Sobre(O)postos

Sobre(O)postos Bruna Fontes

Resenhas - Sobre(o)postos

Luana.Nantes 25/08/2022

Uma trilogia familiar - parte 3 (pra mim)!!!
PARTE 2

Gostei muito!!!

Amei o livro, é muito fofo e conta a história de duas famílias grandes que se encontram no desenrolar da vida...
E a história continua na visão de outros irmãos e suas descobertas.
Identificação...
Tem romance, treta de família e adolescentes...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#carinho/amor
#preguica
#empoderamento

Super indico!!!
#fiqueicontente

Iara 25/07/2020

Sobre(O)postos
"Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento."

Esse trecho com certeza faz jus a história como um todo. Foi muito bom acompanhar o amadurecimento dos protagonistas, e conhecer melhor o Edu (com quem me identifiquei um bocado neste livro).

Uma coisa muito importante foi a responsabilidade da Bruna Fontes em não deixar romantizado o relacionamento entre duas pessoas de idades diferentes, sendo Eduardo um rapaz de 21 anos e a Lavínia uma garota de 16, de forma que deixa os personagens, e o leitor consciente disso.

Já tinha lido o primeiro livro da série Medina-Becker, Sob o Mesmo Teto ainda no wattpad, e foi muito bom rever essa família novamente, que continuam muito divertidos e fofos.

Nic 13/03/2022

sobre livros gostosos que aquecem o coração, te fazem pensar e ainda de quebra te deixa apaixonadinha pela história e pela escrita fluida e incrivel da Bruna Fontes, muito muito carinho por essa historia e ansiosa demais pra continuação desses queridos

Rhana 03/10/2021

Muito bom!!!
Esse livro é a continuação da Série da Família Medina-Becker, que a cada livro conta sobre um irmão.
Neste vemos a história de Eduardo, ele é o irmão mais velho de 10 crianças(4 de sangue e 6 postiças), e desde de que começou a faculdade de história, no Rio de Janeiro, passou a morar no mesmo prédio que Lavínia. Ele e a garota raramente se encontravam/ interagiam, mas em certo dia, depois de certa situação complicada que a garota havia se metido,eles acabaram presos no elevador do prédio em que moravam e a partir desse dia eles ?criaram um laço? e começam a se encontrar mais.
Lavínia que sempre teve um crush no garoto acho ótimo, mas Eduardo, que via a menina apenas como uma criança, por causa da diferença de idade entre os dois(21 ele, 16 ela), ficou apavorado quando percebeu o que estava acontecendo, e pior, quando percebeu os próprios sentimentos que estava tendo pela garota.
No resto do livro acompanhamos o desenrolar desse casal,um clichê de vizinhos e de encontros no elevador.
Gostei muito do livro principalmente da maneira com que tratou de temas polêmicos/ problemáticos, principalmente a diferença de idade entre o dois(que não é um tema que eu gosto muito no geral), que foi feita de uma maneira muito bem construída e bem consciente nesse livro.
O final me surpreendeu muito e até fiquei um pouco triste, porém depois de pensar um pouco, vi que esse era o melhor para o casal.
O único defeito do livro para mim foi como ficavam o tempo inteiro ressaltando que a Lavínia era ?muito madura?, sendo que não era bem assim, parecia somente que ela já tinha lido alguns livros feministas e era uma pessoa ativa no Twitter, mas enfim... de resto é muito bom!
Indico para todos que queiram um romance clichê bem trabalhado e com um final surpreendente(pelo menos para mim).
Aliás o livro tem uma playlist no Spotify perfeita para quem curte ler e ouvir música ao mesmo tempo.
?Obs: Acho que o livro é+12/13, por causa dos gatilhos de bullying, casal com diferentes idades e machismo.

Siliane.Ferrari 06/11/2023

Livro 2 da saga Medina-Becker
Eu gostei muito da escrita, é um texto muito fluido e com toques certos de seriedade, humor, drama adolescente. Adorei que a autora levantou a questão do bullying, principalmente pensando no público alvo do livro. Outro ponto importante foi o autoconhecimento e compreensão dos próprios sentimentos. Eu só me senti desconfortável com a diferença de idade do casal protagonista, no início ela tinha 15 e ele 22. Sim, a autora fez questão de deixar bem claro que ele era um rapaz que respeitava o limite e tudo o mais... além disso, o ponto da protagonista ser "bem madura para a idade dela" é meio que um clichê que rapazes mais velhos falam para as meninas mais novas. Sei lá, não curti esses pontos.

isapriori 07/01/2021

?Essa nunca foi uma história de amor. Essa sempre foi uma história de crescimento.?
Esse livro é sobre isso: crescimento. Ver os personagens principais com as suas questões e evoluírem, crescerem. Eu achei incrível o desenvolvimento deles.
Estava meio receosa e com medo da autora romantizar o relacionamento da Lavínia, 16 anos, com o Eduardo, 21 anos, mas felizmente isso não aconteceu.
Gostei bastante dos temas que foram abordados, como bullying e feminismo. E amei a escrita da Bruna Fontes, é muito fluída e me faz dar boa risadas.

safinstarkov 19/11/2021

Sobre (O)postos
Cheguei a este livro graças ao meu favorito: sob o mesmo teto.

