Anne Frank — A Biografia Ilustrada

Resenhas - Anne Frank — A Biografia Ilustrada

1 | 2 | 3 | 4

vortexcultural 05/10/2017

Por Thiago Augusto Corrêa
Registro fundamental da história, O Diário de Anne Frank se consagrou como um importante relato de uma testemunha vivendo sob a opressão da Segunda Guerra Mundial. Uma narrativa autoral com qualidade suficiente para se tornar também uma obra literária, tornando-se um relato de resistência e inspiração.

Anne Frank nasceu como uma alemã livre. Quinze anos depois, quando morreu de tifo em um campo de concentração, sua vida havia se transformado por completo. A garota e sua família foram testemunhas da violência do Terceiro Reich contra qualquer um que era considerado impuro. Amadureceu e viveu parte da adolescência no anexo secreto em que a família e agregados permaneceram por dois anos fugindo do jugo alemão. Até serem traídos por um desconhecido. Durante o tempo em que permaneceu escondida, manteve um diário.

A transformação de seu diário pessoal, escrito como forma de suportar o peso de dias terríveis, tornou-se um exemplo das diversas violências que o povo judeu, bem como outras minorias, passaram durante a guerra. Desde seu lançamento, o livro foi editado em versões diversas e até mesmo a autoria da obra foi questionada. O diário veio a tona a partir da leitura do pai de Anne, Otto Frank, único sobrevivente da família. Edições posteriores lançadas sem nenhuma edição, demonstraram que Anne era, de fato, uma garota precoce que amadureceu emocionalmente e literariamente no período de guerra.

A força de sua história permanece em Anne Frank: A Biografia Ilustrada, lançado pela Quadrinhos da Cia, e realizada pela dupla Sid Jacobson e Ernie Colón. A obra é a quarta parceria da equipe que anteriormente trabalhou em duas edições dedicadas ao 11 de Setembro e em uma biografia de Che Guevara. Ou seja, autores que possuem um entrosamento adequado e, além disso, trabalharam anteriormente com materiais reais e histórias significativas. Dessa forma, a dupla é capaz de ir além da mera transposição de um livro para um novo formato.

(Leia a crítica completa no Vortex Cultural)

site: http://www.vortexcultural.com.br/quadrinhos-e-hqs/resenha-anne-frank-biografia-ilustrada/

Polyane 02/10/2017

Incrível.
Não é novidade para ninguém que amo ler todas as coisas que falam um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial. Tanto por me fazer refletir sobre a natureza humana, quanto por mexer com meus sentimentos.

O Diário de Anne Frank foi um dos livros que me despertaram o interesse nesse momento histórico, e o li há muito tempo atrás. Então, ter a chance de rever essa história em uma Graphic Novel, é tanto animador quanto emocionante.

O livro e a Graphic Novel se completam. O que você precisa imaginar durante a leitura do diário, você consegue enxergar vendo os desenhos da Graphic.
Resenha completa no blog!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/09/livros-resenha-anne-frank-biografia.html

Vanessa França 02/10/2017

Começando com a vida dos pais de Anne Frank e se aproximando dos anos após a Segunda Guerra Mundial, Jacobson entrega um recurso abrangente sobre o famoso diarista e os eventos que compõem o Holocausto. Em um cenário ideal, essa biografia gráfica única seria lida ao lado de Diário de Anne Frank. Faltando a emoção da primeira pessoa, a informação é apresentada em um estilo seco e jornalístico. Particularmente úteis são os mapas da Europa durante a guerra e diagramas detalhados e imagens do anexo onde Anne, sua família e os outros "hidroristas" passaram dois anos tensos. Ao longo da HQ são "instantâneos", que fornecem informações básicas sobre a Alemanha na Primeira Guerra Mundial, a crise econômica alemã, o surgimento do partido nazista, a Conferência de Wannsee e os campos de concentração. A obra de arte é realista e não sensacionalista; As imagens das vítimas dos campos e outras atrocidades nazistas são devidamente perturbadoras. Em um mercado que está saturado com materiais sobre Anne Frank e o Holocausto, essa contribuição mais recente fornece um recurso que pode ser útil para os leitores que preferem aprender de forma visual. Contém uma cronologia e sugestões para leitura adicional.

Há algo fascinante sobre ler histórias em quadrinhos. As imagens nos levam imediatamente à história sem a intensidade de concentração exigida pela literatura regular. Quando se trata da biografia gráfica de Anne Frank, autorizada pela Casa de Anne Frank e criada por Sid Jacobson, esse imediatismo se sente de forma assustadora e familiar. Como leitores judeus, já sabemos muito sobre a vida de Anne por meio de seu diário, que revelou a honestidade de sua voz e sua frustração como um adolescente encarcerado saudade da liberdade. Mas Jacobson cria esta nova biografia gráfica absorvente que traz nova luz e uma nova perspectiva para sua história e a história de sua família e seus ajudantes. Os diagramas consistentemente realistas dos criadores captam dor e esperança nos rostos de seus personagens, enquanto seus esboços do anexo e a cidade à sua volta dão à cena uma familiaridade estranha. Os autores contrastam as ocorrências dentro do Anexo com instantâneos do que estava acontecendo no mundo exterior. Eles usam números e figuras para dar aos leitores a sensação de quão sombrio o futuro procurou pelos judeus.

O seu material é pesquisado com rigor nos arquivos na casa de Anne Frank em Amsterdã, o fundo de Anne Frank em Basileia e dados históricos e fotos de outras autoridades. O romance está perfeitamente organizado em capítulos para ajudar a delinear seus pontos focais.

Enquanto outras versões do diário de Anne Frank se concentram em sua voz, Jacobson e Colón dão espaço e cor ao seu pai, Otto, descrevendo o tipo de homem que ele era e o nível de respeito que ele gerava daqueles ao seu redor. A maioria de nós não sabe, por exemplo, que Otto respondeu pessoalmente a muitas das milhares de cartas que recebeu de jovens leitores após a primeira publicação do diário de sua filha. Ao invés de ser consumido pela miséria e dor, ele escreveu: "Espero que o livro de Anne tenha um efeito sobre o resto da vida para que, na medida do possível nas suas próprias circunstâncias, você trabalhe para a unidade e a paz".

Todos conhecemos o destino que Anne Frank e a maioria dos membros da sua família se encontraram e, no entanto, isso não impede o leitor de desejar fervorosamente, durante toda essa biografia, que as coisas poderiam ter acontecido de forma tão diferente se não fosse uma única traição. Em um ponto em sua vida, Otto Frank tentou descobrir quem traiu sua família, mas não conseguiu obter nenhuma resposta. Na sua velhice, ele decidiu que não queria mais saber. "Não posso perdoar, mas não quero retaliação, quero reconciliação", ele reflete

Dada a enormidade de sua perda, essas palavras assumem um novo significado e, quando o leitor fecha o livro, há uma sensação de alívio e esperança, mesmo que seja tingido de tristeza.

1 | 2 | 3 | 4