Vidas Trans

Vidas Trans Amara Moira

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4

Wercton 03/04/2023

Leitura extremamente relevante que compila a o relato de 4 pessoas trans, pessoas que sobreviveram em um país conhecido por ser o que mais mata trans e travestis em todo o mundo. Cada um, com seu próprio estilo, descreve seu processo de autoaceitação, a luta pela qual passou, a transfobia que superou, assim como sua visão de mundo e suas expectativas para o futuro.

Destaco principalmente a narrativa do João Nery, o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, pela vida marcante e inspiradora que teve, e da escritora Amara Moira, por sua escrita íntima e sagaz.

Charleees 28/03/2023

Vidas Trans é daqueles livros que você não ler para você, mas para a vida. Ser LGBT (mais precisamente ser uma pessoa trans) é uma nova descoberta dia após dia até o período do reconhecimento como tal, a partir daí a vida ganha novos sentidos, contornos e uma luta começa a ser travada contra o conservadorismo, o preconceito (que mata) e a sociedade hostil que não está preparada para entender e aceitar uma pessoa trans. Não está preparada porque não procura entender, porque falta empatia, porque está pautada em ódio e fascismo... Eu aprendi muito com esse livro, cada relato, cada experiência foi um momento grande e muito importante. Reafirmei alguns conhecimentos: traveco, jamais! É sempre travesti ou mulher- trans. Cirurgia de mudança de sexo? Cirurgia de redesignação sexual. Isso não é mimimi ou besteira isso faz parte da existência dessas pessoas e quem somos nós para dizermos que sim ou não? Eu enquanto homem-gay-cis ainda tenho um longo caminho rumo a descontrução, foram 20 anos sendo legislado por um livro (a bíblia), por preceitos antigos e preconceituosos, mas enquanto eu tiver vida tentarei fazer desse serzinho um ser-humano melhor e esse livro foi um passo grande rumo a esse objetivo.

* Resenha editada em Julho 2019

Jonathan 19/02/2023

Acredito que todas as pessoas deveriam ler este livro.
Eu fiquei emocionado com os relatos da vida de pessoas Trans. Ao ler, me senti íntimo dessas pessoas. Fiquei triste ao ver os sofrimentos que passaram e sorri com suas conquistas.
Admiro a coragem, a força e a luta para conquistarem seus espaço no meio de uma sociedade tão preconceituosa.

lucas1780 12/02/2023

Como um menino transgênero de 16 anos, eu precisava ler algo assim. Esse livro mudou muita coisa na mente do Lucas e mostrou novos caminhos para ele, mostrou que tudo bem esperar um pouco, que há tempo e que o mundo tem lugar para pessoas como ele. No fim das contas, ele não está sozinho.
Wercton 28/03/2023minha estante
O lugar é um mundo muito grande e está cheio de gente aí avída pra lhe acolher e tê-lo como amigo. Sinta-se abraçado por mim e boa sorte na sua jornada!

Dondoca Literária 09/02/2023

Leitura de puro conhecimento!
m Forma de documentário, esta obra relata a experiência de 4 pessoas que ousaram ser que são, Amara Moira, Tarso Brant, Marcia Rocha e João W. Nery.

Numa abordagem fluida e, ao mesmo tempo, cheia de emoção, conhecemos seus relatos desde o momento em que notaram não pertencer ao corpo que possuíam. Muito mais do que se reconhecer, eles enfrentaram todo tipo de preconceito e violência, foram taxados e apontados com estereótipos inenarráveis.

Suas experiências, vão desde a descoberta e até onde chegaram com suas vidas sendo trans, além de explicar para os leigos o que é, e o que significa ser transgênero na sociedade homofóbica em que vivemos atualmente.

Entre os 4 relatos, a que mais me marcou foi de João W. Neri (Falecido em 2018). Ele foi uma das primeiras pessoas trans no Brasil a passar por cirurgias de mudança de sexo no ano de 1977 em plena ditadura milita.

Em suma, necessário, pode até parecer clichê, sobre o quanto esse livro foi esclarecedor e mudou ainda mais a minha forma de olhar, e compreender esse universo que, deveria sim, ser tão comum quanto qualquer outro.

Bom, espero que tenham gostam de saber um pouco sobre a obra e sua importância, e se tiverem a oportunidade, leiam!

Tamer 27/01/2023

Livro necessário
Livro muito importante para dar voz às pessoas trans como sujeitos ao invés de objetos de estudo. Me senti abraçado pelas histórias contadas, e recomendo esse livro para todas as pessoas cis entenderem uma ínfima parte da existência de pessoas trans.