Esperava muito do livro e recebi parte do que imaginei, o livro é sem dúvidas alguma, muito maduro e que tem lições muitíssimas importantes. Algumas das coisas que li, levarei como ensinamento sempre!

Isa Potokhotski 25/12/2020

A autora não construiu bem essa relação de passado e futuro, deixando algumas lacunas vazias para explicar depois e deixar uma sensação de "mistério" que na minha opinião foram desnecessárias.

Tem partes bem repetitivas. Como por exemplo na narração do grupo de debates que a escola faz em um determinado momento, narrando cada fala, e frases militantes prontas em um capítulo quase inteiro, com reflexões que a autora já induziu o leitor a fazer no capítulo anterior. Confesso que até pulei algumas partes por preguiça.

Alguns personagens são superficiais e por vezes tem reações extremamente forçadas durante o livro, para reforçar a lacração da personagem principal.

Depois dessas partes que me deixaram entediada o livro começou a ficar incrível. Eu amei como ela fez o final, não romantizando nem ignorando as diferenças do Edu e da Lavs, principalmente as implicações de namorar alguem com tanta diferença de idade. Foi incrível ver o quanto eles amadureceram e acompanhar mais uma vez um pouco mais dessa família que eu amo.

Karen204 22/06/2021

Que surpresa gostosa
Eu adorei o primeiro livro dessa família, então tinha boas expectativas para o segundo. E tais expectativas não foram frustradas! A autora mais uma vez traz personagens cativantes e que são o mais parecidos possível com as pessoas reais.

Confesso que curti mais o casal principal desse livro do que do anterior, que eu não torcia tanto.

O mais incrível é que todos os personagens crescem ao longo desse livro. Inclusive o leitor tem uma oportunidade incrível de crescimento se estiver com mente e coração abertos durante a leitura.

Se vale a pena ler? Para mim vale muito!?

***SPOILER! SPOILER! SPOILER!***

Eu fiquei chocada que eles não terminaram juntos. Sempre leio livros de romance esperando que no fim as coisas vão dar certo, mas que surpresa boa! Eu gostava do casal, mas esse sem dúvidas era o melhor final. Afinal de contas, retrata o que realmente acontece na vida real. E como a própria autora disse: não é uma história de amor, é uma história de crescimento ?

mouemily 22/11/2017

Verdade seja dita, tô meio surpresa com o andamento desse livro. Eu peguei Sobre(o)postos pra ler porque, um tempo atrás, eu li Sob O Mesmo Teto e a coisa não deu muito certo. Como eu sou curiosa e acho a Duplo Sentido Editorial uma coisa fofa demais, resolvi dar uma chance pro segundo livro da série.

Meio que me arrependi logo no começo. Sobre(o)postos acompanha Lavínia e Eduardo, uma adolescente de 15 anos e um cara de 21, que são vizinhos e vez ou outra se encontram no elevador do prédio. Acontece que a Lavínia tem uma queda enorme pelo Eduardo e, depois de alguns acontecimentos, começa a dar Sinais TM pro ele de que está interessada, e o Eduardo se vê tendo Sentimentos TM pela Lavínia.

Não vou mentir, eu tava BEM PREOCUPADA com o andamento desse livro, mas, mesmo que alguns trechinhos aqui ou ali tenham me deixado fazendo careta, continuei lendo mesmo assim. E me surpreendi com o que aconteceu. Enquanto o primeiro livro da série é sobre o relacionamento difícil da Cali e do Guto, o segundo é mais sobre o crescimento da Lavínia e do Eduardo - e qual a importância deles (e de todos os seus amigos) pra cada um. Rola uns beijos e eles até tentam se relacionar, mas o foco não é só esse. Sobre(o)postos conta o quase-romance dos dois, mas também mostra como eles cresceram em poucos meses - em parte, graças um ao outro.

A própria Lavínia tem um plot todo baseado em feminismo, bullying e amizades, e, apesar de alguns trechos serem quase cartilha de escola (e ainda assim o texto ter uma piada ou outro que me deixou só no hmmmmmmmmmmmmmm), foi legal ver ela e os amigos lidando com isso. Afinal de contas, a Lavs ainda é uma adolescente e tem muito a crescer. E foi bem isso que ela fez ao longo do livro.

