Sobre(O)postos

Sobre(O)postos Bruna Fontes




Resenhas - Sobre(o)postos


33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


kalimar 06/11/2021

Eu li na época que ainda estava no wattpad e eu amei tanto, é um livro muito bom
Lembro como foi um luto quando terminei pq não queria me desfazer do Edu e da Lavínia e de todo seu mundo.
O que significa mais uma vez como o livro é bom pq você sente falta e tristeza quando acaba
Rhana 06/11/2021minha estante
Sabia que tem um conto desse livro? Se passa depois do final desse livro!! É bem legal, não tem muita coisa a mais no livro, mas é bom para matar a saudade


Rhana 06/11/2021minha estante
O nome é: um presente para Lavínia Lemes e é de graça no site da editora desse livro aí!!


kalimar 08/11/2021minha estante
Ahh eu vou ler! Valeu pela informação ??




mouemily 22/11/2017

Verdade seja dita, tô meio surpresa com o andamento desse livro. Eu peguei Sobre(o)postos pra ler porque, um tempo atrás, eu li Sob O Mesmo Teto e a coisa não deu muito certo. Como eu sou curiosa e acho a Duplo Sentido Editorial uma coisa fofa demais, resolvi dar uma chance pro segundo livro da série.

Meio que me arrependi logo no começo. Sobre(o)postos acompanha Lavínia e Eduardo, uma adolescente de 15 anos e um cara de 21, que são vizinhos e vez ou outra se encontram no elevador do prédio. Acontece que a Lavínia tem uma queda enorme pelo Eduardo e, depois de alguns acontecimentos, começa a dar Sinais TM pro ele de que está interessada, e o Eduardo se vê tendo Sentimentos TM pela Lavínia.

Não vou mentir, eu tava BEM PREOCUPADA com o andamento desse livro, mas, mesmo que alguns trechinhos aqui ou ali tenham me deixado fazendo careta, continuei lendo mesmo assim. E me surpreendi com o que aconteceu. Enquanto o primeiro livro da série é sobre o relacionamento difícil da Cali e do Guto, o segundo é mais sobre o crescimento da Lavínia e do Eduardo - e qual a importância deles (e de todos os seus amigos) pra cada um. Rola uns beijos e eles até tentam se relacionar, mas o foco não é só esse. Sobre(o)postos conta o quase-romance dos dois, mas também mostra como eles cresceram em poucos meses - em parte, graças um ao outro.

A própria Lavínia tem um plot todo baseado em feminismo, bullying e amizades, e, apesar de alguns trechos serem quase cartilha de escola (e ainda assim o texto ter uma piada ou outro que me deixou só no hmmmmmmmmmmmmmm), foi legal ver ela e os amigos lidando com isso. Afinal de contas, a Lavs ainda é uma adolescente e tem muito a crescer. E foi bem isso que ela fez ao longo do livro.

O Eduardo era um fofo também, e uma ótima desculpa pra gente ter insights na vida dos Medina-Beckers, apresentados no primeiro livro - e eu curti pacas o final que ele teve.

Curti bem o final do livro também e achei a forma como a Bruna resolveu terminar tudo uma boa solução.
comentários(0)comente



ClAudio121 17/02/2018

Que família é essa!!
Essa série é meu amorzinho,sério mesmo.A família Medina-Becker é muito bacana,divertida e engraçados,mas principalmente:unidos!
Consigo perfeitamente visualizar essa história em um daqueles seriados estilo Friends,num clima high school (alô Netflix,fica a dica!).
Eu tinha uma ideia do que poderia encontrar nessa livro,mas parece que eu estava completamente enganado.
No início a história foi se encaminhando da forma que eu imaginava que seria mesmo,inclusive com um final que eu havia imaginado,mas......do nada as coisas mudam.
Me revoltei muito depois de ler,mas quando parei pra pensar bem,tudo fazia sentido quando olhávamos a situação sobre outra perspectiva e aí vi o bacana da mensagem geral da história.
Nós temos amor sim,mas é muito mais do que isso.É sobre escolhas,decisões,conflitos internos e externos,presente,passado e futuro.Mas principalmente:amizade e o quanto ela tem influência na nossa vida.


A Bruna consegue com toda a doçura na narrativa,fazer a gente voltar aqueles tempos de escola e adolescência,onde vivemos muito no extremo.Ela mostra também que chega uma hora na nossa vida que precisamos parar de viver no extremo e voltar para a realidade,o que faz parte do nosso amadurecimento.
Particularmente me senti muito próximo dos personagens.Já tive minha fase Lavínia (muita coisa hahahahahhaa),mas já tive minha fase Eduardo também.Acho que todo mundo já passou um pouco por cada uma dessas fases,isso faz com que a história seja tão real e tão nossa.
Inclusive a Bruna soube muito bem trabalhar a personalidade dos dois dentro da história e principalmente,o amadurecimento deles.


