Kindred

Octavia E. Butler

Resenhas - Kindred - Laços de Sangue

1943 encontrados | exibindo 91 a 106

Bianca - @ZumbiLiterário 18/07/2020

Uma narrativa empolgante. Não vi as páginas passarem. Temas fortes e muita violência

Gabriela 15/09/2020

Apenas leiam
Poderia passar horas tentando descrever a perfeição desse livro, mas ainda falharia.

O livro consegue mexer com todos sentimentos e sentidos e entre náuseas e empatia a leitura vai fluindo.

Diversos gatilhos estão presentes, por isso cautela.

Geovana189 17/04/2021

Demorei cerca de 1 mês pra ler esse livro, e confesso que quando cheguei na metade dele estacionei, hoje entendo que foi por que eu estava esperando algo totalmente diferente da história. A autora fez algo muito criativo com esse livro, e me prendeu demais nas primeiras páginas, o fato de uma mulher negra de uma época de liberdade pós escravidão passar a viajar no tempo e vivenciar esse período,me deu um olhar completamente novo sobre a história negra, mas confesso que tiveram partes de extremo desconforto, como as de agressão, e esperava um final diferente. Ainda assim, recomendo demais a leitura, e com certeza quero ler mais livros da autora

givanotdiva 03/02/2023

Sensacional
Uma obra que com certeza envelheceu muito bem. É difícil não se deixar levar durante a leitura, percebi como as cenas mais violentas são bastante comentadas nas outras resenhas pelo impacto que geram. Pra mim só não foi um livto 5 estrelas pelo final corrido, o enredo te prepara pra um desfecho muito raso.

Evy 03/01/2021

Meu Deus, que livro!
Estou sem palavras pra descrever a grandeza e a importância desse livro, mas farei o melhor que posso pois essa leitura realmente me marcou! Pra começar o ano já com uma leitura poderosa. Octavia E. Butler não só é mulher, como negra e a grande dama de um gênero dominado pelos homens: a ficção científica. Já por aí temos a ideia de quão extraordinária essa leitura será.

Em Kindred (Laços de Sangue), Butler nos apresenta a protagonista Dana, uma mulher negra que está completando vinte seis anos em 1976 e acabou de se mudar com seu marido para um novo apartamento. Ambos estão arrumando as estantes de livros, quando Dana se sente mal e cai de joelhos nauseada e seu mundo começa a sumir. Quando abre os olhos novamente, está em 1815 em uma fazenda escravocrata onde conhece Rufus, uma criança branca que aparentemente é um de seus ancestrais.

Dana começa então uma vida de viagens ao passado e ao presente sempre ajudando Rufus e passando por diversas situações terríveis e que colocam tanto a vida dele como a sua em risco, e que trazem reflexões extremamente pesadas, mas atuais e importantes. Você é arrastado pela narrativa extremamente envolvente de Butler e é impossível largar o livro antes de descobrir tudo que se precisa saber sobre Dana e a vida de seus ancestrais. É angustiante acompanhar as viagens, seus medos por ser uma mulher negra que aparece em um mundo onde negros eram perseguidos, maltratados, açoitados até a morte.

Ao longo da leitura vamos aprendendo junto com ela, como essas viagens acontecem e desvendando cada vez mais sobre sua história, mas é desesperador não saber quando a viagem vai acontecer e o que a aguarda do outro lado cada vez que ela acontece. A relação de Dana com seu marido que a princípio não acredita nela, mas que acaba na tentativa de ajudá-la indo com ela para o passado em uma de suas viagens, é muito bonita e cheia de aprendizados e crescimento.

Todo o livro é um aprendizado e uma reflexão muito grande. As cenas são descritas por Butler de uma forma tão verdadeira, que a gente sente a dor como se estivesse acontecendo conosco, ou ao nosso lado, ali ao alcance das mãos. Me vi emocionada e em total desespero em várias cenas e desejando do fundo do meu coração que elas não fossem um retrato fiel da nossa triste história.

Algumas citações que me marcaram demais nessa leitura:

"Não sabia que as pessoas podiam ser condicionadas com tanta facilidade a aceitarem a escravidão"

"Ela se ajustou, tornou-se uma pessoa mais contida e obediente Ela não matou, mas pareceu morrer um pouco".

"A escravidão era um processo que matava pouco a pouco".

"Há coisas piores do que morrer".

Com certeza entrou para os favoritos e eu recomendo demais a leitura.

André 29/06/2020

Kindred é uma obra excepcional e que deveria ser lida por tds. Uma ficção científica que usa da viagem no tempo para refletir sobre o capítulo mais execrável da história humana, a escravidão por racismo, e suas consequências.

