muitos detalhes para que sintamos e saibamos uma parte do que acontecia nos tempos de escravidão.
Com certeza, toda pessoa que ler este livro vai levar essa historia consigo pra sempre.
Obrigada Octavia Butler por escrever uma história tão tocante e real!

@LuanLuan7 16/08/2022

?De volta para o futuro? invertido.
A obra começa com uma cena bizarra: a protagonista (Dana) acordou com o braço chumbado à parede de sua casa. O motivo: viagem no tempo(!).

Para minha completa surpresa, a obra foi a primeira ficção científica a tratar do tema; além disso, foi escrita por uma mulher negra, que narrou a saga de uma personagem (também negra) de volta ao período da escravidão americana (1815).

Com uma premissa inteligentíssima a autora nos leva
a um ?vai e vem? no espaço-tempo. Essas viragens vão, pouco a pouco, dilacerando o corpo e a alma de Dana.

Na obra, a escravidão é vista da perspectiva de uma cidadã afro-americana do século XX, que de forma frenética, tem sua vida virada de ponta cabeça ao retornar ao passado sem qualquer controle ou aviso prévio.

Na história há dor, morte, violência física e emocional, manipulação e tentativas de justificar a superioridade racial.
Tudo isso em num roteiro com início, meio e fim determinados.

A narrativa trouxe um final dramático e inesperado, para mim.

Um livro que entrou na lista de favoritos da vida.

Evelyn Soares 01/12/2021

Kindred foi um livro de leitura muito rápida, porém extremamente incômoda pra mim. Todos as passagens da Dana no passado, me geravam um sentimento de revolta tremenda, e saber que as pessoas de fato passavam por situações como as que são descritas no livro (e até piores) na vida real só deixava a leitura ainda mais angustiante.
Achei o livro brilhante, e a forma como a autora utilizou da fantasia para retratar algo tão real foi majestoso. Com certeza vou procurar outros livros da Octavia e. Butler pra ler.
Lua 03/12/2021minha estante
amei demais

André 07/02/2020

Um livro fácil de ler, porém...
Quando recebi a recomendação de leitura do livro Kindred, eu esperava um livro que focasse bastante no contexto histórico, apresentando um país ainda dominado pela escravidão, mas que essa visão fosse mais ampla, só que senti um pouco de falta de variedade quando a história ficou presa basicamente a um lugar só. No começo, a história até empolgou, só que, com tantas idas e vindas, a leitura tornou-se cansativa e um tanto enfadonha. A forma como o livro foi escrita é ótima, o livro tem um texto bem fluído, porém, a meu ver, faltou um pouco mais de variedade.

Carolina 20/11/2021

Uma leitura obrigatória
Meu deus!! Eu tô muito impactada com esse livro!!

Octávia conseguiu me prender com poucas páginas lidas. Eu não sei nem descrever o quão importante esse livro é. O quão brutal também, quantos socos eu levei lendo esse livro. O tanto que me fez repensar sobre assuntos meus e também e 'ver de perto' como era 1800, como era brutal e muito perigoso viver nessa época, principalmente se você é uma pessoa negra. Esse livro tinha que ser leitura obrigatória. E a personagem principal, a Dana, como eu me apeguei tanto, como sofri por ela, chorei, fiquei com medo, meu deus, o tanto que ela passou. Uma frase que vai ficar muito marcante (não que seja exatamente com essas palavras) "como era de fácil aceitação ver as pessoas virarem escravas".

laxxal 29/04/2021

Foi o meu primeiro contato com a autora e achei sua escrita maravilhosa, mesmo não sendo o gênero que eu mais gosto de ler, me cativou e prendeu muito do começo ao fim, me fazendo querer ler cada vez mais e fazer muitas teorias.

É inacreditável como cada detalhe dessa nova realidade que Dana enfrenta, incomoda. Ela é uma pessoa muito boa e tenta sempre compreender e achar um sentido para o que acontece, impressiona como ela consegue lidar com a situação e agir racionalmente e com humanidade.

Em alguns momentos, até Dana pensa que Rufus e Tom podem ser diferentes dos outros, mas rapidamente você percebe que não tem como, aquele ambiente os corrompe muito cedo, é muito louco isso, parece que eles realmente andam com um cabresto e não conseguem ou não querem enxergar além disso. Por mais que seja difícil ser diferente disso naquela época, existiram pessoas que conseguiram e Rufus tinha Dana ao seu lado em diferentes cenários tentando mudar essa visão e mesmo assim acaba por acontecer o que aconteceu.

Mostra o amor, ódio, obsessão, resiliência e muita coragem na escravidão. Choca, mas é necessário, com certeza recomendo.

1946 encontrados | exibindo 61 a 76