A narrativa é uma delícia,muito simples,engraçada e doce,repleta de referências musicais (amo!) que me conquistou demais.
Diferentemente do primeiro livro,em determinados momentos achei a história de Sobre (O)Postos um pouco travada,sem sair do lugar,mas foram poucos momentos.
O cenário da história é bem Rio de Janeiro,verão,calor,amigos,paixão...e esses elementos fora muito bem colocados dentro da história.
Por mais que o livro seja muito engraçado,a Bruna soube dosar o humor pra não ficar banal demais dentro da trama,assim como o romance,que por mais que seja previsível em muitos momentos,não é aquela coisa extremamente melosa.Temos muitos conflitos no meio sendo desenvolvidos,lições a aprender,uma mensagem a ser passada para os personagens e para nós leitores.


Não se espantem com a quantidade de páginas,garanto que é um livro que vocês irão ler muito rápido e no final ficarão querendo mais dos Medina-Becker.Eu fiquei meio órfão depois da leitura,porque foi uma delícia ter percorrido essa jornada com os Medina-Becker,relembrar algumas coisas da minha época de escola e principalmente:acreditar que sempre temos algo a ensinar e principalmente,aprender com as pessoas que passam na nossa vida.

site: http://livreirocultural.blogspot.com.br/2018/01/resenhasobre-o-postos.html
comentários(0)comente



VitoriaCMoreira 26/02/2018

Sobre(O)postos
Eu já tinha lido o primeiro livro da série, e sabia que ia amar esse segundo também. Só não achei que seria tanto. Porque desde as primeiras páginas me identifiquei com a Lavínia, shippei loucamente ela com o Eduardo também.

A Lavínia é uma protagonista forte, marcante e feminista. Aliás, isso foi tão bom! Ler esse livro foi maravilhoso, e, mesmo que eu tenha me surpreendido com o final, gostei.

Enfim, o livro é completamente incrível!
comentários(0)comente



Matt 02/08/2018

Excepcional!!!!!!!
"Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento."

E com essas palavras, li e me surpreendi com este livro.
Um livro que mostra mais do que um "amor pelo crush", mas o crescimento mental e pessoal de todos os lados.
Sobre(O)Postos é o segundo livro da série Medina-Becker, e mais uma vez fui surpreendido. Li o primeiro livro, e não foi aquele BUM de emoção, embora tenha mais romance que o segundo.
Nesta segunda trama, irá-se, então, acompanhar a rotina e vida de Lavínia e seu "crush" 5 anos mais velho Eduardo. Os dois moram no mesmo prédio, e vez ou outra se encontravam no elevador, deixando Lavínia desconcertada. Lavs é uma jovem de 15 anos, decidida, uma pouco rebelde, dona de si e segura; Eduardo, um rapaz já em seus 20 anos. Mora sozinho, cursa história e tem uma vida relativamente movimentada. O que os dois não poderiam esperar, é que poderiam se interessar um pelo outro.
No entanto, a história não vai ser focada no romance, mas sim na amizade, crescimento pessoal, auto-estima, inseguranças do passado, superação de momentos ruins e aprendizado. O livro trata de maneira muito clara a questão do "bullying", e nos faz refletir muitas situações que vivenciamos em tempos de escola, seja com nós mesmos, ou com colegas. E foi essa questão que mais fez eu me apaixonar pelo livro, todo o reconhecimento de que se pode fazer o que quiser, sem precisar de opiniões. Fiquei bastante impressionado com o final, embora fosse o que eu já esperava, foi um "plot twist" que fez-me suspirar com a maturidade conduzida e que faria Lavs e Edu seguirem.
Amei o livro como um todo, desde ao crescimento pessoal à superação de fantasmas do passado, para assim se libertar e seguir em frente. Sobre(O)Postos foi mais do que uma simples história para mim, mas um aprendizado e um reforço a mais daquilo que levo pra vida. Sou grato por tudo que li e por ter sido agraciado com esse romance maravilhoso.
comentários(0)comente



kaiê ê ê 07/01/2019

Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento.
Normalmente, não faço resenhas de livros por não ver a necessidade, contudo esse livro pede uma para si.

A história em si tem tudo para ser fadada ao fracasso e cair na mesmice de sempre de ?garota se apaixona por garoto?. Bruna Fontes olha na cara da mesmice e ri dela.