Não que a escravidão possa ser aceitável por outros motivos, claro que não. Mas querer equivaler o que brancos europeus fizeram com negros e indígenas com, por ex., escravidão por dívida ou guerra é, no mínimo, uma ignorância absurda.

E Octavia Butler ao fazer um retrato fiel do período tmb nos mostra como que a escravidão continua sendo algo atual. Tecnicamente, ela foi abolida, mas a violência racista permanece. O sistema continua oprimindo e matando os negros, escravizando em empregos de merda e que pagam mal, negando oportunidades e direitos, usando a polícia e a justiça para reprimir todo um povo etc. Td isso pq há centenas de anos uns brancos europeus decidiram que eram superiores aos povos africanos.

Sinceramente, não acho que tenho capacidade para fazer a resenha que esse livro (e o q ele representa) merece. Só gostaria de dizer pra qm, assim como eu, é branco que vc deveria ler urgentemente esse livro. Talvez vc tmb já saiba o que foi a escravidão e entenda a mazela que é o racismo, ainda assim vai valer a pena, nem que seja só pra reavivar sua raiva contra o sistema.
Paulo.Nunes 29/06/2020minha estante
Kindred já está na minha lista de próximas leituras. Não vejo a hora de começar.

André 29/06/2020minha estante
É um livro incrível. A leitura é pesada, mas não é difícil. Pode ter gatilhos na estória, mas é um puta livro foda

Alicia147 27/04/2022

Super recomento
Uma leitura fácil, envolvente, bem contextualizada e que gostei. Os personagens são bem construídos e o livro aborda questões importantes como: o racismo e a escravidão.
Gostei do formato da narrativa de viagem no tempo e o modo como Dana é colocada em situações difíceis (quase que o tempo todo) e que te fazem refletir sobre o modo como os negros eram tratados há não tanto tempo atrás. Algumas passagens são incomodas e perturbadoras e o laço de sangue dos personagens fazem a gente se questionar sobre como as coisas já melhoraram em nossa sociedade (de forma lenta e gradual em muitos aspectos) e ao mesmo tempo como ainda existem muitas coisas a serem melhorar.
É uma temática necessária e forma como a autora nos traz a narrativa é algo muito envolvente e instigante.
Não esquecer e relembrar o passado é algo fundamental para que possamos evitar cometer os mesmo erros.
Recomendo muito que todos leiam!

aline.toledo 07/06/2021

Fim da ressaca literária com: Octavia Butler
Uma frase compartilhada por outra leitora:
"Comecei a escrever sobre poder, porque era algo que eu tinha muito pouco." - Octavia B.
Recomendada por uma pessoa que amo e que me incentivou a sair da minha ressaca literária pós graduação, Octavia Butler serviu tudo nesse livro incansável e certeiro. Com uma narrativa incrível e que te prende do começo ao fim, personagens marcantes, recursos imagéticos poderosos e eficazes, é impossível não se envolver com a história, que, com tanta precisão e dor, nos mostra a realidade da escravidão vivida por homens e mulheres que compartilham de uma mesma característica com a protagonista e voz narrativa. Durante a leitura, muitas reflexões e questões são trazidas, como, por exemplo, a teoria trabalhada por Angela Davis em Mulheres, raça e classe, que retrata a força opressiva do sistema escravista sob as mulheres, vítimas dos mais diversos abusos. Enfim, muito feliz por essa ser minha obra escolhida pra esse retorno às leituras. Octavia já entrou no meu Top 5, com certeza.

Marcos Paulo 10/10/2023

Realidade
É uma leitura que dói. Dói na PELE. Dói na alma. Por mais que seja ficção, você sente a dor, você consegue ver ainda que nada quase não mudou. O racismo hoje não dá chicotadas, não te coloca no troco, mas os chicotes e tronos estão presentes no dia no dia, no racismo velado, nas piadas, nas escolhas. Ele é ainda muito presente. E a Octavia retrata isso de uma forma na sua literatura que você sente, você chora, você se angustia.
Eu demorei muito para ler o livro porque a cada página era uma chicotada que autora dava e eu me sentia mal. Me via e sentia medo.
Recomendo leitura, mas se sentirem da mesma forma que senti, pare. Pense. Reflita. Leia uma poesia. Ouça uma música e depois volte a leitura porque vale muito a pena.
Perfeito!
@LuanLuan7 10/10/2023minha estante
Um sobra impactante. Nua, crua e intensa. Um dos favoritos da vida.

Marcos Paulo 10/10/2023minha estante
virou o meu também.

