Sobre(O)postos

Sobre(O)postos Bruna Fontes

Resenhas - Sobre(o)postos

Siliane.Ferrari 06/11/2023

Livro 2 da saga Medina-Becker
Eu gostei muito da escrita, é um texto muito fluido e com toques certos de seriedade, humor, drama adolescente. Adorei que a autora levantou a questão do bullying, principalmente pensando no público alvo do livro. Outro ponto importante foi o autoconhecimento e compreensão dos próprios sentimentos. Eu só me senti desconfortável com a diferença de idade do casal protagonista, no início ela tinha 15 e ele 22. Sim, a autora fez questão de deixar bem claro que ele era um rapaz que respeitava o limite e tudo o mais... além disso, o ponto da protagonista ser "bem madura para a idade dela" é meio que um clichê que rapazes mais velhos falam para as meninas mais novas. Sei lá, não curti esses pontos.

ana 17/08/2023

MUITA DIFERENÇA DE IDADE!!
Me dói o coração dar menos de 3 estrelas pra um livro da Bruna Fontes, q eu AMO a escrita, mas simplesmente a diferença de idade entre o Eduardo e a Lavinia não me desceu (ela começa com 15 e ele 22, se não me engano). Como o narrador é onisciente, dava pra ver q claramente o Eduardo não era um pedófilo, não tinha intenções ruins, nada do tipo, mas mesmo assim me incomodou muito. Eu sinto q se fosse uma diferença tipo 18 e 22, teria me agradado mais, ou se a autora escolhesse outro motivo pra ser uma complicação de relacionamento.
A forma como ela encerrou a história eu gostei muito, deixando em aberto se eles ficariam juntos no futuro ou não e os dois cientes q não daria certo naquele momento. Os dois vivem em mundos e vidas MUITO distantes, e claramente a Lavinia era uma adolescente e tinha atitudes como uma (apesar de ?madura pra idade?, ela tem muitos traços de 15/16 anos), oq me fez questionar COMO o Eduardo, um homem adulto, se interessou assim por ela (mesmo ele tendo tido muitos problemas pra aceitar isso).
O desenvolvimento de personagem foi muito bom, como ambos amadureceram separadamente foi ótimo. A escrita, como sempre muito leve e muito gostoso de ler, apesar do incômodo q me gerou.
Eu teria AMADO, FAVORITADO, se fosse um livro sobre AMIZADE, pq de fato a amizade deles foi muito legal, teria deixado mais leve.

Luana.Nantes 25/08/2022

Uma trilogia familiar - parte 3 (pra mim)!!!
PARTE 2

Gostei muito!!!

Amei o livro, é muito fofo e conta a história de duas famílias grandes que se encontram no desenrolar da vida...
E a história continua na visão de outros irmãos e suas descobertas.
Identificação...
Tem romance, treta de família e adolescentes...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#carinho/amor
#preguica
#empoderamento

Super indico!!!
#fiqueicontente

Nic 13/03/2022

sobre livros gostosos que aquecem o coração, te fazem pensar e ainda de quebra te deixa apaixonadinha pela história e pela escrita fluida e incrivel da Bruna Fontes, muito muito carinho por essa historia e ansiosa demais pra continuação desses queridos

Bru 12/03/2022

Medina-Becker #2
"Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento." E é por isso que gostei tanto de Sobre(O)postos, lemos achando que se trata de um amor "proibidio" e encontramos muito mais do que isso, em destaque as duas evoluções diferentes.
Mesmo que a história aborde temas importates, não acho que alguém acima dos 16 anos vá se encantar com o livr. Indico aos pré-adolescentes e aos adolescentes que não tem o costume da leitura, sem dúvidas é uma boa aposta!
O único problema para mim, foi que não consegui me apegar aos protagonistas, mesmo que sejam muito bem construidos durante o decorrer da história, principalmente Lavínia!! Eu realmente tentei gostar mas foi muito muito difícil, ela é relatada como uma adolescente madura mas não é em nenhum momento da história e foi isso que me impediu de gostar mais do livro.

Ana Brison 14/01/2022

Edu e Lav's
Este é o segundo livro da série Medina-Becker.

Lavínia é uma garota de 15 anos que segue sua vida sem qualquer evento especial, apenas escola, amigos, festas e o crush no vizinho do andar de baixo, Eduardo.

Ele é membro da família Becker, o irmão mais velho entre 11 filhos e vive no Rio há 4 anos, onde cursa história na UFRJ, local onde conheceu Clara, que agora é sua madrasta.

O cenário do segundo livro se passa no Rio, onde João, Caliope e os gêmeos Hélio e Apolo, se juntam a Edu para também cursar o nível superior e daí surgirá o pano de fundo secundário do enredo, que trás como protagonistas Edu e Lavínia.

Lannah 11/01/2022

A forma como o livro mostra o amadurecimento de cada um, como cada pessoa que passa pela sua vida ajuda a entender quem somos, quem gostaremos de ser e a real importância de compreendermos como cada situação influencia sua vida. Lavs e Edu são dois personagens que entrariam facilmente na minha lista de amigos.

sab 03/01/2022

SOBRE (O)POSTOS
JESUSUSUSJJJDJ que livro perfeito eu sou apaixonada serio bruna fontes eu te amo! já li esse livro umas 500 vezes e não me canso nunca.

alefszlm 30/12/2021

sobre opostos
que livro divertido, descontraído.
o legal aqui são as quebras de paradigmas e o crescimento dos personagens, afinal idade é só um número.

safinstarkov 19/11/2021

Sobre (O)postos
Cheguei a este livro graças ao meu favorito: sob o mesmo teto.