Ao longo da narrativa você se pega lendo frases e diálogos abordando assuntos tão fortes e importantes atualmente. Desde relacionamento abusivo (de forma muito breve) até sororidade, que, acredito eu, seja a grande mensagem desse trabalho junto com uma nova perspectiva de um término.

O romance não recebe tanto foco por conta dessas mensagens que Bruna nos passa, mas tudo está tão perfeitamente balanceado, fazendo com que ele seja esquecido em alguns momentos.

Recomendo e muito!
comentários(0)comente



Sarah 05/02/2019

Sobre(o)postos
?Sobre(o)postos? (diga-se de passagem que esse título é incrível!) é continuação da série Medina-Becker, que começa com ?Sob o mesmo teto?, um livro que eu amei de paixão!
Eu sou lerda a ponto de não ter reparado logo de cara que o Eduardo dessa história seria o irmão do João, de ?Sob o mesmo teto?, então no final das contas foi uma surpresa maravilhosa rever todos os persongens.
Apesar da escrita cativante e fluida da Bruna, o que realmente me prende a essa história são os persongens. Eles são tão incríveis e engraçados que parece que eles já são parte da minha família! Me peguei rindo diversas vezes e amei poder reencontrar todos eles!
Esse livro trata de assuntos mais sérios, além do romance, como: bullying, machismo e slut-shaming, e eu achei ótimo porque a autora trabalhou tudo de uma forma maravilhosa e ainda usou isso para trazer crescimento para seus persongens. A quantidade de reflexões e quotes pra marcar nesse livro é enorme!
No início, não fui tanto com a cara da Lavínia como gostei da Cali (do outro livro), mas, com o fluir da história, ela se transforma e eu amei acompanhar isso.
O romance não chega nem perto de ser tão bom quanto o do primeiro livro e isso me frustrou um pouco até que tal frase é lançada: ?Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento?. E nesse momento, eu entendi tudo!
Eduardo é um personagem incrível demais e só mostra como a família Becker é bem provida de figuras masculinas. Esqueça os esteriótipos de machão fortão porque esse menino tem um coração de ouro e você com certeza vai se encantar com ele!
comentários(0)comente



Jee 23/05/2020

Acho q o melhor desse livro é sobre o crescimento dos personagens e rever minha familia favorita
comentários(0)comente



Rose 09/06/2020

Sobre opostos que se atraem...
Mas também se repelem.

Esse livro trata de uma maneira muito responsável sobre um relacionamento com personagens com idades diferentes. Em nenhum momento o relacionamento de pessoas menores de idade com pessoas maiores de idade foi romantizado, e só isso já é algo muito importante, apesar de ser o mínimo.
Li essa história primeiro quando era postada semanalmente no wattpad e tenho um carinho especial pela Bruna Fontes.
Sobre opostos é uma história bem contada, leve, mas que trata de assuntos muito importantes que toda adolescente/jovem deveria ler um dia.
Não é uma história de amor, é uma história de amadurecimento e liberdade.
comentários(0)comente



Aline.Xavier 23/06/2020

Descobrir a si
É muito gostoso poder continuar a história dessa grande família, agora com um personagem que quem diria fosse trazer tantas reflexões de vida, sobre as expectativas que os outros nos impõe e tentamos atender esquecendo do nosso eu, do que é realmente importante pra si... Um romance sim, com perspectivas diferentes do convencional... não deixa de ser fofo!
Novamente como a música pode dar um outro significado a leitura.
comentários(0)comente



Iara 25/07/2020

Sobre(O)postos
"Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento."

Esse trecho com certeza faz jus a história como um todo. Foi muito bom acompanhar o amadurecimento dos protagonistas, e conhecer melhor o Edu (com quem me identifiquei um bocado neste livro).

Uma coisa muito importante foi a responsabilidade da Bruna Fontes em não deixar romantizado o relacionamento entre duas pessoas de idades diferentes, sendo Eduardo um rapaz de 21 anos e a Lavínia uma garota de 16, de forma que deixa os personagens, e o leitor consciente disso.

Já tinha lido o primeiro livro da série Medina-Becker, Sob o Mesmo Teto ainda no wattpad, e foi muito bom rever essa família novamente, que continuam muito divertidos e fofos.
comentários(0)comente



Wendy 25/07/2020

? Essa nunca foi uma história de amor.Essa sempre foi uma história de crescimento.?

Esse livro não é um clichê.Ele trata sobre temas importantes como feminismo de uma forma leve e gosto de ler.

É um livro bem jovem e com uma linguagem muito fácil.Queria muito ter lido ele com os meus 16 anos. Mas mesmo lendo ele aos 19 ele me trouxe muitos ensinamentos e de certa forma me fez ver algumas coisas de outras formas .