O Eduardo era um fofo também, e uma ótima desculpa pra gente ter insights na vida dos Medina-Beckers, apresentados no primeiro livro - e eu curti pacas o final que ele teve.

Curti bem o final do livro também e achei a forma como a Bruna resolveu terminar tudo uma boa solução.

Ariella 18/09/2021

Eu não achei que iria gostar tanto desse livro. Ele aborda vários assuntos extremamente importantes e literalmente acho que toda garota adolescente deveria ler.
Apesar do livro ser um spin-off de Sob o Mesmo Teto que eu amei demais também, esse livro pode ser lido separadamente sem problemas pra entender história
Amei o desfecho, amei o desenvolvimento dos personagens principais e, por ele ser ambientado no Rio, consegui visualizar todas as cenas perfeitamente.
Único defeito: reforça o tempo todo que a garota é super madura, tem opiniões super fortes quando na verdade ela é só uma adolescente que parece ter vindo do twitter com tosas as opiniões dela sibre aborto, feminismo e etc. Ela não é tão foda assim, não é madura, é só uma adolescente normal.

Anna Sens 28/09/2020

Didático, mas envolvente
Eduardo Becker com certeza é meu irmão favorito da série Medina-Becker, desde que li a degustação no Wattpad. Fiquei me enrolando para finalmente tomar vergonha na cara e finalizar o livro. Apesar de eu ter gostado muito de acompanhar Lavínia e Eduardo e ter literalmente dado gritinhos em algumas das interações entre os personagens (não só os protagonistas, mas todos), o tom de 'cartilha escolar', como li em outra resenha, me afastou um pouco da leitura durante o desenvolvimento do livro.

Todo o arco do bullying de Lavínia é explicado tim-tim por tim-tim, levando o leitor pela mão para entender porquê o que está acontecendo está errado. Talvez por eu já não ser mais adolescente tenha ficado tentada a passar pelas explicações básicas de feminismo mais rápido e até a pular algumas páginas (mas não o fiz, juro!), porque para mim aquilo não era novidade. As narrações extensas sobre k-pop me incomodaram um pouco também. Contudo, entendo que não sou o público alvo e provavelmente a eu-adolescente teria gostado mais de ler algo assim.

Tirando isso, a narrativa é deliciosa. Cada capítulo termina de um jeito que te deixa morrendo de vontade de continuar a leitura e não há um personagem que não seja cativante (mesmo a Lavínia, com quem eu não fui com a lata tanto assim). As trocas românticas são escritas de uma forma que só a Bruna sabe fazer, invejáveis e detalhadas de um jeito maravilhoso. E, além disso, me surpreendi positivamente com o final do livro. Estava morrendo de medo de termos outro final para o relacionamento complicado de Edu e Lavs, até descolado da realidade. Eu fiquei imensamente desconfortável lendo sobre o envolvimento entre uma garota de 15 anos e um cara de 21, tanto quanto o Eduardo se sentiu desconfortável por vivê-lo.

Felizmente a situação não foi romantizada e a Bruna tratou com maestria os problemas que esse tipo de relacionamento pode ter. Como fã da autora desde os tempos da SW, dei graças aos deuses gregos pelo assunto não ser tratado de forma irresponsável.

O amadurecimento dos personagens é o ponto alto e, por gostar tanto do Edu e me identificar com ele, até vi uma luz no fim do túnel para problemas que eu mesma tenho com a reta final do livro. Além disso, o título é genial.

Sobre(o)postos me cativou mais que Sob o mesmo teto, provavelmente por me conectar mais com o protagonista (Edu) do que com a Cali e o João. Agora já estou com Superlativo na fila e esperando o lançamento de Submarino (curiosíssima para o que vem por aí).

Recomendo a série para quem gosta de uma leitura divertida e um romance capaz de deixar o coração quentinho =)

kalimar 06/11/2021

Eu li na época que ainda estava no wattpad e eu amei tanto, é um livro muito bom
Lembro como foi um luto quando terminei pq não queria me desfazer do Edu e da Lavínia e de todo seu mundo.
O que significa mais uma vez como o livro é bom pq você sente falta e tristeza quando acaba
Rhana 06/11/2021minha estante
Sabia que tem um conto desse livro? Se passa depois do final desse livro!! É bem legal, não tem muita coisa a mais no livro, mas é bom para matar a saudade

Rhana 06/11/2021minha estante
O nome é: um presente para Lavínia Lemes e é de graça no site da editora desse livro aí!!

kalimar 08/11/2021minha estante
Ahh eu vou ler! Valeu pela informação ??

Jee 23/05/2020

Acho q o melhor desse livro é sobre o crescimento dos personagens e rever minha familia favorita