Vidas Trans

Vidas Trans Amara Moira

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4

*Day* 29/04/2024

Eis a curiosidade, a novidade, a compreensão... o respeito!

Um livro necessário!

Gostei bastante desse livro, mais do que poderia expressar!
Ele me mostrou outras vertentes da vida que já sabia existir, mas que não tinha um conhecimento mais abrangente (não que agora eu tenha, mas vou procurar saber mais e mais) e me tornou mais empática com esses seres humanos impares. Que merecem respeito e compreensão numa sociedade como a nossa tão machista e misógina.

Confesso que gostei mais das partes 1, 2 e 3 - respectivamente: Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha. Acho que elas foram mais - como posso dizer - com mais conteúdo. Não quero desmerecer a experiência de vida do Tarso Brant. Mas as experiências dos primeiros ligadas à descoberta e aceitação de suas identidades individuais foram mais impactantes para mim.

É claro que cada narrativa foi única e merece ser destacado o momento em que se perceberam diferentes. São histórias similares, fascinantes e cruelmente reais em seus relatos.

Recomendo!!!

PS: Na edição que li (Kindle), ao invés de 176 páginas tem 196, mas ok.

anelymwho 15/02/2024

"eu, que sempre preguei essa coisa de ser justo com todas as pessoas, não era justo nem comigo mesmo. eu fazia totalmente o contrário do que eu pregava."

Lilian 09/02/2024

Humanidade
Deveria ser algo muito simples ter uma documentação reconhecida. Mas, não é. Neste livro os autores compartilharam suas vidas e experiências para que possamos compreender um pouco mais sobre a necessidade da inclusão social de transgênero e sua busca por acolhimento.
?Muitos são os que julgam, poucos os que compreendem, Saiba lidar. Eu escolho (estar) onde devo estar. Eu escolho (fazer) o que devo fazer. Eu escolho (ser) o que quero ser? (Tarso Brand).

Bianca S 08/02/2024

Necessário
O tipo do livro, por serem relatos pessoais e tal, n eh uma leitura que me atrai tanto. entao acabou sendo um pouco cansativo pra mim

mas é uma leitura extremamente necessária. nenhuma leitura Teórica sobre pessoas trans vai ser mais rica do que as próprias pessoas relatando suas experiências, suas vivências e suas dores.

é o tipo de leitura que é importante para termos mais compreensão e empatia pela vida do outro. quando estamos em um local de privilegio, é necessária Força de vontade pra romper a bolha e ver o quão quebrada a nossa sociedade está... uma sociedade que não permite e coloca taaanta dificuldade e violência pras pessoas simplesmente serem quem são.

Tiago936 28/01/2024

Inspirador
"A transição entre como nosso corpo era, para a forma com a qual nós nos identificamos, é um nascimento: tornamo-nos nós mesmos. Engana-se terrivelmente quem acha que nossa jornada é para fora, ela é para dentro"

Davi.Paiva 14/01/2024

Espero que mais pessoas leiam.
Link Amazon: https://amzn.to/48OBCrZ

Não lembro como encontrei este livro na Amazon. Só sei que além de ter a sorte de conhecê-lo, também fiz a aquisição sem pagar nenhum centavo, pois o mesmo estava de graça.

E quem não gosta de adquirir um bom livro de graça, não é mesmo?

"Vidas Trans" é uma obra biográfica de quatro pessoas (Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e Tarso Brant) que passaram por todo o processo para se assumirem como transexuais e toda a repercussão em círculos familiares, de amigos, profisionais e afetuosos.

Confesso que não me prendi no livro no começo. Mas com o movimento da "nova direita" pregando discursos contra a comunidade trans, ler este livro virou meta e para a minha sorte fui me acostumando e me afeiçoando aos autores ao ponto de ficar triste pelo fato da obra ser publicada em 2022 e um dos autores não ter vivido para ver o seu lançamento (João W. Nery, falecido em 2018).

A transfobia virou uma parte do dicurso da "nova direita" que quer negar a existência de pessoas trans e seus acessos em espaços comuns a todos. E conhecer toda a jornada das quatro pessoas biografadas é reconhecer que eles existem, que devem ter direitos respeitados e que estar ao lado de um grupo excludente é apontar uma arma para si. Afinal, se você exclui alguém hoje... quem te impede de ser excluído amanhã?