Oziryon 14/01/2023

Um livro necessário
Antes de ler esse livro eu tinha uma ideia do que ele iria tratar, mas conforme a leitura foi passando percebi que ele se tratava de algo bem mais profundo e importante.
Com certeza esse o livro mais importante que li ate o momento, a abordagem racial que ele trás e completamente importante e que para mim todas as pessoas deveria ler e ver isso.
De longe a parte que mais me pegou nesse livro ( com eu sendo um homem branco) foi ver a visão, tanto de uma mulher negra quando de uma homem branco, ao tratar todos os temas de preconceito, racismo e ideia de mundo na visao e na vivencia de ambos, consegui ter uma ideia do que estava se passando na mente do casal principal, e meu deus, que bagulho absurdo.
A forma que a narrativa é feita, a visao de todos os personagens, suas importâncias na história, como eles se viam e viam um mundo cada um na sua própria época, foi algo que nunca tinha lido e que com certeza fez eu me interessar ainda mais por livros com temas importantíssimos como esse.
Por fim, completamente apaixodado pela escrita da Octavia e com toda certeza pretendo ler mais livros dela.

Vitoria 15/12/2020

5 estrelas! Favoritado!
Eu sempre me perguntava como seria para mim (mulher negra) voltar ao passado e Octavia me respondeu através desse livro.
Nao foi uma leitura facil, em varios momentos tive que parar para respirar devido aos perigos que Dana estava ou correndo ou as coisas que ela passou. Nao foi fácil, mas é necessário sempre repensar como a escravidão foi uma das coisas mais terríveis que aconteceu na terra.
Mas amei o livro do começo ao fim, nao é uma escrita dificil e sim uma escrita que nos envolve na narrativa e nos faz querer chegar ao desfecho da história.
Adorei, recomendo para todos!

Ps: ainda odeio o Rufus.

Bianca 10/10/2021

Incrível
É um livro difícil, doloroso, mas real e e que recomendo muito. Muitas discussões importantes e necessárias. Eu amei a escrita da autora, que antes achei que seria devagar, mas é muito imersiva. Já quero ler outros livros da autora.

Moisés 28/08/2021

Uma história que fica com você mesmo depois que ela acaba
Kindred é um livro incrível, escrito pela Octavia Butler e fala sobre uma mulher negra dos anos 70 que viaja no tempo para o sul dos EUA num período escravocrata. Foi um livro que no momento que eu comecei a ler eu fui sugado para a história, fiquei completamente imerso nas páginas desse que eu esquecia que estava lendo, e acho que por isso que ele conseguiu me destruir tanto. A octavia Butler é uma autora espetacular, ela conseguiu desenvolver tanta coisa nessa história, discutir tantos assuntos que a cada capítulo eu me questionava sobre uma coisa nova e ficava refletindo por muito tempo

As vezes parece que a gente trata esses períodos mais sombrios da história de uma forma meio impessoal de uma forma banal e não da o devido peso que merece, daí a importância de histórias como essa que te transportam pra um período como esse e te faz sentir nojo, repulsa, medo, dor e todo tipo de sentimento negativo, te mostra o quão desumano as pessoas foram e podem ser, a impressão que fica é que de tanto a gente tratar a realidade como ficção a Octavia usa a ficção pra te mostrar como de fato é a realidade, e o fato da protagonista ser uma pessoa do nosso tempo deixa isso ainda mais angustiante, não da pra não se colocar na pele dela e temer por isso, e o mais aterrorizante do livro são os paralelos que é possível fazer daquele período com os dias de hoje, é bizarro

Falando dos personagens, a Octavia consegue fazer um desenvolvimento tão incrível em cada um deles, consegue te passar todo tipo de sentimento, consegue abordar tantos assuntos com cada um deles, em especial a protagonista Dana que pra mim é uma das personagens mais incríveis que eu já vi, eu gostei muito de como ela é, de como ela pensa/age, mesmo depois de tantas coisas acontecerem com ela, é admirável o jeito que ela lida com as coisas

Isso aqui é muito mais do que uma história de viagem no tempo, é muito mais que um livro de ficção científica, o foco aqui é completamente outro, é um livro pesado, devastador mas que com certeza merece ser lido por todo mundo
NayLyra 29/08/2021minha estante
Falei que era bommm.

Moisés 29/08/2021minha estante
Já tô saindo pra comprar tudo dessa mulher kkkkkkkk

Paula 02/02/2022

O livro que me introduziu a literatura de Octavia Buttler e que me prendeu desde o início. Dana é uma personagem cativante que, com o passar os acontecimentos, se torna conflitante em alguns momentos. Abordar sobre o tema da escravidão e ancestralidade por meio de uma viagem do tempo é uma forma interessante de revisitar a história. A escrita é um refúgio para a personagem. Recomendo demais esse livro e ansiosa para ler os outros dessa autora tão importante!

1943 encontrados | exibindo 91 a 106