Kindred

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1954 encontrados | exibindo 106 a 121

Thiago Araujo 01/03/2021

Empatia com força
Demorei pra começar a leitura, tive medo do hype. Depois só tive a certeza de que tinha que ter lido antes. Que livro!

Se colocar no lugar de uma pessoa não é simples, viver então o que ela vive é ainda mais complexo.

Um enredo maravilhoso nos transporta para a época da escravatura nos EUA, muito parecida a do Brasil, muito fácil de nos identificarmos culturalmente.

Personagens que se desenvolvem, ganham importância, ampliam relacionamentos é uma combinação fantástica. Tem tudo pra dar certo.

A experiência de leitura é única e aterradora. É um clássico que precisa ser lido. Não tem como ser menos de 5 estrelas.

Nathan Soares 19/03/2021

Dana de repente se vê em uma época e lugar que não são seus. Ela está lá por um motivo e em meio a questionamentos e sua relação com Rufus Weylin, o garotinho que ela salvou tantas vezes, Dana começa a entender o passado de seus ancestrais e o seu propósito naquele lugar. Dana enfrenta muitas dificuldades e precisa encarar um período da história que não lhe permite a liberdade.

Thammy 11/07/2021

Uma forma diferente de falar sobre escravidão
Esse livro é uma tentativa bem sucedida e diferenciada de falar sobre escravidão. Faz os leitores entenderem quão cruel e inaceitável foi esse período na história da humanidade, seja nos EUA ou no Brasil.

Trata-se de uma ficção muito bem contada. O fato de ser narrada em primeira pessoa e ter uma personagem principal forte, decidida, esclarecida sobre seus direitos e deveres e firme em suas convicções deixa a leitura mais atraente. Você facilmente se encanta e sofre com as dores e "aventuras" de uma mulher negra que viaja entre os EUA dos séculos XIX e XXI.

Só tenho uma ressalva: senti falta de mais explicações sobre o que acontece com Dana e o que lhe dá tal poder especial. Acho que ficou essa lacuna. No mais, é uma leitura recomendadíssima.
Marcela.Gomes 11/07/2021minha estante
Quero!!!!!

Thammy 11/07/2021minha estante
Espero que goste tanto quanto eu gostei! Octavia Butler sabe como "prender" a gente nesse livro.

Nayany 11/09/2021

Primeira experiência lendo Octavia e preciso ler tudoooooo dela.
Que livro incrível, escrita impecável e fluída com tantas camadas, personagens amavéis e detestáveis. Gostei muitoo!!

Anne 06/08/2020

Ler o livro foi como se eu estivesse lá. Como se eu fizesse parte daquilo tudo, como se eu estivesse ao lado de Dana sofrendo e pensando junto a ela... Simplesmente maravilhoso
Thaiza 06/08/2020minha estante
Quero muito ler esse livro

Wania Cris 27/05/2020

Octavia: dama da ficção com louvor!
Estava namorando esse livro há mais ou menos um ano e entrou na meta de leitura assim, sem mais nem menos. Já previa que seria uma leitura arrebatadora, mas, a experiência foi ainda mais sensacional, mais envolvente e muito, muito instrutiva.

Uma estória consistente, bem amarrada, amparada por contexto histórico... uma leitura obrigatória para quem quiser saber quem somos, como fomos formados e todo prejuízo causado pela escravidão.
Joana Thompson 12/09/2020minha estante
Também adorei!!

Biel 09/05/2022minha estante
Quero muito ler. Dizem que é maravilhoso ??????????

Jéssica Nogueira 16/02/2020

Indico
Amei, todos deveriam ler.

Li a primeira vez em 16/02/20 e hoje reli em 29/05/21, e só tenho a dizer que esse livro se mostra a cada vez que leio mais importante, mais forte, mais essencial. Um livro pra vida

maysss 12/06/2021

Impossível não ter vontade de chorar em várias cenas desse livro, é tudo descrito com perfeição e veracidade.

Você se revolta com o Rufus tantas vezes, que só torce para a Dana ser paciente, a mulher merece um prêmio por ter aturado tanto e salvado a vida desse chorume, pois, eu não teria suportado metade do que ela suportou.