Esperava muito do livro e recebi parte do que imaginei, o livro é sem dúvidas alguma, muito maduro e que tem lições muitíssimas importantes. Algumas das coisas que li, levarei como ensinamento sempre!

kalimar 06/11/2021

Eu li na época que ainda estava no wattpad e eu amei tanto, é um livro muito bom
Lembro como foi um luto quando terminei pq não queria me desfazer do Edu e da Lavínia e de todo seu mundo.
O que significa mais uma vez como o livro é bom pq você sente falta e tristeza quando acaba
Rhana 06/11/2021minha estante
Sabia que tem um conto desse livro? Se passa depois do final desse livro!! É bem legal, não tem muita coisa a mais no livro, mas é bom para matar a saudade

Rhana 06/11/2021minha estante
O nome é: um presente para Lavínia Lemes e é de graça no site da editora desse livro aí!!

kalimar 08/11/2021minha estante
Ahh eu vou ler! Valeu pela informação ??

Rhana 03/10/2021

Muito bom!!!
Esse livro é a continuação da Série da Família Medina-Becker, que a cada livro conta sobre um irmão.
Neste vemos a história de Eduardo, ele é o irmão mais velho de 10 crianças(4 de sangue e 6 postiças), e desde de que começou a faculdade de história, no Rio de Janeiro, passou a morar no mesmo prédio que Lavínia. Ele e a garota raramente se encontravam/ interagiam, mas em certo dia, depois de certa situação complicada que a garota havia se metido,eles acabaram presos no elevador do prédio em que moravam e a partir desse dia eles ?criaram um laço? e começam a se encontrar mais.
Lavínia que sempre teve um crush no garoto acho ótimo, mas Eduardo, que via a menina apenas como uma criança, por causa da diferença de idade entre os dois(21 ele, 16 ela), ficou apavorado quando percebeu o que estava acontecendo, e pior, quando percebeu os próprios sentimentos que estava tendo pela garota.
No resto do livro acompanhamos o desenrolar desse casal,um clichê de vizinhos e de encontros no elevador.
Gostei muito do livro principalmente da maneira com que tratou de temas polêmicos/ problemáticos, principalmente a diferença de idade entre o dois(que não é um tema que eu gosto muito no geral), que foi feita de uma maneira muito bem construída e bem consciente nesse livro.
O final me surpreendeu muito e até fiquei um pouco triste, porém depois de pensar um pouco, vi que esse era o melhor para o casal.
O único defeito do livro para mim foi como ficavam o tempo inteiro ressaltando que a Lavínia era ?muito madura?, sendo que não era bem assim, parecia somente que ela já tinha lido alguns livros feministas e era uma pessoa ativa no Twitter, mas enfim... de resto é muito bom!
Indico para todos que queiram um romance clichê bem trabalhado e com um final surpreendente(pelo menos para mim).
Aliás o livro tem uma playlist no Spotify perfeita para quem curte ler e ouvir música ao mesmo tempo.
?Obs: Acho que o livro é+12/13, por causa dos gatilhos de bullying, casal com diferentes idades e machismo.

gab 30/09/2021

Gostei, mas não me marcou
O segundo livro da série Medina-Becker é focado no irmão Becker primogênito, Eduardo Becker. Esse homem é um fofo e muito apaixonante, além de ser lindo extremamente bonito. A história gira em torno dele e da sua vizinha adolescente, Lavínia Lemos. Lavínia sempre teve um crush no seu belo vizinho desde que ele mudou para o prédio, mas as coisas começaram a mudar quando ela chegou na adolescência e seus hormônios atingiram-na em cheio, fazendo com que seu comportamento perto do vizinho bonitão mudasse completamente.
Os dois chegam a se envolver e eu confesso que achei isso um pouco desconfortável, visto que os dois têm uma diferença de idade de quase 6 anos, mas a Bruna foi muito cuidadosa nesse ponto e em nenhum momento romantizou essa relação dos dois.

O livro não me marcou e eu não me apeguei aos personagens, o que doeu um pouco, pois eu amo a escrita da Bruna e esperava amar essa sequência dela. Definitivamente não leria uma outra vez.

Ariella 18/09/2021

Eu não achei que iria gostar tanto desse livro. Ele aborda vários assuntos extremamente importantes e literalmente acho que toda garota adolescente deveria ler.
Apesar do livro ser um spin-off de Sob o Mesmo Teto que eu amei demais também, esse livro pode ser lido separadamente sem problemas pra entender história
Amei o desfecho, amei o desenvolvimento dos personagens principais e, por ele ser ambientado no Rio, consegui visualizar todas as cenas perfeitamente.
Único defeito: reforça o tempo todo que a garota é super madura, tem opiniões super fortes quando na verdade ela é só uma adolescente que parece ter vindo do twitter com tosas as opiniões dela sibre aborto, feminismo e etc. Ela não é tão foda assim, não é madura, é só uma adolescente normal.

Pou 06/08/2021

Sobre (O)Postos
Sinceramente, o primeiro livro me fez começar o segundo com as expectativas muito altas de que seria mais um romance lindo, mas é completamente o oposto disso. A lição da história é interessante, mas a minha expectativa foi 100% quebrada. Além disso, achei o enredo bem infantil comparado com o primeiro, e isso me fez não gostar tanto da história. Ainda assim, vale a pena ler, a escrita da autora é muito envolvente e fluida!