Não espere um rance mega clichê ao ler esse livro, ele se trata de auto conhecimento.

Recomendo muito a leitura deste livro , que é fofo e surprendente.
comentários(0)comente



Anna Sens 28/09/2020

Didático, mas envolvente
Eduardo Becker com certeza é meu irmão favorito da série Medina-Becker, desde que li a degustação no Wattpad. Fiquei me enrolando para finalmente tomar vergonha na cara e finalizar o livro. Apesar de eu ter gostado muito de acompanhar Lavínia e Eduardo e ter literalmente dado gritinhos em algumas das interações entre os personagens (não só os protagonistas, mas todos), o tom de 'cartilha escolar', como li em outra resenha, me afastou um pouco da leitura durante o desenvolvimento do livro.

Todo o arco do bullying de Lavínia é explicado tim-tim por tim-tim, levando o leitor pela mão para entender porquê o que está acontecendo está errado. Talvez por eu já não ser mais adolescente tenha ficado tentada a passar pelas explicações básicas de feminismo mais rápido e até a pular algumas páginas (mas não o fiz, juro!), porque para mim aquilo não era novidade. As narrações extensas sobre k-pop me incomodaram um pouco também. Contudo, entendo que não sou o público alvo e provavelmente a eu-adolescente teria gostado mais de ler algo assim.

Tirando isso, a narrativa é deliciosa. Cada capítulo termina de um jeito que te deixa morrendo de vontade de continuar a leitura e não há um personagem que não seja cativante (mesmo a Lavínia, com quem eu não fui com a lata tanto assim). As trocas românticas são escritas de uma forma que só a Bruna sabe fazer, invejáveis e detalhadas de um jeito maravilhoso. E, além disso, me surpreendi positivamente com o final do livro. Estava morrendo de medo de termos outro final para o relacionamento complicado de Edu e Lavs, até descolado da realidade. Eu fiquei imensamente desconfortável lendo sobre o envolvimento entre uma garota de 15 anos e um cara de 21, tanto quanto o Eduardo se sentiu desconfortável por vivê-lo.

Felizmente a situação não foi romantizada e a Bruna tratou com maestria os problemas que esse tipo de relacionamento pode ter. Como fã da autora desde os tempos da SW, dei graças aos deuses gregos pelo assunto não ser tratado de forma irresponsável.

O amadurecimento dos personagens é o ponto alto e, por gostar tanto do Edu e me identificar com ele, até vi uma luz no fim do túnel para problemas que eu mesma tenho com a reta final do livro. Além disso, o título é genial.

Sobre(o)postos me cativou mais que Sob o mesmo teto, provavelmente por me conectar mais com o protagonista (Edu) do que com a Cali e o João. Agora já estou com Superlativo na fila e esperando o lançamento de Submarino (curiosíssima para o que vem por aí).

Recomendo a série para quem gosta de uma leitura divertida e um romance capaz de deixar o coração quentinho =)
comentários(0)comente



Isa Potokhotski 25/12/2020

Muito bom
A autora não construiu bem essa relação de passado e futuro, deixando algumas lacunas vazias para explicar depois e deixar uma sensação de "mistério" que na minha opinião foram desnecessárias.

Tem partes bem repetitivas. Como por exemplo na narração do grupo de debates que a escola faz em um determinado momento, narrando cada fala, e frases militantes prontas em um capítulo quase inteiro, com reflexões que a autora já induziu o leitor a fazer no capítulo anterior. Confesso que até pulei algumas partes por preguiça.

Alguns personagens são superficiais e por vezes tem reações extremamente forçadas durante o livro, para reforçar a lacração da personagem principal.

Depois dessas partes que me deixaram entediada o livro começou a ficar incrível. Eu amei como ela fez o final, não romantizando nem ignorando as diferenças do Edu e da Lavs, principalmente as implicações de namorar alguem com tanta diferença de idade. Foi incrível ver o quanto eles amadureceram e acompanhar mais uma vez um pouco mais dessa família que eu amo.
comentários(0)comente



isapriori 07/01/2021

?Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento.?
Esse livro é sobre isso: crescimento. Ver os personagens principais com as suas questões e evoluírem, crescerem. Eu achei incrível o desenvolvimento deles.
Estava meio receosa e com medo da autora romantizar o relacionamento da Lavínia, 16 anos, com o Eduardo, 21 anos, mas felizmente isso não aconteceu.
Gostei bastante dos temas que foram abordados, como bullying e feminismo. E amei a escrita da Bruna Fontes, é muito fluída e me faz dar boa risadas.
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR