Vidas Trans

Vidas Trans Amara Moira

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4

Vitoria 18/09/2023

A dor e a delícia de ser quem se é
Quatro relatos impactantes, que deixam transparecer dores que atravessam a vida de quem os narra.

Dores que, apesar de não entender, compreendi cruciais. Foi interessante enxergar algo das perspectivas postas, embora tenha chegado ao final da leitura sem alcançar o meu objetivo inicial, que era captar o que seria "sentir-se homem, sentir-se mulher".
respira.libros 18/09/2023minha estante
Por tudo que eu já li e pela minha própria vivência, me parece que essa frase "sentir-se homem ou mulher" é usada por pessoas trans mais pra simplificar uma explicação complexa, que não cabe em uma única resposta. A sociedade exige essa simplificação, mesmo que ela não nos permita captar um sentido. Acho que o sentido de algo tão subjetivo vai ser sempre aquele que cada um dá.

Vitoria 20/09/2023minha estante
Faz total sentido, Breathing. E, por ser um livro de relatos pessoais, eu tinha a expectativa de conseguir perceber um pouco mais dessas subjetividades. Não consegui, e creio que não por uma falha das narrativas, provavelmente a dificuldade vem da minha pretensão de encontrar respostas que talvez não caibam em palavras.

Bruna 31/08/2023

Aprender sem ser inconveniente :)
Taí uma oportunidade de conhecer alguns recortes das vidas de pessoas trans através da própria narrativa e sem ser inconveniente de ficar fazendo perguntas mil, rs.
Ri e chorei. São vivências bem específicas e existem outras mil realidades, mas vale a pena conhecer essas histórias e perceber as dores e delícias pelas quais essas pessoas passaram. :)

Vênus_Alice 23/08/2023

Vidas Trans
Constantemente os direitos de alguns grupos devem ser reafirmados para que não se extinguam, principalmente em alguns governos e com a disseminação de alguns ideais.
Nesse caso, os direitos de pessoas Trans ainda estão encaminhando, apesar de correrem muito risco de regredir. Estas pessoas sofrem inúmeros tipos de violência, correm perigo e são submetidos pela sociedade à situações desumanas, que culminam num alto percentual da taxa de suicídio.

Nesse livro há uma reunião de quatro relatos de pessoas Trans, com grande I'm e visibilidade no momento Trans no Brasil. Vendo suas histórias, entendendo os tipos de violência que podem sofrer (algumas imperceptíveis para pessoas cis, héteras...), como foi para se entenderem, se ressignificarem, resistirem e trans-formarem.

Uma riqueza de informações, humanidade, afetos, sublimações e resistência.
Definir eu não sou a mesma pessoa de antes de ler esse livro.
Sah 16/11/2023minha estante
Estou no cap do João E. Nery, terminei de ler ele hoje, pra ser mais precisa, tive que dar pausas de uns dois dias durante a leitura, me emocionei demais. Quero ler os outros 2 livros dele... Esse homem foi GIGANTE

Sah 16/11/2023minha estante
João W. Nery* (meu corretor me gongou)

Vênus_Alice 17/11/2023minha estante
Ele é maravilhoso!

Larissa 22/08/2023

Um livro sobre a vivência de pessoas trans
Relatos reais, a partir da perspectiva de cada um dos autores, sobre como foi o seu processo de identificação enquanto trans ou travesti.

Livros como esse nos mostram a importância de reconhecimento das individualidades e singularidades, além de despertar para a necessidade de enxergar o outro dentro da sua própria perspectiva, dissociada da nossa, enquanto pessoas cis, criadas dentro de uma sociedade extremamente machista e patriarcal.

Larissa 09/08/2023

Perfeito
Nunca tinha lido um livro sobre mulheres e homens trans esse foi o primeiro contato que tive com o tema, e bom posso dizer que gostei muito das histórias retratadas no livros e como elas me tocaram profundamente de maneira que eu não esperava , mas posso dizer que foi de forma muito positiva

Kelvin 22/07/2023

Estou aqui procurando uma forma de descrever esse livro, mas acho que nada mais justo é dizer que nesse livro encontramos o relato de 4 pessoas trans, contando suas vivências e isso por si só é incrível, principalmente para entender a diversidade de como cada entendeu seu processo, além do recorte temporal e de classe.