JuKirchhof 18/12/2022

Vozes únicas
Na apresentação do livro já nos pedem para que não vejamos os relatos dos 4 escritores como entretenimento, mas a delicadeza e fluidez que encontramos já nas primeiras palavras de Amara Moira quase nos fazem esquecer da crueza da vida que se apresenta diante de nós.

Um livro incrível com 4 vivências tão únicas. Embora uma edição com apenas 3 dos relatos ficaria mais brilhante.

Jessica Pereira 09/12/2022

Leitura necessária
É um livro onde quatro pessoas trans: Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e Tarso Brant irão nos contar o momento em que descobriram que não se enxergavam com o gênero que nasceram, como foi não estar no "padrão" da sociedade, da família virar as costas, sofreram preconceito e passaram por muita dor. Mas também relatam a liberdade de realizar a transição e de se reconhecer.

São histórias de vida muito comoventes, de muito aprendizados e com vários detalhes sobre a vida de pessoas trans. Foi um livro que me fez refletir demais e também bem difícil, porque ler sobre tanta dor me emociona e machuca, né? Porém, precisamos entender o que esssas pessoas sofrem diariamente. A sociedade não deveria ser cruel. É tanta discriminação e tanto ódio! O Brasil é o país com maior número de assassinatos de pessoas LGBTQIAP+.

É triste demais, você morre simplesmente por ser quem você é? Pessoas trans são seres humanos! Mais amor por favor!

Sakurazuka 20/11/2022

4 relatos de 4 pessoas transsexuais, quatro histórias de vidas, vidas que não foram assassinadas como tantas outras. 4 histórias de lutas internas e externas. 4 vidas que seguem lutando por direitos e liberdade.

peü 02/11/2022

Livro, no geral, muito bom por trazer, na própria escrita de pessoas trans, suas vivências e reflexões de vida e descobertas.
O ponto auge do livro é a parte inicial, escrita pela Amara Moira, por ter uma linguagem íntima no ponto certo. A metade do livro, é boa também.
O ponto negativo: parte final 'do final', escrita pelo Brant, pois foi simplesmente torturante, já que, definitivamente, não é para mim esses papinhos motivacionais, religiosos e de palavras vazias de uma "filosofia" barata (tão típica em conversas de barzinho). Confesso, que nesses trechos não consegui ler.

eduarda 05/07/2022

gostoso de ler e cheio de informações muito legais e importante sobre a transexualidade que até então eu desconhecia? indico para quem quiser saber mais sobre o assunto

Le Foltran 03/05/2022

uma ótima obra com detalhes tão importantes na vida de pessoas trans, que traz luz acerca de muitos dois problemas enfrentados por eles.
relatos muito necessários, achei ótimo

Ro Ximenes 27/04/2022

Um pouco mais sobre o mundo trans.
Essa leitura me fez aprender e a respeitar mais ainda as pessoas trans.
A cada história ia vendo a força de cada uma delas e as admirando muito mais.
Vivemos em um mundo cada vez mais irracional e desrrespeitoso, o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo e as pessoas trans são em sua maioria vítimas de grande violência e mesmo assim essas quatro pessoas lutaram para ser quem são, se expuseram e conseguiriam chegar no objetivo.
A luta é grande e continua, mas com esses grandes exemplos e apoiadores.
Todo meu respeito as pessoas trans ????

Jeferson.Gomes 06/09/2021

VIDAS TRANS.
Além do Brasil ser o País que mais mata, também é o que mais enterra identidades e direitos. A liberdade é uma semente abandonada no vasto de uma bandeira que se beneficia da Ordem e Progresso.

O caminho se torna nulo quando iguais a você, também estão na obscuridade. Se torna difícil se sentir representado, questionando todos os dias, a existência de uma oportunidade.

Políticas Públicas e o debate se tornam projetos escassos como o oxigênio de uma rede pública de saúde. Os que não entendem e compreende o outro, se limita e se abstrai de qualquer discussão.

O apoio e amparo ficam na clandestinidade. Se torna crime por uma lei que discrimina e colabora para a inexistência e violência do próprio corpo e mente.

O sistema como uma rede furada de proteção, "acolhe" causas em um trabalho de desinformação. Diminuindo cada vez mais a fila dos que procura assistência em uma sigla aonde não se encontram.

Ainda que o seu lugar não lhe deixou de pertencer, esses quatro relatos inspiram, encorajam, reconhece e validam, quem sempre esteve aqui.

Enquanto cor ter gênero e educação sexual significar depravação, o respeito jamais terá sua identidade. Negaremos a nos mesmos, o direito de ser, escolher e sentir a verdadeira essência e caráter do perfume de uma alma presa em um frasco.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

1 | 2 | 3 | 4