No mais, esse livro me trouxe uma tristeza devastadora, por pensar que as coisas hoje não estão tão diferentes das de séculos atrás. E me pergunto se tudo isso um dia ficará apenas em obras fictícias e outras pessoas lerão e pensarão "como deixavam essas coisas acontecer?"
Como deixamos essas coisas acontecerem? Não temos controle de nada e isso é o que mais me entristece.

regifreitas 09/09/2020

KINDRED: LAÇOS DE SANGUE (Kindred, 1979), de Octavia E. Butler; tradução Carolina Caires Coelho.

Este é um livro que muita gente gostou, logo, minha opinião pode não ser muito popular. Mas ela diz respeito a minha experiência com essa leitura - como aliás todas as opiniões que emito por aqui -; experiência que é diferente de leitor para leitor - como não poderia deixar de ser.

A obra é um misto de ficção científica com romance histórico, muito embora ambos os gêneros sejam apenas pretextos no trabalho de Butler. Como elemento de ficção científica, somente o recurso da viagem no tempo (e aqui também no espaço), empreendida pela protagonista. Mas esse fato nunca é devidamente explorado para além da ligação entre Dana e Rufus. De outro lado, como uma obra que aborda determinado período histórico - distintos momentos no século 19, no período da escravidão nos EUA - não sabemos praticamente nada afora o microcosmo da fazenda na qual transcorrem os acontecimentos.

O que senti mais falta, entretanto, foi um maior aprofundamento, uma maior relação entre o passado escravocrata e o presente da protagonista. Dana é uma mulher negra, independente, vivendo em 1976, que é transportada para o que seria o seu pior pesadelo. Logo, a exploração dos contrastes existentes entre os tempos vividos por ela, seriam bem interessantes. Falta também entendermos um pouco mais as motivações de Dana para além da sua “missão”. Alguns comportamentos e atitudes dela soaram convenientes demais, saídas fáceis para que a história caminhasse.

Apesar de tudo, é uma narrativa muito dinâmica. Butler sabe encadear os acontecimentos de forma a prender a atenção do leitor. Um bom entretenimento, nada além disso. E muitas vezes isso já é o suficiente.

Paula 02/02/2022

O livro que me introduziu a literatura de Octavia Buttler e que me prendeu desde o início. Dana é uma personagem cativante que, com o passar os acontecimentos, se torna conflitante em alguns momentos. Abordar sobre o tema da escravidão e ancestralidade por meio de uma viagem do tempo é uma forma interessante de revisitar a história. A escrita é um refúgio para a personagem. Recomendo demais esse livro e ansiosa para ler os outros dessa autora tão importante!

alice 10/03/2021

leitura obrigatória
Kindred é um livro de ficção científica, escrito no final da década de 70, porém mais atual que nunca. Narra a história de Dana, uma jovem mulher negra que acaba envolvida com as raizes da sua própria família, sendo transportada de volta no tempo até a época escravocrata americana.

Mais do que um livro de ficção cinetífica, Kindred é um livro sobre a sociedade, sobre as pessoas, sobre como o ser humano evolui e se comporta. Ou como às vezes as coisas estão tão mudadas, mas no fundo, continuamos nos comportando iguais. É sobre entender uma situação tão massacrante, como foi a época escravista, mas não pelos olhos de historiadores, mas na pele de uma mulher negra fora do seu contexto histórico, tentando apenas sobreviver.

É uma leitura rápida e fluida, mesmo que não tenha muitas reviravoltas. Isso não quer dizer que é um livro parado, a vida da Dana (que, por sinal, é uma personagem incrível) naquele ambiente improvável te cativa a acompanhar tudo que acontece com ela. Ou seja, além de ser tão envolvente quanto outros livros de ficção científica, traz uma lição para toda a vida, e extremamente necessária atualmente.

Paula A. C. 22/12/2021

A força da escrita de Octavia Butler é indescritível. Esta leitura certamente foi uma das melhores que fiz em 2021.
Julia5343 23/12/2021minha estante
Esse livro é incrívellll