Na minha experiência de leitura esse livro teve 2 grandes pontos, que foram: 1) a escrita cativante da Amara Moira, fiquei preso no texto dela e não conseguia parar de ler; e 2) encontrar na história coisas que tive contanto pela internet/televisão, como o projeto transemprego e a história por trás do personagem trans da novela, além de algumas outras coisa;

Camila2023 19/07/2023

?Que a delícia de ser quem somos lhe anime também a ser quem você pode ser, seja você trans ou cis?.

Cris609 19/07/2023

É conhecendo a dor do outro que reconhecemos as nossas dores. Só assim podemos ver que o que nos aflige é tão pequeno ou tão igual ao que atormenta todo mundo.

Explorar os sentimentos alheios traz mais delicadeza na convivência com os nossos semelhantes. Cada um pode saber onde aperta o próprio sapato. Mas nem todo mundo está disposto a calçar o sapato do outro.

Esse livro representa uma gota a mais de humanidade na cabeça de pessoas heterossexuais, que se identificam com seu gênero e não se imaginam, se quer, passar por tamanhas dificuldade para compreender-se.

Se vc é trans, seu motivo para ler esse livro é óbvio. Contudo, maior razão terá para ler se não é. Ser sensível aos outros é o que se espera de todos.

rosas_moving_castle 04/07/2023

Esse livro é essencial. um conjunto de relatos sobre vivencias trans no Brasil, tantas coisas que eu nao sabia, e muitas pessoas nao devem saber tambem pq nao conhecem alguem trans

varias vezes tive que parar de ler por achar ?pesado? mas depois voltava, é um livro muito emocionante que mostra todas as nuances em identidade de genero e o quao diferente as vivencias podem ser

Cicin 18/06/2023

"?identidade de gênero?: a forma como as pessoas se entendem, ultrapassando as barreiras do estereótipo que conhecemos. É como se a genitália não dissesse mais quem a pessoa é, como ela deve viver sua vida, imaginar seu corpo. E também é como se ela abandonasse a personagem que a obrigaram a ser para assumir seu verdadeiro eu."

Felipe Ogawa 15/06/2023

Orgulho para ler!
Essa obra INCRÍVEL escrita por Amara, Tarso, Márcia e João é publicada pela Astral Cultural e visa celebrar à vivência trans e travesti no Brasil. Com um texto pessoal repleto de dados e sentimentos, o livro aborda a vivência de cada um dos quatro autores em uma segunda edição caprichada.

Gostei principalmente da parte narrada por Amara, escritora travesti que já tive contato em seu outro livro, mas as quatro partes agregam muito no conhecimento da vivência T. Por já conhecer o básico do assunto e consumir artistas trans, não encontrei muita novidade no texto, mas foram os sentimentos que me conquistaram.

Leitura técnica e sentimental essencial para quem quer ter mais empatia!

claradebolacha 04/06/2023

Eu não tenho convivência rotineira com pessoas trans, então esse livro foi muito importante pra eu ter mais acesso a vivência dessas pessoas. Adorei ler todas ??

leobalarin 04/05/2023

Um livro que dá um bom choque de realidade. Como o próprio título diz, mostra 4 histórias de pessoas transgêneros e suas lutas de aceitação e como a sociedade enxerga isso. O livro é forte e vale muito a leitura!

Edhumgrr 09/04/2023

Um livro bem íntimo, principalmente a primeira parte, sem dúvidas a melhor parte do livro, uma uma escrita tão íntima, tão real que se torna quase impossível não sentir a euforia de gênero da maioria dos escritores, só um adendo, a última parte é uma tortura, parece livro de auto ajuda.

1 | 2 | 3 | 4