Sobre(O)postos

Sobre(O)postos Bruna Fontes

Resenhas - Sobre(o)postos

VitoriaCMoreira 26/02/2018

Sobre(O)postos
Eu já tinha lido o primeiro livro da série, e sabia que ia amar esse segundo também. Só não achei que seria tanto. Porque desde as primeiras páginas me identifiquei com a Lavínia, shippei loucamente ela com o Eduardo também.

A Lavínia é uma protagonista forte, marcante e feminista. Aliás, isso foi tão bom! Ler esse livro foi maravilhoso, e, mesmo que eu tenha me surpreendido com o final, gostei.

Enfim, o livro é completamente incrível!

ClAudio121 17/02/2018

Que família é essa!!
Essa série é meu amorzinho,sério mesmo.A família Medina-Becker é muito bacana,divertida e engraçados,mas principalmente:unidos!
Consigo perfeitamente visualizar essa história em um daqueles seriados estilo Friends,num clima high school (alô Netflix,fica a dica!).
Eu tinha uma ideia do que poderia encontrar nessa livro,mas parece que eu estava completamente enganado.
No início a história foi se encaminhando da forma que eu imaginava que seria mesmo,inclusive com um final que eu havia imaginado,mas......do nada as coisas mudam.
Me revoltei muito depois de ler,mas quando parei pra pensar bem,tudo fazia sentido quando olhávamos a situação sobre outra perspectiva e aí vi o bacana da mensagem geral da história.
Nós temos amor sim,mas é muito mais do que isso.É sobre escolhas,decisões,conflitos internos e externos,presente,passado e futuro.Mas principalmente:amizade e o quanto ela tem influência na nossa vida.

A Bruna consegue com toda a doçura na narrativa,fazer a gente voltar aqueles tempos de escola e adolescência,onde vivemos muito no extremo.Ela mostra também que chega uma hora na nossa vida que precisamos parar de viver no extremo e voltar para a realidade,o que faz parte do nosso amadurecimento.
Particularmente me senti muito próximo dos personagens.Já tive minha fase Lavínia (muita coisa hahahahahhaa),mas já tive minha fase Eduardo também.Acho que todo mundo já passou um pouco por cada uma dessas fases,isso faz com que a história seja tão real e tão nossa.
Inclusive a Bruna soube muito bem trabalhar a personalidade dos dois dentro da história e principalmente,o amadurecimento deles.

A narrativa é uma delícia,muito simples,engraçada e doce,repleta de referências musicais (amo!) que me conquistou demais.
Diferentemente do primeiro livro,em determinados momentos achei a história de Sobre (O)Postos um pouco travada,sem sair do lugar,mas foram poucos momentos.
O cenário da história é bem Rio de Janeiro,verão,calor,amigos,paixão...e esses elementos fora muito bem colocados dentro da história.
Por mais que o livro seja muito engraçado,a Bruna soube dosar o humor pra não ficar banal demais dentro da trama,assim como o romance,que por mais que seja previsível em muitos momentos,não é aquela coisa extremamente melosa.Temos muitos conflitos no meio sendo desenvolvidos,lições a aprender,uma mensagem a ser passada para os personagens e para nós leitores.

Não se espantem com a quantidade de páginas,garanto que é um livro que vocês irão ler muito rápido e no final ficarão querendo mais dos Medina-Becker.Eu fiquei meio órfão depois da leitura,porque foi uma delícia ter percorrido essa jornada com os Medina-Becker,relembrar algumas coisas da minha época de escola e principalmente:acreditar que sempre temos algo a ensinar e principalmente,aprender com as pessoas que passam na nossa vida.

site: http://livreirocultural.blogspot.com.br/2018/01/resenhasobre-o-postos.html

mouemily 22/11/2017

Verdade seja dita, tô meio surpresa com o andamento desse livro. Eu peguei Sobre(o)postos pra ler porque, um tempo atrás, eu li Sob O Mesmo Teto e a coisa não deu muito certo. Como eu sou curiosa e acho a Duplo Sentido Editorial uma coisa fofa demais, resolvi dar uma chance pro segundo livro da série.

Meio que me arrependi logo no começo. Sobre(o)postos acompanha Lavínia e Eduardo, uma adolescente de 15 anos e um cara de 21, que são vizinhos e vez ou outra se encontram no elevador do prédio. Acontece que a Lavínia tem uma queda enorme pelo Eduardo e, depois de alguns acontecimentos, começa a dar Sinais TM pro ele de que está interessada, e o Eduardo se vê tendo Sentimentos TM pela Lavínia.

Não vou mentir, eu tava BEM PREOCUPADA com o andamento desse livro, mas, mesmo que alguns trechinhos aqui ou ali tenham me deixado fazendo careta, continuei lendo mesmo assim. E me surpreendi com o que aconteceu. Enquanto o primeiro livro da série é sobre o relacionamento difícil da Cali e do Guto, o segundo é mais sobre o crescimento da Lavínia e do Eduardo - e qual a importância deles (e de todos os seus amigos) pra cada um. Rola uns beijos e eles até tentam se relacionar, mas o foco não é só esse. Sobre(o)postos conta o quase-romance dos dois, mas também mostra como eles cresceram em poucos meses - em parte, graças um ao outro.

A própria Lavínia tem um plot todo baseado em feminismo, bullying e amizades, e, apesar de alguns trechos serem quase cartilha de escola (e ainda assim o texto ter uma piada ou outro que me deixou só no hmmmmmmmmmmmmmm), foi legal ver ela e os amigos lidando com isso. Afinal de contas, a Lavs ainda é uma adolescente e tem muito a crescer. E foi bem isso que ela fez ao longo do livro.

O Eduardo era um fofo também, e uma ótima desculpa pra gente ter insights na vida dos Medina-Beckers, apresentados no primeiro livro - e eu curti pacas o final que ele teve.

Curti bem o final do livro também e achei a forma como a Bruna resolveu terminar tudo uma boa solução.