"Vidas Trans" é uma obra excelente e espero que mais pessoas leiam.

Recomendo!

Porto 07/01/2024

O mundo de cada
O privilégio de poder entrar e conhece o mundo de cada uma dessas pessoas admiráveis e envolventes.

Predo21 03/01/2024

Vidas trans importam
Admito que antes desse livro eu conhecia apenas a Laerte. Porém graças a ele descobri sobre pessoas trans que não apenas superaram os desafios de suas vidas mas também mudaram a história tanto da comunidade quanto do país.

Siliane.Ferrari 31/12/2023

Leitura necessária
Histórias reais de coragem. Ao ler eu sorri, chorei, me emocionei do início ao fim. Necessária essa leitura. Recomendo muito!

Beaakym 28/12/2023

A coragem de existir
Neste livro, Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e T. Brant se reúnem para relatar suas vivências de modo intenso, verdadeiro e necessário, do momento que tem a percepção do sentimento de algo faltando, seu "eu" dentro de si escondido e o caminho árduo até se compreender e assumir como pessoas trans. Ler e sentir que não estou sozinha e aprender com essas figuras é incrível, por mais leituras assim.

Esdras 23/12/2023

Histórias fortíssimas. Até difícil dizer algo após o fim da leitura. Mas, basicamente, é um livro evidenciando que a gente não tem ideia do que minorias encaram, do quanto há luta por sobrevivência.

Lucas Leite 13/12/2023

Demover o CIStema
A contribuição dos relatos neste livro é enorme: tanto em termos da produção de mais uma obra LGBTQIAP quanto da sensibilidade. Recomendo.

Michelle.Steinhoff 29/10/2023

Necessário para qualquer identidade de gênero
Eu coloquei esse livro na lista após escutar um podcast da Amara Moira, mas sinceramente, achei que ficaria entre os tantos que não serão lidos. Mas o vi no Prime e decidi lê-lo.

Grata surpresa!

O livro conta a história de 4 trans brasileiros que de alguma forma marcaram a luta pela visibilidade desses que são os mais discriminados entre a população LGBTQIAP+. Estima-se que o índice de suicídio chega a 40% entre a população transgênera.

Os autores contam como se sentiam já desde crianças, seus receios, seus próprios preconceitos e depois o medo de transacionarem.

Um ótimo livro para entender melhor sobre o tema é ir além, quebrando preconceitos e julgamentos.

Recomendo independente de qualquer identidade de gênero que você tenha.

O ?a mais? do livro são os poemas, em especial do Tarso no final do livro.

Amara Moira: escritora, professora de literatura e ativista brasileira. Moira é doutora em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas e tornou-se a primeira mulher trans a obter o título pela referida universidade usando seu nome social.

João W. Nery: psicólogo e escritor brasileiro. Foi o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, em 1977, clandestinamente.

Márcia Rocha: primeira advogada brasileira a exercer a profissão com nome social e primeira conselheira transexual da OAB.

Tarso Brant: Tornou-se nacionalmente conhecido, após exibir sua transição de gênero em suas redes sociais. Dado que, na época, o tema ainda era um grande tabu, ele decidiu participar de diversos programas de entretenimento e de debates, para falar abertamente sobre o assunto
Gabii 29/10/2023minha estante
Que legal! Ta na minha lista tb ?

Vania.Cristina 29/10/2023minha estante
Obrigada pela dica. Achei interessante

milena.hernandes 20/10/2023

Para a eu do futuro
Um livro que conta 4 histórias reais de pessoas trans. Cada uma em sua época, seu contexto e com a sua ?descoberta?. Falando de pessoas trans, não tem como não ser pesado, mas acho importante entrar em contato com esse tipo de história para tentar entender e poder lutar junto com mais embasamento é mais entendimento pelo que passam. São histórias bem diferentes e acho que ilustram a pluralidade na comunidade trans, que não existe um padrão e não existe um destino, que tudo vai depender de inúmeros fatores. Gostei e achei esse livro necessário!

1 | 2 | 3 | 4