O Árabe do Futuro

O Árabe do Futuro Riad Sattouf




Resenhas - O Árabe do Futuro 3


20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Kekeu 12/01/2020

Mudança
Interessante ver como Riad reage as diversas situações na escola, família e mudança de ambiente.
comentários(0)comente



Laura Regina - @IndicaLaura 08/04/2019

Um livro sobre Crescer e Aprender sobre o Diferente
Graphic novel autobiográfica de uma infância vivida entre a França, a Síria e o Líbano nos anos 1970 e 1980.

Os livros retratam a vida de uma família formada por uma francesa e um sírio, e a chegada de seus filhos. •
A narração é feita através da visão do filho mais velho, Riad, e nos trás um ângulo único sobre os três países onde moraram, com as diferenças culturais e as crenças e preconceitos de seus parentes.

Adorei o traço e o modo como o autor mostra vários temas pela visão de um menino pequeno - inocente, mas há diversos problemas ali, como machismo, preconceito, fome, política, etc. •
O pai de Riad me deixou p**a com seus preconceitos e falta de empatia, e isto é ótimo, porque o livro me atingiu. Massa!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura
comentários(0)comente



Sandro 20/03/2019

10/10
Esse quadrinho devia ser lido nas escolas. Um clássico, nunca estive tão ansioso pra ler uma sequência, quero o volume 4 AGORA!
comentários(0)comente



23/08/2018

Mais um volume dessa HQ incrível que entrou para os meus favoritos da vida.

Aqui a mãe do autor está muito mais revoltada com a situação e exige voltar para a França, só que o pai dele continua com aquela ladainha de construir uma mansão e obter seu primeiro milhão, quando na verdade sabemos que ele prefere ficar na Síria por ser alguém admirado, - é um doutor! -, enquanto na França ele seria somente mais um Árabe.

O Riad conta também como foi a sua primeira – e única – experiência de praticar o Ramadã; do fato do Papai Noel ter se esquecido de seus primos; do castigo anual chamado de Surra, que consistia em simular uma execução pública (!) promovida pelos professores (!); e da grande preocupação de Riad naquele ano: pintos judeus.

Eu achei que esse era o último volume de uma trilogia, mas felizmente haverá continuação!
comentários(0)comente



João Victor - @sigamoslivros 16/06/2018

#RESENHASOL | 4,5/5 ? | Riad Sattouf | Graphic novel autobiográfica | Intrinseca
Imaginem viver entre polos sociais e políticos distintos, em ambientes que as realidades são completamente contrárias. Síria e França, Riad tem raízes em ambos lugares, no ano de 1978 sua história se inicia na França.

Com pai sírio e mãe francesa, Riad Sattouf, um garoto lindo (o menino perfeito, segundo ele) tem 2 anos em 1980 e irá se mudar para o Líbano, pois, agora que o matriarca se tornou Doutor irá dar aulas numa universidade no país.

Mas por conta das questões sociais e econômicas do país, sua mãe Clémentine não aceita viver naquele ambiente, pois, está acostumada com a vida luxuosa e com mais facilidades na Europa. Voltam para a França e após algum tempo partem para o país de origem de Abdel-Razak, pai de Riad - a Síria.

E é nele que toda a história será desenvolvido, e assim acompanharemos as aventuras, dificuldades, descobertas, conquistas, aprendizagens do garotinho loiro simério.

Não é um livro que faz você se emocionar e muito menos chorar, mas é um livro que lhe faz soltar muitas risadas por conta do seu humor simples, leve e chocante. Impressionante como em uma página você está rindo e na outra você está estupefato com determinados acontecimentos.

A qualidade da Graphic Novel está na abordagem do contexto, cultura e comportamentos. Gosto de falar que esse livro é uma aula de história, geografia, sociologia, filosofia, economia, política, religião e vocabulário sírio. E nossa aprendizagem vai sendo fundida junto com a do garoto simério, sempre sendo contada do ponto de vista inocente e questionador de uma criança.

Toda a aprendizagem que adquirimos sobre a cultura árabe, nem todos os livros de história possuem. Como já falei, é singular a forma como todo esse tema sensível de ser abordado e com todas as questões políticas presentes se tornam mais simples pela visão de um garoto.

Essa trilogia em Graphic Novel (Romance gráfico) é escrita e desenhada pelo próprio Riad Sattouf, o próximo volume ainda não se tem notícia do seu lançamento aqui no Brasil, mas, espero que seja logo! na França se sabe que ainda esse ano será lançado, espero chegar logo, pois quero é preciso saber mais da trajetória desse jovem e suas descobertas.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR